NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Quer Receber Novidades e E-books Gratuitos de Excel? * Junte-se a mais de 103.000 pessoas!

Curso Grátis de Excel Avançado - Módulo 1 - Lição: Ordenando Listas - Parte 1

120 Lições | Gratuito Online | Autor: Júlio Battisti


Uma vez que temos uma Lista no Excel, quer esta lista tenha sido importada ou digitada diretamente no Excel, podemos realizar uma série de operações sobre os dados da lista. Podemos classificar a lista de acordo com uma ou mais colunas, podemos aplicar filtros na lista, podemos criar listas ordenadas personalizadas e assim por diante. Quando classificamos uma lista, o Microsoft Excel reordena as linhas da lista de acordo com o conteúdo da coluna (ou das colunas) selecionadas para ordenação. Por exemplo, se você define que a lista seja ordenada em ordem crescente, pelo campo PaísDeDestino, as linhas serão reordenadas para ficar em ordem alfabética crescente do campo PaísDeDestino.

Nesta e na próxima lição aprenderemos a fazer a classificação (ordenação) de uma lista de acordo com uma ou mais colunas de dados.

Considere o exemplo das duas planilhas a seguir, onde a primeira não está classificada e a segunda está ordenada pelo campo País:

Curso Ebook Excel Avanado - Jlio Battisti - Lio 6 - Figura 1.16

Vamos utilizar um exemplo prático para aprender a fazer a ordenação de listas usando o Microsoft Excel. Utilizaremos a lista de Pedidos contida na planilha Exemplo 04.xls . Nesta lição aprenderemos a ordenar por uma única coluna.

Na próxima lição aprenderemos a classificar por duas ou mais colunas, faremos algumas observações em relação aos cuidados que devem ser tomados, quando classificamos listas cujos valores são obtidos a partir de fórmulas calculadas. e veremos mais algumas observações sobre a classificação de listas.

Exercício 04:

Abrir o arquivo C:\ExcelAvançado\Exemplo 04.xls e classificar a listagem primeiro pelo País e depois pela DtDoPedido:

  1. 1. Abra o Excel;
  2. 2. Selecione o comando Arquivo -> Abrir;
  3. 3. Navegue até a pasta C:\ExcelAvançado;
  4. 4. Selecione o arquivo Exemplo 04.xls;
  5. 5. Clique em Abrir;
  6. 6. Será aberta uma planilha com uma Lista de Pedidos;
  7. 7. Para classificar a lista não é necessário selecionar todas as linhas da lista. Basta clicar em uma das células que fazem parte da lista, qualquer célula;
  8. 8. Em seguida selecione o comando Dados -> Classificar. Observe que ao selecionar este comando, todas as linhas da lista são, automaticamente selecionadas, com exceção da primeira linha que contém os rótulos das colunas;
  9. 9. Será exibida a janela Classificar, indicada na Figura 1.17:
Curso Ebook Excel Avanado - Jlio Battisti - Lio 6 - Figura 1.17

Figura 1.17 - A janela Classificar.

  1. 10. Nesta janela podemos classificar a lista por até três campos diferentes. Um na lista Classificar por, outro na lista Em seguida por e outro na lista E depois por. Além de selecionar um campo para fazer a classificação, também podemos definir se a classificação será Crescente ou Decrescente. No grupo Minha lista tem, informamos se a primeira linha da lista contém dados ou contém os rótulos dos campos. Lembre, da Lição 1, onde sugerimos que sempre devem ser usados rótulos de campos na primeira linha, pois isso facilita uma série de operações com listas. Caso você acessa uma planilha que não contém rótulos, sugiro que você insira uma linha em branco antes dos dados e digite rótulos para cada uma das colunas.
  2. 11. Primeiro vamos classificar pelo campo País. Na lista Classificar por selecione País, clique em Crescente e clique em OK. A listagem de Pedidos será classificada em ordem alfabética pelo campo País, conforme indicado na Figura 1.18.
Curso Ebook Excel Avanado - Jlio Battisti - Lio 6 - Figura 1.18

Figura 1.18 - Lista de Pedidos classificada pela coluna País.

  1. 12. Clique em uma das células da lista;
  2. 13. Em seguida selecione o comando Dados -> Classificar. Observe que ao selecionar este comando, todas as linhas da lista são, automaticamente selecionadas, com exceção da primeira linha que contém os rótulos das colunas;
  3. 14. Na lista Classificar por selecione DtPedido, clique em Crescente e clique em OK. A listagem de Pedidos será classificada em ordem cronológica do campo DtPedido, conforme indicado na Figura 1.19:
Curso Ebook Excel Avanado - Jlio Battisti - Lio 6 - Figura 1.19

Figura 1.19 - Lista de Pedidos classificada pela coluna DtPedido.

  1. 15. Feche e salve a planilha Exemplo 04.xls.

[LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI