NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalFabianoArtigos : Arquivosoffline
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

:: PÁGINA DO FABIANO :: MANUAIS E SIMULADOS :: ARTIGOS E TUTORIAIS

 

Você está aqui: Principal » Fabiano » Artigos

 

WINDOWS 2000

Arquivos off-line

 

Autor: Fabiano de Santana

Certificações: MCP – MCSA 2000/2003 – MCSE 2000

 

O conteúdo deste artigo faz parte dos tópicos cobrados nos Exames 70-210, 70-215 e 70-218. Para um manual de estudos completo para os exames 70-210, 70-215 e 70-218, não deixe de conferir os manuais Manual de Estudos MCSE 70-210”,Manual de Estudos MCSE 70-215” e “Manual de Estudos MCSE 70-218”.

 

Esses manuais estão disponíveis para venda aqui no site: https://juliobattisti.com.br . Confira também os Simulados para os Exames 70-210 e 70-215, com 120 questões cada, com respostas e comentários detalhados, disponíveis para compra nos seguintes endereços: Simulado MCSE 70-210 e Simulado MCSE 70-215”.

 

Com a utilização de arquivos off-line, os usuários de uma rede poderão obter acesso aos arquivos de uma pasta compartilhada, mesmo que não estejam conectados a ela, ou seja, mantém armazenado localmente uma cópia desse arquivo mesmo que não esteja conectado à rede. Quando o usuário conectar-se novamente com a rede, poderá fazer a sincronização entre os dois arquivos (o que está armazenado localmente e o que está armazenado na pasta compartilhada). É um recurso bastante útil para computadores móveis e usuários de rede.

 

Os arquivos off-line são gerenciados pela ferramenta Sincronizar, localizada em Iniciar, Programas, Acessórios. Com essa ferramenta podemos configurar em que momento a sincronização será executada (quando o computador estiver ocioso, ou quando efetuar logon ou logoff).

 

A partir do momento em que configurarmos uma pasta compartilhada para oferecer suporte a arquivos off-line, todos os seus arquivos poderão ser configurados como arquivos off-line.

 

Quando um usuário está trabalhando com um arquivo off-line, se ele estiver conectado na rede, utilizará a versão do arquivo armazenado na rede. Ao se desconectar da rede, poderão ocorrer alguns eventos, como:

  • Ao efetuar logoff, o Windows 2000 fará a sincronização entre o arquivo armazenado na rede e o arquivo armazenado no computador do usuário.
  • Enquanto o usuário permanecer desconectado da rede, terá acesso a cópia do arquivo armazenado localmente em seu computador.
  • Ao efetuar logon, o Windows 2000 sincronizará o arquivo off-line utilizado pelo usuário com o arquivo armazenado na rede. Caso o arquivo tenha sofrido modificação nos dois locais, o usuário terá que optar por mantêr uma das duas versões ou renomear o arquivo, mantendo assim as duas versões disponíveis.

Para configurar as opções de armazenamento de uma pasta compartilhada, entramos nas Propriedades de Compartilhamento da pasta e clicamos em Cache. Aqui podemos configurar como os arquivos contidos nessa pasta serão armazenados localmente quando forem acessados por outros usuários. Observe que essas configurações deverão ser executadas no computador que possui a pasta compartilhada.

 

Figura 1 – Configurações de cache

 

Temos as seguintes opções para cache de uma pasta compartilhada:

  • Cache manual para documentos : configuração padrão para pastas compartilhadas. Requer que o usuário especifique manualmente todos os arquivos que serão armazenados em cache.
  • Cache automático para documentos : armazena automaticamente em cache somente os arquivos que forem abertos pelo usuário. Essa opção gera um menor tráfego na rede.
  • Cache automático para programas : com essa opção, as alterações feitas nos arquivos contidos em uma pasta compartilhada não serão duplicadas para essa pasta. Com isso, impedimos que o arquivo original seja substituído.

Por padrão, os arquivos off-line são ativados no Windows 2000 Professional. Para verificar as configurações de arquivos off-line no Windows 2000 Professional, devemos abrir o Windows Explorer, clicar no menu Ferramentas, Opções de Pasta e Arquivos Off-line. Observe que essas configurações deverão ser executadas no computador que irá acessar a pasta compartilhada.

 

Figura 2 – Opções de pasta – Arquivos off-line

 

Na tela acima podemos fazer algumas configurações, como:

  • Ativar e desativar o uso de arquivos off-line.
  • Definir se os arquivos serão sincronizados antes de efetuar logoff.
  • Ativar lembretes.
  • Colocar um atalho da pasta de arquivos off-line na área de trabalho.
  • Configurar o espaço em disco que poderá ser utilizado pelos arquivos off-line.
  • Excluir e exibir os arquivos off-line.
  • Definir qual será a ação do computador se a conexão com o computador que armazena a pasta compartilhada for perdida (opções avançadas).

Com relação à sincronização dos arquivos off-line, o Windows 2000 executa essa ação todas as vezes que os usuários se conectam ou desconectam da rede. Porém, podemos fazer algumas configurações com relação à sincronização. Para isso, utilizamos a ferramenta Sincronizar, localizada em Iniciar, Programas, Acessórios. Com ela podemos:

  • Selecionar os arquivos que serão sincronizados em uma determinada conexão de rede.
  • Especificar se os arquivos serão sincronizados ao efetuar logon.
  • Especificar se os arquivos serão sincronizados ao efetuar logoff.
  • Especificar se será emitida uma mensagem para o usuário antes da sincronização ser executada.
  • Agendar a sincronização para quando o computador estiver ocioso ou em um determinado momento.

Exemplo prático – Configurar os arquivos off-line.

 

Esse exercício se divide em duas fases. Na primeira fase configuraremos o computador que possui a pasta compartilhada e na segunda fase configuraremos o computador que irá acessar a pasta compartilhada. Deveremos então dispor de dois computadores para realizar este exercício.

 

Fase 1:

  • Crie uma pasta compartilhada com o nome Teste;
  • Clique com o botão direito sobre a pasta e escolha Compartilhamento;
  • Clique em Cache;
  • Habilite a caixa Permitir o armazenamento de arquivos em cache nesta pasta compartilhada;
  • Selecione uma das 3 opções de armazenamento da pasta em cache. Para o nosso exemplo escolha a opção Cache manual para documentos;
  • Clique em OK 2 vezes;
  • Pronto, nessa primeira fase criamos uma pasta compartilhada em um computador e configuramos a pasta para que utilize arquivos off-line.

Fase 2:

  • Em um outro computador, localize a pasta compartilhada Teste. Para isso, clique em Iniciar, Executar e digite: \\nome_do_computador\teste e tecle Enter;
  • Clique com o botão direito sobre a pasta Teste e escolha a opção Tornar disponível off-line;
  • Será exibido um assistente, clique em Avançar;
  • Selecione se deseja sincronizar automaticamente os arquivos off-line quando efetuar logon e logoff no computador e clique em Avançar;
  • Defina se deseja ativar os lembretes e se deseja criar um atalho para a pasta arquivos off-line na área de trabalho. Os lembretes servem para nos avisar que não estamos conectados à rede;
  • Clique em Concluir. Observe que a sincronização será executada imediatamente;
  • Pronto, concluímos a configuração de arquivos off-line.

Conclusão

 

Finalizamos aqui o artigo sobre os arquivos off-line.

 

Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste artigo, ou para enviar sugestões sobre novos tutoriais que você gostaria de ver publicados neste site, entre com contato através de e-mail: fabianodesantana@terra.com.br.

 

UNIVERSIDADE DO WINDOWS SERVER E AD

UNIVERSIDADE PRÁTICA DO WINDOWS SERVER E DO ACTIVE DIRECTORY - Planejamento, Instalação, Configurações, Administração e Segurança no Windows Server: 2019, 2016, 2012 e 2008.

Acesso Vitalício, Novas Aulas toda Semana, Suporte à Dúvidas e Certificado de Conclusão.

Para Todos os Detalhes, Acesse:

 

Universidade do Windows Server e do Active Directory - Curso Completo de Windows Server 2019, Windows Server 2016, Windows Server 2012, Windows Server 2008 e Active Directory - Curso Prático e Profissionalizante de Windows Server

 

Universidade do Windows Server e do Active Directory - Curso Completo de Windows Server 2019, Windows Server 2016, Windows Server 2012, Windows Server 2008 e Active Directory - Curso Prático e Profissionalizante de Windows Server

https://juliobattisti.com.br/windows-server-curso-completo.asp

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

 
 

Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2024 ®

LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO

DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI