NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalFabianoArtigos : Dns_zonas_pesquisa_inversa_2003
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Windows Server 2003

Zonas de Pesquisa Inversa

 

Autor: Fabiano de Santana

Certificações: MVP – MCSA 2000/2003 Security – MCSE 2000/2003 Security – ITIL Foundation
Data de criação: 10/12/2008

 

Introdução

 

O tipo de resolução de nomes mais utilizada é a direta. Nesse tipo de resolução de nome, o cliente possui o nome DNS e precisa localizar o endereço IP associado em esse nome. O DNS também suporta o inverso, ou seja, dado um endereço IP, consegue localizar o nome DNS. As zonas reversas são responsáveis por esse tipo de resolução de nomes.

 

Inicialmente, o servidor DNS foi projetado para dar suporte somente a resolução de nomes direta, e a única forma de realizar a resolução de nomes inversa seria consultando todos os servidores DNS existentes. Com isso, o tempo da resolução seria extremamente longo.

 

Para resolver esse problema, foi o criado o domínio especial in-addr.arpa. Esse domínio faz parte das definições atuais do DNS e foi a maneira encontrada para fornecer a resolução reversa de nomes.

 

Para criar o espaço de nomes reverso, são criados subdomínios do domínio in-addr.arpa. O nome destes subdomínios é formado pela ordem inversa do número IP da rede. Por exemplo, a zona para resolução reversa da rede 100.20.50.0 seria 50.20.100.in-addr.arpa.

 

Os números da rede estão de trás pra frente, pois a resolução é feita de trás pra frente.

 

Vejamos agora como criar uma zona reversa.

 

Exemplo prático – Criar uma zona inversa no DNS.

  • Abra o console DNS, localizado em Ferramentas administrativas.
  • Clique sobre o sinal de + ao lado do nome do servidor.
  • Três opções serão exibidas: Visualizador de Eventos, Zonas de pesquisa direta e Zonas de pesquisa inversa. Como vamos criar uma zona inversa, utilizaremos a opção Zonas de pesquisa inversa. Clique com o botão direito sobre essa opção e clique em Nova Zona
  • Será aberto o assistente para a criação de zonas. Clique em Avançar.

Figura 1 – Criação de zona no DNS

  • Escolha a opção Zona primária. Aprenderemos sobre as outras 2 opções dessa tela mais adiante. Clique em Avançar.

Figura 2 – Criação de zona no DNS

  • Agora você deve digitar a identificação da rede. Digite na ordem normal, pois o próprio assistente irá inverter a ordem dos números da rede. Digite o número da rede e clique em Avançar.

Figura 3 – Criação de zona no DNS

  • Defina agora se deseja criar um novo arquivo onde serão armazenadas as informações sobre a zona 192.168.1.in-addr.arpa ou se deseja utilizar um arquivo existente. Podemos utilizar um arquivo existente, caso a zona já existisse anteriormente e houve problemas no servidor. Com isso, podemos recriar a zona e utilizar um arquivo existente para que as informações da zona sejam recuperadas. Para o nosso exemplo, vamos criar um novo arquivo. Esses arquivo será criado na pasta systemroot\system32\dns, e o nome do arquivo será igual ao nome da zona, por padrão. Aceite a configuração padrão e clique em Avançar.

Figura 4 – Criação de zona no DNS

  • Defina agora se a atualização dinâmica será habilitada ou não. Com esse recurso, disponível a partir do Windows 2000 Server, os clientes podem dinamicamente criar e atualizar seus registros no servidor DNS. Com isso, o administrador da rede não precisa criar esses registros manualmente. Observe que na tela abaixo a primeira opção está desabilitada. Isso porque estou instalando o DNS em um servidor que não está configurado como Controlador de Domínio. Mais adiante veremos mais detalhes sobre as atualizações dinâmicas. Selecione a opção Permitir atualizações dinâmicas seguras e não seguras em clique em Avançar

Figura 5 – Criação de zona no DNS

  • Clique em Concluir. Pronto, a zona 192.168.1.in-addr.arpa foi criada.

Figura 6 – Criação de zona no DNS

 

Conclusão

 

É isso pessoal, espero que este artigo seja útil para todos. Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste artigo, ou para enviar sugestões sobre novos tutoriais que você gostaria de ver publicado neste site, entre com contato através de e-mail: fabianodesantana@terra.com.br. ou contato@fabianosantana.com.br.
_____________________________________________________________________________

Fabiano de Santana, bacharelado em Análise de Sistemas, trabalha com TI a mais de 7 anos. Atualmente é membro do time de Windows Security da IBM Brasil. Realizou vários projetos, entre eles implementação do WSUS, migração de correio eletrônico, implementação do ISA Server 2004, implementação de Lotus Notes, implementação de políticas de segurança, entre outros. Possui as certificações MCP, MCSA / MCSE 2000 Security, MCSA 2003 Security, MCSE 2003, Itil Foundation e IBM Certified System Administrator – Lotus Notes and Domino 7.

Autor de ebooks e artigos em parceria com o Julio Battisti há mais de 2 anos, moderador do Fórum de Windows e Certificações do site www.juliobattisti.com.br. Autor de artigos para o Technet Brasil e iMasters. Atua também como professor e autor de cursos para o site iPED.

Visite o site do autor: www.juliobattisti.com.br/fabiano

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2019 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI