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3D: Modelagem em arame e superfície, modelagem sólido, Free-form para modelagens complexas, conversão de sólidos em malhas para modelagem Free-form, matérias com textura, matérias com mapas procedurais, seleção de face e subobjetos, aplicação de materiais para seleção de faces, visualização tridimensional, estilos de apresentação, reder realístico, configuração do Global Illumination, configuração de Final Gather, Animações, Plotagem de modelos 3D, iluminação fotométrica e Referência geográfica com o Google Earth.

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Conteúdo do Livro - Veja tudo que você vai aprender com este livro:

PARTE 1 - 2D

CAPÍTULO 1 - O QUE HÁ DE NOVO NO AUTOCAD 2011

CAPÍTULO 2 - COMO INSTALAR, INICIAR E CONFIGURAR O AUTOCAD 2011

INSTALAÇÃO DO AUTOCAD
INICIALIZAÇÃO DO AUTOCAD
CONFIGURAÇÃO DO AUTOCAD
MIGRAÇÃO DE CONFIGURAÇÃO DE VERSÕES ANTERIORES DO AUTOCAD

CAPÍTULO 3 - INTERFACE DO AUTOCAD

MIGRATE CUSTOM SETTINGS
WELCOME SCREEN
ENTENDA OS COMPONENTES DA TELA DO AUTOCAD
ÁREA DE DESENHO
RIBBONS
QUICK ACCESS
BARRA DE NAVEGAÇÃO
BARRA DE NAVEGAÇÃO NO ESPAÇO DO PAPEL
LOCALIZAÇÃO DE UM COMANDO
TOOLBAR (BARRA DE FERRAMENTAS)
COMO MOSTRAR OU OCULTAR AS BARRAS DE FERRAMENTAS
POSICIONAMENTO DAS BARRAS DE FERRAMENTAS
MENUS PULL-DOWN
INDICAÇÃO DE ESPAÇO DO MODELO E LAYOUT DE PLOTAGEM
LINHA DE COMANDOS (COMMAND LINE)
CURSOR DE TELA
UCS (USER COORDINATE SYSTEM)
BARRAS DE ROLAGEM
BARRA DE STATUS DO APLICATIVO
MUDANÇA DO MODO DE APRESENTAÇÃO DAS FERRAMENTAS DE DESENHO NA BARRA DE STATUS
BARRA DE STATUS DO DESENHO
MENUS DE ATALHO
PALETAS DE FERRAMENTAS
AMBIENTES DE TRABALHO

CAPÍTULO 4 – COMO COMEÇAR, ABRIR E SALVAR UM DESENHO

CRIAÇÃO DE UM DESENHO - NEW
ABERTURA DE UM DESENHO EXISTENTE - OPEN
CARREGAMENTO PARCIAL DE DESENHOS - PARTIAL OPEN
ABERTURA DE UM DESENHO A PARTIR DO WINDOWS EXPLORER
COMO ENCONTRAR ARQUIVOS DO AUTOCAD A PARTIR DO WINDOWS EXPLORER
ORGANIZAÇÃO DOS DIVERSOS DESENHOS ABERTOS NO AUTOCAD
COMO SALVAR O DESENHO - QSAVE
CRIAÇÃO DE CÓPIA DO DESENHO CORRENTE - SAVE - SAVE AS
GARANTIA DE SEGURANÇA DOS DESENHOS
PROTEÇÃO POR SENHA
ASSINATURAS DIGITAIS
FECHAMENTO DE ARQUIVOS - CLOSE
SAÍDA DO AUTOCAD - QUIT
VISUALIZAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE PROPRIEDADES DO ARQUIVO DE DESENHO - DWGPROPS
SUMMARY
CUSTOM
GENERAL
STATISTICS

CAPÍTULO 5 - GERENCIADOR DE CONJUNTO DE FOLHAS

ACESSO A UM CONJUNTO DE FOLHAS (SHEET SET)
CRIAÇÃO DE UM CONJUNTO DE FOLHAS (SHEET SET)
CRIAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE FOLHAS
ACESSO A VISTAS DE FOLHAS
VISTAS DO MODEL SPACE
COMO ARQUIVAR CONJUNTOS DE FOLHAS DE DESENHOS

CAPÍTULO 6 - ACESSO A COMANDOS, VARIÁVEIS E MANIPULAÇÃO DE DISPOSITIVO APONTADOR

TRABALHO COM A LINHA DE COMANDOS
PARA ACIONAR UM COMANDO
PARA REPETIR O ÚLTIMO COMANDO USADO
PARA REPETIR UM DOS SEIS ÚLTIMOS COMANDOS UTILIZADOS
PARA REPETIR O MESMO COMANDO VÁRIAS VEZES
PARA CANCELAR UM COMANDO
COMANDOS TRANSPARENTES
ENTRADA DE DADOS DINÂMICA
TRABALHO COM PALETAS DE FERRAMENTAS
VISUALIZAÇÃO DAS PALETAS DE FERRAMENTAS
CRIAÇÃO DE FERRAMENTAS DE CONTEÚDO
CRIAÇÃO DE FERRAMENTAS DE COMANDO
MODIFICAÇÃO DAS PROPRIEDADES DAS FERRAMENTAS
ORGANIZAÇÃO DAS PALETAS DE FERRAMENTAS
CRIAÇÃO DE PALETAS DE FERRAMENTAS
OCULTAÇÃO AUTOMÁTICA
TRANSPARÊNCIA
FIXAÇÃO
TRABALHO COM RIBBONS
ORGANIZAÇÃO DA RIBBON
EXIBIR OU OCULTAR UM PAINEL DA RIBBON
PAINÉIS DESLIZANTES
GUIAS CONTEXTUAIS DA FAIXA DE OPÇÕES
ALTERNÂNCIA DE CAIXAS DE DIÁLOGO COM LINHAS DE COMANDO
SCRIPTS PARA ACIONAR COMANDOS
VARIÁVEIS DO AUTOCAD
MENUS DE ATALHO
CONTROLE DA EXIBIÇÃO DE ENTRADA RECENTE
COMPORTAMENTO DOS MENUS DE ATALHO DENTRO DA ÁREA GRÁFICA
COMPORTAMENTO DOS MENUS DE ATALHO FORA DA ÁREA GRÁFICA
CONTROLE DO COMPORTAMENTO DO BOTÃO DIREITO DO MOUSE NA ÁREA GRÁFICA
MANIPULAÇÃO DE DISPOSITIVOS APONTADORES (MOUSES OU MESAS DIGITALIZADORAS)
CONFIGURAÇÃO PADRÃO DOS DISPOSITIVOS
TECLAS DE ATALHO
REMOÇÃO DE DEFINIÇÕES DE COMANDOS - UNDEFINE
REDEFINIÇÃO DE UM COMANDO - REDEFINE

CAPÍTULO 7 - COORDENADAS

UCS E WCS
EXIBIÇÃO DE COORDENADAS NA BARRA DE STATUS
LOCALIZAÇÃO DE PONTOS
COORDENADAS CARTESIANAS E POLARES ABSOLUTAS
COORDENADAS CARTESIANAS E POLARES RELATIVAS
COORDENADAS POLARES RELATIVAS
RESUMO DAS FORMAS DE ENTRADA DE DADOS DE COORDENADAS

CAPÍTULO 8 - VISUALIZAÇÃO DO DESENHO NA TELA

BARRA DE NAVEGAÇÃO
COMANDOS DE VISUALIZAÇÃO DA TOOLBAR STANDARD
COMANDOS DE VISUALIZAÇÃO DA RIBBON VIEW
PAN REALTIME
ZOOM REALTIME
ZOOM DROP-DOWN
FLYOUT ZOOM
ZOOM PREVIOUS
STEERINGWHEELS
PARA ALTERAR O TAMANHO DAS WHEELS
NAVEGAÇÃO COM STEERINGWHEELS
FERRAMENTA CENTER
FERRAMENTA FORWARD
FERRAMENTA LOOK
FERRAMENTA ORBIT
FERRAMENTA PAN
FERRAMENTA REWIND
FERRAMENTA UP/DOWN
FERRAMENTA WALK
FERRAMENTA ZOOM
TRABALHO COM VISÃO AÉREA DO DESENHO
REGENERAÇÃO DA IMAGEM DE UM DESENHO - REGEN
REGENALL
REDESENHAR NA TELA - REDRAW
APARÊNCIA DE CURVAS NA TELA - VIEWERS
COMO LIGAR E DESLIGAR ELEMENTOS VISUAIS
PREENCHIMENTOS - FILL
ESPESSURAS DE LINHA - LINEWEIGHT
TEXTO - QTEXT
MARCAS DE PONTOS - BLIPMODE
DESTAQUE QUANDO O OBJETO ESTÁ SELECIONADO - HIGHLIGHT
CONTROLAR A EXIBIÇÃO DOS OBJETOS
AMPLIAÇÃO DA ÁREA GRÁFICA DO AUTOCAD

CAPÍTULO 9 - CRIAÇÃO DE OBJETOS GRÁFICOS

LINE - LINHA
XLINE - LINHA INFINITA
RAY - LINHA SEMI-INFINITA
PLINE - POLILINHA
SKETCH - DESENHO À MÃO LIVRE
MLINE - LINHAS MÚLTIPLAS
CRIAÇÃO DE UM ESTILO DE MLINE
SPLINE
CIRCLE - CÍRCULO
REVCLOUD - NUVEM DE REVISÃO
DONUT - ANÉIS COM ESPESSURA
ARC - ARCO
ELLIPSE - ELIPSE
RECTANGLE - RETÂNGULO
POLYGON - POLÍGONO
SOLID - SÓLIDO 2D
POINT - PONTO
DIVIDE - DIVISÃO EQUIDISTANTE
MEASURE - DIVISÃO POR MEDIDA DEFINIDA
DTEXT - TEXTO DINÂMICO
ACENTUAÇÃO, EFEITOS NO TEXTO E CARACTERES ESPECIAIS
CRIAÇÃO DE ESTILOS DE TEXTO
MTEXT - MÚLTIPLAS LINHAS DE TEXTO
BARRA DE FERRAMENTAS TEXT FORMATTING
CRIAÇÃO DE LISTAS NUMERADAS E COM MARCADORES
FONTES DE LETRAS NÃO DISPONÍVEIS NO DESENHO
USO DE CARACTERÍSTICAS DO WINDOWS PARA ESCREVER TEXTOS
ARRASTAR-E-SOLTAR
ÁREA DE TRANSFERÊNCIA (COPIAR E COLAR)
O CORRETOR ORTOGRÁFICO
COMO PROCURAR E ALTERAR TEXTOS
TABLE - TABELAS
ESTILOS DE TABELA
INSERÇÃO DE TABELAS
PREENCHIMENTO DE TABELAS
CÁLCULOS EM TABELAS
CÓPIA E EXPORTAÇÃO DE TABELAS
CRIAÇÃO DE UM ÍNDICE DE FOLHAS
FIELD - CAMPOS DE DADOS ATUALIZÁVEIS
REGION - REGIÕES
BHATCH/GRADIENT - HACHURAS E GRADIENTES
WIPEOUT - ÁREAS EM BRANCO
BOUNDARY - FRONTEIRAS
ADDSELECTED - CRIAR POR SELEÇÃO
EXERCÍCIOS - DESENHO

CAPÍTULO 10 - DESENHO COM PRECISÃO

AS FUNÇÕES DE PRECISÃO DO AUTOCAD
CONFIGURAÇÕES DE PRECISÃO PARA PRODUÇÃO DE DESENHOS - DSETTINGS
ATRAÇÃO A PONTOS NOTÁVEIS NA EDIÇÃO DE DESENHOS - OSNAP
COMO ACIONAR O OSNAP SOMENTE NO MOMENTO EM QUE PRECISAR?
DESENHO SOMENTE NA VERTICAL E NA HORIZONTAL - ORTHO
ÂNGULOS DEFINIDOS NA EDIÇÃO DE PONTOS
O TRACK (TRILHA) EM OBJETOS - OTRACK
FILTROS DE COORDENADAS
DEFINIÇÃO DA ÁREA DE TRABALHO - LIMITS
DEFINIÇÃO DAS UNIDADES E PRECISÃO - UNITS

CAPÍTULO 11 - MODIFICAÇÃO DE OBJETOS

SELEÇÃO DE OBJETOS DIRETAMENTE PELOS GRIPS
COMO SELECIONAR OBJETOS USANDO GRIPS?
SELECT - SELEÇÃO DE OBJETOS
SELECTION CYCLING - SELEÇÃO CÍCLICA
QSELECT - SELEÇÃO DE OBJETOS POR FILTROS
SELECT SIMILAR
MENUS DE ATALHO NOS COMANDOS DE MODIFICAÇÃO DE OBJETOS
ERASE - APAGA OBJETOS
UNDO - DESFAZ COMANDO
U - DESFAZ COMANDO
REDO/MREDO - ANULA EFEITO DO UNDO
OOPS - RESTAURA OBJETOS
COPY - COPIA OBJETOS
MIRROR - ESPELHA OBJETOS
OFFSET - CÓPIA PARALELA
ARRAY - CÓPIAS ORDENADAS
MOVE - MOVE OBJETOS
ROTATE - ROTACIONA OBJETOS
SCALE - ESCALA OBJETOS
STRETCH - ESTICA OBJETOS
LENGTHEN - ALTERA COMPRIMENTO
TRIM - CORTA PEDAÇOS DE OBJETOS
EXTEND - ESTENDE OBJETOS
BREAK - QUEBRA OBJETOS
JOIN - JUNTA OBJETOS
CHAMFER - CRIA CHANFRO
FILLET - CANTOS ARREDONDADOS
EXPLODE - DECOMPÕE OBJETOS
DRAWORDER - ORDENAR A VISUALIZAÇÃO E A IMPRESSÃO DOS OBJETOS
HATCHEDIT - EDIÇÃO DE HACHURAS
PEDIT - ALTERAÇÃO DE POLYLINES
EDIÇÃO DE POLYLINE POR GRIPS
SPLINEDIT - ALTERAÇÃO DE SPLINES
MLEDIT - ALTERAÇÃO DE MULTILINES
DDEDIT - ALTERAÇÃO DE TEXTOS
ALTERAÇÃO DO ALINHAMENTO DE TEXTOS - JUSTIFYTEXT
ESCALAR TEXTOS - SCALETEXT
COMPATIBILIZAR TAMANHO DE TEXTOS ENTRE MODEL SPACE E LAYOUT - SPACETRANS
EDIÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE CAMPOS DE DADOS
EDIÇÃO DE CAMPOS
ATUALIZAÇÃO DE CAMPOS
TABLEDIT - EDIÇÃO DE TABELAS
ALIGN - ALINHAMENTO DE OBJETOS
EXERCÍCIOS

CAPÍTULO 12 - MODIFICAÇÃO E CRIAÇÃO DE PROPRIEDADES DE OBJETOS

LAYER
ALTERAÇÃO DO LAYER CORRENTE POR SELEÇÃO DE UM OBJETO
CONTROLE DE LAYER PELA TOOLBAR OU RIBBON
CONTROLE DE LAYER PELA SELEÇÃO DE OBJETOS
VISUALIZAÇÃO DAS PROPRIEDADES DE CAMADAS
TRABALHO COM A PALETA DE LAYERS ABERTA
LAYERS EM MODEL E LAYOUT
CORES - COLOR
TIPOS DE LINHA - LINETYPE
ESPESSURAS DE LINHAS - LINEWEIGHT
TRANSPARÊNCIA
ESTILO DE PLOTAGEM - PLOTSTYLE
MODIFICAÇÃO DE PROPRIEDADES DE OBJETOS - PROPERTIES
ATRIBUIÇÃO DE PROPRIEDADES DE UM OBJETO A OUTROS - MATCH
QUICK PROPERTIES

CAPÍTULO 13 - LISTAGEM E ANÁLISE DE INFORMAÇÕES DO DESENHO E DOS OBJETOS

DISTÂNCIA - DIST
RAIO - RADIUS
ÂNGULO - ANGLE
ÁREA - AREA
INFORMAÇÃO DE VOLUME - VOLUME
PROPRIEDADES DE MASSA - MASSPROP
RELAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DE OBJETOS - LIST
IDENTIFICAÇÃO DE PONTOS - ID
TEMPOS DE TRABALHO NO AUTOCAD - TIME
INFORMAÇÕES GERAIS DO DESENHO - STATUS
DEFINIÇÃO DE VARIÁVEIS - SETVAR

CAPÍTULO 14 - DIMENSIONAMENTO E ANOTAÇÕES

DIMENSIONAMENTOS LINEARES
DIMENSIONAMENTOS HORIZONTAIS, VERTICAIS E ROTACIONADOS - DIMLINEAR
DIMENSIONAMENTOS ALINHADOS - DIMALIGNED
DIMENSIONAMENTOS DE COMPRIMENTO DE ARCO - DIMARC
DIMENSIONAMENTOS DE ORDENADAS - DIMORDINATE
DIMENSIONAMENTOS RADIAIS - DIMRADIUS
DIMENSIONAMENTOS DE GRANDES RAIOS - DIMJOGGED
DIMENSIONAMENTOS DE DIÂMETROS - DIMDIAMETER
DIMENSIONAMENTOS ANGULARES - DIMANGULAR
DIMENSIONAMENTOS RÁPIDOS (QUICK DIMENSION) - QDIM
DIMENSIONAMENTOS POR LINHA DE BASE - DIMBASELINE
DIMENSIONAMENTOS CONTÍNUOS - DIMCONTINUE
AJUSTE DE DISTÂNCIAS ENTRE COTAS - DIMSPACE
QUEBRA DE COTAS - DIMBREAK
TOLERÂNCIA GEOMÉTRICA - TOLERANCE
MARCAS DE CENTRO - DIMCENTER
COTAS DE INSPEÇÃO - INSPECTION
DIMENSIONAMENTOS DE GRANDES COMPRIMENTOS - DIMJOGLINE
COTAS ASSOCIATIVAS
EDIÇÃO DE COTAS - DIMEDIT
INVERSÃO DAS SETAS DAS COTAS
EDIÇÃO DE TEXTOS EM COTAS - DIMTEDIT
ATUALIZAÇÃO DE ESTILOS DE COTAS JÁ DESENHADAS
ESTILOS DE DIMENSIONAMENTO - DIMSTYLE
OBJETOS PARA ANOTAÇÃO
FLUXO DE TRABALHO PARA ANOTAR DESENHOS
EXIBIR OU OCULTAR OBJETOS DE ANOTAÇÃO
CRIAÇÃO DE CHAMADAS DE DETALHES
LINHAS DE CHAMADAS - MULTILEADER
ADICIONAR NOVAS LINHAS À CHAMADA - MLEADEREDIT
REMOVER LINHAS DE CHAMADAS EXTRAS - MLEADEREDIT
ALINHAR LINHAS DE CHAMADA - MLEADERALIGN
ORGANIZAR LINHAS DE CHAMADA - MLEADERCOLLECT
CONFIGURAR UM ESTILO PARA AS LINHAS DE CHAMADAS
SOBREPOR UMA VARIÁVEL EM UM ESTILO DE DIMENSIONAMENTO

CAPÍTULO 15 - PARAMETRIZAÇÃO

RELAÇÃO ENTRE GEOMETRIAS
RESTRIÇÃO DIMENSIONAL
APLICAR RESTRIÇÕES GEOMÉTRICAS AO OBJETO
COINCIDENT
COLLINEAR
CONCENTRIC
FIX
PARALLEL
PERPENDICULAR
HORIZONTAL
VERTICAL
TANGENT
SMOOTH
SYMMETRIC
EQUAL
MOSTRAR AS RESTRIÇÕES DE OBJETO - CONSTRAINTBAR
EXIBIR/ESCONDER TODAS AS RESTRIÇÕES
REMOVER RESTRIÇÕES
AUTO CONSTRAIN
CONFIGURAR O AUTO CONSTRAIN
INFER - RESTRIÇÕES GEOMÉTRICAS AUTOMÁTICAS
CONFIGURAR O USO DO INFER
APLICAR RESTRIÇÕES DIMENSIONAIS
RESTRIÇÕES DINÂMICAS
RESTRIÇÕES DE ANOTAÇÃO
PARÂMETROS DE REFERÊNCIA
HORIZONTAL E VERTICAL
ALIGNED - ALINHADA
RADIAL
DIAMETER - DIÂMETRO
ANGULAR
CONVERTER COTA EM RESTRIÇÃO DIMENSIONAL
DYNCONSTRAINTDISPLAY
DELCONSTRAINT - DELETAR A RESTRIÇÃO
CONTROLE DOS PARÂMETROS
FÓRMULAS E EQUAÇÕES

CAPÍTULO 16 - PERSPECTIVAS ISOMÉTRICAS

CONFIGURAÇÃO PARA TRABALHO EM MODO ISOMÉTRICO
ESCRITA DE TEXTO EM ISOMÉTRICOS
COTAGEM DE ISOMÉTRICO

CAPÍTULO 17 - BIBLIOTECAS DE SÍMBOLOS - BLOCOS

CRIAÇÃO DE BLOCO - BLOCK
CRIAÇÃO DE BLOCO EXTERNO - WBLOCK
BLOCOS DINÂMICOS
ESCOLHA DE MÚLTIPLAS REPRESENTAÇÕES DE UM SÍMBOLO
CIRCULAR PELOS PONTOS DE INSERÇÃO DE UM SÍMBOLO
ALINHAR BLOCOS DINÂMICOS COM A GEOMETRIA DO DESENHO
EDIÇÃO DA GEOMETRIA DO BLOCO
CRIAÇÃO E EDIÇÃO DA DEFINIÇÃO DE UM BLOCO DINÂMICO
PARAMETERS
ACTIONS
PARAMETER SETS
CONSTRAINTS
DEFINIÇÃO DE GRIPS PARA BLOCOS DINÂMICOS
CRIAÇÃO DE UM PARÂMETRO LINEAR
PREDEFINIÇÃO DE VALORES DE DISTÂNCIA A UM PARÂMETRO LINEAR
CRIAÇÃO DE ESTADOS DE VISIBILIDADE
CRIAÇÃO DE UMA LISTA LOOKUP
CRIAÇÃO DE UM PARÂMETRO DE ESPELHAMENTO
INSERÇÃO DE RESTRIÇÕES DE GEOMETRIA
INSERÇÃO DE RESTRIÇÕES DIMENSIONAIS
INSERÇÃO DE BLOCK TABLE (TABELA DO BLOCO)
GERENCIAMENTO DOS PARÂMETROS DO BLOCO
PROPRIEDADES DOS OBJETOS DENTRO DE UM BLOCO
INSERÇÃO DE UM BLOCO NO DESENHO - INSERT
USO DO WINDOWS EXPLORER PARA INSERIR ARQUIVOS COMO BLOCOS
INSERÇÃO DE BLOCOS DE OUTROS ARQUIVOS DE DESENHO
INSERÇÃO DE BLOCOS A PARTIR DE UMA PÁGINA WEB
MUDANÇA DO PONTO DE INSERÇÃO - BASE
EXPLOSÃO DE BLOCO - EXPLODE
APRESENTAÇÃO DE APENAS PARTE DO BLOCO - XCLIP

CAPÍTULO 18 - DESIGNCENTER

ACESSO AO AUTOCAD DESIGNCENTER - ADCENTER
INSERÇÃO DE ARQUIVOS COMO XREF
INSERÇÃO DE IMAGENS NO DESENHO
COMO TORNAR DESENHOS E BLOCOS MAIS FÁCEIS DE ENCONTRAR
COMPATIBILIDADE ENTRE UNIDADES DOS BLOCOS E DOS DESENHOS
DEFINIÇÃO DE UNIDADES NOS BLOCOS
DEFINIÇÃO DE UNIDADES NA CONFIGURAÇÃO DO AUTOCAD
O DESIGNCENTER
ADIÇÃO DE CONTEÚDO A UM DESENHO
ATUALIZAÇÃO DE DEFINIÇÕES DE BLOCO COM O DESIGNCENTER
ABERTURA DE DESENHOS COM O DESIGNCENTER
ADIÇÃO DE ITENS DO DESIGNCENTER A UMA TOOL PALETTE
AUTODESK SEEK PARA ADICIONAR DESENHOS
I-DROP

 

CAPÍTULO 19 - LAYOUTS PARA PLOTAGEM

ACESSO AOS COMANDOS DE LAYOUT
CONFIGURAÇÃO DA FOLHA DE IMPRESSÃO - MODEL E LAYOUT - PAGESETUP
ALTERNÂNCIA DO MODEL SPACE COM O LAYOUT (PAPER SPACE)
INSERÇÃO DE UM FORMATO DE DESENHO NO PAPER SPACE
CRIAÇÃO E MANIPULAÇÃO DE VIEWPORTS - VPORTS
MANIPULAÇÃO DO MODELO NO PAPER SPACE - PSPACE E MSPACE
ACESSAR O MODEL A PARTIR DE UMA VIEWPORT DE LAYOUT
ESCALAS MÚLTIPLAS NA MESMA FOLHA - ZOOM XP
PROPRIEDADES ESPECIAIS DAS VIEWPORTS NO LAYOUT
ALGUNS EXEMPLOS DE TRATAMENTO COM VIEWPORTS
ROTACIONAR VISTAS NAS VIEWPORTS DO LAYOUT
DEFINIÇÃO DA PLOTAGEM DE MODELOS 3D NO LAYOUT
MANUSEIO DE LAYERS NO LAYOUT
DESENHO NO PSPACE
QUICK VIEW LAYOUT
COMO COTAR NO LAYOUT
COTAR NO MODEL SPACE
COTAR NO PSPACE
EXPORTAR UM LAYOUT PARA MODEL
COMO LIVRAR-SE DAS BORDAS DAS VIEWPORTS

CAPÍTULO 20 - PLOTAGEM

ESTILO DE PLOTAGEM - PLOT STYLE
CRIAÇÃO OU ALTERAÇÃO DE UMA TABELA DE ESTILOS DE PLOTAGEM
EDIÇÃO DE UMA TABELA DE ESTILOS DE PLOTAGEM DEPENDENTE DE CORES (ARQUIVO CTB)
EDIÇÃO DE UMA TABELA DE ESTILOS DE PLOTAGEM NOMEADOS (ARQUIVO STB)
INFORMAÇÕES E LEMBRETES IMPORTANTES
DEFINIÇÃO DO QUE PLOTAR E ONDE PLOTAR - PAGESETUP
CRIAÇÃO E ALTERAÇÃO DE CONFIGURAÇÕES DE PLOTTERS
INSERÇÃO DE UMA NOVA CONFIGURAÇÃO NO COMPUTADOR
INSERÇÃO DE UMA NOVA CONFIGURAÇÃO DE PLOTTER COM ENDEREÇO DE REDE
INSERÇÃO DE UMA NOVA CONFIGURAÇÃO A PARTIR DE UMA IMPRESSORA INSTALADA NO WINDOWS
ALTERAÇÃO DE CONFIGURAÇÃO EXISTENTE
PLOTAGEM DO DESENHO - PLOT
PRÉVIA DA PLOTAGEM NA TELA - PREVIEW
PLOTAGEM EM BACKGROUND
PLOTAGEM PARA GERAR ARQUIVOS PARA WEB
PLOTAGEM EM LOTE
PLOTAGEM POR ARQUIVOS DE SCRIPT - SCRIPT

CAPÍTULO 21 - PADRONIZAÇÃO NA CONCEPÇãO DE DESENHOS

COMO PADRONIZAR PROJETOS E AUMENTAR A PRODUTIVIDADE

TEMPLATES

BIBLIOTECAS DE SÍMBOLOS

CRIAÇÃO DE LISTAS DE ESCALAS CUSTOMIZADAS

CAD STANDARDS - NORMAS

PARA CRIAR UM STANDARD (PADRÃO)

PARA ASSOCIAR UM PADRÃO A UM DESENHO CORRENTE

VERIFICAÇÃO DO PADRÃO NO DESENHO

NOTIFICAÇÃO E REPARAÇÃO DE VIOLAÇÃO DE PADRÕES EM TEMPO REAL

VERIFICAÇÃO DOS PADRÕES EM LOTES DE DESENHOS

TRANSFERÊNCIA DE CARACTERÍSTICAS DE LAYERS - LAYER TRANSLATOR

UM EXEMPLO DE PADRÃO

PARTE 2 - 3D

CAPÍTULO 22 - NOÇÕES DE COORDENADAS EM 3D E UCS

COMO ENTENDER WCS E UCS

REGRA DA MÃO DIREITA

COMO ENTENDER AS COORDENADAS EM 3D

COORDENADAS CARTESIANAS

COORDENADAS CILÍNDRICAS

COORDENADAS ESFÉRICAS

USO DE FILTROS DE COORDENADAS EM 3D

CAPÍTULO 23 - VISUALIZAÇÃO EM 3D

VIEWCUBE
COMO USAR A BÚSSOLA
CONFIGURAÇÃO DO VIEWCUBE
DEFINIR O MODO DE PROJEÇÃO DA VISTA
USAR O VIEWCUBE
VISUALIZAR OBJETOS INDIVIDUAIS COM O VIEWCUBE
VISTA INICIAL
VISUALIZAÇÃO RÁPIDA NO MODELO 3D - DDVPOINT
CRIAÇÃO DE UMA VISTA PLANA
COMO ENTENDER MELHOR OS ÂNGULOS DE VISÃO
ALGUNS EXEMPLOS E RESULTADOS
DEFINIÇÃO DE UM PONTO DE VISÃO - VPOINT
USO DO PONTO DE VISÃO (VIEW POINT)
USO DA BÚSSOLA (TRIPOD)
USO DOS ÂNGULOS DE ROTAÇÃO PARA A VISÃO (ROTATE)
VISTA PLANA - PLAN
VISTAS PREDEFINIDAS, ORTOGONAIS E ISOMÉTRICAS
COMO SALVAR VISTAS NOMEADAS - VIEW
COMO ESCONDER LINHAS INVISÍVEIS - HIDE
COMO RECOBRIR E SOMBREAR O MODELO - VISUAL STYLES
CRIAÇÃO DE ESTILOS DE VISUALIZAÇÃO
USO DAS MÚLTIPLAS JANELAS DE TRABALHO - VPORTS
VISUALIZAÇÃO DINÂMICA DOS MODELOS - DVIEW
CONTROLE INTERATIVO DE VISTAS
PAN EM MODO 3D - 3DPAN
ZOOM EM MODO 3D - 3DZOOM
VISÃO DINÂMICA - 3DFORBIT
MOVIMENTO CONTÍNUO - 3DCORBIT
GIRO DA CÂMERA - 3DSWIVEL
COMO CAMINHAR PELO OBJETO E SOBREVOÁ-LO - 3DWALK/3DFLY
PARÂMETROS DE WALK E FLY
AJUSTE DA DISTÂNCIA DA CÂMERA - 3DDISTANCE
CRIAÇÃO DE PLANOS DE CORTE - 3DCLIP
ESCOLHA DAS VISTAS PREDEFINIDAS OU SALVAS NO 3DORBIT

CAPÍTULO 24 - SISTEMA DE COORDENADAS DO USUÁRIO UCS

SISTEMA DE COORDENADAS DO USUÁRIO - UCS
UCS DINÂMICO
GERENCIAMENTO DE UCSS - UCSMAN
APARÊNCIA DO ÍCONE DE UCS

CAPÍTULO 25 - MÉTODOS DE MODELAMENTO EM 3D

TIPOS DE MODELAMENTO
ARAMADO (WIREFRAME)
SUPERFÍCIES
MODELAMENTO SÓLIDO
MODELAGEM LIVRE (FREE-FORM) MESH MODELING
VANTAGENS DA MODELAGEM 3D
EXEMPLO DE MODELAMENTO
REGRAS BÁSICAS PARA MODELAMENTO EM 3D

CAPÍTULO 26 - MODELAMENTO EM ARAME (WIREFRAME)

FUNCIONAMENTO BÁSICO DOS OBJETOS EM 3D
POLILINHAS EM 3D - 3DPOLY
EXEMPLO PRÁTICO DE CRIAÇÃO DE MODELO EM ARAME

CAPÍTULO 27 - MODELAMENTO SÓLIDO

TOOLBARS PARA MODELAMENTO SÓLIDO
DESENHO DE SÓLIDOS
PRIMITIVAS DE MODELAMENTO SÓLIDO
CAIXA - BOX
CILINDRO - CYLINDER
CONE - CONE
ESFERA - SPHERE
PIRÂMIDE - PYRAMIDE
CUNHA - WEDGE
TOROIDE - TORUS
POLISSÓLIDO - POLYSOLID
HÉLICE - HELIX
EXTRUSÃO - EXTRUDE
REVOLUÇÃO - REVOLVE
SEGUIR UM CAMINHO - SWEEP
TRANSIÇÃO - LOFT
EMPURRAR/PUXAR - PRESSPULL
CRIAÇÃO DE SÓLIDOS COMPOSTOS - OPERAÇÕES BOOLEANAS
UNIÃO - UNION
SUBTRAÇÃO - SUBTRACT
INTERSECÇÃO - INTERSECT
ALGUNS EXEMPLOS
VERIFICAÇÃO DE PROPRIEDADES DE MASSA - MASSPROP
VERIFICAÇÃO DE INTERFERÊNCIAS - INTERFERE
CRIAÇÃO DE VISTAS PARA AUXILIAR O DESENHO
REPARAÇÃO DO MODELO PARA GERAR A VISTA - SOLVIEW
COMO GERAR A VISTA - SOLDRAW
COMO GERAR PERFIS DO MODELO - SOLPROF
SEÇÕES EM MODELOS SÓLIDOS - SECTION
PLANOS DE CORTE - SECTIONPLANE
VISTAS 2D - FLATSHOT
EDIÇÃO DE MODELOS SÓLIDOS
CHANFRO - CHAMFER EDGE
ARREDONDAMENTO - FILLET EDGE
DIVISÃO DO MODELO SÓLIDO - SLICE
EDIÇÃO DAS FACES E BORDAS DE SÓLIDOS - SOLIDEDIT
CRIAÇÃO DE UM SÓLIDO A PARTIR DE UMA SUPERFÍCIE - THICKEN
CONVERSÃO DE OBJETOS EM SÓLIDOS - CONVTOSOLID
CONVERSÃO DE OBJETOS EM SUPERFÍCIES - CONVTOSURFACE
EXTRAIR O ARAME DOS OBJETOS 3D - EXTRACT EDGES
EDIÇÃO DE MALHAS EM 3D - PEDIT

CAPÍTULO 28 - MODELAMENTO MESH - FREE-FORM

MESH - BOX
MESH - CONE
MESH - CYLINDER
MESH - PYRAMID
MESH - SPHERE
MESH - WEDGE
MESH - TORUS
OPÇÕES DOS MESH PRIMITIVOS
MALHA GERADA POR RÉGUAS - RULESURF
EXEMPLO DE USO DO RULESURF
MALHA POR EXTRUSÃO DE UMA CURVA MESTRA - TABSURF
MALHA POR ROTAÇÃO EM TORNO DE UM EIXO - REVSURF
MALHA POR DEFINIÇÃO DAS BORDAS - EDGESURF
CONVERTER EM OBJETOS MESH - MESHSMOOTH
CONFIGURAÇÃO DO MESHSMOOTH - MESHOPTIONS
APLICAR MAIS NÍVEIS DE SMOOTHNESS
FACES DA MALHA
REMOVER NÍVEIS DE SMOOTHNESS
REFINAR A MALHA - REFINE MESH
EDITAR SUBOBJETOS - SUBOBJECTS
FILTROS DE SELEÇÃO DE SUBOBJETOS
INCLUIR CANTOS - MESHCREASE
REMOVER CANTOS - MESHUNCREASE
CORTAR FACES MESH - MESHSPLIT
MESCLAR FACES - MERGE FACE
FECHAR FURO - CLOSE HOLE
JUNTAR EM UM PONTO - COLLAPSE FACE OR EDGE
INVERTER O LADO DA TRIANGULAÇÃO - SPIN TRIANGLE FACE
EXTRUSÃO DE FACES - MESHEXTRUDE

CAPÍTULO 29 - MODELAMENTO EM SUPERFÍCIES

CONTINUIDADE DA SUPERFÍCIE E MAGNITUDE
CRIAÇÃO DE SUPERFÍCIE X SÓLIDOS
CRIAÇÃO DE SUPERFÍCIES ASSOCIATIVAS
SUPERFÍCIE POR REDE - SURFNETWORK
SUPERFÍCIE PLANA - PLANESURF
MESCLAR SUPERFÍCIE - BLEND
CORRIGIR SUPERFÍCIE - SURFPATCH
CÓPIAS PARALELAS DA SUPERFÍCIE - SURFOFFSET
ASSOCIAÇÃO DE SUPERFÍCIE - SURFACEASSOCIATIVITY
MODO DE CONSTRUÇÃO - SURFACEMODELINGMODE
CONCORDÂNCIA ENTRE SUPERFÍCIES - SURFFILLET
CORTAR SUPERFÍCIES - SURFTRIM
REMOVER O TRIM DA SUPERFÍCIE - SURFUNTRIM
ESTENDER SUPERFÍCIES - SURFACE EXTEND
ESCULPIR SUPERFÍCIES - SURFSCULPT
BARRA DE EDIÇÃO 3D - 3DEDITBAR
CONVERTER PARA NURBS - CONVERT TO NURBS
MOSTRAR O CONTROLE DE VÉRTICE PARA EDIÇÃO - SHOW CV
ESCONDER OS PONTOS DE CONTROLE - CVHIDE
RECONSTRUIR A SUPERFÍCIE - REBUILDNOT SURFACE
ADICIONAR VÉRTICE DE CONTROLE - ADD CV
REMOVER VÉRTICES DE CONTROLE - CVREMOVE
PROJEÇÃO DE GEOMETRIAS - PROJECTGEOMETRY
PROJEÇÃO DE UM OBJETO EM UM OUTRO 3D NA DIREÇÃO UCS - PROJECT TO UCS
PROJEÇÃO DE UM OBJETO EM UM OUTRO 3D NA DIREÇÃO DA VIEW ATUAL - PROJECT TO VIEW
PROJEÇÃO DE UM OBJETO EM UM OUTRO 3D NA DIREÇÃO DEFINIDA POR DOIS PONTOS - PROJECT TO TWO POINTS
ANALISAR SUPERFÍCIES - ANALYSIS
GUIA ZEBRA
GUIA CURVATURE
GUIA DRAFT ANGLE
CRIAÇÃO DE FACES - 3DFACE
ESCONDER ARESTAS NÃO DESEJÁVEIS - EDGE
MALHAS POLIGONAIS DE FACES
MALHA POLIGONAL - 3DMESH


 

CAPÍTULO 30 - MODIFICAÇÃO DE OBJETOS NO ESPAÇO 3D

EDIÇÃO DE SUBOBJETOS - SUBOBJECTS
EDIÇÃO DE SÓLIDOS POR MEIO DOS GRIPS
GRIP TOOLS - GIZMO
MOVER OBJETOS EM 3D - 3DMOVE
ROTAÇÃO DE OBJETOS EM 3D - 3DROTATE
ALINHAMENTO DE OBJETOS EM 3D - 3DALIGN
ALINHAMENTO DE OBJETOS - ALIGN
ARRAY TRIDIMENSIONAL - 3DARRAY
ESPELHAMENTO EM 3D - 3DMIRROR

CAPÍTULO 31 - CRIAÇÃO DE IMAGENS COM ACABAMENTO REALISTA

COMANDOS DE ACABAMENTO REALISTA - RENDER
APLICAÇÃO DO ACABAMENTO - RENDER
TIPOS DE RENDER
DEFINIÇÃO DAS PREFERÊNCIAS DE RENDERIZAÇÃO - RPREF
GENERAL
RAY TRACING
INDIRECT ILLUMINATION
DIAGNOSTIC
PROCESSING
FASES DA RENDERIZAÇÃO
INSERÇÃO DE LUZES NO MODELO - LIGHTS
TIPOS DE ILUMINAÇÃO
LUZES FOTOMÉTRICAS
LUZ DO SOL
GENERAL
SUN ANGLE CALCULATOR
RENDERED SHADOW DETAILS
GEOGRAPHIC LOCATION
LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA
LUZ DO CÉU - SKY
LUZ PONTUAL (INCANDESCENTE) - POINT LIGHT
LUZ DISTANTE - DISTANT LIGHT
LUZ SPOT - SPOTLIGHT
LISTA DE LUZES - LIGHT LIST
PROPRIEDADES DA LUZ POINT
PROPRIEDADES DA LUZ DISTANT
PROPRIEDADES DA LUZ SPOT
PHOTOMETRIC PROPERTIES
INSERÇÃO DE LUZES FOTOMÉTRICAS A PARTIR DA TOOL PALETTE
IMAGENS DE FUNDO
DEFINIÇÃO DE VISTAS
IMAGEM DE FUNDO
COR SÓLIDA PARA BACKGROUND
GRADIENT PARA BACKGROUND
IMAGEM PARA BACKGROUND
BACKGROUND
DEFINIÇÃO DE MATERIAIS PARA O MODELO - MATBROWSEROPEN
CRIAÇÃO DE UM MATERIAL
AJUSTE DO TAMANHO DE TEXTURAS CARREGADAS
CARREGAMENTO DE MATERIAS DA AUTODESK
APLICAÇÃO DE MATERIAIS POR LAYER
AJUSTE DOS MAPAS AOS SEUS OBJETOS - MATERIALMAP
MAPEAMENTO PLANAR
MAPEAMENTO BOX
MAPEAMENTO CYLINDRICAL
MAPEAMENTO ESPHERICAL
CÓPIA DO MAPEAMENTO PARA OUTROS OBJETOS
RETIRADA DO MAPEAMENTO DE OBJETOS
CRIAÇÃO DE NÉVOA/NEBLINA - RENDERENVIRONMENT
FALTA DE MAPA DE TEXTURAS

CAPÍTULO 32 - CRIAÇÃO DE ANIMAÇÕES

SHOWMOTION
COMO USAR O SHOWMOTION
ANIMAÇÃO POR CÂMERA E CAMINHO - MOTION PATH ANIMATION
ANIMAÇÃO COM COMANDOS DE VISUALIZAÇÃO EM 3D

 

PARTE 3 - AVANÇADO

CAPÍTULO 33 - UTILIZAÇÃO DE OUTROS FORMATOS DE ARQUIVO

UTILIZAÇÃO DE SLIDES
GERAÇÃO DE SLIDES
VISUALIZAÇÃO DE UM SLIDE
CRIAÇÃO DE UM ARQUIVO DXF
CRIAÇÃO DE UM ARQUIVO ACIS
CRIAÇÃO DE UM ARQUIVO WMF
CRIAÇÃO DE UM ARQUIVO BMP
CRIAÇÃO DE UM ARQUIVO POSTSCRIPT
CRIAÇÃO DE UM SÓLIDO NO FORMATO STEREO-LITHOGRAPH
CRIAÇÃO DE UM ARQUIVO PARA MICROSTATION®
UTILIZAÇÃO DE ARQUIVOS CRIADOS EM OUTROS PROGRAMAS
UTILIZAÇÃO DE ARQUIVOS DXF, DWT E DWS
UTILIZAÇÃO DE ARQUIVOS DO 3D STUDIO
UTILIZAÇÃO DE ARQUIVOS WMF DO WINDOWS
UTILIZAÇÃO DE ARQUIVOS PDF
UTILIZAÇÃO DE ARQUIVOS DO MICROSTATION® NO AUTOCAD
IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO DE ARQUIVOS FBX
IMPORTAÇÃO DE ARQUIVOS DE NUVEM DE PONTOS 3D
VARIÁVEIS PARA CONTROLAR A NUVEM DE PONTOS

CAPÍTULO 34 - UTILITÁRIOS PARA LIMPEZA OU RECUPERAÇÃO DE DESENHOS E PARA RENOMEAR OBJETOS

ELIMINAÇÃO DOS DADOS DESNECESSÁRIOS - PURGE
CRIAÇÃO DE UM ARQUIVO EXTERNO - WBLOCK
RECUPERAÇÃO DE ARQUIVOS - RECOVER
COMO RECUPERAR-SE DE UMA FALHA DO SISTEMA
VERIFICAÇÃO DA INTEGRIDADE DO ARQUIVO - AUDIT
RENOMEAR OS OBJETOS - RENAME

CAPÍTULO 35 - FILTROS DE COORDENADAS E DE SELEÇÃO DE OBJETOS

CRIAÇÃO DE FILTROS DE SELEÇÃO - FILTER
SELEÇÃO DE OBJETOS DE MANEIRA RÁPIDA - QSELECT
FILTROS DE COORDENADAS

CAPÍTULO 36 - USO DA CALCULADORA DE PONTOS E EXPRESSÕES

USO DA CALCULATOR - CAL
FUNÇÕES NUMÉRICAS ACEITAS
MODOS SNAP DO AUTOCAD
CÁLCULO DE PONTOS
USO DA CALCULADORA GRÁFICA

 

CAPÍTULO 37 - USO E CONFIGURAÇÃO DE GRIPS

USO DE GRIPS
EDIÇÃO DE OBJETOS COM GRIPS
CONFIGURAÇÃO DOS GRIPS
COMO LIMITAR A EXIBIÇÃO DOS GRIPS
MODIFICAÇÃO DE OBJETOS COM GRIPS MULTIFUNCIONAIS

CAPÍTULO 38 - GRUPOS DE OBJETOS

GROUP

CAPÍTULO 39 - ARQUIVOS DE REFERÊNCIA EXTERNA

TOOLBAR PARA MANIPULAÇÃO DE XREF
GERENCIAMENTO DE ARQUIVOS DE REFERÊNCIA - XREF
SELEÇÃO EM DESTAQUE DE UM ARQUIVO DE REFERÊNCIA
EDIÇÃO DE UM ARQUIVO DE REFERÊNCIA
LAYERS DE XREFS
EXTRAÇÃO DE PARTE DO XREF OU DO BLOCO (EXECUÇÃO DE UM CLIP) - XCLIP
XBIND - IMPORTAÇÃO DE INFORMAÇÕES DE UM ARQUIVO DE REFERÊNCIA PARA O DESENHO CORRENTE
USO DA CIRCULARIDADE DE ARQUIVOS DE REFERÊNCIA PARA O DESENHO CORRENTE
DEFINIÇÃO DE CAMINHOS DE PESQUISA PARA SEU PROJETO - PROJECTNAME
EDIÇÃO DE UM XREF DENTRO DO DESENHO PRINCIPAL - REFEDIT
EDIÇÃO DE UM XREF EM UMA NOVA JANELA - XOPEN
NOTIFICAÇÃO DE ALTERAÇÕES EM REFERÊNCIAS EXTERNAS
ADMINISTRAÇÃO DE ARQUIVOS DE REFERÊNCIA

CAPÍTULO 40 - IMAGENS RASTER

FORMATOS DE IMAGENS SUPORTADOS
TOOLBAR PARA MANIPULAÇÃO DE RASTER
INSERÇÃO DE IMAGENS NO DESENHO - IMAGEATTACH
GERENCIAMENTO DE IMAGENS INSERIDAS - IMAGE
IMAGECLIP
COMO APAGAR A BORDA DA IMAGEM - IMAGEFRAME
AJUSTE DA QUALIDADE DA IMAGEM
IMAGE ADJUST
TRANSPARENCY
IMAGE QUALITY
CONTROLE DA IMAGEM
USO DE COMANDOS DE EDIÇÃO EM IMAGENS
MESCLA DE IMAGENS COM DESENHOS
TROCA DE CORES DAS IMAGENS
ALTERAÇÃO DE TRECHOS DA IMAGEM
PROGRAMAS PARA MANIPULAÇÃO DE IMAGENS NO AUTOCAD
ACESSO DE IMAGENS A PARTIR DA INTERNET
ALTERAR CAMINHOS DE ARQUIVOS DE IMAGENS RASTER
EFETUAR ESCALA DE IMAGENS RASTER

CAPÍTULO 41 - USO DE ATRIBUTOS NO DESENHO

CRIAÇÃO DOS ATRIBUTOS - ATTDEF
EXEMPLO DE CRIAÇÃO DE UM BLOCO COM OS ATRIBUTOS
ESCOLHA DOS OBJETOS GRÁFICOS E DA INFORMAÇÃO DESEJADA
PLANEJAMENTO DOS ATRIBUTOS
CRIAÇÃO DAS DEFINIÇÕES DOS ATRIBUTOS
GERAÇÃO DO BLOCO OU DO ARQUIVO EXTERNO COM ATRIBUTO
INSERÇÃO DE UM BLOCO OU DE ARQUIVO COM ATRIBUTOS
CONTROLE DA VISIBILIDADE DOS ATRIBUTOS - ATTDISP
EDIÇÃO DINÂMICA DE ATRIBUTOS - EATTEDIT
EDIÇÃO POR CAIXA DE DIÁLOGO
POSIÇÃO DE ATRIBUTOS EM BLOCOS JÁ INSERIDOS
GERENCIAMENTO DE ATRIBUTOS EM BLOCOS - BATTMAN
SINCRONIA ENTRE BLOCOS - ATTSYNC
EXTRAÇÃO DE RELATÓRIOS DE ATRIBUTOS - EATTEXT

CAPÍTULO 42 - CONECTIVIDADE COM BANCO DE DADOS

COMO FUNCIONAM OS BANCOS DE DADOS
CONFIGURAÇÃO DE UM BANCO DE DADOS
COMO ATUALIZAR UMA CONFIGURAÇÃO DE DRIVER DE ACESSO A BANCO DE DADOS
LIMITAÇÕES DAS CONEXÕES COM OS DIFERENTES BANCOS DE DADOS
EXEMPLO DE CONEXÃO COM DBASE USANDO MICROSOFT ODBC
UTILIZAÇÃO DO DBCONNECT MANAGER
VISUALIZAR E EDITAR DADOS DE UMA TABELA A PARTIR DO AUTOCAD
COMO CRIAR VÍNCULOS COM OBJETOS GRÁFICOS
PARA CRIAR UM LINK TEMPLATE NO DESENHO CORRENTE
PARA CRIAR UM VÍNCULO COM UM OBJETO GRÁFICO NO DESENHO CORRENTE
EDIÇÃO DO LINK TEMPLATE
VISUALIZAÇÃO DE DADOS VINCULADOS
VISUALIZAÇÃO DE DADOS VINCULADOS AUTOMATICAMENTE
CONFIGURAÇÃO DA VISUALIZAÇÃO DE VÍNCULOS
EDIÇÃO DE UM VÍNCULO
CRIAÇÃO DE ETIQUETAS - LABELS
COMO TRABALHAR COM O EDITOR DE CONSULTAS (QUERY EDITOR)
USO DO QUERY EDITOR
USO DA OPÇÃO QUICK QUERY DO QUERY EDITOR
ARMAZENAMENTO DE CONSULTAS PARA USO POSTERIOR
TRABALHO COM ARQUIVOS DE REFERÊNCIA (XREFS) E BLOCOS
COMO CONVERTER VÍNCULOS CRIADOS EM VERSÕES ANTERIORES DO AUTOCAD

CAPÍTULO 43 - AGILIZAÇÃO DE DESENHOS COM OUTROS APLICATIVOS - OLE

COMO COPIAR PARA A ÁREA DE TRANSFERÊNCIA - COPYCLIP
USO DO COPYCLIP COM PONTO DE INSERÇÃO
CÓPIA DE DADOS COM VÍNCULOS - COPYLINK
EDIÇÃO DE DESENHOS VINCULADOS
INCORPORAÇÃO DE OBJETOS OLE EM DESENHOS DO AUTOCAD - PASTECLIP
IMPORTAÇÃO DE DADOS DE OUTROS PROGRAMAS DIRETAMENTE PARA O AUTOCAD
COMO EDITAR O OBJETO OLE INSERIDO
OPÇÕES DE VISUALIZAÇÃO E IMPRESSÃO DE UM OBJETO OLE
COMO GERAR UM BLOCO A PARTIR DOS OBJETOS INSERIDOS
VINCULAÇÃO DE OBJETOS OLE A DESENHOS DO AUTOCAD - PASTESPEC
ATUALIZAÇÃO DE VÍNCULOS - OLELINKS
COMO INSERIR VÍNCULOS A PARTIR DE ARQUIVOS - INSERTOBJ
COMO ROMPER VÍNCULOS COM OBJETOS OLE
LIMITAÇÕES NO USO DE OBJETOS OLE NO AUTOCAD

CAPÍTULO 44 - INTERFACE DO AUTOCAD COM A INTERNET

COMO ABRIR E SALVAR DESENHOS NA INTERNET

COMO GERAR HYPERLINK COM OBJETOS DO AUTOCAD

USO DE UM HYPERLINK PARA CRIAR MENSAGENS DE E-MAIL

COMO CRIAR PACOTE DE ARQUIVOS PARA TRANSMITIR PELA INTERNET - ETRANSMIT

TIPOS DE ARQUIVO AUTOMATICAMENTE ADICIONADOS AO PACOTE DE TRANSMISSÃO

CRIAÇÃO DE ARQUIVOS DWF OU DWFX PARA PUBLICAÇÃO

PUBLICAÇÃO DE CONJUNTOS DE DESENHOS

PUBLICAÇÃO DE MODELOS TRIDIMENSIONAIS

COMO USAR O ASSISTENTE PUBLISH TO WEB PARA CRIAR PÁGINAS WEB

iNSERÇÃO DE BLOCOS A PARTIR DE UMA PÁGINA WEB

VISUALIZAÇÃO DE ARQUIVOS DWF OU DWFX

IMPRIMIR E PLOTAR ARQUIVOS DWF

TRABALHO COM ANOTAÇÕES DE REVISÃO

INFOCENTER

RECEBER NOVAS NOTIFICAÇÕES SOBRE INFORMAÇÕES

ESPECIFICAR AS CONFIGURAÇÕES DO INFOCENTER

COMO INSTALAR E INICIAR O UTILITÁRIO CAD MANAGER CONTROL

ENVIAR O MODELO 3D PARA UMA IMPRESSORA 3D

ENVIAR O ARQUIVO CORRENTE POR E-MAIL

PARTE 4 - CUSTOMIZAÇÃO

CAPÍTULO 45 - ACTION RECORDER E TRABALHO COM SCRIPTS

INTRODUÇÃO AO ACTION RECORDER

GRAVAR UMA MACRO DE AÇÕES

MODIFICAR UMA MACRO DE AÇÕES

PARA RENOMEAR UMA MACRO DE AÇÕES

PARA EXCLUIR UMA MACRO DE AÇÕES PREVIAMENTE GRAVADA

PARA COPIAR UMA MACRO DE AÇÕES

PARA ALTERAR AS PROPRIEDADES DE MACRO DE AÇÕES

PARA EXCLUIR UMA AÇÃO DE UMA MACRO DE AÇÕES

PARA EDITAR UM NÓ DE VALOR EM UMA MACRO DE AÇÕES

INSERIR MENSAGENS DO USUÁRIO

PARA INSERIR UMA MENSAGEM DO USUÁRIO EM UMA MACRO DE AÇÕES

PARA EDITAR UMA MENSAGEM DO USUÁRIO INSERIDA EM UMA MACRO DE AÇÕES

SOLICITAR ENTRADA DO USUÁRIO

PARA ALTERNAR A SOLICITAÇÃO POR UMA ENTRADA DE UM VALOR DURANTE

A EXECUÇÃO DE UMA MACRO DE AÇÕES

O GERENCIADOR DE MACROS DE AÇÕES

EXECUTAR UMA MACRO DE AÇÕES

DICAS PARA USAR O ACTION RECORDER

ARQUIVOS DE SCRIPTS

CRIAÇÃO DE SCRIPTS

EXEMPLOS DE SCRIPTS

COMO EXECUTAR UM SCRIPT

COMO EXECUTAR COMANDOS QUE POSSUEM CAIXA DE DIÁLOGO

CAPÍTULO 46 - CUSTOMIZAÇÃO DA INTERFACE DO USUÁRIO

A INTERFACE DE CUSTOMIZAÇÃO DO USUÁRIO
ESTRUTURA DOS MENUS DO AUTOCAD
GRUPO DE MENU X GRUPO DE CUSTOMIZAÇÃO
COMO MIGRAR E TRANSFERIR CUSTOMIZAÇÕES
COMO CRIAR E CARREGAR UM ARQUIVO DE MENU PARCIAL
COMO CUSTOMIZAR COMANDOS
CRIAÇÃO DE UM COMANDO
EDIÇÃO DE UM COMANDO
REUTILIZAÇÃO DE UM COMANDO
LOCALIZAÇÃO E SUBSTITUIÇÃO DE NOMES DE COMANDOS E TEXTOS
BARRAS DE FERRAMENTAS
CRIAÇÃO DE UMA TOOLBAR
CRIAÇÃO DE UM FLYOUT
MODIFICAÇÃO DE TOOLBARS
COMO CRIAR E EDITAR BOTÕES DE TOOLBARS
MENUS PULL-DOWN E MENUS DE ATALHO
COMO CRIAR UM MENU PULL-DOWN
CRIAÇÃO DE UM MENU DE ATALHO
CRIAÇÃO DE SUBMENUS
CONTROLE DA EXIBIÇÃO DAS ETIQUETAS DOS COMANDOS NOS MENUS
REFERENCIAR MENUS PULL-DOWN OU MENUS DE ATALHO
ACESSO AO ESTADO DA ETIQUETA DE UM MENU
TECLAS DE ATALHO
CRIAÇÃO DE UMA TECLA DE ATALHO
COMO MODIFICAR UMA TECLA DE ATALHO
COMO CRIAR UMA TECLA DE SOBREPOSIÇÃO TEMPORÁRIA
COMO MODIFICAR UMA TECLA DE SOBREPOSIÇÃO TEMPORÁRIA
CUSTOMIZAÇÃO DE WORKSPACES
COMO CRIAR UM AMBIENTE DE TRABALHO
MODIFICAÇÃO DE UM AMBIENTE DE TRABALHO
MODIFICAÇÃO DE PROPRIEDADES DE UMA JANELA FIXÁVEL
CUSTOMIZAÇÃO DO CLIQUE DUPLO DO MOUSE
CUSTOMIZAÇÃO DE BOTÕES DO MOUSE
PERSONALIZAR A BARRA DE FERRAMENTAS QUICK ACCESS
CRIAR MENSAGENS DE AJUDA PARA A BARRA DE STATUS
COMO CARREGAR UM ARQUIVO DO AUTOLISP
CUSTOMIZAÇÃO DE ELEMENTOS DE INTERFACE LEGADOS
COMO CRIAR MENUS DE MESA DIGITALIZADORA
COMO CUSTOMIZAR BOTÕES DE MESA DIGITALIZADORA
COMO CRIAR MENUS DE TELA
COMO CRIAR MENUS DE IMAGENS
COMO MOSTRAR UM MENU DE IMAGENS
USO DE CARACTERES DE CONTROLE EM MACROS


CAPÍTULO 47 - CRIAÇÃO DE TIPOS DE LINHA

LINHAS COM PONTOS E TRAÇOS
LINHAS COM TEXTOS
LINHAS COM SHAPES

 

CAPÍTULO 48 - PADRÕES E HACHURAS

COMO ENTENDER UM PADRÃO DE HACHURA
PLANEJAMENTO E CRIAÇÃO DE UMA HACHURA
EXEMPLOS PRÁTICOS

 

CAPÍTULO 49 - CRIAÇÃO E USO DE ROTINAS

CRIAR ATALHOS PARA COMANDOS E ACESSAR PROGRAMAS EXTERNOS
DEFINIÇÃO DE COMANDOS EXTERNOS
DEFINIÇÃO DE PSEUDÔNIMOS (APELIDOS)
INTERFACES DE PROGRAMAÇÃO DO AUTOCAD
ACTIVEX AUTOMATION
AUTOCAD VBA
AUTOLISP E VISUAL LISP
OBJECTARX
COMO CARREGAR E DESCARREGAR ROTINAS
CARREGAR POR CAIXA DE DIÁLOGO
CARREGAR ROTINAS POR TECLADO
TRABALHO COM MACROS, PROJETOS VBA E EDITOR VBA
TRABALHO COM VISUAL LISP
INTRODUÇÃO AO AUTOLISP
EXPRESSÕES EM AUTOLISP
EXPRESSÕES MATEMÁTICAS EM AUTOLISP
FUNÇÕES BÁSICAS DO AUTOLISP

BIBLIOGRAFIA


Informações técnicas:
Peso: 1390g Dimensões: 21cm x 28cm x 3cm (L x A x P)
ISBN: 978-85-365-0281-6  

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