Lição 002 - Curso Grátis de Sistema SAP Básico Para Iniciantes - Uma Visão Geral e Abrangente da Empresa e do Sistema SAP
Autor: Alex Pimentel 17/09/2018 3619 acessos
Neste capítulo do nosso Curso Grátis de Sistema SAP Básico Para Iniciantes, você vai uma Visão Geral da empresa e dos seus principais sistemas de uma empresa. Veremos também como um executivo precisa enxergar o sistema, os setores de negócios aplicáveis, um breve resumo sobre as principais versões e sobre os módulos da principal versão disponível, a ECC. Estes conceitos são fundamentais para que, depois, você possa entender O Que é o SAP e como o Sistema SAP é utilizado em empresas de todos os portes.
Visão Geral do Ambiente de Negócios:
Muito pouco é divulgado oficialmente na mídia e pouco se sabe sobre a história da empresa SAP, criadora do ERP SAP.
A empresa alemã têm fama de ser uma das empresas mais fechadas do mundo e embora o seu principal sistema (o ERP SAP) seja líder de mercado, não existe nenhum livro publicado em português (acho que também em inglês) que informe e tenha coragem de citar em detalhes a história da companhia, curiosidades e setores de negócios aplicáveis. Até mesmo sobre a utilização do SAP existem poucos Livros de SAP Em Português.
O administrador ou gestor precisa ver o sistema como um todo com uma visão mais ampla e geral e não apenas de uma situação ou para resolver o problema. No brasil enfrentamos uma crise grave de falta de Profissionais Qualificados em SAP.
Dica: Se você quer iniciar uma Carreira em SAP e tornar-se um Profissional Qualifcado no Sistema SAP, com grande destaque no Mercado, não deixe de Conferir a nossa "Formação Completa em SAP com Accesso ao SAP - um Curso Completo e Prático de SAP em 765 Lições"
Muitos setores ainda trabalham com “formulários de controle” e sequer utilizam um software integrado (tal como o Sistema SAP) para gerenciar operações. Uu seja, setores inteiros, até mesmo de grandes empresas, nos quis não existem nenhum controle automatizado, que possa facilitar as tarefas diárias do setor. Entidades públicas e privadas procuram “inovar” mas sem terem controles definidos por padrões de excelência mundiais. Isto ocasiona uma falta de controle e um sentimento que está tudo “fora de controle”.
Entender a missão, filosofia e cultura do software líder de mercado mundial - O ERP SAP, faz com que você e sua organização tenham uma visão mais ampla, sistêmica e global de processos e operações para os negócios locais.
Visão Geral da Empresa SAP
A SAP® – "Systems, Applications, and Products in Data Processing", (em inglês), ou Sistemas, Aplicativos (Aplicações) e Produtos em processamento de dados (em português) originário do Alemão (Systemanalyse und Anwendungen und Produkte in der Datenverarbeitung) ou a segunda parte da tradução simplesmente “Programmentwicklung”. O AG era a abreviação de Aktiengesellchaff (sociedade anônima em alemão) é uma empresa alemã fundada em 1972. Sua visão é desenvolver aplicações de software para processamento e operação em tempo real.
Hoje a companhia possui mais de 180.000 clientes do Sistema SAP, espalhados pelo mundo e os seus laboratórios de produção estão localizados na Alemanha (Waldorf), EUA (Palo Alto), Japão (Tóquio), Índia (Bangalore) e França (Sophia Antipolis).
A empresa possui cerca de 55.000 funcionários ao redor do mundo e a sua sede é composta de um grupo de 22 prédios. Quase 10 mil funcionários trabalham somente no setor de desenvolvimento. Além da matriz em Walldorf (Alemanha), a companhia desenvolve seus produtos em mais três cidades alemãs, Berlim, Karlsruhe e Saarbrücken.
Você pode observar algumas fotos da infra estrutura da sede em:
http://itweb.com.br/galeria/por-dentro-da-sede-da-sap/
Na sede da Companhia (em Walldorf – Alemanha) trabalham cerca de 13 mil funcionários. A sede nos 22 prédios possui:
- 08 cantinas com capacidade para 4.500 refeições/dia;
- 01 prédio dedicado ao atendimento de clientes
- 01 auditório
- 01 posto dos correios
- 01 posto bancário (com financiamento próprio – central financeira de crédito);
- 25 mil servidores físicos e 9 mil virtuais.
Muito pouco se conhece da empresa e não são divulgadas informações oficiais. O que se têm notícia é que é que cinco ex engenheiros da IBM em Mannhein, na Alemanha (Dietmar Hopp, Hans-Werner Hector, Hasso Plattner, Klaus Tschira e Claus Welenreuther) decidiram produzir um software que se tornasse padrão de mercado mundial para as soluções integradas de negócios.
Visão: Fazer o mundo funcionar melhor.
Missão: Transformar cada cliente em uma empresa de ótimo funcionamento. Aperfeiçoar ao máximo todas as pessoas.
Algumas curiosidades do ERP SAP no mundo:
- 13.000 funcionários na Alemanha;
- 60% da produção mundial passa por seus sistemas;
- Controla mais de 50 milhões de contas bancárias;
- Controla a força de defesa de mais de 107 países;
- Controla a produção de 40 milhões de barris de petróleo / dia;
- Processamento de 2,5 bilhões de serviços públicos / dia (água, luz, telefone);
- US$ 330 milhões por dia nas lojas de varejo;
- Controla a produção e comercialização de 4 milhões de toneladas de produtos químicos / dia;
- 54 milhões de consultas médicas nos EUA;
- Controla a produção de 65% da produção mundial de chocolate.
Dica: no Brasil a companhia supervisiona todas as operações de negócio no país e está sediada em São Paulo, SP. No Brasil possui cerca de 1.400 funcionários (incluindo o SAP® Labs Brasil).
Quais são os Setores de Negócios aplicáveis ao ecossistema e quais os principais clientes do Sistema SAP?
A companhia possui clientes espalhados em mais de 120 países do mundo, nos mais diversos ramos de negócios. Cerca de 70% das grandes empresas no mundo possuem o ERP SAP instalado e dando suporte aos seus processos de operação da empresa. As demais empresas ou possui software proprietário ou possui software de outros desenvolvedores.
Dentre os principais clientes encontram-se:
Petrobrás – O software encontra-se em quase todos os processos de negócios. Todo o sistema Petronect (portal de compras) foi desenvolvido sob medida.
Microsoft – A maior empresa de software do mundo possui por trás de suas operações administrativas e financeiras o ERP SAP.
Porsche – Sinônimo de qualidade e desempenho também utiliza o sistema em seus processos.
IBM – Mesmo caso da Microsoft.
Volkswagen – Utiliza o ERP SAP em seus processos.
TIM – Mais um caso de sucesso. Antes de começar a utilizar o Sistema SAP, a TIM controlava seus contratos de locações via Excel.
Outras empresas que utilizam o ERP SAP no Brasil e no Exterior:
No Brasil: Usiminas, Supremo Tribunal Federal, Cemig, Bradesco, Camargo Corrêa, Brasil Foods, Vivo, Natura, O Boticário, OI, Eletropaulo, Itaú, Arcelor Mital, Lojas Americanas, Braskem e Embraer.
No Exterior: Cirque Du Soleil, Siemens, Weg, Bank of America, Saudi Arabian Airlines, Continental Automotive, Cisco, Lenovo, Exxon Mobil, Accenture, Deloitte, Força Aéres dos Estados Unidos, Vodafone, MacAfee, Dupont, Coca Cola, PepsiCO, Lexmark, NBC Universal, Bayer, eBay Inc, Colgate e HP.
Além de grandes empresas, o Sistema SAP também está presente no mercado de pequenas e médias empresas, com inúmeros casos de sucesso.
As soluções do ecossistema (mais de 24 diferentes versões do SAP) são baseadas no profundo conhecimento dos processos e peculiaridades de cada tipo de negócio.
Desta forma, assim, você ou o seu gestor podem tomar decisões estratégicas mais acertadas e ter mais visibilidade na empresa, aproximando-se mais dos clientes, reduzindo a ineficiência e duplicidade de dados através de uma administração clara e transparente.
Cada Versão do ERP SAP é adaptada às melhores práticas mundiais de cada setor, bem como voltada a um ambiente de negócios dinâmico, competitivo e voltado ao controle de operações e de manutenção de clientes, tornando as corporações mais competitivas e dinâmicas.
Praticamente todos os setores de negócios existentes são atendidos pelo Sistema SAP. A seguir, observe em síntese os setores de atividades suportados:
Financeiro e Setor Público – Bancos, Defesa & Segurança, Educação, Saúde, Provedores de Serviços de Saúde, Seguradoras, Serviços Públicos e Segurança Pública.
Manufatura - Aeroespacial & Defesa, Maquinários e Componentes, Automotiva, Bens de Consumo, Ciência da Vida, Engenharia e Construção.
Serviços - Mídia, Provedores de Serviços, Varejo e Viagens & Serviços Logísticos.
Mineradora Petrolífera – Extração, Instrumentos de Refinação e Manufatura, Marketing e Distribuição Varejista, Suprimento, Transmissão e Comercialização.
Química, Siderurgia, Papel e Celulose, Têxtil – Embalagens, Materiais de Construção, Móveis, Papel e Celulose, Plásticos, Produtos Manufaturados de Metal, Reflorestamento e Madeira, Siderurgia e Têxtil.
Tecnologia - Manufaturas de Semicondutores e Componentes, OEMs para Negócios, Médicos e Consumidor e Provedores de Software.
Como o Executivo ou Administrador precisa enxergar o ERP SAP?
Na verdade, todo executivo vê a sua empresa de forma sistêmica e integrada, para o ERP otimizar a sua empresa da seguinte maneira:
- Vendas precisa se comunicar com Finanças.
- Faturamento precisa se comunicar com Logística.
- Controladoria precisa se comunicar com Projetos.
- Estoque precisa se comunicar com Contabilidade.
Finanças:
O administrador pensa da seguinte forma: “Como posso controlar os riscos financeiros e automatizar tarefas que demandam tempo, superando concorrentes com informações precisas?
Neste sentido, a proposta do Sistema SAP é a da excelência financeira. O sistema prepara a empresa para competir no mercado global, num ambiente complexo e competitivo aonde a turbulência do mercado e as expectativas de gestores e acionistas precisam estar alinhadas à estratégia empresarial. Enfim, uma visão de excelência financeira.
As finanças são o coração do negócio:
- Alcance eficiência e agilidade nos processos de pagamentos e contas a receber.
- Incentive o planejamento estratégico e melhora a qualidade das decisões empresariais.
- Otimiza o Capital de Giro.
RH – Recursos Humanos:
O executivo pensa da seguinte forma: “Como posso atrair novos talentos, reter os talentos atuais e coordenar uma equipe geograficamente dispersa?
Atualmente há o conceito de Gestão Estratégica de Pessoas. Todas as empresas bem-sucedidas têm o conhecimento de seus colaboradores mais produtivos, e isto é claramente uma vantagem competitiva. Cada funcionário possui as suas próprias competências e as empresas de sucesso mantêm um histórico de competências de cada funcionário, principalmente as experiências adquiridas para atingir os objetivos empresariais. Isto tudo traz grandes impactos positivos no negócio.
Com o ERP SAP é possível:
- Criar equipes interdepartamentais, aumentando a produtividade, empregabilidade do funcionário e familiarizando o colaborador através de uma visão integrada e sistêmica da organização.
- Desenvolver equipes equipe de alto desempenho. Com pequeno grupo de pessoas talentosas, a empresa produz mais, em menor tempo e caso necessário, cada pessoa pode assumir posições-chaves sempre que necessário. Tudo isto com uma produtividade elevada e muito acima da média.
- São identificadas falhas operacionais e os colaboradores são incentivados a corrigi-las ou a receber incentivos, através de Campanhas de incentivo.
TI - Tecnologia da Informação:
O administrador precisa ver o ERP SAP da seguinte forma: “Como é possível integrar TI aos meus processos, trazendo inovação e novos negócios?”
TI é estratégica em qualquer empreendimento. O problema é que, normal e erroneamente, TI é tratada apenas como um setor que conserta computadores e faz manutenção de redes, o que é o básico. No mundo globalizado, as organizações precisam ser mais ágeis e TI precisa trabalhar integrado com os processos de negócios, colocando em prática inovação, melhora dos serviços e atendimento, novos projetos, novos produtos e serviços, e principalmente trazendo novos clientes para a empresa. Assim, desta forma, o sistema transforma o setor de TI mais eficiente, flexível e inovador.
Com a colaboração em tempo real, com TI é possível:
- Promover a melhora contínua do ambiente empresarial.
- Coordenar equipes geograficamente dispersas.
- Obter informações críticas mais rapidamente e procurar soluções para chegar ao objetivo empresarial.
- Melhorar o desempenho, colaboração e produtividade e rapidez no acesso às informações.
- Flexibilidade e mobilidade.
- Manter e Conquistar e novos clientes e desenvolver novos produtos e serviços.
Com o controle de TI e no desenvolvimento e agilidade operação, é possível:
- Aumentar a lucratividade
- Inovar continuadamente
- Melhorar a qualidade de produtos e serviços
- Garantir a conformidade de produtos
DICA: Se você quer iniciar uma Carreira em SAP e tornar-se um Profissional Qualifcado no Sistema SAP, com grande destaque no Mercado, não deixe de Conferir a nossa "Formação Completa em SAP com Accesso ao SAP - um Curso Completo e Prático de SAP em 765 Lições"
Artigo Complementar – Processos e Operações:
As organizações procuram a forma mais rentável para oferecer os produtos e serviços, com a qualidade, quantidade, data e com o menor custo possível.
Tudo isto se resume na Excelência Operacional. Cada operação e processo de um negócio são tratados então como uma vantagem competitiva, e não apenas um “SETOR” que gera custos e trabalha de forma excessivamente burocrática e incorreta.
Com fortes concorrentes no mercado, clientes mais exigentes e acionistas mais agressivos, aumentam as pressões pelo desempenho, e a cobrança por visibilidade “ponta a ponta” das operações, como o principal requisito para alcançar a excelência operacional.
A transparência total de toda a cadeia operacional é criada através da excelência operacional, com melhores níveis e controles de serviços aos clientes, custos mais baixos e um desempenho global superior.
Muitas corporações mantêm custos operacionais altos e que dificultam o acesso aos clientes, bem como um baixo nível de qualidade e controle de custos.
A excelência operacional neste sentido, também busca a conformidade dos produtos, garantia de contratos e garantia de compras (procurement), maximizando a rentabilidade e melhorando o atendimento, atendendo, principalmente às necessidades dos clientes, principalmente os mais rentáveis, que ficaram escondidos nos processos anteriores a Excelência Operacional.
Quais os Módulos Funcionais do Sistema SAP e da versão ECC 6.0
Figura 1.1 – Figura no formato diamante - módulos do ECC (Copyright by SAP AG)
Acima está a figura no formato diamante que especifica os módulos funcionais da versão SAP ECC 6.0.
Os módulos funcionais da versão (ECC) são categorizados em 3 grandes áreas (também conhecidas como grandes módulos):
1. Logística (Logistics):
- Sales and Distribution (SD) - Vendas e Distribuição
- Material Management (MM) - Gestão ou controle de Materiais
- Warehouse Management (WM) - Expedição ou Armazém
- Production Planning (PP) - Planejamento de Produção
- General Logistics (LO) - Logística Geral
- Quality Management (QM) - Controle de Qualidade
- Plaint Maintenance (PM) - Manutenção da Planta
- Project System (PS) - Controle de Projetos
2. Finanças (Financial):
- Financial Accounting (FI) Contabilidade Financeira
- Controlling (CO) - Controladoria
- Enterprise Controlling (EC) - Controle de Custos
- Investment Management (IM) - Gestão de Investimentos
- Treasury (TR) - Caixa ou Tesouraria
- Fixed Assets (AM) - Ativo Imobilizado
3. Recursos Humanos (RH) - Human Resources – A partir da versão ECC 6.0 também conhecido por HCM (Human Capital Management):
- Personnel Administration (PA) - Administração de Pessoal
- Personnel Development (PD) - Desenvolvimento de Pessoal
- Payroll (PY) - Folha de Pagamento
Versão R/3 (Versão Atual ECC 6.0) - R- Real Time Processing (Processamento de Dados em Tempo Real).
Esta versão é a mais conhecida. Ela pode ser utilizada pelos mais variados setores de negócios para empresas ou organizações que tenham faturamento anual acima de 200 milhões/ano. Ela abrange os 18 módulos funcionais: MM, SD, FI, CO, QM, IM, PS, PP, LO, TR, EC, PM, HR, WM, ABAP, workflow, Web dynpro e Adobe Lifecycle.
Figura 1.2 – Tela principal do ECC 6.0 (Copyrigth by SAP AG)
Quais as Versões do ERP SAP / Quais as Diferenças entre as Versões do SAP?
- Versão SAP R/1 – Foi a primeira versão do software, voltado principalmente pela base de contabilidade financeira, em conjunto com os demais componentes do aplicativo. Foi lançada em 1972 e a empresa possuía 09 empregados.
- Versão SAP R/2 – Esta versão foi utilizada por cerca de 200 empresas, que possuíam mainframes. Foi lançada em 1979 e a empresa possuía 60 empregados e 50 clientes em 2 países.
- Versão SAP R/3 – Esta versão era destinada a microcomputadores, baseados em cliente/servidor, realizando determinados processamentos e compartilha recursos como: impressoras, arquivos e bancos de dados. Com o SAP R3, também chega os novos módulos, principalmente para Manufatura, Vendas, Finanças e Distribuição, tudo isso de forma integrada e em tempo real. Foi lançada em 1992 e a empresa possuía 3.200 empregados e 2.800 clientes em 35 países.
- Versão SAP R/5 – Por volta de 2002 surge esta versão, com os módulos de Compras e o Módulo PM – Plant Maintenante (Manutenção de Plantas- grandes estruturas) – QM – Quality Management (Controle de Qualidade) e PS – Project System – Gerência de Projetos.
- Versão SAP ECC 6.0 – A versão mais recente é a ECC 6.0 (ERP Central Component) lançada em agosto de 2007. Ela é a última versão mais atual e estável e o GUI (frontend) funciona sob o protocolo TCP IP e é possível acessar o sistema de qualquer computador (com as configurações mínimas recomendadas para a versão proprietária) com acesso à Internet.
Principais Versões do Sistema SAP
Além da versão ECC, o ecossistema da companhia possui outras 23 versões. Para cada tipo e tamanho de negócio existe uma solução específica. Também existem versões para mercados específicos, citados anteriormente nos setores aplicáveis.
SAP Business One®
Figura 1.3 – Tela principal do B1 (Copyright by SAP AG)
Também conhecida como B1, esta versão é a versão criada especificamente para empresas de pequeno e médio porte (faturamento entre 2 e 100 milhões/ano). Inicialmente ela foi criada em Israel e posteriormente adquirida pela companhia. Embora esta versão pareça compacta e enxuta ela mantém as principais características da versão ECC como: multimoeda, multiidioma, multiempresa e plano de contas integrado e demais recursos como: integração a dispositivos móveis, ecommerce e outros recursos práticos do dia a dia.
Ela otimiza a administração de negócios e possibilita às empresas gerenciarem suas atividades críticas em todas as áreas, incluindo vendas, distribuição e finanças, contabilidade, importação e exportação, tudo através de um sistema único e integrado.
DICA: Não deixe de Conhecer o nosso "Curso Online de SAP Business One - Curso Completo e com Certificado de SAP Business One", com 11 Módulos - 34 Cursos - 297 Lições. Este curso tem Tudo Para Você Dominar o SAP Business One - do Nível de Usuário Até o Nível de Consultor com Este Curso, Através de Exemplos Práticos - Passo a Passo.
Versão All in One ou (mySAP All in One) ®
Figura 1.4 – Tela da versão All in One (Copyright by SAP AG)
A versão Business All-in-One® ajuda as empresa a otimizar processos e reduzir custos. É uma versão “intermediária” criada especificamente para médias empresas (faturamento anual entre 100 e 200 milhões. Esta versão traz soluções pré-configuradas que atende necessidades de várias áreas de atividades fator que possibilita uma rápida implementação a um menor custo.
Dentre as principais características desta versão, podemos resumir ao suporte pleno para várias áreas, pois conta com:
- Documentação de negócios para cada setor de atividade;
- Atende as legislações vigentes em todos os territórios e setores em que a empresa atua;
- Atende as características específicas do seu setor e fala a sua linguagem e terminologia;
- Um modelo de implementação que permite repetições;
- BI Integrado.
Versão CRM
Figura 1.5 – Tela da versão CRM (Copyright by SAP AG)
Esta versão é a versão que atende a setores específicos de mercado como: empresas aéreas, ferroviárias, rodoviárias e operadores logísticos. É uma outra versão diferente da ECC 6.0. Segmentos disponíveis para a versão CRM:
- Óleo e Gás;
- Telecomunicações;
- Media e Entretenimento;
- Setor Público;
- Químico;
- Bancário;
- Varejo;
- Defensa (exercito e forças armadas);
- Setor Público;
- Setor Financeiro;
- Educação;
- Saúde;
- Logística;
Na versão CRM existe uma versão do Sistema SAP específica para cada setor de negócio. A versão também conhecida como CRM - For Travel & Logistics Services (Serviços de Transporte e Logística) é uma versão específica para o segmento de Logística (aviação, ferroviário, correios, rodoviário e operador logístico) e atende a estes segmentos e aos mercados verticais agregados.
No caso específico do setor de aviação, o que um gestor utiliza é basicamente a rentabilidade da rota de avião, apoio das oportunidades de companhias aéreas em áreas estratégicas, a rentabilidade das rotas, rendimento, implementação e acompanhamento dos processos de ponta a ponta em toda a rede aérea e gestão de produtos e serviços da companhia.
No caso específico da empresa Gol de aviação (não sei se da TAM também porque não é divulgado) eles utilizam o AMADEUS (que é um sistema para controle logístico) numa versão totalmente customizada e integrada com o CRM - Retail ou For Travel & Logistics. Para trabalhar consistentemente neste setor (aviação) você precisa ter conhecimento em AMADEUS e obter um treinamento diretamente da versão customizada com a Empresa ou na própria AMADEUS. Cursos de CRM Retail ou For Travel & Logistics Sevices não existe nem no Brasil, mas na Inglaterra, devido a necessidade e proximidades dos portos de Amsterdã, Roterdã e Hamburgo.
Versão SCM e SRM (ou SAP ERP®)
Figura 1.6 – Tela da versão SCM (Copyright by SAP AG)
Esta versão é a outra versão para Supply Chain Management (SCM e SRM). Ela facilita a colaboração, o planejamento, a execução e a coordenação de toda a rede da cadeia logística (compras, vendas e distribuição). A versão SCM/SRM permite que você acesse os conhecimentos e recursos de seus colaboradores e ajusta-se de forma inteligente a mudanças nas condições de mercado mantendo o foco no cliente. Tudo isso traz uma vantagem competitiva à empresa. Ela permite uma melhoria dos processos operacionais de negócios e SCM/ CRM é o único software de cadeia de suprimentos que possibilita que empresas adaptem seus processos de cadeia de fornecimento a um ambiente de concorrência em constante mudança.
Versão Netweaver®
Figura 1.7 – Tela da versão Netweaver(Copyright by SAP AG)
O Netweaver não é uma espécie de versão, mas um complemento para inovação e integração do ECC com serviços (Java, tecnologias móveis e internet). Ela permite a criação, manutenção e desenvolvimento de portais e a integração mais amigável com os módulos funcionais e BI.
Versão Business Objects®
Figura 1.8 – Tela da versão Business Objects®(Copyright by SAP AG)
Esta versão foi comprada em 2007 ela fornece um amplo portfólio de ferramentas e aplicações que têm o objetivo de otimizar o desempenho da empresa, integrar pessoas e negócios em redes corporativas. Esta solução atende às necessidades de:
- Grandes Empresas (BI, Governança Corporativa, risco e Gestão do Desempenho);
- Pequenas e Médias (BI, Crystal reports);
- Nota Fiscal Eletrônica;
- Dados Combinados;
- Modelos pré-configuráveis;
- Compartilhamento de dados.
Versão Solution Manager® (Solman):
Figura 1.9 – Tela da versão Solman (Copyright by SAP AG)
Esta uma versão para manipulação, gerenciamento e operação das demais soluções (versões). É uma solução independente que visa:
- Facilitar a Administração;
- Ter uma central de alertas;
- Suporte (service desk);
- Central de Soluções e Configuração;
- Central de Desenvolvimento;
- Testar mudanças;
- Analisar resultados.
Conclusão sobre o Sistema SAP
Bem, este foi um longo artigo, no qual você pode ter uma visão Geral sobre o Sistema SAP. Dentre os principais tópicos abordados, destacamos os seguintes:
- O Que é o Sistema SAP
- Quais as Principais Empresas Utilizam o ERP SAP
- Quais as Versões do Sistema SAP
- Quais as Diferenças entre as Diferentes Versões do SAP
- Quais as Funcionalidades de Cada Versão do Sistema SAP
- Qual o uso do ERP SAP nas Empresas
Muito bem. Vamos parando por aqui e até a próxima lição, deste Curso de SAP Grátis, para iniciantes!
Curso Completo de SAP com Acesso ao SAP - 765 Vídeo Aulas!
765 Aulas - 4 Anos de Acesso ao Curso e ao SAP, para Praticar, por 4 Anos
De R$ 1297,00 por R$ 297,00 (Somente as próximas 20 Vagas) - CLIQUE AQUI
Formações que Fazem parte Deste Pacote:
- 01 - Módulos Básicos e Funcionais - 6 Módulos - 154 Lições
- 02 - Formação em SAP Basis - 8 Módulos - 56 Lições
- 03 - Formação em SAP ABAP - Programação - 7 Módulos - 77 Lições
- 04 - Formação em SAP FI - Finanças - 12 Módulos - 166 Vídeo Aulas
- 05 - Formação em SAP MM PP - 8 Módulos - 62 Lições
- 06 - Formação em SAP HCM - 5 Módulos - 78 Lições
- 07 - Formação em SAP BI - Business One - 11 Módulos - 297 Lições
Se você quer se especializar em SAP e levar a sua carreira profissional a um outro Patamar, clique no link/imagem abaixo para Conhecer o Nosso Curso Completo de SAP com Acesso ao SAP:
https://juliobattisti.com.br/curso- sap.asp
AVISO IMPORTANTE:
SAP®, mySAP, SAP® R/3® Enterprise, ABAP®, são marcas registradas da SAP AG na Alemanha e em diversos outros países.
O Conteúdo deste site não é e não serve como material de estudo preparatório para a Certificação SAP®. No Brasil para obter a Certificação SAP® você deve procurar um dos Centros Oficiais da SAP®.
Nem o site juliobattisti.com.br e nem a sua equipe está associada com a SAP AG. Todas as marcas mencionadas, em qualquer dos Posts deste Blog, pertencem a seus respectivos proprietários.
Embora todos os exemplos contidos tenham sido exaustivamente testados, o autor não se responsabiliza por mau uso ou como garantia de que o uso de tais informações conduzirá sempre aos resultados esperados. Todos os comentários, dicas e visão geral do ambiente de negócios representam a opinião do autor e de forma alguma a opinião da empresa SAP®.
SAP®, mySAP, SAP® R/3® Enterprise, ABAP®, Business One®, All in One ®, Java®, IBM® e Oracle® são marcas registradas.
Para qualquer informação adicional, envie um e-mail para webmaster@grandesprojetos.com
outros posts sobre SAP - Curso Básico Grátis:
posts mais populares sobre SAP - Curso Básico Grátis:
posts mais populares do site:
lista de categorias:
comentários
Alex Pimentel
Especialista em Sistemas Integrados e de Gestão, autor de 10 livros de SAP e criador de dezenas de cursos online de SAP. Saiba mais ›