Lição 007 - Curso Grátis de SAP Básico Para Iniciantes - ERP SAP - Introdução ao Basis - Parte 1
Autor: Alex Pimentel 21/09/2018 4183 acessos
Curso de SAP Basis Grátis Para Iniciantes - Introdução
Neste Módulo do nosso Curso Grátis de SAP Para Iniciantes, termos um Curso Básico e Introdutório ao SAP Basis. Você terá uma visão detalhada do perfil deste profissional (Analista SAP Basis e Consultor SAP Basis), qual a sua atuação no mercado SAP e as vantagens das empresas que se utilizam deste serviço.
Veremos também as principais transações do SAP Basis e as opções de visualização do ambiente de controle, monitoração e operações de usuários na versão ECC.
Curso de SAP Basis Grátis Para Iniciantes - Visão Geral do Ambiente de Negócios
O público em geral e até muitos consultores e usuários desconhecem a atividade do profissional Basis. Somente sentem falta quando o sistema está “fora do ar” ou quando querem tirar alguma dúvida com relação ao operacionamento ou acesso a determinados ambientes específicos (como no caso dos desenvolvedores).
Suporte e infraestrutura é uma das atividades essenciais para qualquer empresa que utiliza o ECC ou outra versão do ecossistema. Por ser uma arquitetura complexa, as atividades de manutenção, suporte e backup deveriam ter atenção especial. Não é o que acontece normalmente. O que acontece é que a maioria dos iniciantes já querem iniciar pelo ABAP ou Funcional e a manutenção dos serviços do ambiente e plataforma requerem um suporte permanente.
Muitas empresas ficam periodicamente com o tal “o sistema está fora do ar”. Isto prejudica a imagem da organização, a garantia de continuidade dos processos e operações e podem até ocasionar falhas ou acidentes. O conhecimento da existência deste profissional e dos seus serviços garantem a continuidade das operações que pela maioria das vezes são críticas e somente pela presença deste tipo de profissional já há uma grande melhoria na qualidade do suporte e ambiente de negócios positivo produzindo uma melhora contínua e know how necessário para manutenção e melhora contínua dos processos de negócios.
Não foi colocado o item “Atividades Práticas” ao final deste capítulo, pois a realização de atividades Basis precisa necessariamente ser em um ambiente controlado para garantir a estabilidade de acesso e dissponibilidade a todos os usuários.
Curso de SAP Basis Grátis Para Iniciantes - Quais empresas necessitam de um profissional Basis?
Figura 6.1 – Arquitetura cliente (GUI), servidor (de aplicações) e mainframe (database) (Copyright by SAP AG)
A manutenção de um ou várias versões ECC é sempre complexa. A arquitetura do funcionamento do ECC está numa ponta com os usuários que podem ser 20, 100, 200 ou 2000 ou mais que utilizam o GUI como “clientes” ao mesmo tempo. Neste meio termo estão as aplicações de servidor, com os programas instalados e suas respectivas versões. Uma mesma organização pode ter o B1, ECC 6 e o BI rodando em seus servidores de aplicação. Na terceira camada está a base de dados, que precisa ter backup periódico e avaliação diária.
A atividade de manutenção e suporte dos sistemas ECC instalados passa a ser crítica quando:
- A empresa não sabe que precisa deste profissional – A falta de informação com relação aos cargos de TI na área ECC é muito grande. Muitos já entram neste mercado onde todo mundo quer ser ABAP. O resultado disso é um grande número de profissionais ABAP no mercado e quase nenhum Basis. Só o fato de em uma organização existirem os três níveis de arquitetura (cliente, servidor e mainframe), por si só o ambiente ECC requer sempre um nível de serviço mais especializado, direcionado e com atividades que apresentam características específicas.
- Organizações com atividades muito críticas e complexas - Elas exigem que se mantenha uma infraestrurura de aplicações específicas com suas respectivas plataformas e arquiteturas tecnológicas funcionando 24 x 7. Atividades do setor petroquímico, químico, varejo, área médica, transporte e logística são atividades que requerem uma monitoração constante, pois é necessário preservar as vidas das pessoas envolvidas e pessoas externas. Estas atividades exigem monitoração e inspeções constantes e falhas nos processos de negócios podem trazer fatalidades e prejuízos.
- Atividades que exigem alto conhecimento técnico em diversas áreas das plataformas tecnológicas das aplicações ECC: software básico, gerenciadores de banco de dados e componentes técnicos. Ambientes operacionais com múltiplos sistemas operacionais (Windows, Mac, Linux e assim por diante). Organizações que exigem conhecimento técnico como indústrias, comércio e serviços, exigem que as aplicações ECC estejam disponíveis todo o tempo.
- Atividades que exigem contínuo aprimoramento de Know-how para acompanhar a evolução das tecnologias de informação e das tecnologias das aplicações do negócio. Organizações que atuam em mercados altamente competitivos ou empresas das áreas de TI e Telecom são empresa que necessitam dos serviços de um ou vários Basis, pois elas necessitam de investir permanentemente em TI, suporte e atendimento ao consumidor e na infra-estrutura de serviços (e não apenas em atendimento e vendas).
- Atividades rotineiras que demandam a operação contínua das aplicações ECC para garantir seu pleno funcionamento. Atividades das áreas de telefonia e internet, alimentação, fornecimento de energia, luz, água, gás, comércio e serviços e até atividades educacionais e principalmente as que envolvem o próprio treinamento e certificação. São atividades que requerem uma disponibilidade de 100% de funcionamento 24 horas por dia 07 dias por semana.
Curso de SAP Basis Grátis Para Iniciantes - Benefícios de se ter um profissional ou área Basis em uma organização
Figura 6.2 – Profissional basis no ambiente mainframe
Vantagens:
Agregar valor e diferencial tecnológico: Os serviços da Área de Basis providos aos usuários e clientes agregam diferenciais tecnológicos, permitindo que os esforços das companhias sejam direcionados exclusivamente para suas estratégias e operações de negócios.
Estabilidade e disponibilidade dos serviços corporativos: Suporte técnico e operações contínuas da infra-estrutura tecnológica das aplicações ECC, garantem total estabilidade e disponibilidade dos serviços corporativos da empresa. O profissional Basis acompanha permanentemente as evoluções, melhorias e tendências das soluções e aplicações ECC.
Aumento da eficiência dos usuários ECC: O suporte Basis auxilia os profissionais envolvidos dos processos da empresa para o aumento da produtividade de tarefas, suporte técnico pró-ativo, planejamento de atividades. Tudo isso com qualidade e comprometimento.
Otimização dos investimentos em recursos e serviços ECC: Ao eliminar os riscos e falhas no ambiente ECC há a redução de custos através de serviços remotos, consultorias, restabelecimento de base de dados, eliminação dos custos com paralisação e redução do volume de treinamento, e contratação de profissionais para setores críticos. Ou seja, há uma melhor utilização da infra-estrutura tecnológica e de recursos humanos na própria organização
Benefícios:
Estabilidade – Saber que o sistema operará 24 horas por dia 07 dias por semana.
Confiança – Aumento da confiança do usuário, desenvolvedores, clientes e demais interessados na empresa e nos serviços e produtos oferecidos.
Performance – Os sistemas que operam sob a supervisão de um profissional Basis funcionarão para o máximo desempenho ou no mínimo nas condições aceitáveis de operação e funcionamento.
Suporte – É saber que terá alguém para dar suporte em caso de dúvidas na otimização dos Módulos Funcionais, atividades críticas ou quando houver falha.
Curso de SAP Basis Grátis Para Iniciantes - Funções do Profissional SAP Basis
Figura 6.3 – Rotina diária do profissional
Características das Atividades do profissional – BASIS:
B – Básico (Instalação das aplicações, atualização de pacotes, configuração)
A – Administração – Administração dos sistemas instalados
S – Servidor - Ele é o principal responsável pelo funcionamento do servidor e dos Sistemas instalados
I – Informação – Manutenção, backup e monitoração do banco de dados.
S – Segurança – Acessos de usuários e níveis de acesso
Estágio/Trainee/Iniciante
- Atribuições do cargo: Suporte a usuários, redefinição de senha de usuários, liberação e bloqueio de acesso a usuários, checagem de usuários logados, identificação do sistema ECC e monitoramento de performance.
- Inglês: não requer. Mas é desejável ter um conhecimento mínimo.
- Experiência profissional: Não requer. Desejável experiência em suporte de TI.
Basis Júnior
- Atribuições do cargo: Comprometimento com o funcionamento e disponibilidade do sistema, perfis de autorização e acesso, bloqueio de transações e suporte básico de impressão.
- Inglês: Básico
- Experiência profissional: 01 ano (nacional)
Basis Pleno
- Atribuições do cargo: Suporte total para usuários, configuração avançada de impressão, análise e melhoria de performance e projetos de qualidade, mapeamento das funções de acesso, criação de usuários no sistema, aplicações de nota de correção, suporte a ambientes de desenvolvimento (ABAP).
- Inglês: Intermediário
- Experiência profissional: 03 anos (nacional)
Basis Sênior
- Atribuições do cargo: Administração de Base de dados, Backup e recuperação de dados, administração de solution manager (SOLMAN) e tempo de resposta de transações e inserção de idioma nas versões ECC.
- Inglês: Avançado e pode trabalhar com conversação e suporte a usuários no exterior.
- Experiência profissional: 05 anos (nacional) e 06 meses (internacional)
Basis Master ou Expert
- Atribuições do cargo: Instalação e Manutenção de Solution Manager e conhecimento geral de todas as soluções ECC (ecossistema). Melhor utilização da infra-estrutura, gestão e assessoria técnica para implemenntação ECC, upgrade de versões ECC, reorganização da base de dados, integração a outros sistemas, controle de requests.
- Inglês: Fluente
- Experiência profissional: mais de 05 anos (nacional) e 01 ano (internacional)
Basis Pessoa Jurídica (PJ)
- Atribuições do cargo: Profissional altamente especializado que agrega valor e diferencial tecnológico para otimização de estratégias de negócios voltadas para o operacional. Acompanhamento constante das evoluções e tendências das aplicações ECC. Planejamento de atividades, produtividade de tarefas, suporte telefônico ativo, checklist periódico, projetos de implementação BW e BI, atendimento em situações de Disaster / Recovery, DB Administration (Admistração de Banco de Dados) e instalação de aplicações ECC e suporte a programadores ABAP.
- Inglês: Fluente
- Experiência profissional: Mínimo de 10 anos.
Além destas atribuições, muito profissionais que trabalham na área, possuem bons conhecimentos de Windows, Excel, Word (pacote Office), Sql Server, ORACLE, ITIL, Linux, MBA o pós em Gestão de Redes, Graduação em ciência da computação, experiência em várias empresas e algum conhecimento de ABAP ou outro (s) Módulo Funcional (is) ECC (SD, MM, FI..) e o conhecimento de visão geral e das diferenças das versões do ecossistema.
Curso de SAP Basis Grátis Para Iniciantes - Checklist diário de atividades e atividades eventuais
Figura 6.4 – Checklist de atividades
Checklist Diário – Em geral varia de organização e de segmento de atuação, mas em geral podemos citar:
- Checagem do ambiente de Gerenciamento (Servidor) – Neste item o profissional verifica diariamente (ou 03 vezes ao dia) a disponibilidade o servidor e analisar os logs que o sistema cria.
- Backups diários (ou semanais)
- Resolução de problemas - Problemas de usuários com relação a dificuldades na operação do ECC e suporte em geral.
- Mensagens de erro “logs”- É preciso verificar as mensagens referentes a “warning” e erros. Para obter as soluções podemos acessar sites de apoio em busca de referencias para as notificações encontradas. Nem sempre uma notificação de erro deve ser levada a sério, entretanto é necessário ler a mensagem de erro, ou seja, analisar o contexto que ela foi gerada e se ela pode prejudicar o sistema.
Atividades Eventuais:
- Redefinição de senha de usuário – Periodicamente é necessário redefinir a senha do usuário, segundo normas da organização ou quando o mesmo esquecer a senha de acesso.
- Bloquear / desbloquear usuário – Para usuários que entraram com a senha errada por mais de 02 vezes ou para usuários que não trabalham mais na organização.
- Lista de usuários / Visualizar usuário logado / transações – Para visualizar os usuários logados e as suas transações atuais.
- Perfis de autorização – Checar e redefinir periodicamente perfis de autorização de acesso e seus níveis.
- Ajuste de desempenho – Melhorar o desempenho na utilização do ECC e dos recursos dos módulos funcionais.
- Instalação de pacotes e atualizações – Periodicamente instalar pacotes e atualizações (no Windows e no ECC).
- Instalação de versão ou Client ECC – Sempre no início de um projeto ou quando for necessário.
- Verificação de Backup – Verificar se o backup está dentro das conformidades.
- Integridade e crescimento do Banco de Dados – Verificar o tamanho do Banco de dados e a confiabilidade dos mesmos. Também checar se os logs gerados no disco rígido não lotaram sua capacidade total.
- Checagem do disk rígido – Utilizar utilitários como scandisk (servidores com raid, utilizar o aplicativo disponibilizado com o equipamento).
- Reiniciar o servidor em períodos regulares para atualização do Windows e evitar travamentos, liberando espaço em memória.
- Manutenção preventiva, configuração e suporte a dispositivos do sistema (Ex: impressoras e scanner)
- Tempo de resposta de subida de serviços e transações.
Atividades Emergenciais:
- Recuperação de Banco de Dados corrompidos – É muito raro um Banco de Dados ser corrompido. Entretanto quando houver corrompimento será necessário recuperá-lo.
- Recuperação de Desastres – Também é outro fato rato de se acontecer. O Planejamento de recuperação de desastres é composto de vários cenários e procedimentos padrões que deverão ser acionados na ocasião de um desastre como: incêndios, vandalismo, inundações, sabotagem ou falhas de tecnologia (hardware).
- Logs de sistema de backup e servidor – Também é necessário checar a integridades dos backups e do servidor.
- Restauração de Backup – Restabelecer o sistema funcionando desde a última programação de agendamento de backup. É uma das operações mais críticas e fundamentais em uma Organização. É preciso ter uma rotina ou um backup seguro e confiável para evitar que problemas sérios (perda total ou parcial de dados) de modo que a rotina ou os dados sejam testados com antecedência para que não haja falha no dia da restauração do backup.
- Verificação do Banco de dados – Tanto no nível de crescimento como aleatoriamente ao acompanhar os usuários logados e suas transações (logs de erro ou deleção de dados).
- Análise de auditoria – Em muitas situações é necessário o rastreamento de acesso dos usuários, transações efetuadas e assim por diante.
- Bloqueio e desbloqueio de transações – Para controlar o acesso do usuário ou do perfil atribuído a ele.
- Verificação do Backup – Verificar se o backup está no tamanho igual a base original, se possui erro de mídia (HD, disco externo, pendrive e assim por diante), se possui senha ou é necessário descompactar, se requer alguma identificação ou nível de acesso, se é necessário contatar fornecedor de hardware ou consultoria externa e assim por diante.
Curso de SAP Basis Grátis Para Iniciantes - Identificação do Sistema
- O que é: É saber identificar o sistema, servidor, versão e instância.
- Quando usar: Quando se quer conferir as versões instaladas, os nomes dos servidores e o servidor de aplicação.
- Como Fazer: Identificação do Sistema: Vá para o menu SISTEMA / STATUS
Figura 6.5 – Menu Sistema / Status (identificação do sistema) (Copyright by SAP AG)
Figura 6.6 – Tela de identificação do status do sistema (Copyright by SAP AG)
Em seguida aparecerá uma tela com estas características. Nesta tela você pode:
- Checar o nome do servidor.
- A versão ECC instalada.
- A data e hora do último logon.
Figura 6.7 – Dados de utilização do usuário (Copyright by SAP AG)
Campos - Sistema: status – Dados de utilização:
- Mandante: 800 é o mandante da versão de avaliação, 100 é o de produção e assim por diante.
- Usuário: é o ID do usuário logado no momento.
- Idioma: é o idioma que o usuário entrou no sistema.
- Logon Anterior: Data e hora da entrada anterior pelo Logon.
- Logon: Data e hora da entrada atual no logon do sistema.
- Hora do sistema: hora atual do sistema (Windows).
- FusoHor. É o fuso horário do usuário orientado ao tempo universal. CET = Hora Central Européia
Figura 6.8 – Dados do sistema (Copyright by SAP AG)
Campos - Sistema: status – Dados Repository
- Transação: Nome da transação atual.
- Programa (tela): Nome do programa ABAP.
- Nº tela: Número da tela que está a ser processada.
- Programa (GUI): Nome do programa ABAP.
- Status da interface: Status GUI da tela atual.
Ao clicar no ícone “Informações componentes” você verá em detalhes os módulos instalados e os seus componentes.
Figura 6.9 – Tela de dados do sistema / Informações componentes (Copyright by SAP AG)
Figura 6.10 – Botão informações componentes (Copyright by SAP AG)
Figura 6.11 – Componentes instalados no sistema (Copyright by SAP AG)
Figura 6.12 – Dados do sistema – Vencimento da licença (Copyright by SAP AG)
Outra informação importante é a data do vencimento da licença e o nome do servidor e a ID do sistema. Também é possível saber inclusive o sistema operacional que foi instalado o ECC.
Figura 6.13 – Dados host / Banco de dados (Copyright by SAP AG)
Figura 6.14 – Sistema operacional / Nome do servidor (Copyright by SAP AG)
Figura 6.15 – Botão outras infos núcleo (Copyright by SAP AG)
Ao clicar no botão “outras infos núcleo”, você verá o IP do servidor e a versão do banco de dados.
Figura 6.16– Tela de informações do sistema de núcleo (Copyright by SAP AG)
Curso Completo de SAP com Acesso ao SAP - 765 Vídeo Aulas!
765 Aulas - 4 Anos de Acesso ao Curso e ao SAP, para Praticar, por 4 Anos
De R$ 1297,00 por R$ 297,00 (Somente as próximas 20 Vagas) - CLIQUE AQUI
Formações que Fazem parte Deste Pacote:
- 01 - Módulos Básicos e Funcionais - 6 Módulos - 154 Lições
- 02 - Formação em SAP Basis - 8 Módulos - 56 Lições
- 03 - Formação em SAP ABAP - Programação - 7 Módulos - 77 Lições
- 04 - Formação em SAP FI - Finanças - 12 Módulos - 166 Vídeo Aulas
- 05 - Formação em SAP MM PP - 8 Módulos - 62 Lições
- 06 - Formação em SAP HCM - 5 Módulos - 78 Lições
- 07 - Formação em SAP BI - Business One - 11 Módulos - 297 Lições
Se você quer se especializar em SAP e levar a sua carreira profissional a um outro Patamar, clique no link/imagem abaixo para Conhecer o Nosso Curso Completo de SAP com Acesso ao SAP:
https://juliobattisti.com.br/curso- sap.asp
AVISO IMPORTANTE:
SAP®, mySAP, SAP® R/3® Enterprise, ABAP®, são marcas registradas da SAP AG na Alemanha e em diversos outros países.
O Conteúdo deste site não é e não serve como material de estudo preparatório para a Certificação SAP®. No Brasil para obter a Certificação SAP® você deve procurar um dos Centros Oficiais da SAP®.
Nem o site juliobattisti.com.br e nem a sua equipe está associada com a SAP AG. Todas as marcas mencionadas, em qualquer dos Posts deste Blog, pertencem a seus respectivos proprietários.
Embora todos os exemplos contidos tenham sido exaustivamente testados, o autor não se responsabiliza por mau uso ou como garantia de que o uso de tais informações conduzirá sempre aos resultados esperados. Todos os comentários, dicas e visão geral do ambiente de negócios representam a opinião do autor e de forma alguma a opinião da empresa SAP®.
SAP®, mySAP, SAP® R/3® Enterprise, ABAP®, Business One®, All in One ®, Java®, IBM® e Oracle® são marcas registradas.
Para qualquer informação adicional, envie um e-mail para webmaster@grandesprojetos.com
outros posts sobre SAP - Curso Básico Grátis:
posts mais populares sobre SAP - Curso Básico Grátis:
posts mais populares do site:
lista de categorias:
comentários
Alex Pimentel
Especialista em Sistemas Integrados e de Gestão, autor de 10 livros de SAP e criador de dezenas de cursos online de SAP. Saiba mais ›