NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Quer Receber Novidades e E-books Gratuitos de Excel? * Junte-se a mais de 103.000 pessoas!

Curso Grátis de Excel Avançado - Módulo 3 - Lição: Classificação e Formatação de Células Vazias

120 Lições | Gratuito Online | Autor: Júlio Battisti


Conforme foi visto no Curso de Excel Básico podemos, facilmente, classificar os itens de uma planilha. Também é possível classificar os itens de uma tabela dinâmica. Você pode classificar os itens de uma tabela dinâmica usando o comando Dados -> Classificar ou utilizando o recurso de AutoClassificação. O recurso de AutoFormatação tem algumas.

Nessa lição veremos, através de um exemplo prático, as diferentes opções de classificação que podemos utilizar em uma tabela dinâmica.

Exemplo:

Abra a planilha C:\Excelavançado\Modulo 3 - Ex Lição 13.xls. Agora vamos utilizar alguns comandos de classificação.

  1. 1. Abra a planilha C:\Excelavançado\Modulo 3 - Ex Lição 13.xls.
  2. 2. Será aberta a planilha indicada na Figura 3.42:
Excel Avançado em 120 Lições - Júlio Battisti

Figura 3.42 - Planilha para o exemplo de classificação de dados.

  1. 3. Agora vamos usar o recurso de AutoClassificação. O recurso de AutoClassificação permite que os dados da planilha sejam classificados com base nos valores calculados, o que não é possível de ser feito como comando Dados Classificar.
  2. 4. Vamos classificar os dados da planilha da Figura 3.42 em ordem decrescente do valor de vendas.
  3. 5. Selecione dois ou mais células que contenham valores de vendas. Por exemplo, selecione a faixa de B7 até B11. É importante selecionar também a célula de rótulo, no nosso caso a célula B7.
  4. 6. A barra de ferramentas Tabela dinâmica deve estar sendo exibida. Se essa barra não estiver sendo exibida, selecione o comando Exibir -> Barras de ferramentas -> Tabela dinâmica .
  5. 7. Na barra de ferramentas tabela dinâmica, clique no botão Configurações de campo ( Excel Avançado em 120 Lições - Júlio Battisti ), penúltimo botão da barra.
  6. 8. Será exibida a janela Campo da tabela dinâmica. Dê um clique no botão Avançado. Será exibida a janela Opções avançadas do campo de tabela dinâmica, conforme indicado na Figura 3.43:
Excel Avançado em 120 Lições - Júlio Battisti

Figura 3.43 - Opções avançadas do campo de tabela dinâmica.

  1. 9. No grupo "Opções de AutoClassificação", por padrão, é selecionada a opção Manual. Podemos definir uma ordem Crescente ou Decrescente e selecionar com base em qual campo, por exemplo Só trimestre ou Só ano.
  2. 10. Marque a opção Decrescente e na lista usando o campo selecione Só trimestre. Com isso estamos pedindo para que o Excel classifique a tabela dinâmica em ordem decrescente dos valores dos totais de vendas por trimestre.
  3. 11. Clique em OK. Você estará de volta à janela Campo da tabela dinâmica.
  4. 12. Clique em OK. Você obterá os resultados indicados na Figura 3.44. Ao invés de exibir os totais para o primeiro trimestre, em seguida para o segundo e assim por diante, os totais são classificados, da esquerda para a direita, do maior total de vendas (R$ 14179,00) para o menor (R$ 9469,82).
Excel Avançado em 120 Lições - Júlio Battisti

Figura 3.44 - Classificação em ordem decrescente do total de vendas por trimestre.

Outra formatação que pode ser alterada é a maneira como o Excel exibe células vazias. No nosso exemplo, uma célula vazia significa que não houve vendas para aquele cliente no respectivo trimestre. Por padrão o Excel exibe essas células em branco. Podemos alterar essa padrão.

Para alterar a maneira como o Excel exibe células vazias em uma tabela dinâmica, siga os seguintes passos:

  1. 1. Abra a planilha a ser formatada e clique em qualquer célula da tabela dinâmica. A barra de ferramentas Tabela dinâmica deve estar sendo exibida. Se essa barra não estiver sendo exibida, selecione o comando Exibir -> Barras de ferramentas -> Tabela dinâmica .
  2. 2. Clique na flechina ao lado da opção Tabela dinâmica e no menu de opções que é exibido clique na opção "Opções da tabela."
  3. 3. Será exibida a janela Opções da tabela dinâmica. No campo em branco, ao lado da opção Para células vazias, mostrar: Digite: Sem vendas, conforme indicado na Figura 3.45.
Excel Avançado em 120 Lições - Júlio Battisti

Figura 3.45 - A janela Opções da tabela dinâmica.

  1. 4. Clique em OK e observe que a expressão Sem vendas é exibida nas células vazias, conforme indicado na Figura 3.46.
Excel Avançado em 120 Lições - Júlio Battisti

Figura 3.46 - A expressão Sem Vendas nas células vazias.

[LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI