NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalFabianoArtigos : Permissoes_compartilhamento_2003
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Windows Server 2003

Compartilhamento de pastas

 

Autor: Fabiano de Santana

Certificações: MVP – MCSA 2000/2003 Security – MCSE 2000/2003 Security – ITIL Foundation
Data de criação: 10/12/2008

 

Introdução

 

O compartilhamento de pastas se mostra muito útil em uma rede de computadores. Ao compartilhar uma pasta, permitimos que seu conteúdo seja acessado através da rede por todos os usuários.

 

Ao compartilharmos uma pasta, todo o seu conteúdo, inclusive subpastas, serão compartilhados. Porém, isso não significa que todos os usuários da rede terão acesso total ao compartilhamento. Podemos definir também as permissões de compartilhamento, assunto para o próximo tópico.

 

Quando compartilhamos uma pasta é criado um caminho para que essa pasta seja localizada e acessada através da rede. Este caminho segue o padrão UNC (Convenção Universal de Nomes) e se inicia com duas barras invertidas, seguida do nome do computador onde está o recurso compartilhado, mais uma barra invertida e o nome do compartilhamento. Exemplo: \\computador\pasta.

 

Exemplo prático – Compartilhar uma pasta.

  • Clique com o botão direito sobre uma pasta e selecione Propriedades.
  • Clique na aba Compartilhamento.
  • Marque a caixa Compartilhar esta pasta.
  • Digite o nome do compartilhamento e um comentário.
  • Selecione o número de usuários que poderão acessar essa pasta simultaneamente. Poderá ser: máximo permitido ou permitir uma quantidade x de usuários simultaneamente.

Figura 1– Propriedades de Compartilhamento

  • Clique em OK.

Temos um recurso que faz o mapeamento de uma pasta compartilhada para uma letra de unidade. Esse recurso é muito útil, pois para acessar a pasta compartilhada não devemos informar o caminho completo, e sim somente a letra de driver associada à pasta compartilhada.

        

Exemplo prático – Mapear uma pasta compartilhada.

  • Abra o Windows Explorer.
  • Clique no menu Ferramentas e em Mapear unidade de rede.
  • Selecione a letra da unidade que será utilizada.

Figura 2 – Mapear unidade de rede

  • Digite o nome da pasta compartilhada ou clique em Procurar para localizar a pasta.
  • Defina se deseja se reconectar a essa pasta todas as vezes que efetuar logon.
  • Podemos também definir uma conta de usuário e senha específica que será utilizada para se conectar com a pasta compartilhada. Para isso, clique em nome de usuário diferente, digite as credenciais e clique em OK.

Figura 3 – Conectar-se como

  • Clique em Concluir.

Podemos também criar compartilhamentos ocultos, ou seja, o recurso compartilhado não será exibido na lista de recursos compartilhados. Para criarmos um compartilhamento oculto, devemos colocar o sinal $ após o nome do compartilhamento.

 

Exemplo: \\computador\pasta$

 

Para acessarmos o compartilhamento oculto devemos informar o nome do compartilhamento, acrescido do sinal $.

 

Por padrão, o Windows Server 2003 cria alguns compartilhamentos ocultos administrativos, que possuem funções específicas próprias do sistema operacional. Vejamos alguns:

  • Admin$: pasta raiz do sistema, por padrão c:\windows. Oferece aos administradores um acesso mais simples à hierarquia da pasta raiz do sistema na rede.
  • IPC$: é usado com conexões temporárias entre clientes e servidores usando pipes nomeados para comunicação entre programas de rede. É utilizado para a administração remota de servidores de rede.
  • Print$: é usado para administrar remotamente impressoras.
  • Fax$: é usado por clientes para enviar um fax. Essa pasta compartilhada armazena arquivos em cache e acessa as folhas de rosto armazenadas em um servidor de arquivos.

As partições e os volumes raiz são compartilhados à medida que se acrescenta um sinal de cifrão ao nome da unidade. Por exemplo, as letras C e D são compartilhadas como C$ e D$.

 

Para visualizarmos todos os compartilhamentos disponíveis em um computador Windows Server 2003, abrimos o Painel de Controle, clicamos em Ferramentas Administrativas, Gerenciamento do Computador, Pastas compartilhadas, Compartilhamentos.

 

Figura 4 – Compartilhamentos

 

Podemos também visualizar todos os arquivos compartilhados que estão abertos. Para isso, abrimos o Gerenciamento do Computador, clicamos em Pastas compartilhadas e Arquivos abertos.

 

Podemos ainda enviar uma mensagem alertando os usuários para que fechem todos os arquivos compartilhados, pois será realizado, por exemplo, o backup dos arquivos, ou o servidor será reinicializado. Podemos enviar essas mensagens através da ferramenta Gerenciamento do Computador. Para isso abrimos essa ferramenta, clicamos com o botão direito sobre Pastas compartilhadas, Todas as tarefas, Enviar mensagem do console, digitamos a mensagem, adicionamos os destinatários e clicamos em Enviar. Outra forma de enviarmos esse tipo de mensagem é utilizando o comando abaixo:

  • Net send /users <mensagem>

O Windows Server 2003 possui alguns comandos que podem ser utilizados com compartilhamentos:

  • Net use: conecta ou desconecta um computador de um recurso compartilhado.
  • Net view: exibe uma lista de domínios, computadores ou recursos que estão sendo compartilhados pelo computador especificado.
  • Net share: cria, exibe e exclui recursos compartilhados.

Permissões em pastas compartilhadas

 

Além das permissões NTFS, temos as permissões de compartilhamento, que tornam ainda mais seguro o armazenamento de nossas informações.

 

As permissões de compartilhamento, diferentemente das permissões NTFS, não impedem que um usuário acesse um recurso localmente, ou seja, se um usuário fizer logon em um computador onde esteja localizada uma pasta compartilhada, as permissões de compartilhamento não terão efeito, pois as permissões de compartilhamento só têm efeito quando o recurso é acessado através da rede. Para garantir a segurança de informações através do acesso local, utilizamos as permissões NTFS.

 

Ao compartilharmos uma pasta, o Windows Server 2003 por padrão atribui a permissão Leitura para o grupo Todos. No grupo Todos, como o nome já sugere, estão presentes todos os possíveis usuários com acesso ao computador, seja esse acesso local ou através da rede. Não se esqueça desse detalhe, pois caso esteja compartilhando uma pasta com informações confidenciais, por padrão todos usuários terão acesso a essa pasta. Portanto, ao compartilhar uma pasta, configure as permissões necessárias imediatamente.

 

As permissões de compartilhamento podem ser as seguintes:

  • Leitura: permite a leitura de arquivos, execução de arquivos, acesso a subpastas dentro da pasta compartilhada, e listar o nome dos arquivos e de subpastas dentro da pasta compartilhada.
  • Alteração: equivale à permissão leitura. Permite a criação de subpastas e arquivos, alteração de dados nos arquivos e exclusão de subpastas e arquivos.
  • Controle Total: permissão padrão para pastas compartilhadas. Equivale à soma das permissões leitura e alteração. Permite alterar as permissões e apropriar-se de arquivos e pastas.

Algumas considerações sobre as permissões de compartilhamento:

  • As permissões de compartilhamento, assim como as permissões NTFS, são cumulativas, ou seja, se um usuário faz parte de dois grupos que possuem permissões em uma mesma pasta, a permissão efetiva do usuário será a soma dessas duas permissões.
  • Negar tem prioridade sobre todas as outras permissões, ou seja, se um usuário pertence a dois grupos que possuem permissões em uma mesma pasta e um dos grupos possui a permissão negar nessa pasta, independente da permissão do outro grupo, a permissão efetiva desse usuário na pasta será negar.
  • Ao copiarmos uma pasta compartilhada, a pasta original permanece compartilhada, porém, a pasta copiada não é compartilhada automaticamente.
  • Quando movemos ou renomeamos uma pasta compartilhada, esta deixa de ser compartilhada.
  • Ao criarmos um compartilhamento, devemos informar um nome para esse compartilhamento para que possa ser acessado pela rede. Esse nome não precisa ser idêntico ao nome da pasta, porém deve ser um nome intuitivo.
  • Por padrão, somente os membros dos grupos Administradores ou Usuários Avançados podem compartilhar uma pasta.

Exemplo prático – Configurar as permissões de compartilhamento em uma pasta.

  • Clique com o botão direito sobre uma pasta compartilhada e selecione Propriedades.
  • Clique na aba Compartilhamento.
  • Clique em Permissões.
  • Clique em Adicionar e selecione os usuários e grupos desejados.
  • Clique em OK.
  • Configure as permissões desejadas e clique em OK duas vezes.

Figura 5 – Permissões de compartilhamento

 

Conclusão

 

É isso pessoal, espero que este artigo seja útil para todos. Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste artigo, ou para enviar sugestões sobre novos tutoriais que você gostaria de ver publicado neste site, entre com contato através de e-mail: fabianodesantana@terra.com.br. ou contato@fabianosantana.com.br.
_____________________________________________________________________________

Fabiano de Santana, bacharelado em Análise de Sistemas, trabalha com TI a mais de 7 anos. Atualmente é membro do time de Windows Security da IBM Brasil. Realizou vários projetos, entre eles implementação do WSUS, migração de correio eletrônico, implementação do ISA Server 2004, implementação de Lotus Notes, implementação de políticas de segurança, entre outros. Possui as certificações MCP, MCSA / MCSE 2000 Security, MCSA 2003 Security, MCSE 2003, Itil Foundation e IBM Certified System Administrator – Lotus Notes and Domino 7.

Autor de ebooks e artigos em parceria com o Julio Battisti há mais de 2 anos, moderador do Fórum de Windows e Certificações do site www.juliobattisti.com.br. Autor de artigos para o Technet Brasil e iMasters. Atua também como professor e autor de cursos para o site iPED.

Visite o site do autor: www.juliobattisti.com.br/fabiano

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2019 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI