NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Quer Receber Novidades e E-books Gratuitos de Excel? * Junte-se a mais de 103.000 pessoas!

Curso Grátis de Excel Avançado - Módulo 6 - Lição: Bibliotecas, Objetos, Propriedades, Métodos e Referências

120 Lições | Gratuito Online | Autor: Júlio Battisti


Nos tópicos anteriores tratamos dos aspectos básicos do VBA. Com os aplicativos do Office (Word, Excel, Access e Power Point), temos acesso a um vasto conjunto de Bibliotecas; cada biblioteca com dezenas/centenas de objetos, cada objeto com inúmeros métodos, propriedades e coleções. Com a utilização dos objetos disponibilizados pelo Office, podemos criar soluções bastante sofisticadas. Nesta lição vamos entender exatamente o que são e como se relacionam, os seguintes itens:Bibliotecas, Objetos, Propriedades, Métodos, Coleções.

Para início de conversa, considere a figura a seguir:

Excel Avançado em 120 Lições - Júlio Battisti

Os diversos objetos disponíveis estão agrupados em Bibliotecas. Uma Biblioteca é um conjunto de objetos que são utilizados para uma determinada função/atividade. Por exemplo, todos os objetos para acesso a dados são agrupados em uma biblioteca chamada DAO - Data Access Objects. Existe uma outra biblioteca para acesso a dados, conhecida como ADO - Activex Data Objects. Existe uma biblioteca com os diversos objetos do Excel e assim por diante. Existem dezenas de bibliotecas disponíveis. Isso demonstra bem o poder da utilização do VBA em conjunto com os Objetos/Bibliotecas disponíveis.

Em cada Biblioteca estão disponíveis dezenas/centenas de objetos. Cada objeto é utilizado para um conjunto de ações específico. Por exemplo: O objeto RecordSet é utilizado para acessar dados de uma tabela. Uma vez criado um objeto RecordSet, podemos realizar uma série de operações sobre os diversos registros da tabela.

Cada objeto possui um conjunto de métodos, propriedades e coleções. Um método realiza uma operação específica, como por exemplo o método Open, do objeto RecordSet. Este método é utilizado para estabelecer a conexão entre um objeto RecordSet e um determinado conjunto de Registros. No código VBA, utilizamos a seguinte sintaxe:

NomeDoObjeto.NomeDoMétodo(par1, par2, ..., parn)

Por exemplo, para utilizar o método Open, de um objeto RecordSet chamado rs, utilizaríamos a seguinte sintaxe:

rs.Open("Pedidos")

Uma propriedade descreve uma característica do objeto. Por exemplo, temos uma propriedade chamada RecordCount que informa quantos registros existem no objeto RecordSet. Por exemplo, para atribuir a variável quantos, o número de registros de um objeto RecordSet chamado rs, utilizaríamos o seguinte comando:

quantos = rs.RecordCount

Uma coleção é um conjunto de elementos do mesmo tipo. Por exemplo, todo banco de dados do Microsoft Access, possui uma coleção chamada Forms. Através desta coleção podemos ter acesso a todos os Formulários do banco de dados. Toda planilha do Excel tem uma coleção chamada Worksheets. Através dessa coleção temos acesso a todas as planilhas de um arquivo do Excel.

Podemos percorrer todos os elementos de uma coleção, utilizando a estrutura de Controle For...Each, que será tratada no próximo tópico.

A Estrutura For...Each

A estrutura For...Each é utilizada para "percorrer" todos os elementos de uma coleção. Por exemplo, se quisermos percorrer todos os elementos da coleção Forms de um banco de dados, exibindo o nome de cada formulário, devemos utilizar a estrutura For/Each, para percorrer todos os elementos da coleção Forms, exibindo o nome de cada um dos elementos.

Nota: Nos exemplos de código das próximas lições, veremos o funcionamento da estrutura For...Each em detalhes.

Uma visão geral da Biblioteca de Objetos do Excel:

Na figura a seguir temos uma visão geral da Biblioteca de Objetos do Microsoft Excel.

Excel Avançado em 120 Lições - Júlio Battisti

Nota: Quando trabalhamos com o VBA, temos que utilizar os nomes dos comandos, objetos, funções, métodos e propriedades em inglês. Não existe tradução. Por exemplo, se ao invés de Left, usarmos Esquerda para o nome da função, será gerado um erro, informando que não existe a função Esquerda.

Nas demais lições desse módulo, estudaremos alguns dos principais objetos, da Biblioteca de Objetos do Excel.

Observe que uma biblioteca de objetos forma uma espécie de hierarquia de objetos. Por exemplo, um objeto Worksheet somente existe dentro do contexto de um objeto Application. Já o próprio objeto Worksheet pode possuir outros objetos, cada objeto com os seus métodos e propriedades, conforme indicado na Figura a seguir:

Excel Avançado em 120 Lições - Júlio Battisti

Veja que um único objeto da hierarquia de objetos - Worksheet, é composto de dezenas de outros objetos, métodos, propriedades e coleções. É esse grande número de objetos que possibilita o acesso a todo e qualquer elemento de uma planilha do Excel, através da programação VBA.

[LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI