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Curso Grátis de Excel Avançado - Módulo 3 - Lição: Resolução do Exercício 01

120 Lições | Gratuito Online | Autor: Júlio Battisti


Nessa lição vamos apresentar a resolução, passo-a-passo para o Exercício 01, proposto na Lição 08.

Para construir a tabela dinâmica proposta no Exercício 01 faça o seguinte:

  1. 1. Abra o Microsoft Excel.
  2. 2. Abra a planilha C:\ExcelAvançado\ Modulo 3 - Exercício 01.xls.
  3. 3. Selecione o comando Dados -> Relatório de tabela e gráfico dinâmicos...
  4. 4. Será aberto o Assistente de tabela dinâmica e gráfico dinâmico. Na primeira etapa do assistente devemos informar qual a fonte de dados que será utilizada como base para a tabela dinâmica. No nosso exemplo usaremos os dados da lista na própria planilha do Excel. Certifique-se de que a opção Banco de dados ou lista do Microsoft Excel esteja selecionada.
  5. 5. Clique no botão Avançar para seguir para a próxima etapa do assistente.
  6. 6. Nessa etapa o Excel pergunta onde estão os dados que farão parte do relatório de tabela dinâmica. Observe que, por padrão, ele já sugere toda a faixa onde está a lista de dados, conforme indicado na Figura 3.26. Caso seja necessário você pode alterar a faixa de dados.
Excel Avançado em 120 Lições - Júlio Battisti

Figura 3.26 - Definindo a fonte de dados.

  1. 7. Clique no botão Avançar para seguir para a etapa final do assistente.
  2. 8. Nessa etapa você define se o relatório de tabela dinâmica será construído na própria planilha onde estão os dados, ou em uma nova planilha. Selecione a opção Nova planilha.
  3. 9. Você estará de volta ao Excel. Nesse momento o Excel exibe uma planilha com as áreas bem definidas da tabela dinâmica e também exibe a barra de ferramentas Tabela dinâmica. Nessa barra estão os campos da fonte de dados. Para construir a tabela dinâmica, basta arrastar cada campo para a respectiva posição.
  4. 10. Na Figura 3.27 temos a tela inicial, onde os campos ainda não foram arrastados para as respectivas posições no relatório de tabela dinâmica.
Excel Avançado em 120 Lições - Júlio Battisti

Figura 3.27 - Arraste os campos para as respectivas posições, na tabela dinâmica.

  1. 11. No nosso exemplo vamos começar pelo campo Só Ano. Esse campo será um item de página, ou seja, ao selecionarmos um valor para o Ano, o relatório será filtrado para exibir o total de vendas apenas para o ano selecionado.
  2. 12. Arraste o campo Só Ano para a área onde está escrito: Solte campos de página aqui.
  3. 13. Agora vamos adicionar o campo Só Trimestre. Esse campo será mais um item de página, ou seja, ao selecionarmos um valor para o Trimestre, o relatório será filtrado para exibir o total de vendas apenas para o Trimestre selecionado.
  4. 14. Arraste o campo Só Trimestre para a área onde está escrito: Solte campos de página aqui, abaixo do campo Só Ano.
  5. 15. O campo Funcionário irá formar as linhas do nosso relatório, ou seja, para cada funcionário teremos uma linha diferente no relatório.
  6. 16. Arraste o campo Funcionário para a área onde está escrito: Solte campos de linha aqui.
  7. 17. O campo País de Destino irá formar as colunas do nosso relatório, ou seja, para cada País diferente, teremos uma coluna diferente no relatório.
  8. 18. Arraste o campo País de Destino para a área onde está escrito: Solte campos de coluna aqui.
  9. 19. Os itens do nosso relatório serão formados pelas vendas.
  10. 20. Arraste o campo Vendas para a área onde está escrito: Solte itens de dados aqui.
  11. 21. Observe que, rapidamente, o Excel calcula o total de vendas por Funcionário e por País de Destino, conforme indicado na Figura 3.28:
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Figura 3.28 - Total de vendas por Funcionário e por País de Destino.

  1. 22. Observe que também é calculado o Total Global, com a soma do total de vendas por funcionário e também por país (linha 15).
  2. 23. Você pode utilizar a lista Só Ano e Só Trimestre para filtrar os resultados obtidos, conforme descrito em lições anteriores.
  3. 24. Salve e feche a planilha Modulo 3 - Exercício 01.xls.

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