NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Quer Receber Novidades e E-books Gratuitos de Excel? * Junte-se a mais de 103.000 pessoas!

Curso Grátis de Excel Avançado - Módulo 3 - Lição: Tabelas Dinâmicas - múltiplos campos de Coluna

120 Lições | Gratuito Online | Autor: Júlio Battisti


Nos exemplos das Lições 04, 05 e 06, apresentamos uma tabela dinâmica com um ou mais campos de página, porém com um único campo para colunas (Trimestre) e um único campo para as linhas (Nome da Empresa).

Nessa lição aprenderemos a trabalhar com dois ou mais campos de coluna. Por exemplo, iremos alterar a tabela dinâmica da lição anterior, retirando o campo Ano da área de campos de página e arrastando ele para a área de campos de coluna. Vamos fazer isso através de um exemplo prático:

Exemplo 3-4:

Voltar a exibir o total de vendas para todos os pedidos, ou seja, retirar os filtros aplicados na Lição 5. Em seguida vamos arrastar o campo Ano da área de Campos de página para a área de campos de coluna.

  1. 1. Abra a lista Ano, clique na opção Tudo e depois clique em OK. Com isso estamos removendo o filtro para o campo Ano.
  2. 2. Abra a lista País de Destino, clique na opção Tudo e depois clique em OK. Com isso estamos removendo o filtro para o campo País de Destino.
  3. 3. Abra a lista Cidade de Destino, clique na opção Tudo e depois clique em OK. Com isso estamos removendo o filtro para o campo Cidade de Destino.
  4. 4. Abra a lista Trimestre e marque os quatro trimestres, com isso estamos removendo o filtro para o campo Trimestre.
  5. 5. Agora estamos sem nenhum filtro aplicado à Tabela Dinâmica. O próximo passo será arrastar o campo Ano, da área de campos de página para a área de campos de coluna, ao lado esquerdo (ou seja: antes do) do campo trimestre.
  6. 6. Você pode arrastar o campo Ano diretamente da lista Ano, a partir da área de campos de página ou a partir da barra de ferramentas Tabela Dinâmica.

Nota: Se a barra de ferramentas Tabela Dinâmica não estiver sendo exibida, selecione o comando: Exibir -> Barra de ferramentas -> Tabela dinâmica . Ao arrastar a partir da barra de ferramentas, o campo será retirado da área de campos de página e incluído na área de campos de coluna.

  1. 7. Arraste o campo Ano para a área de campos de coluna, ao lado esquerdo do campo trimestre. Para que o campo Ano fique ao lado esquerdo do campo Trimestre, basta arrastar o campo Ano e soltá-lo em cima do campo Trimestre. Na Figura 3.22 temos o campo Ano já como um campo do tipo Coluna.
  2. 8. Observe que o Excel, rapidamente, refaz toda a disposição da Tabela Dinâmica. Agora temos os totais de vendas, por cliente, por trimestre e por ano. Por exemplo, na coluna B temos o total de vendas por cliente, para o terceiro trimestre de 1996, na coluna C temos o total de vendas por cliente, para o quarto trimestre de 1996, na coluna D temos o total geral de vendas por cliente para o ano de 1996, na coluna E temos o total de vendas por cliente, para o primeiro trimestre de 1997 e assim por diante.
  3. 9. Observe como uma simples operação de arrastar e soltar, nos fornece uma nova visão dos dados, com subtotais por trimestre, por ano e também o total geral com a soma de todas as vendas, para cada cliente (coluna M).
Excel Avançado em 120 Lições - Júlio Battisti

Figura 3.22 - O Campo Ano na área de campos de coluna.

  1. 10. Você pode continuar usando a lista Ano (agora como um campo de Coluna) para filtrar os dados. Por exemplo, abra a lista Ano, deixe selecionado apenas 1998 e depois clique em OK. Observe que somente é apresentado o total de vendas, por cliente, para os trimestres de 1998, conforme indicado na Figura 3.23. Observe que também é exibido o total por ano e o total geral.
Excel Avançado em 120 Lições - Júlio Battisti

Figura 3.23 - Filtro para o ano de 1998.

  1. 11. Mantenha essa planilha aberta, pois iremos utiliza-la na próxima lição.

[LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI