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Continuando nosso trabalho, segue a segunda parte da prova do Banco do Brasil respondida e com resumos, assim que puder postarei o restante da prova.
A Central de Liquidação e Custódia de Títulos (CETIP) é uma das maiores empresas de custódia e de liquidação financeira da América Latina. Sem fins lucrativos, foi criada em conjunto pelas instituições financeiras e pelo BACEN, em março de 1986, para
garantir mais segurança e agilidade às operações do mercado financeiro. Acerca da CETIP, julgue os itens subseqüentes.
81 Os ativos e contratos registrados na CETIP representam quase a totalidade dos títulos e valores mobiliários privados de renda fixa, além de derivativos, dos títulos emitidos por Estados e municípios e do estoque de papéis utilizados como moedas de privatização, de emissão do Tesouro Nacional.
82 Bancos, corretoras e distribuidoras podem participar da CETIP. Não podem participar da CETIP as demais instituições financeiras, as sociedades de leasing, os fundos de investimento e as pessoas jurídicas não-financeiras, tais como seguradoras e fundos de pensão.
81. C – a SELIC só possui títulos até 1992, e CETIP abrange um mercado maior (mercado de balcão organizado de títulos e valores mobiliários de renda fixa)
82. E – Ao contrário, estas instituições podem sim participar, principalmente por ser um mercado de balcão.
Anotações:
A CETIP constitui-se em um mercado de balcão organizado de títulos e valores mobiliários de renda fixa. Criada em 1986, a CETIP é uma das maiores empresas de custódia e liquidação financeiras da América latina. Suas atividades são regulamentadas e fiscalizadas pelo BACEN. Registra, custodia e liquida, também, títulos públicos municipais e estaduais emitidos a partir de 1992, títulos representativos de dívida responsabilidade do Tesouro Nacional, bem como todos os Créditos Securitizados da União (títulos perdidos que não serão pagos provavelmente), títulos da Dívida Agrária e dos Certificados Financeiros do Tesouro. Os títulos geralmente são emitidos na forma escritural, porém, podem ser emitidos fisicamente (papel) e custodiado por bancos autorizados.
Todo processo de evolução e desenvolvimento de uma economia exige a participação crescente de capitais, que são identificados por meio da poupança disponível em poder dos agentes econômicos e direcionados para os setores produtivos carentes de recursos, mediante intermediários e instrumentos financeiros. Esse processo de distribuição de recursos no mercado é que faz evidenciar a função econômica e social do sistema financeiro. No SFN, algumas instituições têm destacada atuação no processo de intermediação financeira, processo pelo qual os agentes que possuem recursos superavitários transferem esses recursos para aqueles que estejam deficitários. Acerca das instituições do SFN, julgue os próximos itens.
83 Banco comercial é instituição financeira bancária privada ou pública, constituída sob o nome de sociedade anônima, especializada basicamente em operações comerciais de curto e médio prazo, devendo adotar, obrigatoriamente, em sua denominação a expressão Banco.
84 Os bancos comerciais cooperativos, assim como os outros bancos comerciais, têm capital social aberto. Em seu capital social, devem constar cooperativas de créditos singulares e seu patrimônio de referência deve estar enquadrado nas regras do acordo da Basiléia.
85 Bancos de investimento não podem manter contas-correntes. Suas aplicações podem ter origem em certificados de depósitos bancários (CDB) e recibos de depósitos bancários (RDB) captados.
86 Bancos de desenvolvimento devem ter sede na capital do estado que detiver seu controle acionário, devendo adotar, obrigatória e privativamente, em sua denominação social, a expressão Banco de Desenvolvimento, seguida do nome do estado em que tenha sede.
83. E – “...em operações FINANCEIRAS de curto...” e “...sob A FORMA de sociedade anônima...”
84. E – O capital social é fechado.
85. C – Exatamente, o passivo do BI é o CDB e RDB
86. C – Exatamente. É a definição de Banco de Desenvolvimento.
Anotações:
- Bancos Comerciais: o Seu principal objetivo é proporcionar o suprimento oportuno e adequado dos recursos necessários para financiar, a curto e médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços e as pessoas físicas. Eles podem: descontar títulos, realizar abertura de crédito simples ou sem conta corrente (contas garantidas), realizar operações especiais, inclusive de crédito rural, de câmbio e comércio internacional, captar depósitos à vista e a prazo fixo, obter recursos junto às instituições oficiais para repasse aos clientes, obter recursos externos para repasse, efetuar a prestação de serviços (por ex. cobrança bancária, movimentação de C/C...), inclusive mediante convênio com outras instituições. Importante frisar que depósitos à vista é a atividade básica dos bancos. O Banco do Brasil é considerado um BANCO COMERCIAL
- Bancos Comerciais Cooperativos: o BACEN autorizou a constituição de bancos comerciais com participação exclusiva de cooperativas de crédito, com atuação restrita à Unidade da Federação de sua sede, cujo plano de ação deverá estar enquadrado nas regras do Acordo de Basiléia, representando 15% dos ativos ponderados pelo risco. Ele deu autorização para as cooperativas de crédito possam abrir os seus próprios bancos comerciais, fazendo tudo o que qualquer outro banco comercial já faz: talão de cheque, cartão de crédito e compensação. A vantagem para o sistema é que o produtor rural é o gerador e controlador do fluxo do dinheiro, ao mesmo tempo que mantém esses recursos. Em síntese isto significa que o dinheiro fica na mesma região onde é gerado para reaplicação em novas culturas.
- Bancos de Investimento: Foram criados para canalizar recursos de médio e longo prazo para suprimento de capital de fixo e de giro das empresas. Seu objetivo maior é dilatar o prazo das operações de empréstimos, financiamentos, sobretudo para fortalecer o processo de capitalização das empresas, através de compra de máquinas e equipamentos e da subscrição de debêntures e ações. Não podem manter contas correntes e captam recursos pela 1. emissão de CDB e RDB, 2. através de captação e repasses de recursos de origem interna ou externa ou 3. pela venda de cotas de fundos de investimentos por eles administrados.
- Bancos de Desenvolvimento: o BNDES é o principal agente do Governo para financiamentos de médio e longo prazos aos setores primário, secundário e terciário. As principais instituições de fomento regional são o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e o Banco da Amazônia (BASA). O Banco de desenvolvimento há de ser constituído sob a forma de “sociedade anônima”, com sede na capital do Estado que detiver seu controle acionário, devendo adotar, obrigatória e privativamente, em sua denominação social, a expressão “Banco de Desenvolvimento”, seguida do nome do Estado em que tenha sede. O passivo são depósitos a prazo, empréstimos externos, emissão ou endosso de cédulas hipotecárias, emissão de cédulas pignoratícias de debêntures e de Títulos de Desenvolvimento Econômico. Operações ativas são os empréstimos e financiamentos.
Recentemente o BB fez uma grande campanha de marketing. Agências ganharam novas fachadas, com nomes de clientes: Banco do João, Banco da Luciana, Banco da Maria. A
campanha, que teve ainda anúncios em televisão, rádio e mídias impressas, ressalta a estratégia de estabelecer um atendimento diferenciado e oferecer produtos e serviços sob medida para cada segmento. Dessa forma, o BB buscou reforçar a identificação do
cliente com a empresa, bem como homenagear as pessoas que fazem do BB a maior instituição financeira do país.
Banco do Brasil. Relatório anual, 2006 (com adaptações).
A respeito do marketing em empresas de serviços. julgue os itens seguintes.
87 Marketing direto é um sistema de marketing interativo que usa uma ou mais mídias de propaganda para obter resposta mensurável. Tele marketing é uma forma muito popular de marketing direto.
88 Propaganda é qualquer forma paga de apresentação impessoal e promoção de idéias, bens ou serviços por um patrocinador identificado.
89 Serviço é qualquer ação ou desempenho que uma parte possa oferecer a outra e que seja, essencialmente, tangível, inseparável, variável e perecível. Essas características
exigem estratégias de marketing específicas para empresas de serviços.
87. C – Tudo Correto
88. C – Correto, propaganda é uma forma impessoal de apresentação.
89. E – “...INtangível...” Os serviços são intangíveis, não podem ser tocados, não se pode pega-los.
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