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[Livro]: Estudo Dirigido de Autodesk 3ds Max 2014
Iniciantes e até mesmo usuários mais experientes que precisem reciclar conhecimentos podem usar este livro
Páginas: 336
Ano: 2014
Preço: R$ 25,00
Autor(es): Adriano de Oliveira
Editora: Érica
Formato: Livro Impresso

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Visão Geral do Livro:

Estudo Dirigido de Autodesk 3ds Max 2014


 

Iniciantes e até mesmo usuários mais experientes que precisem reciclar conhecimentos podem usar este livro, pois ele aborda desde os processos necessários para criar e renderizar animações, com exercícios passo a passo, até as novidades da versão.

Apresenta ferramentas de navegação e edição, configurações da área de trabalho, criação de objetos básicos e outros para arquitetura e engenharia, que utilizam modificadores de malha e deformadores paramétricos, além das formas de apresentação, configuração de viewports e de sistema, ferramentas de precisão e modelagem. 

Aborda aplicação de materiais, técnicas de mapeamento, as principais diferenças entre os renderizadores iray, mental ray, Quicksilver e Scanline, bem como a importação de arquivos do AutoCAD, Revit ou SketchUp para o 3ds Max.

Explica a inclusão de câmeras para facilitar a visualização das cenas, as configurações necessárias à renderização de baixa e alta resolução, assim como os ajustes do mental ray para geração de imagens com cálculo de iluminação, incluindo a iluminação Daylight.

O livro cobre os tópicos da prova de Certificação em AutoCAD da Autodesk, relacionando os tópicos dos exames de certificação e os capítulos correspondentes do livro para que você possa organizar seu estudo e preparar-se para os testes.

Os arquivos para desenvolvimento dos exercícios do livro estão disponíveis para download em www.editoraerica.com.br. 

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Conteúdo do Livro - Veja tudo que você vai aprender com este livro:

Capítulo 1 - Novidades no 3ds Max 2014 e Área de Trabalho

1.1 Visão geral
1.2 Novidades e melhorias do Autodesk 3ds Max 2014
1.2.1 Facilidades para localizar comandos
1.2.2 Gerenciamento do espaços de trabalho com Workspace
1.2.3 Verificação da modelagem
1.2.4 Dados externos
1.2.5 Melhorias no editor de materiais
1.2.6 Novo mapa vetorial - Vector Map
1.2.7 Melhorias no trabalho com câmeras - Perspective Match
1.2.8 Melhorias na renderização
1.2.9 Melhorias na navegação das viewports
1.3 Área de trabalho
1.4 Painel de comandos
1.4.1 Painel Create
1.4.2 Painel Modify
1.4.3 Painel Hierarchy
1.4.4 Painel Motion
1.4.5 Painel Display
1.4.6 Painel Utilities
1.5 Viewports - Janelas de trabalho
1.5.1 Alterar vistas e tamanho das viewports
1.5.2 Alterar o layout das viewports
1.6 Controle visual e aparência das viewports
1.7 Ferramentas de navegação
1.8 ViewCube
1.8.1 Configurar o ViewCube
1.9 Formas de apresentação na viewport
1.10 Navegação 2D em uma vista de câmera
1.11 Atalhos para a área de trabalho

Capítulo 2 - Configuração do Ambiente de Trabalho

2.1 Visão geral
2.2 Configurar janelas de trabalho
2.3 Configurar unidades de projeto
2.4 Configurar a pasta de projeto
2.5 Configurar novos caminhos de texturas
2.6 Informações do projeto - Summary Info
2.7 Propriedades do arquivo
2.8 Exercício

Capítulo 3 - Criação de Objetos Standard e Formas de Seleção

3.1 Visão geral

3.2 Criar objetos Standard Primitives
3.2.1 Box - Caixas
3.2.2 Cone - Cones
3.2.3 Sphere - Esferas
3.2.4 GeoSphere - Esferas por lados triangulares
3.2.5 Cylinder -Cilindros
3.2.6 Tube - Tubos
3.2.7 Torus - Toroides
3.2.8 Pyramid - Pirâmides
3.2.9 Teapot - Chaleiras
3.2.10 Plane - Planos
3.3 Ajuste de nomes e cores dos objetos
3.4 Selecionar objetos
3.4.1 Seleção por clique do mouse
3.4.2 Seleção por janela
3.4.3 Outras formas de seleção
3.4.4 Teclas de atalho para seleção
3.5 Seleção por nomes 
3.6 Fixar seleção
3.7 Exercícios

Capítulo 4 - Operações Básicas

4.1 Visão geral
4.2 Pivot Point - Eixos X, Y e Z
4.3 Mover - Move
4.4 Rotacionar - Rotate
4.5 Escala
4.6 Informar valores para mover e rotacionar objetos ou aplicar escalas
4.7 Exercício 01 - Mover
4.8 Clonar objeto
4.9 Criar várias cópias
4.10 Exercício 02 - Montar objetos com os modificadores básicos

Capítulo 5 - Manipulação de Objetos

5.1 Visão geral
5.2 Align - Alinhar
5.3 Mirror - Espelhar
5.4 Normal Align - Alinhar por faces
5.5 Array - Matriz de distribuição
5.5.1 Matriz de distribuição linear
5.5.2 Matriz de distribuição retangular
5.5.3 Matriz de distribuição circular

Capítulo 6 - Grupos

6.1 Visão geral
6.2 Por que agrupar
6.3 Agrupar
6.4 Abrir e fechar grupos
6.5 Retirar objetos do grupo
6.6 Incluir objetos no grupo
6.7 Desfazer o grupo

Capítulo 7 - Objetos para Arquitetura, Objetos Extended e Guia Modify

7.1 Visão geral
7.2 Objetos para arquitetura
7.3 Portas
7.3.1 Porta simples - Pivot
7.3.2 Porta sanfonada - BiFold
7.3.3 Porta de correr - Sliding
7.4 Janelas
7.4.1 Janela basculante - Awning
7.4.2 Janela de abrir - Casement
7.4.3 Janela com vidros fixos - Fixed
7.4.4 Janela pivotante - Pivoted
7.4.5 Janela projetante - Projected
7.4.6 Janela de correr - Sliding
7.5 Escadas
7.5.1 Escada reta - Straight
7.5.2 Escada em "L" - L-Type Stair
7.5.3 Escada em "U" - U-Type
7.5.4 Escada espiral - Spiral
7.6 Criar objetos Extended Primitives
7.6.1 Hedra
7.6.2 ChamferBox - Caixa com cantos arredondados ou chanfrados
7.6.3 Oil Tank - Cilindro com pontas convexas
7.6.4 Spindle - Cilindro com pontas cônicas
7.6.5 Chamfer Cylinder - cilindro com pontas chanfradas ou arredondadas
7.6.6 Gengon - Polígono com arestas arredondadas
7.6.7 L-Extrusion - Objeto em L com altura
7.6.8 C-Extrusion - Objeto em C com altura
7.6.9 Hose - Mola
7.7 Painel de comandos - Modify
7.8 Exercício

Capítulo 8 - Visão Geral dos Modificadores

8.1 Visão geral
8.2 Compreenda o Stack
8.3 Tipos de modificadores de forma
8.3.1 Parametric Deformers - Deformadores paramétricos
8.3.2 Mesh Editing - Edição de malha
8.3.3 Subdivision Surfaces - Subdivisão de superfícies
8.3.4 Free Form Deformers - Deformadores livres de forma
8.3.5 UVW Map
8.4 Mudar o nome e copiar o conteúdo do Stack
8.4.1 Mudar o nome do modificador
8.4.2 Copiar o conteúdo do Stack para outro objeto
8.5 Alterar a ordem dos modificadores
8.6 Ocultar o modificador
8.7 Remover um modificador
8.8 Quebrar o Instance entre objetos copiados ou clonados
8.9 Mostrar o resultado final - Show End Result
8.10 Exercício

Capítulo 9 - Modificadores Paramétricos

9.1 Visão geral
9.2 Bend
9.3 Twist - Torção
9.4 Spherify - Deformação esférica
9.5 Taper
9.6 Stretch
9.7 Ripple
9.8 Wave
9.9 Noise
9.10 Squeeze
9.11 Slice
9.12 Cap Holes
9.13 Shell
9.14 Lattice
9.15 Substitute
9.16 Exercício 01 - Substituir objetos
9.17 Controle de Sub-Objects
9.18 Combinar modificadores
9.19 Exercício 02 – Modelagem de um porta objetos
9.20 Exercício 03 - Modelagem de uma poltrona

Capítulo 10 - Edição e Subdivisão de Malhas

10.1 Visão geral
10.2 Edit Mesh
10.2.1 Abrangência da seleção - Soft Selection
10.2.2 Mover, rotacionar ou escalar o elemento selecionado
10.2.3 Seleção de vértices - Vertex
10.2.4 Cortes na malha - Cut and Slice
10.2.5 Seleção de lados - Edge
10.2.6 Seleção de faces - Face
10.2.7 Seleção de polígonos - Polygon
10.2.8 Seleção de elementos - Elements
10.3 Definir canais de aplicação de materiais
10.4 Mesh Select
10.5 Face Extrude
10.6 Tessellate
10.7 TurboSmooth
10.8 Exercício - Finalizar bola

Capítulo 11 - Free Form Deformers - Deformadores Livres de Forma

11.1 Visão geral
11.2 FFD 2 x 2 x 2, FFD 3 x 3 x 3 e FFD 4 x 4 x 4
11.3 FFD Box
11.4 FFD Cylinder
11.5 Exercício - Edição por FFD

Capítulo 12 - Renderizadores

12.1 Visão geral
12.2 Tipos de renderizadores
12.2.1 NVIDIA iray
12.2.2 NVIDIA mental ray
12.2.3 Scanline
12.2.4 Quicksilver Hardware Renderer
12.3 Mudar o renderizador
12.3.1 Carregamento do renderizador NVIDIA iray
12.4 Iluminação Daylight
12.4.1 Exercício - Iluminação Daylight

Capítulo 13 - Exercícios Gerais

13.1 Visão geral
13.2 Modelagem de uma poltrona
13.3 Modelagem de um aro de roda

Capítulo 14 - Composição de Objetos

14.1 Visão geral
14.2 Criação de terrenos - Terrain
14.3 Aplicação da conformidade de um objeto em outro
14.4 Estampar uma forma 2D no 3D - ShapeMerge
14.5 Boolean
14.6 Connect
14.7 Loft
14.8 Exercício

Capítulo 15 - Ferramentas de Precisão

15.1 Visão geral
15.2 Configuração do Snap e do Grid
15.3 Snap 2D, 2,5D e 3D
15.4 Grid
15.5 Snap Angle
15.6 Exercício 01 - Uso de Snap
15.7 Mudar posição do ponto pivô - Pivot Point
15.8 Exercício 02

Capítulo 16 - Controle de Objetos na Tela

16.1 Visão geral
16.2 Guia Display do painel de comandos
16.3 Esconder e exibir
16.4 Bloquear e desbloquear objetos
16.5 Controle de visibilidade por Layers

Capítulo 17 - Câmeras e Área de Segurança

17.1 Visão geral
17.2 Tipos de câmera
17.3 Posicionar uma câmera
17.4 Alterar as características de uma câmera
17.5 Criar cortes na visualização da câmera 
17.6 Definir altura do observador
17.7 Visualizar a área válida de renderização na viewport - Safe Frame
17.8 Aplicar correções nos pontos de fuga

Capítulo 18 - Formas (Shapes) 2D

18.1 Visão geral
18.2 Desenhar formas 2D
18.2.1 Desenho de linhas
18.2.2 Desenho de textos
18.2.3 Desenho de outras formas
18.3 Editar formas 2D
18.3.1 Editar retângulos
18.3.2 Render e interpolação das formas 2D
18.3.3 Editar círculos
18.3.4 Editar arcos
18.3.5 Editar elipse
18.3.6 Editar o donut
18.3.7 Editar o NGon - Polígono
18.3.8 Editar uma estrela
18.3.9 Editar uma mola
18.4 Edição de linhas - Edit Spline
18.4.1 Inserir e remover vértices
18.4.2 Anexar outras Splines ao objeto
18.4.3 Juntar dois vértices afastados
18.4.4 Soldar dois vértices
18.4.5 Gerar contornos - Outline
18.5 Aplicar Fillet/Chamfer
18.6 Cortar ou estender - Trim/Extend
18.7 Sweep - Seguir caminho 
18.7.1 Mudar as propriedades da forma predefinida
18.7.2 Controle das propriedades do caminho
18.8 Lathe
18.9 Extrude
18.10 Exercício - Modelagem de trilhos e de vagão de carga
18.11 Exercício - Modelagem de uma peça de xadrez

Capítulo 19 - Materiais - Parte 1

19.1 Visão geral
19.2 Editor de materiais
19.2.1 Material/Map Browser
19.2.2 Painel View
19.2.3 Quadro de parâmetros
19.2.4 Painel Navigator
19.2.5 Edição dos parâmetros básicos de um material Standard
19.3 Carregar materiais existentes 
19.3.1 Carregar outras bibliotecas de materiais
19.4 Composição e tipos de materiais
19.4.1 Estudo da composição de um material
19.4.2 Tipos de material
19.5 Aplicar materiais
19.6 Exercícios
19.7 Shaders
19.8 Criar um material com definição de cor, transparência e brilho
19.9 Criar um material com mapa de textura
19.10 Definir relevo
19.11 Mapeamento
19.12 Criar um material com reflexão

Capítulo 20 - Materiais - Parte 2

20.1 Visão geral
20.2 Multi/Sub-Object
20.3 Exercício
20.4 Matte/Shadow
20.5 Gradiente
20.5.1 Material com mapa gradiente
20.6 Material Arch & Design
20.7 Exercício
20.8 Composição de materiais em camadas

Capítulo 21 - Materiais - Parte 3

21.1 Visão geral
21.2 Usar mapa de texturas de substâncias
21.3 Aplicar Bump
21.4 Mapa vetorial

Capítulo 22 - Luzes

22.1 Visão geral
22.2 Tipos de luz
22.3 Luzes Photometric
22.3.1 Free Light
22.3.2 mr Sky Portal
22.4 Luzes Standard
22.5 Inserir uma Luz Omni
22.6 Ajustar luzes
22.7 Inserir luzes Spot e Direct
22.8 Lista de luzes - Light Lister
22.9 Luz do céu - Skylight
22.10 Luz do sol – Sunlight

Capítulo 23 - Imagens de Fundo - Background

23.1 Visão geral
23.2 Definição de cor de fundo para renderização
23.3 Definir imagem de fundo para renderização
23.4 Definição de fundo em gradiente para renderização
23.5 Exibição da imagem no fundo da viewport

Capítulo 24 - Como Renderizar

24.1 Visão geral
24.2 O quadro Render Setup
24.3 Salvar a imagem renderizada
24.4 Cálculo do tamanho das imagens
24.5 Render para arquivos externos
24.6 Render em lote

Capítulo 25 - Animação

25.1 Visão geral
25.2 Controles de animação
25.3 Controle de tempo
25.4 Animação de objetos
25.5 Animação de objetos por parâmetros
25.6 Criação de links entre objetos
25.7 Animação por caminhos
25.8 Alteração da trajetória de animação de um objeto
25.9 Controle das chaves na linha de tempo
25.10 Exercício

Capítulo 26 - Renderizar a Animação

26.1 Visão geral
26.2 Renderização
26.3 Renderização quadro a quadro em arquivos separados
26.4 Montagem da animação

Capítulo 27 - Importação e Exportação

27.1 Visão geral
27.2 Importação de arquivos *.dwg
27.3 Importação de arquivos *.fbx
27.4 Importação de arquivos *.skp (Google SketchUp®)
27.5 Exportação de objetos
27.6 Mescla de informações - Merge
27.7 Link com arquivos do Revit®

Bibliografia

Índice Remissivo

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Informações técnicas:
Peso: 600g Dimensões: 18cm x 25cm x 3cm (L x A x P)
ISBN: 978-85-365-0589-3  

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