NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisInformatizando sua Empresa com Excel : Agendaconsulta006
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


Sistema Agenda Consulta. Conclusão

 

Objetivo:

 

O objetivo deste tutorial é  desenvolver o restante do sistema agenda consulta,  iremos  desenvolver o banco de dados para armazenar os registros, além de codificar o formulário agenda além de criar mais uma interface principal que vai servir como menú de acesso. Tudo de forma simples e direta, através de telas.

 

Pré-requisito:

 

Para você poder acompanhar o desenvolvimento deste tutorial, será necessário ter conhecimento no mínimo do “Curso Básico de Excel e os Tutoriais Utilizando Editor do Visual Basic do Excel Parte 1 e Parte2” Parte 1,     Parte 2, Parte 3, Parte 4 e Parte 5 deste tutorial.

 

Iniciaremos pelo  banco de dados,  utilizaremos a plan4,  modifique  o nome da mesma para “AGENDA”, depois iremos inserir os seguintes campos:

 

COD, HORA, PACIENTE, TELEFONE,MEDICO,AREA.

 

Tela 001

 

Inserira na primeira  linha  cor cinza e coloque  negrito.

 

Tela 002

 

Faça a formatação dos campos da seguinte maneira:

 

COD  colocar na categoria “número”.

 

Tela 003

 

Para o restante da formatação dos campos é quase igual, por isso irei apenas informar a formatação dos demais campo.

 

PACIENTE, MEDICO  e  AREA  inserir na categoria “texto”.

TELEFONE para  categoria “ Especial, Telefone”.

HORA para categoria “hora, Hora e Minutos”.

 

Concluido  o desenvolvimento do banco de dados, iremos codificar o formulário “agenda”.Insira  o código abaixo dentro formulário, no evento initialize.

 

Me.N = Application.WorksheetFunction.CountA(Plan4.Columns(1)) – 1

 

Tela 004

 

Codificaremos agora os botões, inserido o codigo abaixo dentro do evento clic.

 

Botão Cadastrar:

 

Dim bd As Database

Dim Rs As Recordset

 

Set bd = OpenDatabase(ThisWorkbook.Path & "\" & ThisWorkbook.Name, False, False, "excel 8.0")

Set Rs = bd.OpenRecordset("AGENDA$", dbOpenDynaset)

 

If Me.Text_cod > Me.N Then

 

                    If Me.TextBox_hora = "" Then

                        Me.TextBox_hora.Text = "-"

                    End If

                    If Me.ComboBox_paciente.Text = "" Then

                        Me.ComboBox_paciente.Text = "-"

                    End If

                    If Me.ComboBox_medico.Text = "" Then

                        Me.ComboBox_medico.Text = "-"

                    End If

                    If Me.TextBox_telefone.Text = "" Then

                        Me.TextBox_telefone.Text = "-"

                    End If

                    If Me.TextBox_area.Text = "" Then

                        Me.TextBox_area.Text = "-"

                    End If

 

                Dim CADASTRO(1 To 7)

                    CADASTRO(1) = UCase(Me.Text_cod)

                    CADASTRO(2) = UCase(Me.TextBox_hora)

                    CADASTRO(3) = UCase(Me.ComboBox_paciente)

                    CADASTRO(4) = UCase(Me.TextBox_telefone)

                    CADASTRO(5) = UCase(Me.ComboBox_medico)

                    CADASTRO(6) = UCase(Me.TextBox_area)

 

                    CADASTRO(7) = UCase(Me.Text_cod.Value)

 

            Dim Consulta As Object

            Dim L, i

            Set Consulta = Plan4.Cells(1, 1).CurrentRegion

            L = Consulta.Rows.Count + 1

                        If Len(Me.Text_cod) = 0 Then

                               MsgBox "VOCÊ NÃO DIGITOU NENHUM NOME PARA INCLUSÃO", vbCritical, "CADASTRO DE CIDADES E ESTADOS"

                               Else

 

                                                For i = 1 To 7

                                                    Plan4.Cells(L, i).Value = Trim(CADASTRO(i))

 

                                                    Next i

                        Me.Text_cod.Text = ""

                        Me.TextBox_hora.Text = ""

                        Me.ComboBox_paciente.Text = ""

                        Me.ComboBox_medico.Text = ""

                        Me.TextBox_telefone.Text = ""

                        Me.TextBox_area.Text = ""

 

                                                   MsgBox "CADASTRO", vbInformation, "EFETUADO COM SUCESSO"

 

                                                  ThisWorkbook.Save

                         End If

 

               Exit Sub

         Else

        MsgBox "No campo CODIGO digite um número maior do que há no campo registro no banco para casdastrar."

 

End If

 

Tela 005

 

Botão Pesquisar:

 

Dim bd As Database

Dim Rs As Recordset

Dim LIN

 

Set bd = OpenDatabase(ThisWorkbook.Path & "\" & ThisWorkbook.Name, False, False, "excel 8.0")

Set Rs = bd.OpenRecordset("AGENDA$", dbOpenDynaset)

 

LIN = 2

 

Do Until Rs.EOF

If Rs("PACIENTE") = Me.ComboBox_paciente.Text Then

Me.Text_cod = Rs.Fields("COD")

Me.TextBox_hora = Rs.Fields("HORA")

Me.TextBox_telefone = Rs.Fields("TELEFONE")

Me.ComboBox_medico = Rs.Fields("MEDICO")

Me.TextBox_area = Rs.Fields("AREA")

Me.TextBox_codf.Text = LIN

 

End If

LIN = LIN + 1

Rs.MoveNext

Loop

 

Botão Editar:

 

Dim bd As Database

Dim Rs As Recordset

 

Set bd = OpenDatabase(ThisWorkbook.Path & "\" & ThisWorkbook.Name, False, False, "excel 8.0")

Set Rs = bd.OpenRecordset("PACIENTE$", dbOpenDynaset)

 

Rs.Edit

Rs("HORA") = Format(Me.TextBox_hora, "HH:MM")

Rs("PACIENTE") = Me.ComboBox_paciente

Rs("TELEFONE") = Me.TextBox_telefone

Rs("MEDICO") = Me.ComboBox_medico

Rs("AREA") = Me.TextBox_area

Rs.Update

 

        MsgBox "DADO ALTERADOS COM SUCESSO", vbInformation, "BANCO DE DADOS"

    ThisWorkbook.Save

 

Botão Apagar:

 

Dim Consulta

Consulta = MsgBox("DESEJA REALMENTE EXCLUIR OS DADOS?", vbYesNo + vbQuestion, "BANCO DE DADOS")

If Consulta = vbYes Then

        Plan4.Cells(Me.TextBox_codf, 1).EntireRow.Delete

 

                        Me.Text_cod.Text = ""

                        Me.TextBox_hora.Text = ""

                        Me.ComboBox_paciente.Text = ""

                        Me.ComboBox_medico.Text = ""

                        Me.TextBox_telefone.Text = ""

                        Me.TextBox_area.Text = ""

                   

        MsgBox "DADOS EXCLUÍDO COM SUCESSO."

    ThisWorkbook.Save

End If

 

Botão Voltar:

 

Me.hide

 

Concluído a codificação do formulário agenda, vamos criar uma interface simples que ira funcionar como menú de acesso, abaixo a definição dos objetos a serem utilizados.

 

01 Formulário

01 Label

01 Frame

04 Botões

 

Vamos definir as propriedades para os mesmos, da seguinte maneira:

 

Formulário:

 

Name para Principal

Caption para Agenda Consulta Medica

Height para 175

Width para 340

 

Label:

 

Label01

Caption para Agendamento de Consultas

Height para 18

Widht para 258

 

Botões:

 

Botão Agendar Consulta

Name para Command_agenda

Caption para Agendar Consulta

Height para 24

Width para 78

 

Botão Cadastro Médicos

Name para Command_medico

Caption para Cadastro Medicos

Height para 24

Width para 78

 

Botão Cadastro Pacientes

Name para Command_pacientes

Caption para Cadastro Pacientes

Height para 24

Width para  78

 

Botão Fechar

Name para Command_fechar

Caption para Fechar

Height para 24

Width para 78

 

Controle Frame01 (Moldura)

Caption deve ser apagado

Height para 42

Width para 300

 

Ajuste os objetos para que sua interface tenha aparência conforme a tela abaixo:

 

Tela 006

 

Insira os seguintes códigos no botões:

 

Botão Agenda Consulta:

Agenda.Show

 

Botão Cadastro Médicos

Medicos.Show

 

Botão Cadastro Pacientes

Paciente.Show

 

Botão Fechar

Me.Hide

 

Conclusão:

 

Neste tutorial ensinei a desenvolver  o banco de dados,  definindo as formatações necessárias para cada campo. Codificamos também  o formulário “agenda”, além de criar um simples interface que vai servir como um simples menú , tudo de forma simples,  e objetiva  mostrando através de telas para melhor entendimento. No  próximo tutorial daremos inicio a um novo sistema. Bons estudos.

 


Confira todas as partes deste tutorial:

Curso de Informática - Curso Técnico Profissionalizante Completo em Informática - Windows 10 - Word - Excel - Access- PowerPoint - Photoshop - Redes - Lógica de Programação - Delphi - VB.NET

CURSO PROFISSIONALIZANTE DE INFORMÁTICA

Curso Técnico Profissionalizante Completo em Informática - Windows 10 - Word - Excel - Access- PowerPoint - Photoshop - Redes - Lógica de Programação - Delphi - VB.NET

São 68 Cursos - 3440 Vídeo Aulas - 396:07 horas

68 Certificados de Conclusão e Acesso Vitalício

Domine Todos os Recursos de Informática Exigidos pelo Mercado de Trabalho, Através de Exemplos Práticos, Completos e Úteis, Detalhadamente Explicados - Passo a Passo

Para Todos os Detalhes, Acesse:

 

Curso de Informática - Curso Técnico Profissionalizante Completo em Informática - Windows 10 - Word - Excel - Access- PowerPoint - Photoshop - Redes - Lógica de Programação - Delphi - VB.NET

 

Curso de Informática - Curso Técnico Profissionalizante Completo em Informática - Windows 10 - Word - Excel - Access- PowerPoint - Photoshop - Redes - Lógica de Programação - Delphi - VB.NET

https://juliobattisti.com.br/informatica-curso-completo-1v.asp

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

 
 

Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2024 ®

LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO

DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI