NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalFabianoArtigos : Dhcp_instalacao_2003
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Windows Server 2003

Instalação do DHCP

 

Autor: Fabiano de Santana

Certificações: MVP – MCSA 2000/2003 Security – MCSE 2000/2003 Security – ITIL Foundation
Data de criação: 10/12/2008

 

Introdução

 

Para obter acesso à uma rede, um computador, impressora ou outro dispositivo deve ter um endereço TCP/IP e outras configurações como Máscara de sub-rede e Gateway padrão atribuídos à sua interface de rede. Em redes de pequeno porte, com poucas estações, normalmente a configuração de endereçamento IP é feita de forma manual em cada máquina separadamente. Porém em redes de médio a grande porte com, por exemplo, 500 máquinas, seria inviável a atribuição, administração e a manutenção deste ambiente configurando os endereços IP nas máquinas manualmente.

 

Para resolver esse problema e simplificar a tarefa de administração deve ser utilizado o Dynamic Host Configuration Protocol (DHCP), que permite a atribuição e o gerenciamento da configuração de endereços IP nas máquinas, a partir de um ou mais servidores com o serviço devidamente instalado e habilitado no domínio Active Directory. 

 

A automatização das configurações da rede proporcionam alguns benefícios como a garantia de que todas as máquinas cliente estejam com as configurações corretas e definidas pelo administrador. Caso seja necessária alguma atualização, esta é feita de forma centralizada e distribuída a partir do servidor, evitando assim a ocorrência de erros de configuração que poderiam ocasionar problemas de conectividade nas máquinas.

 

Figura 5

Figura 1 – Servidor DHCP (Server01) atribuindo endereços IP às estações da rede pertencentes ao domínio Contoso.com

 

Configuração do Servidor DHCP

 

O serviço DHCP não vem instalado por padrão em um servidor com Windows Server 2003. O servidor onde será habilitado o serviço deve estar com um endereço IP estático atribuído à sua interface de rede.  Para configurar o servidor DHCP primeiro é necessário adicionar uma função no servidor, tarefa que pode ser feita de duas formas:

  • Através do Gerenciar o Servidor (Iniciar – Programas – Ferramentas Administrativas).  Em Gerenciar o servidor, clique em Adicionar ou Remover uma função, selecione a função Servidor DHCP e clique em Avançar para iniciar o processo de instalação.

Figura 5

Figura 2 – Assistente para configurar o servidor

  • Através do Assistente de componentes do Windows (Iniciar – Configurações – Painel de controle – Adicionar ou remover programas – Adicionar/remover componentes do Windows), selecione a opção Serviços de rede e clique em Detalhes.  Clique em Protocolo de configuração dinâmica de hosts (DHCP) e em OK, e siga os passos do assistente.

Figura 5

Figura 3 – Assistente de componentes do Windows – opção Serviços de rede

 

Canto dobrado: Importante: Para instalar e gerenciar o serviço DHCP, deve ser utilizada uma conta de usuário pertencente ao Grupo de segurança Global Admins do domínio ou ao Grupo de segurança  Domínio local Administradores DHCP.   

 

Após o término do assistente de instalação do serviço DHCP, deve ser feita uma verificação do sucesso do processo, acessando a Console de gerenciamento do DHCP (Iniciar – Executar - dhcpmgmt.msc – OK ou Iniciar – Executar – Programas - Ferramentas administrativas – DHCP). O servidor deverá estar listado porém deverá ser autorizado no domínio antes de ser colocado em operação. Após isso deverão ser feitas as demais configurações.

 

Figura 5

Figura 4 – Servidor DHCP recém instalado e não autorizado

 

Todo servidor Windows 2000 ou Windows Server 2003 com o serviço DHCP instalado em uma rede com Active Directory deve ser autorizado no domínio. Caso seja utilizado um servidor DHCP em uma rede sem domínio ou em grupo de trabalho, não é necessária uma autorização. A necessidade de autorização existe para impedir que servidores DHCP desconhecidos ou não autorizados pelos administrador distribuam endereços IP inválidos para as estação do domínio.

 

Canto dobrado: Importante: Para autorizar ou desautorizar um servidor DHCP, deve ser utilizada uma conta de usuário pertencente ao grupo de segurança Global Administração de empresa.

 

Exemplo prático – Autorizar um Servidor DHCP no Active Directory.

  • Abra a console DHCP.
  • Na console, selecione DHCP.
  • Clique em Ação e em Gerenciar servidores autorizados. Será aberta a janela Gerenciar servidores autorizados.

Figura 5

Figura 5 – Servidores autorizados no domínio

  • Em Gerenciar servidores autorizados, clique em Autorizar. Será aberta a janela Autorizar servidor DHCP.
  • Em Autorizar servidor DHCP, digite o nome ou o endereço IP do servidor que deverá ser autorizado e clique em OK. Será aberta a janela Confirmar autorização.
  • Em Confirmar autorização, verifique as informações e clique em OK.

Figura 5

Figura 6 – Servidor DHCP autorizado

 

Após a autorização do servidor DHCP no Active Directory, o servidor estará apto a emitir concessões aos clientes DHCP.

 

Conclusão

 

É isso pessoal, espero que este artigo seja útil para todos. Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste artigo, ou para enviar sugestões sobre novos tutoriais que você gostaria de ver publicado neste site, entre com contato através de e-mail: fabianodesantana@terra.com.br. ou contato@fabianosantana.com.br.
_____________________________________________________________________________

Fabiano de Santana, bacharelado em Análise de Sistemas, trabalha com TI a mais de 7 anos. Atualmente é membro do time de Windows Security da IBM Brasil. Realizou vários projetos, entre eles implementação do WSUS, migração de correio eletrônico, implementação do ISA Server 2004, implementação de Lotus Notes, implementação de políticas de segurança, entre outros. Possui as certificações MCP, MCSA / MCSE 2000 Security, MCSA 2003 Security, MCSE 2003, Itil Foundation e IBM Certified System Administrator – Lotus Notes and Domino 7.

Autor de ebooks e artigos em parceria com o Julio Battisti há mais de 2 anos, moderador do Fórum de Windows e Certificações do site www.juliobattisti.com.br. Autor de artigos para o Technet Brasil e iMasters. Atua também como professor e autor de cursos para o site iPED.

Visite o site do autor: www.juliobattisti.com.br/fabiano

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2019 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI