NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Quer Receber Novidades e E-books Gratuitos de Excel? * Junte-se a mais de 103.000 pessoas!

Curso Grátis de Excel Avançado - Módulo 6 - Lição: Introdução e Conteúdo do Módulo 6

120 Lições | Gratuito Online | Autor: Júlio Battisti


Nas lições desse módulo vamos estender um pouco mais o nosso estudo sobre a linguagem VBA. Nas lições do módulo anterior, tratamos sobre os fundamentos básicos do VBA, tais como:

  • Variáveis.
  • Operadores.
  • Dados e tipos de dados.
  • Estruturas de decisão.
  • Laços de controle.
  • Funções internas do VBA.

Esses conceitos são muito importantes, pois farão parte de qualquer macro ou função criada com o VBA. Você consegue imaginar uma função ou macro onde não seja utilizada uma função, ou uma variáveis e operadores aritméticos? Muito difícil.

Nas lições desse módulo, veremos uma série de objetos que fazem parte do próprio excel. Com o uso desses objetos podemos ter acesso aos diversos elementos que compõem uma planilha do Excel. Por exemplo, você já parou para pensar como, dentro do código VBA, podemos fazer referência a uma célula de uma determinada planilha? Ou, em outras palavras, como podemos declarar uma variável x e atribuir o valor da célula B25 à variável x?

Veremos que isso é possível com o uso dos objetos que compõem o Excel. Quando estamos programando em VBA, dentro do Excel (e mesmo através de outros programas, como o Microsoft Access), temos acesso a um grande conjunto de objetos, cada objeto com dezenas de métodos e propriedades, os quais nos dão acesso a todos os elementos de uma planilha do Excel.

Nota: Na Lição 2 desse módulo, detalharemos um pouco mais os conceitos de Biblioteca, Objetos, Métodos e Propriedades.

A seguir temos uma lista de novidades do VBA, no Excel 2000, em relação as versões anteriores.

Novidades do Modelo de Objetos do Excel 2000 VBA:

O modelo do objeto do Microsoft Excel 2000 Visual Basic for Applications inclui muitas alterações que foram feitas para suportar recursos novos e aprimorados no Excel. Para proporcionar compatibilidade com versões anteriores, os componentes substituídos foram deixados ocultos ao invés de serem removidos. Isso significa que eles não aparecem no Pesquisador de objeto por padrão, mas o código antigo que usa os componentes ocultos ainda funcionará corretamente sem modificação. Ao gravar código novo, entretanto, você deve usar apenas novos objetos, propriedades e métodos.

As principais alterações de recurso feitas no Visual Basic for Applications no Microsoft Excel 2000 estão listadas a seguir:

ADO - Activex Data Objects: É um novo conjunto de objetos para acesso a fontes de dados externas, tais como o Microsoft Access ou o SQL Server 2000. Você pode, até mesmo, criar uma planilha do Excel que acessa dados diretamente do Mainframe. Fornece uma interface de acesso direto a banco de dados. O ADO agora é o método de acesso de dados preferido no Excel. Nas versões anteriores utilizava-se um outro conjunto de objetos, conhecido como DAO - Data Access Objects.

Arquivo de texto e consultas da Web: Fornece novas melhorias de importação de arquivo texto e consulta de página da Web.

Assinatura digital: Fornece uma forma de determinar se o projeto do Visual Basic for Applications da pasta de trabalho foi assinada digitalmente. É muito utilizado quando trabalhamos com planilhas e/ou aplicações criadas com o Excel, onde o quesito segurança e identificação é um fator fundamental.

Edição em várias línguas: Fornece interface do usuário de várias línguas aprimorada e recursos de edição e tratamento de texto fonético melhorado para suporte a idioma do leste asiático.

Exibe rótulos de unidade: Fornece rótulos de unidade para tornar os rótulos de marcas de escala em eixos de gráfico fáceis de serem lidos. Representa um rótulo de unidade em um eixo no gráfico especificado. Os rótulos de unidade são úteis para a criação de gráficos com valores altos - por exemplo, milhões ou bilhões. Você pode tornar o gráfico mais legível usando um único rótulo de unidade em vez de números grandes em cada marca de escala.

Fontes de dados OLAP para relatórios de tabela dinâmica e gráfico dinâmico: Fornece um meio para exibir e analisar dados de fontes de dados OLAP (Processamento Analítico On-line). Para maiores detalhes sobre os recursos de Tabela Dinâmica e Gráfico Dinâmico, consulte o Módulo 3.

Microsoft Office E-mail: Fornece capacidades integradas de correio eletrônico. Por exemplo, você pode criar um código VBA que, de dentro de uma planilha do Excel, envie dados via email, para um ou mais endereços eletrônicos.

Microsoft Office Web Components: Fornece uma forma de salvar planilhas, gráficos e relatórios de tabela dinâmica como páginas interativas da Web. Para saber como usar esses componentes em formulários do usuário e em caixas de diálogo, consulte Usar o Microsoft Office Web Components em formulários, na Ajuda do Microsoft Excel.

Relatórios de gráfico dinâmico: Fornece uma interface para relatórios de gráfico dinâmico, que são baseados em dados de relatórios de tabela dinâmica.

Salvar para Web e para edição com Office Web: Fornece recursos para criar páginas da Web, salvar e editar recursos. Além disso, fornece uma interface para salvar Microsoft Office Web Components.

Script de página da Web: Fornece recursos de script de página da Web para soluções de cliente com base em HTML.

Suplementos do Modelo de objeto de componente (COM): Fornece uma interface de usuário consistente na qual os desenvolvedores podem criar suplementos em qualquer linguagem de programação que tenha suporte para COM (Microsoft Visual C++, Visual J++ e Visual Basic, por exemplo). Por exemplo, você pode querer criar um componente onde sejam desenvolvidas funções para validação de CPF, número de Cartão de Crédito e assim por diante. Em seguida você pode utilizar esse componente em qualquer planilha do Excel.

Visual Basic For Applications 6.0: Fornece os recursos de idioma mais recentes, assim como formulários do usuário sem modo e suporte para controles ActiveX adicionais.

Muitas dessas novidades envolvem conceitos avançados de programação, os quais serão abordados em curso específico: Desenvolvimento de Aplicações usando o Excel e VBA.

Nas demais lições desse módulo aprenderemos a utilizar os principais objetos que fazem parte do modelo de objetos do Excel. Com esses objetos teremos acesso a todo e qualquer elemento de uma planilha do Excel, desde os valores em uma ou mais células, até comandos de menu.

[LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI