NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Quer Receber Novidades e E-books Gratuitos de Excel? * Junte-se a mais de 103.000 pessoas!

Curso Grátis de Excel Avançado - Módulo 5 - Lição: O Ambiente de programação - o Editor VBA

120 Lições | Gratuito Online | Autor: Júlio Battisti


O Microsoft Excel fornece um ambiente de programação bastante poderoso, com uma série de recursos que facilitam a criação de código VBA. Neste tópico vamos aprender a utilizar os aspectos básicos do Ambiente de Programação do VBA.

Se não tivéssemos disponível um Ambiente de Programação, teríamos que lembrar da sintaxe de todos os comandos, dos métodos e propriedades dos objetos. Convenhamos que isso é praticamente impossível, pois com o VBA temos acesso a milhares de objetos (é isso mesmo: milhares de objetos, comandos e funções. Por enquanto estou utilizando bastante o termo objeto, sem tê-lo ainda explicado. Mais adiante detalharei o conceito de classes, módulos e objetos). Cada objeto pode ter dezenas de propriedades, métodos e coleções. O ambiente de Desenvolvimento fornece uma série de facilidades para a criação de código VBA. Por exemplo, ao digitar o nome de um objeto e um ponto será aberta, automaticamente, uma lista com todos os métodos e propriedades deste objeto. Ao invés de lembrar do nome dos métodos/propriedades, basta selecioná-los em uma lista. Se selecionarmos um método, ao digitarmos o parênteses de abertura, será exibida uma lista com os argumentos esperados pelo método, bem como o tipo (texto, número, data, etc) de cada argumento. Se digitarmos um comando incorretamente, o Ambiente de Desenvolvimento emite uma mensagem e coloca em destaque o comando que foi digitado incorretamente. Estas são apenas algumas das facilidades fornecidas pelo Ambiente de Desenvolvimento do VBA.

Para conhecermos melhor o referido ambiente, vamos a um exemplo prático. Vamos abrir uma planilha, que contém uma macro chamada AplicaNegrito e editar essa macro. Lembre que para editar uma macro, temos que acessar o código VBA associado à macro. Isso é feito no Editor do VBA.

Exemplo 3:

Acessar o Editor VBA para alterar a macro AplicaNegrito, da planilha C:\ExcelAvancado\Módulo 5 - Exercício 03.xls.

  1. 1. Abra o Excel.
  2. 2. Abra a Planilha C:\ExcelAvancado\Módulo 5 - Exercício 03.xls.
  3. 3. Como existem macros já criadas, o Excel pede uma confirmação, perguntando se você deseja ativar as macros existentes, conforme indicado na Figura 5.14. Essa confirmação é solicitada devido ao perigo representado pelos vírus de Macro, que podem afetar os aplicativos do Microsoft Office.
  4. 4. Clique no botão Ativar Macros.
  5. 5. A planilha será aberta.

    6. Nessa planilha existe uma macro chamada AtivaNegrito. Vamos editar essa macro. O nosso objetivo é conhecer alguns detalhes sobre o Editor do VBA.

Excel Avançado em 120 Lições - Júlio Battisti

Figura 5.14 - Confirmação para ativação de macros, na abertura da planilha.

  1. 7. Selecione o comando Ferramentas -> Macro -> Macros...
  2. 8. Será exibida a janela Macro.
  3. 9. Clique na macro AplicaNegrito para seleciona-la.
  4. 10. Clique no botão Editar.
  5. 11. Será aberto o editor do VBA e o código associado à macro AplicaNegrito.
  6. 12. Na Figura 5.15 temos a descrição de algumas partes da janela do editor VBA.

Excel Avançado em 120 Lições - Júlio Battisti

Figura 5.15- O Editor VBA.

No lado esquerdo da tela temos duas janelas:

Project - VBA Project: Nessa janela são exibidos os vários elementos que fazem parte da Pasta de trabalho atual. Aqui são exibidas as planilhas e módulos da pasta de trabalho (arquivo .xls) carregado no Excel. Ao criarmos uma macro podemos cria-la em uma determinada planilha. Os módulos são utilizados para criar funções e procedimentos que podem ser chamados em todas as planilhas da pasta de trabalho atual. Aprenderemos mais sobre funções e procedimentos nas próximas lições.

Janela na parte de baixo: A janela abaixo da janela Project, exibe as propriedades do elemento selecionado na janela Project. Por exemplo, ao selecionar Plan1, na janela Project, na janela de baixo serão exibidas as propriedades de Plan1, conforme indicado na Figura 5.16:

Excel Avançado em 120 Lições - Júlio Battisti

Figura 5.16- Propriedades da Planilha.

  1. 13. Feche o Editor do VBA e a planilha.

Nas próximas lições veremos mais algumas funcionalidades do Editor VBA.

[LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI