NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalFabianoArtigos : Dns_atualizacao_dinamica_2003
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Windows Server 2003

Atualização dinâmica no DNS

 

Autor: Fabiano de Santana

Certificações: MVP – MCSA 2000/2003 Security – MCSE 2000/2003 Security – ITIL Foundation
Data de criação: 10/12/2008

 

Introdução

 

Com esse recurso, disponível a partir do Windows 2000 Server, e também presente no Windows Server 2003, os clientes podem dinamicamente criar e atualizar seus registros no servidor DNS. Com isso, o administrador da rede não precisa criar esses registros manualmente.

 

Esse recurso pode ser habilitado a nível de zona. Com isso, podemos ter uma zona no DNS com a atualização dinâmica habilitada e outra zona com esse recurso desabilitado. Os clientes podem criar e atualizar seus registros A (zona direta) e PTR (zona inversa). Alguns clientes mais antigos não tem suporte para a atualização dinâmica de registros no DNS. Somente os clientes Windows 2000, XP e 2003 suportam a atualização dinâmica. A criação dos registros A e PTR é feita pelo cliente DHCP, durante a inicialização do computador, e é atualizado a cada 24 horas. Mesmo que o computador utilize IP fixo, o cliente DHCP fará o registro dinâmico, a não ser que esteja desabilitado. Já os Controladores de Domínio atualizam seus registros a cada hora, e essas atualizações são controladas pelo serviço Netlogon.

 

Os clientes mais antigos dependem do DHCP para que a atualização dinâmica dos seus registros seja realizada.

 

As atualizações dinâmicas serão enviadas para o servidor DNS quando um dos seguintes eventos ocorrer:

  • Um endereço IP for adicionado, removido ou modificado nas propriedades do TCP/IP de uma das conexões de rede do computador.
  • Renovação ou troca de endereço IP obtido a partir do servidor DHCP.
  • Quando for utilizado o comando ipconfig /registerdns para forçar uma atualização do nome do computador com o servidor DNS.
  • Quando o computador é inicializado.
  • Quando um Servidor Membro é promovido a Controlador de Domínio (com a instalação do Active Directory).

Existem algumas regras que serão aplicadas quando um registro for criado dinamicamente no DNS:

  • Quando um cliente tenta criar dinamicamente um novo registro e o registro não existe, o DNS cria o novo registro sem problemas.
  • Se o registro já existir, porém com um nome diferente e com o mesmo endereço IP, o novo registro é adicionado e o registro antigo é mantido.
  • Se o registro já existir com o mesmo nome, porém com o endereço IP diferente, o registro anterior será sobrescrito com as novas informações.

Um detalhe importante é que somente o servidor que armazena a zona primária pode fazer atualizações dinâmicas. Caso um cliente utilize um servidor DNS com uma zona secundária, a solicitação de atualização dinâmica é enviada para o servidor que armazena a zona primária. As atualizações são feitas na zona primária e após ter sido atualizada a zona primária, o servidor DNS primário envia uma mensagem para o servidor DNS secundário, notificando que novas atualizações estão disponíveis. As alterações são copiadas da zona primária para as zonas secundárias.

 

Exemplo prático – Configurar a atualização dinâmica

  • Abra o console DNS, localizado em Ferramentas administrativas.
  • Clique no sinal de + ao lado da opção Zonas de pesquisa direta, clique com o botão direito sobre a zona Contoso.com e clique em Propriedades.
  • A janela de propriedades da zona será exibida, com a aba Geral selecionada. Nesta janela temos o nome da zona e as opções de atualizações dinâmicas, na qual habilitamos ou não a atualização dinâmica para a zona. Para desabilitar as atualizações dinâmicas selecionamos a opção Nenhuma. Temos também a opção Não seguras e seguras. Essa opção habilita as atualizações dinâmicas e aceita atualizações dinâmicas mesmo de computadores não autenticados no domínio.O ideal é aceitar apenas atualizações seguras (enviadas por computadores autenticados no domínio). Para isso a zona deve ser integrada ao AD. A opções que aceita apenas atualizações seguras é a Apenas seguras.

Figura 1 – Propriedades de uma zona

  • Faça as configurações desejadas e clique em OK.

Conclusão

 

É isso pessoal, espero que este artigo seja útil para todos. Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste artigo, ou para enviar sugestões sobre novos tutoriais que você gostaria de ver publicado neste site, entre com contato através de e-mail: fabianodesantana@terra.com.br. ou contato@fabianosantana.com.br.
_____________________________________________________________________________

Fabiano de Santana, bacharelado em Análise de Sistemas, trabalha com TI a mais de 7 anos. Atualmente é membro do time de Windows Security da IBM Brasil. Realizou vários projetos, entre eles implementação do WSUS, migração de correio eletrônico, implementação do ISA Server 2004, implementação de Lotus Notes, implementação de políticas de segurança, entre outros. Possui as certificações MCP, MCSA / MCSE 2000 Security, MCSA 2003 Security, MCSE 2003, Itil Foundation e IBM Certified System Administrator – Lotus Notes and Domino 7.

Autor de ebooks e artigos em parceria com o Julio Battisti há mais de 2 anos, moderador do Fórum de Windows e Certificações do site www.juliobattisti.com.br. Autor de artigos para o Technet Brasil e iMasters. Atua também como professor e autor de cursos para o site iPED.

Visite o site do autor: www.juliobattisti.com.br/fabiano

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2019 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI