NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!
UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI
FILTRO DE TUTORIAIS:
OBJETIVO: nesta lição será estudado o tempo: presente ou simple present, mas desta vez na forma interrogativa e negativa. Veremos também o tempo imperativo. no caso do simple present,veremos como essas formas se aplicam quando conjugadas na terceira pessoa do singular. Principalmente porque é nesta pessoa que ocorrem as mudanças nas formas verbais. Por último veremos os pronomes que são usados para objeto direto e indireto.
PRÉ-REQUISITO: ter visto a lição anterior e fazer os exercícios dessa lição.
Na pergunta acima vemos o uso do verbo auxiliar do. Como já observado em lições anteriores, ele tem várias utilidades, principalmente no tempo presente.
STRUCTURE
SIMPLE PRESENT – INTERROGATIVE AND NEGATIVE FORM
No verbo to be, quando queremos fazer uma pergunta colocamos o verbo na frente do sujeito.
Ex. :
Are you a student?
Mas agora vejamos com os outros verbos!!
Ex.: Do you like milk?
Does she speak Spanish?
Nestas frases apareceu o verbo auxiliar do/does. Vejamos as mesmas frases mas na forma negativa.
Ex.: you don’t like milk.
She doesn’t speak Spanish.
Quando são usados o DO e o DOES?
DOES= aparece na terceira pessoa do singular.
DO= aparece nas demais pessoas.
Ex.:
She doesn’t like to read.
He doesn’t play guitar.
Ane doesn’t study French.
NOTE:
Neste caso , ocorre uma transformação ,o verbo principal volta a forma do infinitivo( perdendo o S ou ES).
Ex.: John doesn’t want to buy a new car.
Does Peter work all day long?
IMPERATIVE TENSE
No tempo imperativo o sujeito está subentendido. Na verdade , nesse tempo a conjugação passa a ser uma ordem.
Ex.:
Drink your milk!
Eat your sandwich!!
Open the door!
Notou !? ambas as frases são ordens. Agora vejamos estas mesmas frases na forma negativa.
Don’t drink your milk!
Don’t eat your sandwich!
Don’t open the door!
Logo, a forma negativa é formada pela união do verbo auxiliar DO+ NOT.
PRONOMES PESSOAIS – OBJETO
Pronomes que formam sujeito e objeto.
Sujeito objeto
I me
You you
He him
She her
It it
We us
You you
They them
Ex.:
Ane loves Peter. Ane loves him.
Peter talks about Ane. Peter talks her.
Como vimos os pronomes podem ser usados como objeto.
NOTE:
Se um verbo tiver dois objeto o direto e o indireto, o que fazer??!
1) a estrutura geralmente usada é:
VERBO + OBJETO INDIRETO + OBJETO DIRETO
Ex. : I give her a present.
They sell me some pictures.
2) quando o objeto indireto for usado após o objeto direto, ele será precedido de to ou for. Observe os mesmo exemplos acima, com a devida mudança:
Ex.: I give a present to her.
They sell me to some pictures.
NEW VERBS
To give= dar
To love= amar
NEW WORDS
Actually=realmente age= idade, época
Nowdays= atualmente back= atrás, de trás
Parents= pais (pai e mãe) bed= cama
Relatives= parentes boyfriend= namorado
Library= biblioteca girlfriend= namorada
Bookstore= livraria
Fruit= fruta
Cake= bolo
Butter=manteiga
Raincoat= capa de chuva
Above= acima
Agaisnt=contra
NEW EXPRESSIONS
Be in love= apaixonar-se
To look over= examiner
To work out= calcular
To call of= cancelar
ACTIVITY
1) PUT THE SENTENCES INTO THE INTERROGATIVE FORM:
A) she goes to the library.
____________________________________________
B) you want to eat cake.
____________________________________________
C) John studies English and French.
____________________________________________
D) Michael loves Ane.
____________________________________________
E) she wants to give a shirt to her friend.
____________________________________________
2) COMPLETE WITH DON’T OR DOESN’T:
A)I ________ like to drink orange juice.
B) you _______ speak English.
C) I __________ speak with my parents today.
D) Mary ________ use her raincoat.
E) she _______ go to the bookstore this afternoon.
3) COMPLETE THE CORRECT PERSONAL PRONOUN:
A) Francy is talking to John now.
________ is talking to _______ now.
B) don’t open the door!
Don’t open ________.
C) Michael is between Peter and Mary.
_________is between ___________.
4) PUT THE SENTENCES INTO THE NEGATIVE FORM:
A) my relatives like to give presents to us.
_____________________________________________
B) I love my relatives.
_____________________________________________
C) John speaks English.
_____________________________________________
D) Mary wants to eat fruit.
_____________________________________________
E) you like bread and ham.
_____________________________________________
GABARITO
1)
A) does she go to the library?
B) do you want to eat cake?
C) does John study English and French?
D) does Michael love Ane?
E) does she want to give a shirt to her friend?
2)
A) don’t
B) don’t
C) don’t
D) doesn’t
E) doesn’t
3)
A) she/ him
B) it
C) he/ Them
4)
A) my relatives don’t like to give presents to us.
B) I don’t love my relatives.
C) John doesn’t speak English.
D) Mary doesn’t want to eat fruit.
E) you don’t like bread and ham.
Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434
Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208
Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2024 ®
LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO
DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI