NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Quer Receber Novidades e E-books Gratuitos de Excel? * Junte-se a mais de 103.000 pessoas!

Curso Grátis de Excel Avançado - Módulo 2 - Lição: Definição de critérios em consultas - Parte 2

120 Lições | Gratuito Online | Autor: Júlio Battisti


Nesta lição utilizaremos o Microsoft Query para criar um consulta onde definiremos alguns critérios de pesquisa. Faremos a consulta na tabela Pedidos do arquivo ExQuery.mdb, que está na pasta C:\ExcelAvançado.

Após definirmos alguns critérios de pesquisa, executaremos a consulta e os dados serão retornados para uma planilha do Excel. Salvaremos a planilha com os resultados obtidos.

Exercício 20

Abrir o Excel e definir uma fonte de dados para acessar os dados do arquivo C:\ExcelAvançado\ExQuery.mdb. Após acessar a fonte de dados usar o Microsoft Query para acessar os seguintes campos da tabela Pedidos:

· NúmeroDoPedido.

· DataDoPedido

· CidadeDeDestino

· PaísDeDestino

· Frete

Fazer com que sejam retornados apenas os pedidos para o Brasil, no primeiro trimestre de 1997. Retornar os dados para o Excel e salvar a planilha com o nome de Exemplo 20.xls, na pasta C:\ExcelAvançado.

  1. 1. Abra o Excel;
  2. 2. Para definir a fonte de dados selecione o comando Dados -> Obter dados externos -> Criar nova consulta ao banco de dados...;
  3. 3. Será exibida a janela Escolher a fonte de dados, indicada na Figura 2.40. Nesta tela desmarque a opção "Usar o Assistente de consulta para criar/editar consultas". Ao desmarcar esta opção, o Excel abrirá o Microsoft Query para que possamos criar a consulta, ao invés do assistente utilizado nas lições anteriores. Nesta lição e nas próximas utilizaremos o Microsoft Query.
Curso Grtis Excel Avanado - Jlio Battisti

Figura 2.40 - A janela Escolher a fonte de dados.

  1. 4. O primeiro passo é informar ao Microsoft Query o formato em que se encontram os dados que serão acessados. No nosso exemplo estão no formato do Microsoft Access. Dê um clique na opção Banco de dados do MS Access, para informar o formato dos dados;
  2. 5. Clique em OK;
  3. 6. Será aberta a janela Selecionar banco de dados, indicada na Figura 2.41. Nesta janela você deve informar o caminho e o nome do arquivo .mdb no qual estão os dados a ser acessados.
Curso Grtis Excel Avanado - Jlio Battisti

Figura 2.41 - A janela Selecionar banco de dados.

  1. 7. Navegue até a pasta C:\ExcelAvançado e dê um clique no arquivo ExQuery.mdb para marca-lo;
  2. 8. Clique em OK;
  3. 9. O Microsoft Query será carregado com a janela Adicionar tabelas em primeiro plano, conforme indicado na Figura 2.42:
Curso Grtis Excel Avanado - Jlio Battisti

Figura 2.42 - Selecionando as tabelas que farão parte da consulta.

Nota: A criação de consultas com o Microsoft Query é muito semelhante a criação de consultas com o Microsoft Access. Para detalhes sobre a criação de consultas com o Microsoft Access, consulte o Curso de Access Básico - 300 páginas, no seguinte endereço: https://juliobattisti.com.br/artigos/accbasico/.

  1. 10. Clique na tabela Pedidos para marca-la. Em seguida clique no botão Adicionar;
  2. 11. Clique em Fechar para fechar a lista de tabelas e ir para o Microsoft Query, conforme indicado na Figura 2.43:
Curso Grtis Excel Avanado - Jlio Battisti

Figura 2.43 - O Microsoft Query.

  1. 12. Na parte de cima da janela estão os comandos do menu de comandos e a Barra de ferramentas. Logo após temos as tabelas com a lista de campos de cada tabela. Para adicionar um campo à consulta, basta dar um clique duplo no campo ou arrasta-lo para o painel na parte de baixo da janela. Ao arrastar um campo, os dados do campo já serão exibidos. Cada campo é exibido em uma coluna separada no painel de baixo.
  2. 13. Adicione os seguintes campos:
    • · NúmeroDoPedido
    • · DataDoPedido
    • · CidadeDeDestino
    • · PaísDeDestino
    • · Frete
  3. 14. Por padrão a área para definição dos critérios não é exibida. Para exibi-la selecione o seguinte comando: Exibir -> Critérios. Será exibida uma área entre as tabelas e o painel de dados, para a definição de Critérios, conforme indicado na Figura 2.44:
Curso Grtis Excel Avanado - Jlio Battisti

Figura 2.44 - Exibindo a área para definição dos critérios.

  1. 15. Cada critério é definido em uma coluna, na área de Critérios. Na linha Campo de critérios você deve selecionar o campo no qual iremos definir um critério de filtragem. Na linha valor você define um valor ou uma expressão de critério, usando um dos operadores descritos na lição anterior. Critérios colocados na mesma linha são ligados por um operador E, colocados em linhas diferentes são ligados por um operador OU.
  2. 16. Nos vamos definir os seguintes critérios:
  • PaísDeDestino='Brasil'
  • DataDoPedido entre 01/01/1997 e 31/03/1997, ou seja, primeiro trimestre de 1997

É importante observar os seguintes detalhes:

  • Quando o critério for em um campo do tipo Texto, como no caso do Campo PaísDeDestino, o valor do critério ('Brasil') deverá vir entre apóstrofes;
  • Quando o critério for em um campo do tipo Data, como no caso do Campo DataDoPedido, o valor do critério (#01/01/1997#) deverá vir dentro do sinal # (hash).
  1. 17. Na primeira coluna da área de Critérios selecione o campo PaísDeDestino. Na linha valor digite Brasil e pressione a tecla TAB. Observe que, automaticamente, o Query coloca Brasil entre apóstrofes e os resultados, na parte de baixo da janela, já são filtrados para exibir apenas os pedidos do Brasil;
  2. 18. Agora vamos definir o critério para o campo DataDoPedido;
  3. 19. Na segunda coluna da área de Critérios selecione o campo DataDoPedido. Na linha valor digite:
Between 01/01/1997 E 31/03/1997

Observe que, automaticamente, o Query coloca as datas entre sinais de # e traduz Between para Entre. Os resultados, na parte de baixo da janela, já são filtrados para exibir apenas os pedidos do Brasil (filtro anterior) para o primeiro trimestre de 1997.

  1. 20. Sua janela deve estar conforme indicado na Figura 2.45:
Curso Grtis Excel Avanado - Jlio Battisti

Figura 2.45 - Critérios já definidos para a consulta.

  1. 21. Agora estão sendo exibidos apenas os pedidos que coincidem com os critérios especificados;
  2. 22. O próximo passo é fechar o Microsoft Query, retornando estes dados para a planilha do Excel. Para fazer isso utilize o comando: Arquivo -> Retornar dados ao Microsoft Excel.
  3. 23. O Excel abre a janela solicitando que você informe a faixa da planilha onde os dados da consulta devem ser exibidos. Por padrão o Excel sugere a partir da célula A1. Clique em OK. O Excel executa a consulta e dentro de alguns instantes os dados serão exibidos na planilha, conforme indicado na Figura 2.46:
Curso Grtis Excel Avanado - Jlio Battisti

Figura 2.46 - Pedidos para o Brasil no primeiro trimestre de 1997.

  1. 24. Observe que somente foram retornados os pedidos para o Brasil, no primeiro trimestre de 1997;
  2. 25. Salve a planilha com o nome de Exercício 20.xls, na pasta C:\ExcelAvançado;
  3. 26. Mantenha o Microsoft Excel aberto, pois iremos alterar esta consulta na próxima lição.

[LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI