NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalFabianoArtigos : Dhcp_compactando_bd_2003
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Windows Server 2003

Compactando manualmente o Servidor DHCP

 

Autor: Fabiano de Santana

Certificações: MVP – MCSA 2000/2003 Security – MCSE 2000/2003 Security – ITIL Foundation
Data de criação: 10/12/2008

 

Introdução

 

Outra tarefa de manutenção que deve ser feita no servidor DHCP é a compactação da base de dados. O serviço DHCP executa a compactação em segundo plano em pleno funcionamento (online). Porém a compactação feita com o serviço DHCP parado (off-line) é mais eficaz. Para esta demanda a Microsoft disponibiliza a ferramenta Jetpack.exe, que vem nativamente no sistema e deve ser acionada através do Prompt de Comando (CMD).

 

O Jetpack deve ser utilizado regularmente para evitar que a base de dados passe dos 30 MB e no caso de serem exibidas mensagens informando que a base de dados DHCP está corrompida.

 

Exemplo prático – Compactando a base de dados DHCP.

  1. Abra um prompt de comando no Servidor DHCP, para isso digite CMD e clique em OK no menu Iniciar – Executar.
  1. Navegue até o diretório WINDOWS\system32\dhcp, considerando que, por padrão, a base de dados DHCP está armazenada neste diretório. Para isso digite cd windows\system32\dhcp
  1. Antes de realizar a compactação será necessário para o serviço DHCP, portanto digite net stop dhcpserver.
  1.  A sintaxe do comando jetpack é a seguinte: jetpack [-351db]<nome do banco de dados> <nome do banco de dados             temporário>. Portanto para compactar a base de dados digite jetpack dhcp.mdb tmp.mdb. Aguarde o término da execução do comando e caso não seja exibida qualquer mensagem de erro a base de dados estará compactada.

Figura 6

Figura 1 – Compactação realizada com sucesso utilizando o comando Jetpack.

 

Importante: Pode e deve ser criado um script ou arquivo de lote (bat) e criar uma rotina de execução para otimizar a utilização do Jetpack, principalmente em ambientes grandes com diversos servidores DHCP.

 

Conclusão

 

É isso pessoal, espero que este artigo seja útil para todos. Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste artigo, ou para enviar sugestões sobre novos tutoriais que você gostaria de ver publicado neste site, entre com contato através de e-mail: fabianodesantana@terra.com.br. ou contato@fabianosantana.com.br.
_____________________________________________________________________________

Fabiano de Santana, bacharelado em Análise de Sistemas, trabalha com TI a mais de 7 anos. Atualmente é membro do time de Windows Security da IBM Brasil. Realizou vários projetos, entre eles implementação do WSUS, migração de correio eletrônico, implementação do ISA Server 2004, implementação de Lotus Notes, implementação de políticas de segurança, entre outros. Possui as certificações MCP, MCSA / MCSE 2000 Security, MCSA 2003 Security, MCSE 2003, Itil Foundation e IBM Certified System Administrator – Lotus Notes and Domino 7.

Autor de ebooks e artigos em parceria com o Julio Battisti há mais de 2 anos, moderador do Fórum de Windows e Certificações do site www.juliobattisti.com.br. Autor de artigos para o Technet Brasil e iMasters. Atua também como professor e autor de cursos para o site iPED.

Visite o site do autor: www.juliobattisti.com.br/fabiano

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2019 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI