NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Quer Receber Novidades e E-books Gratuitos de Excel? * Junte-se a mais de 103.000 pessoas!

Curso Grátis de Excel Avançado - Módulo 4 - Lição: Gerando um Relatório Consolidado de Cenários

120 Lições | Gratuito Online | Autor: Júlio Battisti


Nessa lição veremos como gerar um relatório consolidado, com cálculos para todos os cenários possíveis. O relatório será criado em uma nova planilha, onde são efetuados uma série de cálculos com base nos valores para cada um dos cenários existentes.

Exemplo 11:

Nesse exemplo vamos abrir a planilha C:\ExcelAvancado\Modulo 4 - Exercício 11.xls . Essa planilha contém os quatro cenários criados na lição anterior. Em seguida vamos utilizar os quatro cenários definidos na lição anterior.

  1. 1. Abra a planilha C:\ExcelAvancado\Modulo 4 - Exercício 12.xls.
  2. 2. Vamos criar um relatório de cenário. Selecione o comando Ferramentas -> Cenários... Será exibida a janela Gerenciador de cenários.
  3. 3. Clique no botão Resumir...
  4. 4. Será exibida a janela Resumo de cenário. Nessa janela você define quais as células que farão parte do relatório final e o tipo de relatório. Por padrão é selecionada a faixa de célula com os valores que são calculados com base nos valores para cada cenário. No nosso exemplo será selecionada, automaticamente, a faixa B7:B18, onde são calculados os valores para o Fluxo de Caixa.
  5. 5. Selecione a faixa =$A$7:$B$18, conforme indicado na Figura 4.72:

Excel Avançado em 120 Lições - Júlio Battisti

Figura 4.72 - Selecionando a faixa que fará parte do relatório.

  1. 6. Marque a opção Resumo de relatório. Nessa tela temos duas opções:

Resumo de relatório:

Cria um relatório que lista os seus cenários com seus valores de entrada e células de resultado. Utilize este tipo de relatório apenas quando o seu modelo tiver um conjunto de células variáveis fornecido por um único usuário.

Tabela dinâmica de cenário:

Cria um relatório que fornece uma análise hipotética das variáveis dos seus cenários. Utilize este tipo de relatório quando o seu modelo tiver vários conjuntos de células variáveis fornecidos por mais de um usuário.

  1. 7. Clique em OK.
  2. 8. Será gerado um relatório, consolidado, com base nos valores dos quatro cenários existentes, conforme indicado na Figura 4.73:

Excel Avançado em 120 Lições - Júlio Battisti

Figura 4.73 - Relatório consolidado, com base nos valores de quatro cenários.

Observe que, em cada coluna, temos os valores para um cenário. Em cada linha a simulação para uma taxa de ocupação, começando por um mês, até 12 meses. Com o relatório consolidado, temos uma visão global de todas as possibilidades, fornecidas pelos diferentes cenários.

  1. 9. Salve e feche a planilha.

[LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI