NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalFabianoArtigos : Contas_usuario_vista
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Windows Vista
Conta de Usuário

 

Autor: Fabiano de Santana

Certificações: MVP – MCSA 2000/2003 Security – MCSE 2000/2003 Security – ITIL Foundation
Data de criação: 01/11/2008

 

Este artigo aplica-se aos seguintes produtos e tecnologias:

  • Windows Vista.

Resumo

 

Neste artigo veremos os detalhes sobre as contas de usuário no Windows Vista.

 

Conta de usuário

 

As contas de usuários contém as credenciais que identificam um usuário. Elas permitem que um usuário efetue logon em um domínio e tenha acesso aos recursos disponíveis nesse domínio. Permitem também que um usuário efetue logon localmente e tenha acesso aos recursos de um computador. Além disso, as contas de usuários permitem que cada usuário tenha suas configurações personalizadas.

 

Existem alguns tipos de contas de usuários:

  • Contas de usuários locais: essas contas são armazenadas localmente na Local Security Database de um computador. Essas contas são válidas somente no computador em que foram criadas. Caso o usuário deseje utilizar outro computador, deverá possuir outra nesse outro computador.
  • Contas de usuários de domínios: essas contas são armazenadas no banco de dados do Active Directory, em um Controlador de Domínio. Permitem que o usuário efetue logon em um domínio e acesse todos seus recursos disponíveis. Os usuários podem obter acesso aos recursos disponíveis no domínio a partir de qualquer computador da rede.
  • Contas de usuários internas: são as contas criadas automaticamente durante a instalação do Windows Vista. Essas contas são: Administrador e Convidado e não podem ser excluídas. Podem ser locais ou de domínio.

Para a criação de contas de usuário, temos algumas considerações:

  • As contas de usuários devem ser exclusivas, ou seja, em um mesmo computador não podemos ter duas contas de usuário com o mesmo nome. Isso é válido para o AD também.
  • O tamanho máximo para o nome do usuário é de 20 caracteres maiúsculos ou minúsculos. Os seguintes caracteres não podem ser utilizados: / \ [ ] : ; | = , + * ? < > @
  • Atribua senhas complexas para as contas de usuário, principalmente para a conta Administrador. Troque essa senha periodicamente.
  • O Windows Vista não distingue entre letras maiúsculas e minúsculas para os nomes das contas de usuários. Já para as senhas, o Windows Vista faz essa distinção.
  • A senha de uma conta de usuário pode ter até 128 caracteres, sendo que o mínimo recomendado é de 8 caracteres.
  • Para as contas de domínio, podemos definir a hora em que o usuário poderá efetuar logon, os computadores no qual o usuário poderá efetuar logon, data de expiração da conta de usuário, se usuário deverá alterar a senha no seu próximo logon, se o usuário não poderá alterar sua senha, se a senha nunca expirará e se a conta estará desativada. Temos ainda muitas outras opções para contas de usuário de domínio.
  • Para as contas locais, podemos definir se o usuário deverá alterar a senha no seu próximo logon, se o usuário não poderá alterar sua senha, se a senha nunca expirará, se a conta estará desativada e de quais grupos o usuário participará.
  • Para criarmos as contas de usuário de domínio, deveremos fazê-lo em um Controlador de Domínio (DC), através dos Usuários e Computadores do AD, localizado em Ferramentas Administrativas. Lembrando que para ser um Controlador de Domínio, o computador deverá possuir o Windows 2000 Server, Windows Server 2003, Windows Server 2008 ou superior e o AD instalado.
  • Podemos também criar as contas de usuários de domínio através do Windows Vista. Para isso, deveremos estar logados no domínio e ter instalado o utilitário que cria os ícones das Ferramentas Administrativas, Adminpak.msi. A partir daí, além de podermos criar contas de usuário de domínio, poderemos também administrar remotamente um Controlador de Domínio. Lógico que para administrarmos remotamente os Controladores de Domínio (DC), deveremos possuir privilégios suficientes.
  • As contas de usuários de domínio são duplicadas automaticamente para todos os Controladores de Domínio existentes.

No Windows Vista temos três tipos de contas de usuários:

  • Usuário Padrão – esse tipo de conta deve ser utilizada por usuários comuns do computador. O Usuário Padrão não pode alterar configurações de segurança do computador, nem alterar outras contas de usuário. Além disso, não é possível instalar ou remover aplicativos e dispositivos de hardware. De um modo geral, esse usuário consegue utilizar os aplicativos básicos do Windows Vista.
  • Administrador do Computador – contas de usuário desse tipo podem administrar todo o computador. Podem fazer alterações de segurança, instalar e remover aplicativos e dispositivos de hardware, acessar todos os arquivos do computador e alterar outras contas de usuários.

Canto dobrado: Importante: Quando instalamos o Windows Vista, a conta interna Administrador é bloqueada por padrão.   

  • Convidado – as contas de usuário do tipo Convidado devem ser utilizadas somente em casos extremos, onde um usuário precisa de acesso temporário no computador. Esse tipo de conta possui um acesso bem limitado. Por padrão essa conta vem desabilitada, e é a configuração recomendada pela Microsoft.

Vamos agora para um exemplo prático onde criaremos uma conta de usuário no Windows Vista.

 

Exemplo prático – Criar uma conta de usuário através do Painel de Controle.

  • Abra o Painel de Controle. Clique em Contas de usuário. Na tela abaixo, clique em Gerenciar outra conta.

Contas de Usuário

  • Na tela abaixo clique em Criar uma nova conta.

Contas de Usuário

  • Na próxima tela defina o nome da conta, o tipo da conta e clique em Criar conta.

Contas de Usuário

  • OK, conta de usuário criada com sucesso.

Vamos ver agora como fazer as configurações nessa conta de usuário que acabamos de criar.

 

Exemplo prático – Configurar uma conta de usuário pelo Painel de Controle.

  • Abra o Painel de Controle. Clique em Contas de usuário. Na tela que será exibida clique em Gerenciar outra conta.
  • Na tela que será exibida, clique sobre o usuário que acabamos de criar. A tela abaixo será exibida, onde temos as seguintes tarefas:

Contas de Usuário

    • Alterar o nome da conta: aqui podemos alterar o nome da conta de usuário.
    • Criar uma senha: essa opção nos permite definir uma senha para a conta de usuário. Quando criamos a conta de usuário no exemplo anterior não foi definida uma senha. Portanto, o uso dessa opção após a criação das contas de usuários é fundamental.
    • Alterar a imagem: essa opção nos permite alterar a imagem da conta de usuário.
    • Configurar Controle dos Pais: aqui podemos acessar o utilitário Controle dos Pais e fazer as configurações para o usuário selecionado.
    • Alterar o tipo de conta: aqui podemos alterar o tipo de conta de usuário para administrador ou padrão.
    • Excluir a conta: essa opção remove a conta de usuário. Ao excluir uma conta de usuário podemos optar por excluir os arquivos ou manter os arquivos do usuário. Caso a opção manter os arquivos seja selecionada, será criada uma pasta na sua área de trabalho com todos os arquivos que estiverem na área de trabalho da conta do usuário que será habilitada, além dos arquivos que estiverem nas pastas Documentos, Favoritos, Música, Imagens e Vídeos.
  • Faça as configurações desejadas e feche o console Contas de usuário.

Bom, essa é a forma mais simples e amigável de se criar e gerenciar contas de usuários no Windows Vista. Mas temos a opção de usar o console Usuários e grupos locais, disponíveis no Gerenciamento do Computador. O problema é que esse console não está disponível nas versões Home do Windows Vista.

 

Exemplo prático – Criar e configurar uma conta de usuário através do console Usuários e grupos locais.

  • Abra o Painel de Controle, Ferramentas Administrativas, Gerenciamento do computador.
  • Na tela abaixo, clique em Usuários e grupos locais, Usuários.

Gerenciamento do Computador

  • No painel central clique com o botão direito do mouse e selecione a opção Novo usuário. Na tela abaixo devemos definir o nome do usuário, nome completo, descrição, senha. Temos ainda algumas opções interessantes, como por exemplo, definir se o usuário deverá alterar a senha no próximo logon, definir se o usuário pode ou não alterar sua senha, se a senha nunca expirará e se a conta ficará desativada. Preencha os campos e clique em Criar e em Fechar.

Criar conta de usuário

  • Para configurar as propriedades dessa conta, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a conta e selecionar Propriedades. Na tela abaixo temos as mesmas opções que definimos anteriormente, e também a opção Conta bloqueada. Essa opção é automática e varia de acordo com a política de senha definida. Veremos essa política posteriormente.

Propriedades da conta de usuário

  • Clique na aba Membro de. Nessa aba definimos os grupos dos quais o usuário é membro. Para adicionar esse usuário em um grupo, basta clicar em Adicionar e selecionar o grupo desejado.

Propriedades da conta de usuário

  • Clique na aba Perfil. Nessa aba temos as seguintes opções:
    • Caminho do Perfil: aqui informamos o caminho no qual será armazenado o Perfil da conta de usuário. Quando um usuário efetua logon pela primeira vez em um computador com o Windows Vista, é criado o perfil de usuário. O perfil de usuário contém informações específicas de cada usuário, como a configuração da área de trabalho, itens do menu Iniciar e configurações de aplicativos e arquivos pessoais.
    • Script de Logon: aqui informamos o caminho de um Script de Logon. O Script de Logon é um arquivo formado por comandos que são executados todas as vezes que o usuário fizer logon.
    • Caminho Local: aqui definimos a localização da Pasta Base do usuário. A Pasta Base é nada mais do que um local centralizado onde serão armazenados todos os documentos do usuário
    • Conectar: esta opção é utilizada para que possamos utilizar uma pasta compartilhada, como a Pasta Base do usuário. A pasta será exibida como se fosse um drive de rede, como por exemplo X:.

Propriedades da conta de usuário

  • Faça as configurações desejadas e clique em OK.

Foto na conta de usuário

 

Todas as vezes que o Windows Vista é iniciado é exibida a relação de contas de usuários disponíveis para logon no Windows. Junto com cada conta de usuário é exibida uma imagem, a qual é selecionada durante a criação da conta de usuário. O que muita gente não sabe é que nos podemos alterar essa foto associada com a conta de usuário.

 

Vamos a um exemplo prático onde faremos essa alteração.

 

Exemplo prático – Alterar a imagem de uma conta de usuário.

  • Abra o Painel de Controle. Clique em Contas de usuário. Na tela que será exibida clique em Gerenciar outra conta.
  • Clique sobre a conta que deseja alterar a imagem. Na tela que será exibida clique em Alterar a imagem.
  • Na tela abaixo temos uma série imagens internas do próprio Windows. Para selecionar uma dessas fotos basta clicar na imagem desejada.

Alterar imagem

  • Fabiano, não gostei. Quero colocar a minha foto, como faço? Basta clicar na opção Procurar mais imagens e selecionar a foto desejada.

Disco de redefinição de senha

 

Esse recurso permite definir uma nova senha para nossa conta de usuário caso você esqueça a senha. Portanto, é altamente recomendado que você crie esse disco logo após definir sua senha. Esse disco poderá ser um disquete, uma mídia removível ou um CD.

Alguns detalhes sobre esse recurso:

  • O disco deve ser utilizado para recuperação apenas do usuário que estiver logado no computador.
  • Após trocar sua senha não será necessário criar um novo disco de redefinição de senha.
  • Guarde esse disco em um local seguro, pois qualquer um que tiver acesso a esse disco poderá redefinir a senha da sua conta de usuário e utilizá-la.

Vamos para um exemplo onde criaremos o disco de redefinição de senha.

 

Exemplo prático – Criar o disco de redefinição de senha.

  • Efetue o logon com a conta de usuário que você deseja criar o disco de redefinição de senha.
  • Abra o Painel de Controle, Contas de usuário e clique em Criar um disco de redefinição de senha. A tela abaixo será exibida. Clique em Avançar.

Criar o disco de redefinição de senha

  • Na próxima tela você deverá definir o local onde o disco será criado. Para o nosso exemplo vamos selecionar um disco removível e clicar em Avançar.

Criar o disco de redefinição de senha

  • Na próxima tela defina a senha atual da conta de usuário e clique em Avançar.

Criar o disco de redefinição de senha

  • Na tela que será exibida clique em Avançar e depois Concluir. Para utilizar esse disco, na tela de logon basta selecionar o usuário e clicar na opção Redefinir senha.

Criar o disco de redefinição de senha

  • Agora é só seguir os passos do assistente.
Conheça também o e-book completo sobre o Windows Vista e preparatório para a certificação 70-620.

Visite nosso site www.juliobattisti.com.br/fabiano e adquira já!!!

 

Conclusão

 

É isso pessoal, espero que este artigo seja útil para todos. Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste artigo, ou para enviar sugestões sobre novos tutoriais que você gostaria de ver publicado neste site, entre com contato através de e-mail: fabianodesantana@terra.com.br ou contato@fabianosantana.com.br

_____________________________________________________________________________
Fabiano de Santana, bacharelado em Análise de Sistemas e Pós Graduado em Segurança da Informação, trabalha com TI a mais de oito anos. Realizou vários projetos, entre eles implementação do WSUS, migração de correio eletrônico, implementação do ISA Server 2004 e 2006, implementação de Lotus Notes, implementação de políticas de segurança, implementação do Active Directory, entre outros. Possui as certificações MCP, MCSA / MCSE 2000 Security, MCSA 2003 Security, MCSE 2003, Itil Foundation e IBM Certified System Administrator – Lotus Notes and Domino 7. Em 2008 foi nomeado MVP na categoria Windows Server Management Infrastructure.
Autor de e-books e artigos em parceria com o Julio Battisti há mais de quatro anos, moderador do Fórum de Windows e Certificações do site www.juliobattisti.com.br. Autor de artigos para o Technet Brasil e iMasters. Atua também como professor e autor de cursos para o site iPED.
Visite o site do autor: www.juliobattisti.com.br/fabiano ou www.fabianosantana.com.br

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2019 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI