NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalFabianoArtigos : Dhcp_escopos_2003
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Windows Server 2003

Configuração do Escopo DHCP

 

Autor: Fabiano de Santana

Certificações: MVP – MCSA 2000/2003 Security – MCSE 2000/2003 Security – ITIL Foundation
Data de criação: 10/12/2008

 

Introdução

 

Um escopo é o intervalo de endereços IP válidos que serão disponibilizados para concessão e atribuição das configurações da rede nos computadores cliente de uma sub-rede específica. Em um servidor DHCP, podem ser criados quantos escopos forem necessários. Então, por exemplo, em uma empresa localizada em um prédio de 5 andares, podemos criar um escopo para cada andar caso necessário.

 

Na tabela abaixo estão listadas as propriedades e exemplos de valores que podem ser configurados na ocasião da criação de Escopos no servidor DHCP.

 

Tabela 6.1 - Exemplo

Propriedade Valor (exemplos)
Identificação da rede 192.168.0.1
Máscara de sub-rede 255.255.255.0
Intervalo de endereços IP 192.168.0.2 a 192.168.0.15
Duração da concessão 1 dia
Roteador 192.168.0.15
Nome do escopo Escopo de teste
Intervalo de exclusão 192.168.0.15

 

O administrador deve ter bastante atenção na configuração dos escopos DHCP, pois qualquer informação errada que esteja especificada no servidor será distribuída para os clientes ocasionando em problemas de conectividade na rede.

 

Exemplo prático – Configurar um escopo DHCP

  1. Abra a console DHCP.
  1. Na console clique no servidor onde será criado o escopo.
  1. Clique no menu Ação e em Novo Escopo.
  1. Em Assistente para novos escopos, clique em Avançar.
  1. Em Nome do escopo, especifique o nome e a descrição do escopo e clique em Avançar.
  1. Em Intervalo de endereços IP, defina o Endereço IP inicial, o Endereço IP final e a Máscara de sub-rede do escopo que está sendo criado e clique em Avançar.
  1. Em Adicionar exclusões, caso seja necessário ter endereços que não devem ser distribuídos pelo servidor DHCP, defina o Endereço IP inicial e o Endereço IP final. Para excluir apenas um endereço IP do escopo de distribuição, defina apenas o campo Endereço IP inicial.
  1. Em Duração da concessão, especifique em Dias, Horas e Minutos o tempo em que durará a concessão do endereço IP ao cliente.
  1. Em Configurar opções do escopo, selecione a opção Sim, desejo configurar essas opções agora e clique em Avançar. Caso a opção Não, configurarei essas opções mais tarde seja selecionada, a criação do Escopo será finalizada com as opções mínimas necessárias para o seu funcionamento e será necessária a ativação manual do Escopo.
  1. Em Roteador, defina o endereço IP que será utilizado pelos clientes DHCP e clique em Avançar.
  1. Em Servidor de nomes de domínio e DNS, defina o Domínio Pai, o Nome e o endereço IP do servidor ou dos servidores DNS que serão utilizados pelos clientes DHCP e clique em Avançar.
  1. Em Servidores WINS, defina o Nome e Endereço IP do servidor ou servidores WINS que serão utilizados pelos clientes DHCP e clique em Avançar.
  1. Em Ativar escopo, selecione a opção Sim, desejo ativar este escopo agora para que o escopo que está sendo criado já entre em funcionamento ou a opção Não, eu ativarei este escopo mais tarde para criar o escopo sem ativá-lo e clique em Avançar.
  1. Para finalizar a criação do novo escopo, em Concluindo o Assistente para novos escopos, clique em Concluir.

Importante: Por padrão, a duração de concessão de endereço IP é de 8 dias.

 

Figura 5

Figura 1 – Propriedades do Escopo Teste

 

Caso a opção para configurar mais tarde as opções avançadas do Escopo tenha sido selecionada durante o assistente para a criação de um novo escopo, as configurações podem ser realizadas após a criação do escopo.

 

Exemplo prático – Configurar opções após a criação do Escopo

  1. Abra a console DHCP.
  1. Na console clique no servidor onde será criado o escopo e selecione o Escopo que será configurado.
  1. Clique com o botão direito em Opções de escopo e em Configurar opções.
  1. Em Escopo opções, selecione a opção dentre as mais de 60 disponíveis para configuração.

Figura 5

Figura 2 – Opções avançadas

 

Após a criação de um novo escopo no servidor DHCP, optando por definir as configurações avançadas após o término da criação do escopo será necessária a sua ativação manual para que entre em funcionamento, porém é recomendável que sejam feitas todas as configurações necessárias no escopo antes da sua ativação.

 

Exemplo prático – Ativar um escopo DHCP

  1. Abra a console DHCP.
  1. Na console clique no servidor onde será criado o escopo e selecione o Escopo que deve ser ativado.
  1. Agora clique com o botão direito do mouse no Escopo selecionado e em Ativar.

Em uma rede, além das estações de trabalho e notebooks, existem servidores, impressoras e outros dispositivos que necessitam ter configurações de rede permanentemente atribuídas pois devem estar sempre disponíveis para o acesso dos clientes via rede. Para isso, pode ser feita uma reserva no servidor DHCP, determinando as configurações TCP/IP que será utilizada por um cliente DHCP que pode ser, por exemplo, uma impressora de rede.

 

Esse tipo de configuração é feita no caso de dispositivos que precisam ter sempre a mesma configuração TCP/IP. Enquanto a configuração não seja desfeita, o dispositivo sempre obterá as mesmas configurações a cada solicitação feita ao servidor DHCP.

 

Exemplo prático – Configurar uma reserva DHCP

  1. Abra a console DHCP.
  1. Selecione o servidor DHCP em que será feita a configuração.
  1. Clique no Escopo onde será criada uma reserva.
  1. No Escopo selecionado, clique com o botão direito do mouse em Reservas e clique em Nova reserva.
  1. Em Nova reserva, especifique o Nome da reserva, o endereço IP que será reservado, o endereço MAC da interface de rede do equipamento, a descrição e os Tipos permitidos e clique em Adicionar.

Figura 5

Figura 3 – Nova reserva DHCP

 

Deve ser considerada também a opção de atribuição manual das configurações TCP/IP em dispositivos que necessitam alta disponibilidade, até mesmo porque devido à indisponibilidade do servidor DHCP, estes estariam operacionais e não seriam afetados pela falta de conectividade. Servidores e impressoras são bons exemplos. Optando pela atribuição manual, o recurso de reserva não deve ser utilizado para que não ocorram conflitos de endereços IP.

 

Conclusão

 

É isso pessoal, espero que este artigo seja útil para todos. Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste artigo, ou para enviar sugestões sobre novos tutoriais que você gostaria de ver publicado neste site, entre com contato através de e-mail: fabianodesantana@terra.com.br. ou contato@fabianosantana.com.br.
_____________________________________________________________________________

Fabiano de Santana, bacharelado em Análise de Sistemas, trabalha com TI a mais de 7 anos. Atualmente é membro do time de Windows Security da IBM Brasil. Realizou vários projetos, entre eles implementação do WSUS, migração de correio eletrônico, implementação do ISA Server 2004, implementação de Lotus Notes, implementação de políticas de segurança, entre outros. Possui as certificações MCP, MCSA / MCSE 2000 Security, MCSA 2003 Security, MCSE 2003, Itil Foundation e IBM Certified System Administrator – Lotus Notes and Domino 7.

Autor de ebooks e artigos em parceria com o Julio Battisti há mais de 2 anos, moderador do Fórum de Windows e Certificações do site www.juliobattisti.com.br. Autor de artigos para o Technet Brasil e iMasters. Atua também como professor e autor de cursos para o site iPED.

Visite o site do autor: www.juliobattisti.com.br/fabiano

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2019 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI