NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Quer Receber Novidades e E-books Gratuitos de Excel? * Junte-se a mais de 103.000 pessoas!

Curso Grátis de Excel Avançado - Módulo 2 - Lição: Consultas baseadas em dados da Internet - Exemplos

120 Lições | Gratuito Online | Autor: Júlio Battisti


Nesta lição aprenderemos a criar uma nova consulta, a qual busca dados diretamente de um site da Internet e exibe estes dados em uma planilha do Excel. Também aprenderemos a configurar o intervalo de atualização bem como outras propriedades da consulta.

Vamos acompanhar um exemplo passo-a-passo da criação de consultas baseadas em dados da Internet. Acessaremos dados do seguinte site:

http://www.portalbrasil.eti.br/poupanca_2002.htm

Este site traz uma série de indicadores, tais como o Índice de Poupança, Dólar, INPC, IPC, etc. Faremos uma consulta baseada no endereço acima. Esta consulta retornará os índices de Poupança para 2002. Em seguida iremos configurar o intervalo de atualização destes dados.

Exercício 17:

Abrir o Excel, criar uma nova consulta baseada no endereço: http://www.portalbrasil.eti.br/poupanca_2002.htm . Configurar o período de atualização e outras propriedades desta consulta. Salvar a planilha na pasta C:\ExcelAvançado com o nome de IndicePoupança2002.xls .

  1. 1. Abra o Excel.

  2. 2. Para criar uma nova consulta selecione o comando Dados -> Obter dados externos -> Nova consulta à Web...
  3. 3. Será aberta a janela Nova consulta à Web;
  4. 4. No campo no início da tabela, digite o seguinte endereço: http://www.portalbrasil.eti.br/poupanca_2002.htm ;
  5. 5. Em seguida você deve selecionar uma das seguintes opções:
    • Página inteira: Recupera uma página inteira da Web, incluindo texto, tabelas e outros dados.
    • Somente as tabelas: Recupera todas as tabelas e seções pré-formatadas de uma página da Web. Use esta opção quando os dados desejados estiverem formatados com marcas <PRE>, exibidos em uma tabela ou contenham dados que você não deseja retornar ao Microsoft Excel, como figuras ou animações.
    • Uma ou mais tabelas especificadas na página: Recupera apenas as tabelas ou seções pré-formatadas que você especifica digitando nomes ou números de tabela ou seção.
  6. 6. Para o nosso exemplo selecione Somente as tabelas;
  7. 7. Na parte de baixo da janela selecionamos o tipo de formatação desejado. Estão disponíveis as seguintes opções:
    • Nenhuma: Descarta a formatação da página da Web, incluindo fontes e cores, e importa os dados para o Microsoft Excel como texto sem formatação;
    • Somente formatação em rich text: Mantém a formatação da página da Web, mas sem recursos de formatação avançados como links e células mescladas. Essa formatação é o tipo que o Microsoft Excel pode reproduzir com mais semelhança;
    • Formatação HTML completa: Recupera toda a formatação HTML da página da Web, incluindo recursos de formatação avançados, como links e células mescladas.
  8. 8. Selecione Somente formatação em rich text. Sua janela deve estar conforme indicado na Figura 2.21:
  9. Curso Grtis Excel Avanado - Jlio Battisti

    Figura 2.21 - Configurações da consulte à Web.

    A opção Salvar consulta...: Salva uma consulta da Web em um arquivo .iqy para que você possa recuperar os mesmos dados em outras pastas de trabalho ou compartilhar a consulta com outros usuários. Se você não salvar um arquivo de consulta da Web, a consulta será salva como parte de sua pasta de trabalho do Microsoft Excel e você poderá executá-la apenas nessa pasta de trabalho.

    1. 9. Clique no botão Salvar consulta... e salve-a na pasta C:\ExcelAvançado com o nome de poupanca_2002.iqy, conforme indicado na Figura 2.22:
    Curso Grtis Excel Avanado - Jlio Battisti

    Figura 2.22 - Salvando a consulta como um arquivo .iqy.

    1. 10. Para executar a consulta clique no botão OK. O Excel abre a janela solicitando que você informe a faixa da planilha onde os dados da consulta devem ser exibidos. Por padrão o Excel sugere a partir da célula A1. Clique em OK. O Excel faz a consulta e dentro de alguns instantes os dados serão exibidos na planilha, conforme indicado na Figura 2.23:
    Curso Grtis Excel Avanado - Jlio Battisti

    Figura 2.23 - Dados obtidos a partir da Internet.

    1. 11. Existe uma barra de ferramentas específica para controlar consultas baseadas em dados externos, quer seja consultas da Web (assunto desta lição), quer seja consultas utilizando o Microsoft Query (assunto das próximas lições). Esta barra é chamada: Dados Externos . Para exibir a barra de ferramentas Dados Externos selecione o comando: Exibir -> Barras de ferramentas -> Dados externos . Será exibida a barra indicada na Figura 2.24:
    Curso Grtis Excel Avanado - Jlio Battisti

    Figura 2.24 - A Barra de ferramentas Dados externos.

    O primeiro botão ( Curso Grtis Excel Avanado - Jlio Battisti - Editar consulta ): Abre a janela onde você pode especificar o endereço da consulta, conforme indicado na Figura 2.21.

    O segundo botão ( Curso Grtis Excel Avanado - Jlio Battisti - Propriedades do intervalo de dados ): Este botão abre a janela Propriedades do intervalo de dados externos, conforme indicado na Figura 2.25. Nesta janela podemos habilitar/desabilitar a sincronização automática, configurar um período de sincronização, se queremos ou não atualizar os dados toda vez que o arquivo for aberto, bem como outras configurações de formatação.

    Curso Grtis Excel Avanado - Jlio Battisti

    Figura 2.25 - Configurando propriedades da consulta.

    O terceiro botão ( Curso Grtis Excel Avanado - Jlio Battisti ) - Parâmetros de consulta ): Somente estará habilitado quando for possível especificar critérios de filtragem. Utilizaremos este botão nas próximas lições, quando utilizarmos o Microsoft Query para fazer consultas em dados de fontes externas.

    O quarto botão ( Curso Grtis Excel Avanado - Jlio Battisti- Atualizar dados ): Atualiza a consulta, imediatamente. Consulta novamente o endereço da internet especificado para a consulta e retorna os dados atualizados.

    O quinto botão ( Curso Grtis Excel Avanado - Jlio Battisti- Cancelar atualização ): Cancela uma atualização em andamento. Caso a atualização esteja demorando mais do que o esperado, você pode cancelar a atualização, clicando neste botão.

    O sexto botão ( Curso Grtis Excel Avanado - Jlio Battisti- Atualizar tudo ): Atualiza todos os dados da consulta, texto, títulos, tabelas, etc.

    O sétimo botão ( Curso Grtis Excel Avanado - Jlio Battisti- Atualizar Status ): Atualiza o Status da consulta, ou seja, se ela já foi concluída, se está atualizada ou não e assim por diante.

    12. Clique no botão Atualizar tudo e observe que o Excel começa a atualização da planilha. Neste momento o Excel está conectando com a Página da Internet e buscando o seu conteúdo para exibir na planilha. Caso exista algum problema de conexão com a Internet, será exibida uma mensagem de erro, conforme indicado na Figura 2.26:

    Curso Grtis Excel Avanado - Jlio Battisti

    Figura 2.26 - Erro: Problemas com a conexão com a Internet.

    1. 13. Salve a planilha com o nome de IndicePoupança2002.xls, na pasta C:\ExcelAvançado;
    2. 14. Feche o Excel.

[LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI