NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalFabianoArtigos : Wins_replicacao_2003
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Windows Server 2003

Replicação no WINS

 

Autor: Fabiano de Santana

Certificações: MVP – MCSA 2000/2003 Security – MCSE 2000/2003 Security – ITIL Foundation
Data de criação: 10/12/2008

 

Introdução

 

A base da dados do WINS é plana (flat), ou seja, não existe hierarquia entre os servidores WINS. Quando configuramos um servidor WINS em uma rede, este servidor receberá registros somente das estações de trabalhos e servidores localizados na rede local. Em outras palavras, não é possível para um computador registrar o seu nome com um servidor WINS remoto.

 

Vamos a um exemplo prático para entender melhor.

 

Exemplo: Imaginem uma empresa com escritórios em 3 localidades: matriz em São Paulo e filias em Santos e Piracicaba. Cada rede local possui um servidor WINS. As redes locais são interligadas por links, formando a WAN da empresa. E as estações de trabalho da rede de cada localidade estão configuradas para usar o servidor WINS da sua própria rede.

 

Com essa configuração, os servidores WINS de cada localidade armazenarão somente os registros da sua própria rede, ou seja, o servidor WINS de São Paulo armazenará somente os registros dos computadores localizados em São Paulo. A partir disso, temos o seguinte problema: quando um cliente da filial Piracicaba tentar acessar um servidor de São Paulo, não poderá contar com o WINS para a resolução de nomes, uma vez que o servidor WINS de São Paulo não contém os registros dos computadores da rede de Piracicaba.

 

Aí entra a funcionalidade da replicação do WINS. A idéia básica é que um servidor WINS possa copiar para a sua base de dados, os registros contidos na base de dados de outros servidores WINS.

 

Existem 2 tipos de replicação do WINS. A replicação no WINS é configurada ponto a ponto, ou seja, de um servidor WINS com outro servidor WINS. Um servidor WINS pode ter mais de um parceiro de replicação (Replication partners):

  • Pull partner (Parceiro de recepção): esse tipo de parceiro puxa  as atualizações a partir de outro servidor WINS, em intervalos definidos. Lembre-se que Pull significa puxar.
  • Push partner (Parceiro de envio): esse tipo de parceiro envia as alterações para outros servidores WINS. Esse tipo de replicação pode ser configurada para iniciar quando um número pré-configurado de alterações tiver ocorrido na base de dados do WINS.

Concluindo nosso exemplo anterior, poderíamos fazer a seguinte configuração:

 

21:00 hs - Servidor WINS de Piracicaba: envia suas alterações para o servidor WINS de São Paulo.

 

22:00 hs – Servidor WINS de Santos: envia suas alterações para o servidor WINS de São Paulo.

 

Com isso, as 22:30 hs o servidor WINS de São Paulo está totalmente atualizado. Agora temos que fazer o inverso, para que a base de dados dos servidores WINS das filiais também sejam atualizadas.

 

23:00 hs – Servidor WINS de São Paulo: envia suas alterações para o servidor WINS de Piracicaba.

 

00:00 hs – Servidor WINS de São Paulo: envia suas alterações para o servidor WINS de Santos.

 

Pronto, por volta de 01:00 hs da madrugada, todos os servidores WINS da empresa estarão atualizados. No dia seguinte, todos os clientes de todas as localidades poderão utilizar o WINS para resolver nomes dos computadores de qualquer uma das sub-redes da empresa.

 

Veremos agora como configurar a replicação entre 2 servidores WINS.

 

Exemplo prático – Configurar a replicação do servidor WINS.

  • Abra o console WINS.
  • Clique no sinal de + ao lado do nome do servidor WINS.
  • Clique com o botão direito sobre a opção Parceiros de duplicação e escolha a opção Novo parceiro duplicação.
  • Informe o nome NETBIOS ou o endereço IP do servidor que será adicionado como parceiro de replicação e clique em OK.

Figura 1 – Replicação do WINS

  • Pronto, o parceiro de replicação foi adicionado e já é exibido no painel da direita do console WINS.

Figura 2 – Replication Partners – Parceiros  de duplicação

  • Agora devemos seguir os mesmos procedimentos no outro servidor WINS. No passo anterior, configuramos o servidor Server01 como parceiro de replicação do servidor Server02. Agora devemos configurar o servidor Server02 como parceiro de replicação do servidor Server01.

Figura 3 – Replication Partners – Parceiros  de duplicação

  • Agora vamos configurar as replicações Push e Pull. Para isso, clique com o botão direito sobre o nome do servidor WINS configurado como parceiro de replicação e clique em Propriedades.
  • Será aberta a janela de propriedades do parceiro de replicação. A aba Geral é apenas informativa, clique na aba Avançado.

Figura 4 – Propriedades dos Parceiros de duplicação

  • Nessa tela configuramos o tipo de parceiro de replicação (Envio/recepção, Envio ou Recepção), o horário no qual a replicação iniciará e o intervalo de replicação. A opção Número de alterações na ID da versão antes da duplicação estará disponível somente se configurarmos o parceiro de replicação como Recepção ou Envio/recepção.
  • Faça as configurações desejadas e clique em OK.

Conclusão

 

É isso pessoal, espero que este artigo seja útil para todos. Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste artigo, ou para enviar sugestões sobre novos tutoriais que você gostaria de ver publicado neste site, entre com contato através de e-mail: fabianodesantana@terra.com.br. ou contato@fabianosantana.com.br.
_____________________________________________________________________________

Fabiano de Santana, bacharelado em Análise de Sistemas, trabalha com TI a mais de 7 anos. Atualmente é membro do time de Windows Security da IBM Brasil. Realizou vários projetos, entre eles implementação do WSUS, migração de correio eletrônico, implementação do ISA Server 2004, implementação de Lotus Notes, implementação de políticas de segurança, entre outros. Possui as certificações MCP, MCSA / MCSE 2000 Security, MCSA 2003 Security, MCSE 2003, Itil Foundation e IBM Certified System Administrator – Lotus Notes and Domino 7.

Autor de ebooks e artigos em parceria com o Julio Battisti há mais de 2 anos, moderador do Fórum de Windows e Certificações do site www.juliobattisti.com.br. Autor de artigos para o Technet Brasil e iMasters. Atua também como professor e autor de cursos para o site iPED.

Visite o site do autor: www.juliobattisti.com.br/fabiano

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2019 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI