NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Quer Receber Novidades e E-books Gratuitos de Excel? * Junte-se a mais de 103.000 pessoas!

Curso Grátis de Excel Avançado - Módulo 6 - Lição: Worksheet e Range - Propriedades e Métodos - Parte 2

120 Lições | Gratuito Online | Autor: Júlio Battisti


Referir-se a células relativas a outras células:

Uma maneira comum de trabalhar com uma célula em relação a uma outra célula é usar a propriedade Offset. No exemplo seguinte, o conteúdo da célula que se encontra uma linha abaixo e a três colunas da célula ativa na planilha ativa é formatado com sublinhado duplo.

ActiveCell.Offset(1, 3).Font.Underline = xlDouble

Observação: Você pode gravar macros que usem a propriedade Offset em vez de referências absolutas. No menu Ferramentas, aponte para Gravar macro e, em seguida, clique em Usar referências relativas.

Para fazer um loop através de um intervalo de células, use uma variável com a propriedade Cells em um loop. O exemplo seguinte preenche as 20 primeiras células da terceira coluna com valores entre 5 e 100, incrementados por 5. A variável counter é usada como índice de linha para a propriedade Cells.

Dim counter As Integer
For counter = 1 To 20
   Worksheets("Sheet1").Cells(counter, 3).Value = counter * 5
Next counter

Referir-se a células usando um objeto Range:

Quando você define uma variável de objeto para um objeto Range, você pode facilmente manipular o intervalo usando o nome da variável.

O exemplo seguinte cria a variável de objeto myRange e, em seguida, atribui a variável ao intervalo A1:D5 de Sheet1 na pasta de trabalho ativa. Instruções subseqüentes modificam propriedades do intervalo substituindo o objeto de intervalo pelo nome da variável.

Dim myRange As Range
Set myRange = Worksheets("Sheet1").Range("A1:D5")
myRange.Formula = "=RAND()"
myRange.Font.Bold = True

Referir-se a todas as células da planilha:

Quando você aplica a propriedade Cells a uma planilha sem especificar um número de índice, o método retorna um objeto Range representando todas as células da planilha. O exemplo seguinte limpa o conteúdo de todas as células de Sheet1 na planilha ativa.

Worksheets("Sheet1").Cells.ClearContents

Referir-se a vários intervalos:

Usando o método apropriado, você pode facilmente referir-se a vários intervalos. Use os métodos Range e Union para referir-se a qualquer grupo de intervalos; use a propriedade Areas para referir-se ao grupo de intervalos selecionado em uma planilha.

Usar a propriedade Range:

Você pode referir-se a vários intervalos com a propriedade Range colocando vírgulas entre duas ou mais referências. O exemplo seguinte limpa o conteúdo dos três intervalos de Sheet1.

Worksheets("Sheet1").Range("C5:D9,G9:H16,B14:D18").ClearContents

Os intervalos nomeados tornam o uso da propriedade Range mais fácil ao trabalhar com vários intervalos. O exemplo seguinte funciona quando todos os três intervalos nomeados se encontram na mesma planilha.

Range("MyRange, YourRange, HisRange").ClearContents

Usar o método Union:

Você pode combinar vários intervalos em um objeto Range usando o método Union. O exemplo seguinte cria um objeto Range chamado myMultipleRange, define-o com os intervalos A1:B2 e C3:D4 e, em seguida, formata com negrito os intervalos combinados.

Dim r1, r2, myMultipleRange As Range
Set r1 = Sheets("Sheet1").Range("A1:B2")
Set r2 = Sheets("Sheet1").Range("C3:D4")
Set myMultipleRange = Union(r1, r2)
myMultipleRange.Font.Bold = True

Usar a propriedade Áreas:

Você pode usar a propriedade Areas para referir-se ao intervalo selecionado ou à coleção de intervalos em uma seleção de várias áreas. O exemplo seguinte conta as áreas da seleção. Se houver mais de uma área, uma mensagem de aviso será exibida.

If Selection.Areas.Count > 1 Then
   MsgBox "A operação não é permitida em uma selação múltipla."
End If

[LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI