NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!
UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI
FILTRO DE TUTORIAIS:
Objetivos:
Mostrar como podem ser escritos pequenos scripts em PHP. Exemplificando o uso deles e o uso de algumas características básicas.
Pré-requisitos:
Ter experiência em operação do ambiente Windows. Noções de HTML.
Nota: Este tutorial faz parte do Curso: PHP & MySQL.
Primeiros scripts
Você pode acompanhar estes exercícios utilizando o bloco de notas do Windows. Todos os código podem ser digitados no bloco de notas e salvo com a extensão “.php”.
Lembre-se de ao salvar o arquivo utilizando o bloco de notas você deve digitar o nome do arquivo entre aspas. Por exemplo, se você quer salvar o arquivo com o nome script1.php quando for informar para o bloco de notas o nome do arquivo digite “script1.php”.
Salve os arquivos na seguinte pasta c:\inetpub\wwwroot\phpsamples para que sempre possa acessa-los digitando em seu navegador o endereço http://localhost/phpsamples/<nomedoscript.extensaodoscript>.
Qualquer dúvida entre em contato comigo pelo e-mail rivasalmir@gmail.com que terei prazer em atende-lo.
Após instalar o PHP e o MySQL agora é hora de escrevermos os nossos programas em PHP. Começaremos com um programa bem simples que envia para o navegador uma pequena mensagem de boas vindas.
Fig. 1 - script1.php
Linha 1
A tag <?php indica que você irá a partir desta linha iniciar a digitação de um script em php. Existem outras tags que também pode ser utilizadas em substituição a tag <?php, são elas: <?, <% e <SCRIPT LANGUAGE=”PHP”>. Utilizaremos a <?php por ser a mais comum entre todos os servidores de php que testamos.
Linha 3
Nesta linha utilizamos o compando print para enviar para o navegador o conteúdo da string “Bem-vin a programação em PHP !”. Observe que esta linha é finalizada com um ;. Toda a linha de comando do php é finalizada com um ;.
Linha 5
Nesta linha temos a tag ?> que indica que encerra-se nela a porção de código PHP iniciada na linha 1.
Veja o resultado do script no navegador.
Fig. 2 - Resultado do script no navegador
Veja que apenas a string passada ao comando print foi exibida no navegador. Agora vejamos o código fonte da página enviada ao navegador.
Fig. 3 - Código fonte do script
O código fonte do script é exatamente a mesma coisa que vimos na janela do navegador, ou seja, a string enviada ao comando print. Como o nosso script não possui nenhum outro código HTML mesclado a ele e não envia nenhuma outra string para o navegador. O código fonte da página enviada e a página mostrada pelo navegador são exatamente a mesma coisa.
Outras tags de marcação do código PHP
Na tabela abaixo mostramos as tags que podem ser usadas para delimitar um código PHP. Lembramos que a maioria dos servidores testados por nós sempre aceita a tag <?php e ?> por isso este conjunto de tags serão utilizadas por todo nosso treinamento.
Combinando HTML com PHP
No nosso próximo script estaremos combinando de várias formas a o script PHP com o código HTML.
Fig. 4 - script2.php
Neste script mesclamos diversas vezes PHP com HTML. Explicaremos abaixo linha a linha o script:
Linha 1 contém tag <HTML> nesta linha indica o início de uma página HTML.
Linha 2 contém a ag <HEAD> nesta linha indica o início da seção de cabeçalho de um documento HTML.
Linha 3 contém a tag <TITLE> indica que a partir dela tudo o que for digitado aparecerá na barra de título do navegador conforme mostrado abaixo. A tag </TITLE> fecha o texto que será exibido na barra de título do navegador.
Linha 4 contém a tag </HEAD> encerra a sessão de cabeçalho do navegador.
Linha 5 contém a tag <BODY> indica o início do corpo do documento HTML
Linha 7 contém a tag <H1> indica que todo o texto que vier depois dela até a tag </H1> será tratado como título tamanho 1 da página HTML.
Linha 9 contém a tag <?php indica que o que estiver entre ela e a tag ?> deverá ser considerado como código PHP.
Linha 11 contém o comando print que envia para o navegador a string contida a sua direita. Como podemos ver esta string pode conter tags HTMLs para serem enviadas ao navegador. E como toda linha de código PHP deve ser finalizada com ;.
A linha 13 encerra o código PHP.
A linha 15 contém um texto que faz parte do documento HTML a ser enviado para o navegador e não mais parte do script PHP que já foi encerrado na linha 13.
Na linha 16 temos a tag <?php iniciando o código PHP, o comando print enviando para o navegador a string “Aqui mostramos algumas.” E a tag ?> encerrando o código PHP da linha. Veja que como colocas a tag de início do código PHP, <?php, e de fim, ?>, na mesma linha não foi necessário digitarmos o ;. Porém mesmo assim recomendamos que sempre utilizemos o ;.
Na linha 18 a tag </BODY> encerra o corpo da página HTML
Na linha 19 a tag </HTML> encerra o documento HTML.
Nos próximos scripts iremos apenas explicar as linhas que contiverem entre as tags <?php e ?> visto que não é escopo deste treinamento ensinar HTML.
Exibindo o script no navegador
A seguir mostramos a saída do script PHP no navegador.
Fig. 5 - Saída do navegador do script2.php
Vejamos agora o código fonte do navegador.
Fig. 6 - Código fonte enviado para o navegador do script2.php
Veja que após ser processado podemos ver que todos os comandos e referências ao script PHP somem da página enviada ao navegador.
Endereços relacionados:
Fontes dos scripts utilizados no site
http://www7.brinkster.com/rivas/artigos/PHPBasico/index.asp
Nos próximos artigos estarei disponibilizando na web uma forma de vocês verem os scripts em ação.
Abcs,
Almir Rivas
rivasalmir@gmail.com
Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434
Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208
Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2024 ®
LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO
DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI