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[ ! ] PRODUTO NÃO DISPONÍVEL NO ESTOQUE
[Livro]: Estudo Dirigido de 3ds Max 2012
Didático, prático, baseado em exemplos passo a passo
Páginas: 328
Ano: 2012
Preço: R$ 25,00
Autor(es): Adriano de Oliveira
Editora: Érica
Formato: Livro Impresso

Visão Geral do Livro:

Estudo Dirigido de 3ds Max 2012 


 

De forma prática e objetiva, ensina a criar e editar objetos ou componentes com o 3ds Max 2012, trabalhar com modificadores de malha e deformadores paramétricos, controlar objetos, determinar formas de apresentação e configurações de viewports e de sistema, ferramentas de precisão, modelagem por união, subtração e interseção.

Aborda as principais diferenças entre os renderizadores iray, mental ray e Scanline, iluminação Daylight baseada no mental ray, criação, modificação e ajuste de materiais, conceitos e aplicações de mapeamento, criação de luz e inclusão de câmeras para facilitar a visualização das cenas.

Destinado a estudantes, arquitetos, designers, publicitários e demais profissionais que necessitam apresentar seus estudos e ideias de forma clara e com qualidade de imagem.

O 3ds Max é a ferramenta perfeita para desenhar, modelar, apresentar, animar e estilizar, pois permite realizar desde a modelagem de uma simples caixa até o cenário completo com animação de personagens de um filme.

A cada versão do programa novidades são trazidas.

A prioridade da versão 2012 foram as viewports, as quais passaram a usar um sistema chamado Nitrous Accelerated Graphics Core, que acelera o desempenho da renderização nas viewports, ou seja, agora podemos trabalhar com sombras e materiais diretamente na viewport.

Além dos melhoramentos na performance que impressionam, foram adicionadas as texturas de substância que permitem a composição de materiais com muito realismo.

E a partir de agora também está disponível o iRay para renderizar com resultados mais próximos de fotos sem a necessidade de inúmeras configurações.

O livro traz um aprendizado dinâmico dessa ferramenta, com exercícios práticos e explicações passo a passo.

Ensina a criar e editar objetos ou componentes que podem ser usados na arquitetura e outros tipos de projetos para trabalhar com modificadores de malha e deformadores paramétricos.

Descreve os procedimentos para controlar objetos na área de trabalho, determinar formas de apresentação e configurações de viewports e de sistema.

Trabalha com ferramentas de precisão para criar ou modificar os objetos de forma exata, e apresenta a modelagem por união, subtração e interseção.

Mostra as configurações necessárias para criar renders de baixa e alta resoluções, assim como os ajustes do renderizador Mental Ray para gerar imagens com cálculo de iluminação.

Conteúdo do Livro - Veja tudo que você vai aprender com este livro:

Capítulo 1 - Novidades da Versão 2012 e Área de Trabalho

1.1 Visão Geral

1.2 Novidades e Melhorias do Autodesk 3ds Max 2012

1.3 Área de Trabalho

1.4 Painel de Comandos

1.5 Viewports - Janelas de Trabalho

1.5.1 Mudar Vistas e Tamanho das Viewports

1.5.2 Mudar o Layout

1.6 Controle Visual e Aparência das Viewports

1.7 Ferramentas de Navegação

1.8 ViewCube

1.8.1 Configurar o ViewCube

1.9 Formas de Apresentação na Viewport

1.10 Atalhos para a Área de Trabalho

Capítulo 2 - Configuração do Ambiente de Trabalho

2.1 Visão Geral

2.2 Configurar Janelas de Trabalho

2.3 Configurar Unidades de Desenho

2.4 Configurar a Pasta de Projeto

2.5 Configurar Novos Caminhos de Texturas

2.6 Informações do Projeto

2.7 Propriedades do Arquivo

Capítulo 3 - Objetos Standard e Formas de Seleção

3.1 Visão Geral

3.2 Criar Objetos Standard Primitives

3.2.1 Box - Caixas

3.2.2 Cone

3.2.3 Sphere - Esfera

3.2.4 GeoSphere - Esfera por Lados Triangulares

3.2.5 Cylinder - Cilindro

3.2.6 Tube - Tubo

3.2.7 Torus

3.2.8 Pyramid - Pirâmides

3.2.9 Teapot - Chaleira

3.2.10 Plane - Plano

3.3 Nomes e Cores dos Objetos

3.4 Selecionar Objetos

3.4.1 Seleção por Clique do Mouse

3.4.2 Seleção por Janela

3.4.3 Outras Formas de Seleção

3.4.4 Teclas de Atalho para Seleção

3.5 Seleção por Nomes

3.6 Fixar Seleção

3.7 Exercícios

Capítulo 4 - Operações Básicas

4.1 Visão Geral

4.2 Eixos X, Y e Z (Pivot Point)

4.3 Mover

4.4 Rotacionar

4.5 Escala

4.6 Informar Valores para Mover, Rotacionar ou Aplicar Escala

4.7 Clonar Objeto

4.8 Criar Várias Cópias

4.9 Exercício

Capítulo 5 - Operações entre Objetos

5.1 Visão Geral

5.2 Align - Alinhar

5.3 Mirror - Espelhar

5.4 Normal Align - Alinhar por Faces

5.5 Array - Matriz

5.5.1 Matriz Linear

5.5.2 Matriz Retangular

5.5.3 Matriz Circular

Capítulo 6 - Grupos

6.1 Visão Geral

6.2 Por Que Agrupar

6.3 Agrupar

6.4 Abrir e Fechar Grupos

6.5 Retirar Objetos do Grupo

6.6 Incluir Objetos no Grupo

6.7 Desfazer o Grupo

Capítulo 7 - Objetos de Arquitetura, Objetos Extended e Guia Modify

7.1 Visão Geral

7.2 Objetos de Arquitetura

7.3 Portas

7.3.1 Porta Simples - Pivot

7.3.2 Porta Sanfonada - BiFold

7.3.3 Porta de Correr - Sliding

7.4 Janelas

7.4.1 Janela Basculante - Awning

7.4.2 Janela de Abrir - Casement

7.4.3 Janela com Vidros Fixos - Fixed

7.4.4 Janela Pivotante - Pivot

7.4.5 Janela Projetante - Projected

7.4.6 Janela de Correr - Sliding

7.5 Criar Objetos Extended Primitives

7.5.1 Hedra

7.5.2 ChamferBox - Caixa com Cantos Arredondados ou Chanfrados

7.5.3 Oil Tank - Cilindro com Pontas Convexas

7.5.4 Spindle - Cilindro com Pontas Cônicas

7.5.5 Chamfer Cylinder - Cilindro com Pontas Chanfradas ou Arredondadas

7.5.6 Gengon - Polígono com Arestas Arredondadas

7.5.7 L-Extrustion - Objeto em L com Altura

7.5.8 C-Extrustion - Objeto em C com Altura

7.5.9 Hose - Mola

7.6 Painel de Comandos - Modify

7.7 Exercício

Capítulo 8 - Os Modificadores

8.1 Visão Geral

8.2 Compreenda o Stack

8.3 Tipos de Modificadores de Forma

8.3.1 Parametric Deformers - Deformadores Paramétricos

8.3.2 Mesh Editing - Edição de Malha

8.3.3 Subdivision Surfaces - Subdivisão de Superfícies

8.3.4 Free Form Deformers - Deformadores Livres de Forma

8.3.5 UVW Map

8.4 Mudar o Nome e Copiar o Conteúdo do Stack

8.4.1 Mudar o Nome do Modificador

8.4.2 Copiar o Conteúdo do Stack para Outro Objeto

8.5 Alterar a Ordem dos Modificadores

8.6 Ocultar o Modificador

8.7 Remover um Modificador

8.8 Quebrar o Instance entre Objetos Copiados ou Clonados

8.9. Mostrar o Resultado Final (Show End Result)

8.10 Exercício

Capítulo 9 - Modificadores Paramétricos

9.1 Visão Geral

9.2 Bend

9.3 Twist

9.4 Spherify

9.5 Taper

9.6 Stretch

9.7 Ripple

9.8 Wave

9.9 Noise

9.10 Squeeze

9.11 Slice

9.12 Cap Holes

9.13 Shell

9.14 Lattice

9.15 Substitute

9.16 Controle de Sub-Objects

9.17 Combinar Modificadores

9.18 Exercício

Capítulo 10 - Edição e Subdivisão de Malhas

10.1 Visão Geral

10.2 Edit Mesh

10.2.1 Abrangência da Seleção - Soft Selection

10.2.2 Mover, Rotacionar ou Escalar o Elemento Selecionado

10.2.3 Seleção de Vértices (Vertex)

10.2.4 Cortes na Malha (Cut And Slice)

10.2.5 Seleção de Lados (Edge)

10.2.6 Seleção de Faces (Face)

10.2.7 Seleção de Polígonos (Polygon)

10.2.8 Seleção de Elementos (Elements)

10.3 Definir Canais de Aplicação de Materiais

10.4 Mesh Select

10.5 Face Extrude

10.6 Tessellate

10.7 TurboSmooth

10.8 Exercício - Finalizar Bola

Capítulo 11 - Free Form Deformers - Deformadores Livres

11.1 Visão Gera

l 11.2 FFD 2x2x2 - FFD 3x3x3 - FFD 4x4x4

11.3 FFD Box

11.4 FFD Cylinder Capítulo

Capítulo 12 - Renderizadores

12.1 Visão Geral

12.2 Tipos de Renderizadores

12.2.1 Iray

12.2.2 Mental Ray

12.2.3 Scanline

12.2.4 Quicksilver Hardware Renderer

12.3 Mudar o Renderizador

12.4 Luz Daylight

Capítulo 13 - Exercícios Gerais

13.1 Visão Geral

13.2 Modelagem de uma Poltrona

13.3 Modelagem de um Aro de Roda

Capítulo 14 - Composição de Objetos

14.1 Visão Geral

14.2 Estampar uma Forma 2D no 3D - ShapeMerge

14.3 Boolean

14.4 Connect

14.5 Loft

14.6 Exercício

Capítulo 15 - Ferramentas de Precisão

15.1 Visão Geral

15.2 Configuração do Snap e do Grid

15.3 Snap 2D, 2,5D e 3D

15.4 Grid

15.5 Snap Angle

15.6 Mudar Posição do Ponto Pivô (Pivot Point)

15.7 Exercício

Capítulo 16 - Controle de Objetos na Tela

16.1 Visão Geral

16.2 A Guia Display do Painel de Comandos

16.3 Esconder e Exibir

16.4 Bloquear e Desbloquear Objetos

Capítulo 17 - Câmeras e Área de Segurança

17.1 Visão Geral

17.2 Tipos de Câmera

17.3 Posicionar uma Câmera

17.4 Alterar as Características de uma Câmera

17.5 Criar Cortes na Visualização da Câmera

17.6 Definir Altura do Observador

17.7 Visualizar a Área de Render na Viewport (Safe Frame)

17.8 Aplicar Correções nos Pontos de Fuga

Capítulo 18 - Formas (Shapes) 2D

18.1 Visão Geral 18.2 Desenhar Formas 2D

18.2.1 Desenho de Linhas

18.2.2 Desenho de Textos

18.2.3 Desenho de Outras Formas

18.3 Editar Formas 2D

18.3.1 Editar Retângulos

18.3.2 Render e Interpolação das Formas 2D

18.3.3 Editar Círculos

18.3.4 Editar Arcos

18.3.5 Editar Elipse

18.3.6 Editar o Donut

18.3.7 Editar o NGon - Polígono

18.3.8 Editar uma Estrela

18.3.9 Editar uma Mola

18.4 Aplicar Edição de Linhas (Edit Spline)

18.4.1 Inserir e Remover Vértices

18.4.2 Anexar Outras Splines ao Objeto

18.4.3 Juntar Dois Vértices que Estão Afastados

18.4.4 Soldar Dois Vértices

18.4.5 Gerar Contornos “Outline”

18.5 Aplicar Fillet/Chamfer

18.6 Cortar ou Estender (Trim/Extend)

18.7 Sweep - Seguir Caminho

18.7.1 Mudar as Propriedades da Forma Predefinida

18.7.2 Controle das Propriedades do Caminho

18.8 Lathe

18.9 Extrude

18.10 Exercício - Modelagem de Trilhos e de Vagão de Carga

18.11 Exercício - Modelagem de uma Peça de Xadrez Capítulo

Capítulo 19 - Luzes

19.1 Visão Geral

19.2 Tipos de Luz

19.3 Inserir uma Luz Omni

19.4 Ajustar Luzes

19.5 Inserir Luzes Spot e Direct

19.6 Lista de Luzes - Light Lister

19.7 Luz do Céu - Skylight

19.8 Luz do Sol - Sunlight

Capítulo 20 - Materiais - Parte 1

20.1 Visão Geral

20.2 Editor de Materiais

20.2.1 Material/Map Browser

20.2.2 Painel View

20.2.3 Quadro de Parâmetros

20.2.4 Edição dos Parâmetros Básicos de um Material Standard

20.3 Carregar Materiais

20.3.1 Carregar Outras Bibliotecas de Materiais

20.4 Composição e Tipos de Materiais

20.4.1 Estudo da Composição de um Material

20.4.2 Tipos de Material

20.5 Aplicar Materiais

20.6 Exercícios

20.7 Shaders

20.8. Criar um Material com Definição de Cor, Transparência e Brilho

20.9 Criar um Material com Mapa de Textura

20.10 Definir Relevo

20.11 Mapeamento

20.12 Criar um Material com Reflexão

Capítulo 21 - Materiais - Parte 2

21.1 Visão Geral

21.2 Multi/Sub-Object

21.3 Exercício

21.4 Matte/Shadow

21.5 Usar Gradiente

21.5.1 Material com Mapa Gradiente

21.6 Material Arch & Design

21.7 Exercício

Capítulo 22 - Materiais -Parte 3

22.1 Visão Geral

22.2 Usar o Mapa de Texturas de Substâncias

22.3 Aplicar Bump

Capítulo 23 - Imagens de Fundo - Background

23.1 Visão Geral

23.2 Definir Cor de Fundo para Ser Renderizada

23.3 Definir uma Imagem de Fundo

23.4 Definir um Fundo em Gradiente para Renderizar

23.5 Exibir a Imagem no Fundo da Viewport

Capítulo 24 - Como Renderizar

24.1 Visão Geral

24.2 O Quadro Render

24.3 Salvar a Imagem Renderizada

24.4 Cálculo para Tamanho de Imagem

24.5 Render para Arquivo Externo

24.6 Render em Lote

Capítulo 25 - Animação

25.1 Visão Geral

25.2 Controles de Animação

25.3 Controle de Tempo

25.4 Animar Objetos 25.5 Animar Objetos por Parâmetros

25.6 Criar Link entre Objetos

25.7 Animar por Caminho

25.8 Alterar a Trajetória de Animação de um Objeto

25.9 Controle das Chaves na Linha de Tempo

25.10 Exercício Capítulo

Capítulo 26 - Renderizar a Animação

26.1 Visão Geral

26.2 Renderização

26.3 Renderização Quadro a Quadro em Arquivos Separados

26.4 Montar a Animação

Capítulo 27 - Importação e Exportação

27.1 Visão Geral

27.2 Importar

27.3 Importação de Arquivos FBX

27.4 Importação de Arquivos SKP Google SketchUP

27.5 Exportar

27.6 Mesclar Informações (Merge)

Bibliografia

Índice Remissivo


Informações técnicas:
Peso: 770g Dimensões: 18cm x 25cm x 2cm (L x A x P)
ISBN: 978-85-365-0370-7  

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