NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!
UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI
FILTRO DE TUTORIAIS:
Este artigo introduz a quarta SMF da fase Entregar, nós veremos as atividades que fazem parte da função Stabilize e os procedimentos que devem ser executados para alcançarmos os objetivos definidos aqui. Tenha uma ótima leitura. |
Obs.: As informações deste artigo são básicas e destinadas ao prévio entendimento do MOF 4, para maiores detalhes acompanhe a série de vídeos no site do Projeto MOF Brasil.
Depois que o Escopo Completo é aprovado é hora de procurar por eventuais problemas que passaram despercebidos durante as fases anteriores, isso será possível realizando testes em todos os componentes da solução, arrumando os problemas que forem aparecendo a colhendo o feedback de quem estiver testando a solução. Na SMF Stabilize teremos estes passos descritos em atividades que nos guiam até a uma revisão completa da solução.
Figura 1 – A SMF Stabilize no MOF 4.0.
A principal meta desta SMF é garantir que a solução a ser entregue contenha a menor quantidade possível de problemas e ou defeitos, realizando testes e correções com o intuito de gerar uma solução de alto nível para ser implementada no ambiente de produção.
Para que cada um dos processos desta SMF seja realizado existe um fluxo, este fluxo pode acontecer de forma seqüencial ou paralela, dependendo de como cada processo funciona dentro da organização. É claro que quando existem dependências entre um processo e outro estes deverão ser executados de forma seqüencial ou ainda se a pessoa ou equipe responsável por um processo for a mesma pelo outro também. O que eu quero dizer é que, dependendo da forma com que o processo foi implementado na organização, suas dependências ou ainda o tamanho da equipe responsável por ele, sua execução será ligeiramente alterada, mas isso não afetará suas atividades ou produto final. Acompanhe a seguir os 3 processos e suas atividades para a SMF Stabilize.
Nesta fase haverá uma colaboração entre a equipe que desenvolveu a solução e a equipe de testes a fim de encontrar e resolver defeitos que passaram despercebidos, para isso os testes deverão ser elaborados e realizados de diversas maneiras diferentes. As principais atividades deste processo são:
Esta é uma atividade que comprova se os requisitos do projeto foram atendidos com o que foi desenvolvido até então, geralmente este piloto é feito em um ambiente que está em produção, porém não é o ambiente principal. Aqui serão realizadas as verificações necessárias para que as características que não alcançaram os requisitos sejam revisadas. A principal atividade deste processo é:
Mais uma Management Review (milestone), desta vez a revisão será feita caso o piloto tenha sido realizado com sucesso e os problemas identificados solucionados em tempo para que a solução esteja pronta para ser implementada no ambiente de produção. A principal atividade deste processo é:
E assim terminamos mais um artigo sobre MOF 4.0, desta vez conhecemos os processos da SMF Stabilize, no próximo artigo nós aprenderemos um pouco sobre as atividades da SMF Deploy, até lá e muito obrigado pela leitura.
Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434
Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208
Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2025 ®
LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO
DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI