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[Livro]: Do Empreendedorismo ao "Empresadorismo"
A viagem do empreendimento nascente à empresa de sucesso continuado no século XXI
Páginas: 224
Ano: 2017
Preço: R$ 54,90
Autor(es): Sergio Rodrigues Bio
Editora: Alta Books
Formato: Livro Impresso
 
 

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Visão Geral do Livro:

No mundo VICA (Volatilidade, Instabilidade, Complexidade e Ambiguidade), que caracteriza o século XXI, o que distinguirá empresas de sucesso continuado?

Inúmeros atributos, claro, mas, em especial, a sinergia entre princípios fundamentais — uma filosofia empresarial sólida — e os líderes que, “navegando” sem maiores dramas em meio a toda essa turbulência, fazem com que eles aconteçam na vida prática das organizações. É o que o livro discute na 3ª Etapa da viagem, o sucesso continuado no século XXI.

Bom lembrar que a viagem é dura e acidentada. Uma empresa, hoje admirada, num momento inicial era tão somente uma ideia na cabeça do empreendedor para a criação de um novo negócio. É preciso que, destas ideias, se chegue a um empreendimento de impacto, trajetória que se discute na 1ª Etapa da viagem.

Empreendimentos de sucesso (uma minoria) surgem somente de inovações disruptivas? Qual é o peso da visão do mundo do empreendedor que pode ter origem em um especialista ou em um executivo? O empreendimento de impacto tornar-se-á uma empresa consistente e de sucesso? Empreendedor e empresário são a mesma coisa? Completar-se-á a trajetória do empreendedorismo ao “empresadorismo”?

Eis a caminhada da 2ª Etapa da viagem,do empreendimento de impacto à uma empresa de sucesso. Aqui se vive o paradoxo do sucesso. Crises geradas pelo crescimento acelerado inerente ao empreendimento de sucesso a exigir o competente desenvolvimento da fórmula 2G, Gente e Gestão. Convido o leitor a percorrer esta viagem, do empreendimento nascente à empresa de sucesso continuado no século XXI.

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Conteúdo do Livro - Veja tudo que você vai aprender com este livro:

Parte 1 - A 1ª Etapa da viagem: da ideia a um empreendimento de impacto . . . . 1

As linhas gerais da caminhada nesta etapa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3

Capítulo 1 - A origem e a bagagem do empreendedor: os 4Es, seus talentos e movimentos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5

Diferentes “cabeças” e seus diversos contextos de atuação. . . . . . . . . . . . . 5
O especialista . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 7
O executivo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 8
O empreendedor . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 9
O empresário . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 11
Caminhando pela vida e pelos quadrantes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 13
De especialista a executivo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 15
De executivo a empreendedor . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 17
De executivo a empresário . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 18
De empreendedor a empresário . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 19
Os 4Es que a “habitam” são fundamentais para o sucesso da empresa. E os 4Es que o “habitam” são fundamentais para o SEU sucesso! . . . . . 19

Capítulo 2: Empreendimentos de impacto: inovações e excelência no triângulo do negócio . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 25

O triângulo do negócio . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 25
O cliente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 26
O produto/serviço . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 27
O preço . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 28
Inovação e excelência: o empreendimento de impacto . . . . . . . . . . . . . . 31
Inovações incrementais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 33
Excelência . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 34
Nem só de startups de tecnologia vivem os empreendedores de sucesso . . 36

Parte 2: A 2ª Etapa da viagem: do empreendimento de impacto a uma empresa de sucesso continuado . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 39

As linhas gerais da caminhada nesta etapa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 41

Capítulo 3: O paradoxo do sucesso: crises! . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 45

Capítulo 4: Síndromes perigosas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 47

A síndrome do sucesso . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 47
A síndrome da adrenalina empreendedora onipotente . . . . . . . . . . . . . 48
A síndrome da solução-mágica-e-rápida . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 50

Capítulo 5: A fórmula 2G, parte 1: Gente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 53

Um time 3C . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 53
A necessidade de um contexto comportamental saudável para o exercício do talento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 55
Grupos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 55
Cultura organizacional . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 56
Poder e Política . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 61
Um breve retorno: o desempenho do time 3C . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 61

Capítulo 6: A fórmula 2G, parte 2: Gestão . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 63

Crescimento, complexidade e o modelo de gestão . . . . . . . . . . . . . . . . . 63
Componentes do modelo e sua integração . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 64
Resultados empresariais desejados (REDs) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 64
Planejamento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 66
Execução dos planos, sistema de informação gerencial, avaliação de resultados e controle. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 68
O núcleo do Modelo: pessoas, processos e sistemas, estrutura . . . . . . . . . 72
Pessoas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 74
Estrutura organizacional . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 76
A empresa de sucesso continuado, o êxito na 2ª Etapa . . . . . . . . . . . . . 78
De empreendedor a empresário, do empreendedorismo ao “empresadorismo” . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 79

Parte 3: A 3ª Etapa da viagem: da empresa (até então) bem-sucedida à empresa de sucesso continuado no século XXI . . . . . . . . . . . . . . . . 83

As linhas gerais da caminhada nesta etapa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 85

Capítulo 7: Parem o mundo... Quero descer! . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 89

Instabilidade e crises econômico-financeiras . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 89
“Estragos” provocados pela globalização/abertura comercial? . . . . . . . . 89
China, 2ª maior economia do mundo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 90
A mudança da era industrial para a digital . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 90
A inovação, o crescimento econômico e a eliminação de empregos . . . . . 92
Um novo ciclo de crises, inovações e ajustes ou o fim do capitalismo? . 94
Democracia e sistemas políticos em crise . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 95
A geração Y no comando, aí estão os novos líderes para o século XXI . 96

Capítulo 8: É a filosofia... estúpido! . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 103

Refletindo sobre inovações na gestão no século XXI . . . . . . . . . . . . . . 103
Mas qual é mesmo a inovação? . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 107

Capítulo 9: Uma agenda de discussão sobre a filosofia empresarial: alguns dos temas fundamentais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 119

1 – Missão, propósito, significado . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 120
2 – Stakeholders e responsabilidades empresariais . . . . . . . . . . . . . . . 123
3 – Sucesso empresarial . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 126
4 – Clientes e utilidades . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 129
5 – Pessoas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 135
6 – Inovação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 138
7 – Resultados socioambientais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 144
8 – Posturas na cadeia de suprimento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 154
9 – Conduta ética e moral . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 160
10 – Valores coerentes praticados . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 166
Uma declaração de princípios e valores . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 168
O planeta aguenta? . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 169

Capítulo 10: A evolução da consciência de líderes e organizações: a dinâmica da espiral de Beck-Cowan. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 173

MEMEs . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 174
Bege: o vMEME instintivo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 176
Púrpura: o vMEME tribal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 177
Vermelho: o vMEME egocêntrico . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 177
Azul: o vMEME determinado . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 178
Laranja: o vMEME estratégico . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 178
Verde: o vMEME relativista . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 179
A dinâmica da espiral . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 181
Amarelo: o vMEME sistêmico . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 182
Turquesa: o vMEME holístico . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 183

Capítulo 11: Líderes para o século XXI . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 187

Conclusão: em direção à empresa amarelo-turquesa . . . . . . . . . . . . . . 190
Bibliografia ...................................................................................... 195
Índice ............................................................................................... 199

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Dúvidas Mais Comuns do Livro:

Informações técnicas:
Peso: 200g Dimensões: 17cm x 23cm x 1cm (L x A x P)
ISBN: 978-85-508-0325-8  

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