NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalFabianoArtigos : Wins_configurando_2003
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Windows Server 2003

Configurando as Propriedades do Servidor WINS

 

Autor: Fabiano de Santana

Certificações: MVP – MCSA 2000/2003 Security – MCSE 2000/2003 Security – ITIL Foundation
Data de criação: 10/12/2008

 

Introdução

 

Para configurar as propriedades do servidor WINS, siga os procedimentos abaixo.

 

Exemplo prático – Configurar as propriedades do servidor WINS.

  • Abra o console WINS.
  • Clique com o botão direito sobre o nome do servidor WINS e escolha a opção Propriedades. Será exibida a janela de propriedades do servidor WINS, com a aba Geral selecionada. Nessa janela, temos as seguintes opções.

Figura 1 – Propriedades do servidor WINS

    • Atualizar estatísticas automaticamente a cada: esta opção habilita a atualização automática das estatísticas do servidor WINS (número de registros efetuados com sucesso, tentativas de registros sem sucesso, resoluções de nome com e sem sucesso, etc.). Podemos também configurar o período de atualização.
    • Backup de banco de dados: define o caminho para que seja feito o backup da base de dados do WINS.
    • Fazer backup do banco de dados ao desligar o servidor: define que o backup da base da dados do WINS será realizado quando o serviço WINS parar.
  • Faça as configurações desejadas e clique na aba Intervalos. Nessa janela temos as seguintes opções.

Figura 2 – Propriedades do servidor WINS

    • Intervalo de renovação: define a freqüência com que um cliente renova o registro de seus nomes. Por padrão, os clientes WINS tentam renovar seus registros de nome depois de ter decorrido a metade do intervalo de renovação.
    • Intervalo de extinção: define o intervalo entre a hora em que uma entrada é marcada como liberada e a hora em que é marcada como extinta. Ou seja, se um registro não for renovado dentro do intervalo de renovação, será marcado como liberado. Transcorrido o tempo configurado no campo intervalo de extinção, o registro será marcado como extinto.
    • Tempo limite de extinção: define o intervalo entre a hora em que uma entrada é marcada como extinta e a hora em que a entrada é efetivamente removida do banco de dados. Ou seja, o cliente tenta renovar a entrada, se a entrada não for renovada é marcada como liberada. Após o intervalo de extinção ser decorrido, a entrada é marcada como extinta e continua armazenada da base de dados. Após marcada como extinta, transcorrido o tempo definido no campo Tempo limite de extinção, a entrada será excluída do banco de dados do WINS.
    • Intervalo de verificação: define o intervalo depois do qual o servidor WINS deve verificar se os nomes duplicados de outros servidores ainda estão ativos na base de dados do WINS.
  • Faça as configurações desejadas e clique na aba Database Verification (Verificação do banco de dados). Nessa janela temos as seguintes opções:

Figura 3 – Propriedades do servidor WINS

    • Verificar a consistência do banco de dados a cada: ativa a verificação da consistência do banco de dados do WINS local com servidores WINS remotos. Ao marcar essa opção, as demais opções dessa janela serão habilitadas. Á frente dessa opção temos um campo no qual definimos o intervalo de verificação.
    • Iniciar a verificação às: define a hora de início da verificação.
    • Número máximo de registros verificados por período: define o número máximo de registros para serem verificados a cada verificação.
    • Verificar em relação à servidores proprietários: define se a verificação deve ser feita nos servidores WINS donos dos registros, ou seja, onde os registros foram inicialmente criados.
    • Verificar em relação à parceiros selecionados aleatoriamente: define se a verificação deve ser feita nos servidores WINS que tenham uma cópia do registro.
  • Faça as configurações desejadas e clique na aba Avançado. Nessa janela temos as seguintes opções:

Figura 4 – Propriedades do servidor WINS

    • Registrar eventos detalhados no log de eventos do Windows: define se o log detalhado do WINS deve ser ativado. Indica-se habilitar esse log somente quando o WINS estiver apresentando problemas, pois requer um grande espaço no log System (Sistema).
    • Ativar tratamento intermitente: define se o servidor WINS utilizará o tratamento intermitente de clientes. Ou seja, distribuirá picos de carga no servidor WINS. Isso pode ocorrer quando um grande número de registros de nomes e solicitações de renovações forem emitidos pelos clientes WINS simultaneamente.
    • Caminho do banco de dados: define o caminho para o banco de dados WINS e para os arquivos de log do WINS. O caminho padrão é %windir%\system32\wins.
    • Identificação de versão inicial (hexadecimal): define a identificação da versão inicial do banco de dados WINS.
    • Usar nomes de computadores compatíveis com o LAN Manager: define se os nomes do WINS utilizarão a convenção de nomes do LAN Manager, na qual os nomes de computadores são limitados a 15 caracteres, ao contrário dos nomes NETBIOS de 16 caracteres.
  • Faça as configurações desejadas e clique em OK.

Conclusão

 

É isso pessoal, espero que este artigo seja útil para todos. Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste artigo, ou para enviar sugestões sobre novos tutoriais que você gostaria de ver publicado neste site, entre com contato através de e-mail: fabianodesantana@terra.com.br. ou contato@fabianosantana.com.br.
_____________________________________________________________________________

Fabiano de Santana, bacharelado em Análise de Sistemas, trabalha com TI a mais de 7 anos. Atualmente é membro do time de Windows Security da IBM Brasil. Realizou vários projetos, entre eles implementação do WSUS, migração de correio eletrônico, implementação do ISA Server 2004, implementação de Lotus Notes, implementação de políticas de segurança, entre outros. Possui as certificações MCP, MCSA / MCSE 2000 Security, MCSA 2003 Security, MCSE 2003, Itil Foundation e IBM Certified System Administrator – Lotus Notes and Domino 7.

Autor de ebooks e artigos em parceria com o Julio Battisti há mais de 2 anos, moderador do Fórum de Windows e Certificações do site www.juliobattisti.com.br. Autor de artigos para o Technet Brasil e iMasters. Atua também como professor e autor de cursos para o site iPED.

Visite o site do autor: www.juliobattisti.com.br/fabiano

UNIVERSIDADE DO WINDOWS SERVER E AD

UNIVERSIDADE PRÁTICA DO WINDOWS SERVER E DO ACTIVE DIRECTORY - Planejamento, Instalação, Configurações, Administração e Segurança no Windows Server: 2019, 2016, 2012 e 2008.

Acesso Vitalício, Novas Aulas toda Semana, Suporte à Dúvidas e Certificado de Conclusão.

Para Todos os Detalhes, Acesse:

 

Universidade do Windows Server e do Active Directory - Curso Completo de Windows Server 2019, Windows Server 2016, Windows Server 2012, Windows Server 2008 e Active Directory - Curso Prático e Profissionalizante de Windows Server

 

Universidade do Windows Server e do Active Directory - Curso Completo de Windows Server 2019, Windows Server 2016, Windows Server 2012, Windows Server 2008 e Active Directory - Curso Prático e Profissionalizante de Windows Server

https://juliobattisti.com.br/windows-server-curso-completo.asp

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

 
 

Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2024 ®

LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO

DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI