NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!
UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI
FILTRO DE TUTORIAIS:
Objetivo: O Objetivo deste tutorial é aprender a fazer a análise da agenda telefônica e criar o banco de dados.
Este é um dos procedimentos mais importantes, onde definiremos todos os objetos a serem utilizados, e que servirá também para entender melhor o funcionamento da agenda.
Pré-requisito:
Para você poder acompanhar este tutorial e o desenvolvimento do aplicativo, será necessário ter conhecimento no mínimo do “ Curso Básico de Excel e do Tutorial Parte1 e Parte2”.
Nota:
Vamos aprender além de fazer análise, mais um controle da caixa de ferramentas, é o controle Moldura ou Frame, que vai possibilitar dar um aspecto de designer melhor na criação da agenda.
Esta parte pode ser um pouco complicada para você entender, mas não se preocupe, vou explicar tudo de uma forma simples e objetiva.
Iremos começar a pensar da seguinte maneira: A agenda tem que fazer 05 funções, estas funções deve ser cadastrar, pesquisar, editar, apagar e ajuda. Vamos começar pelo cadastrar, fazendo a seguinte pergunta: Quais os campos que devemos utilizar para efetuar o cadastro?
A resposta pode ser bem objetiva, utilizaremos os seguintes campos, Nome da pessoa, Endereço, Cidade, Bairro, Estado, Cep, Números dos Telefones e a Anotação. Estes campos são os necessários para o desenvolvimento da agenda, nada impede que uma agenda possua outros campos. Com este campos definidos, temos que utilizar logicamente um formulário (Detalhes de como criar um formulário,consulte a parte1), este será o formulário principal, ou seja, será o primeiro formulário que aparecerá na agenda, utilizaremos este formulário para fazer 04 funções: cadastrar,pesquisa,editar e apagar.Criaremos um formulário (Detalhes de como criar um formulário, consulte parte1) só para função Ajuda. Vamos inserir 06 Botões de comandos(Detalhes de como criar um Botão de Comando, consulte Parte2) no formulário principal para fazer cada função, e no formulário de ajuda apenas 01, estes botões servirão como um menu.
Também temos que fazer uma análise da quantidade de campos que utilizaremos para fazer o cadastro dos números dos telefones, pense da seguinte forma, normalmente todas pessoas tem mais de um número, sendo assim vamos definir o seguintes campos, Telefone Celular, Telefone Residencial, Telefone Comercial e Outros.
Definido todos os campos que utilizaremos para efetuar o cadastro, vamos partir para o campo pesquisar, logicamente pesquisaremos estes dados no formulário principal.Teremos que fazer outra pergunta, a partir de qual campo utilizaremos para efetuar a pesquisa? Na agenda vamos efetuar a pesquisa somente através do campo nome da pessoa.
Agora vamos definir o Editar, toda a vez que quisermos alterar qualquer campo que esteja cadastrado na agenda utilizaremos o comando editar.
O comando Apagar vai fazer a função, logicamente de apagar os registro do banco de dados, vamos criar uma função especifica para apagar os registros do banco de dados.
Por último temos que criar um comando de ajuda, você deve estar se perguntando mas fui eu que criei a agenda? Obviamente saberei utilizar, mas ai eu pergunto para você, e se outra pessoa quiser utilizar? Você estará sempre próximo a ela caso tenha uma dúvida? sendo que qualquer aplicativo tem uma ajuda, logo o nosso não será diferente.
Para criarmos este menu de ajuda vamos criar outro formulário(Detalhes de como criar um formulário, consulte Parte1), assim a agenda terá somente dois formulários. A nossa ajuda tem como objetivo de ajudar os usuários a usar os comandos cadastrar, pesquisar e editar e apagar.
Dentro desta análise vamos definir todos os objetos que utilizaremos no formulário principal e no formulário de ajuda, com este procedimento quando chegarmos na parte 4, que será a criação da interface gráfica, apenas vamos inserir os objetos (Detalhes de como inserir objetos, consulte Parte2) e colocar os nomes em suas respectivas propriedades, também provavelmente na parte 4 já iremos codificar o aplicativo.
Os objetos e a quantidade que vamos utilizar no formulário principal serão os seguintes:
QTD | NOME DO OBJETO |
11 | Label |
06 | Botões de Comando |
11 | TextBox |
05 | Molduras |
Os objetos e a quantidade que vamos utilizar no formulário de ajuda serão os seguintes:
QTD | NOME DO OBJETO |
01 | Label |
01 | Botões de Comando |
04 | TextBox |
04 | Molduras |
Como eu havia citado no início deste tutorial, iremos aprender a utilizar mais um controle da caixa de ferramentas, este controle chama-se Moldura ou Controle Frame.
Controle Moldura ou Frame: Utilizado para criar controles funcionais e visuais.
Utilizaremos este controle para dar um designer mais criativo ao nosso aplicativo, e também para separamos os campos Nome, Endereço, Cidade, Bairro, Estado e Cep dos campos telefones e do campo anotação,caso você não tenha entendido bem, não se preocupe na Parte 4 quando iremos criar a interface você vai entender melhor. Veja o procedimento na tela abaixo para localizar na caixa de ferramenta o controle moldura, os demais procedimentos quanto a inserir no formulário e editar as propriedades (Consulte as Parte1 e Parte2).
Tela 001 (O controle Moldura é aquele que aparece na caixa de ferramenta no lado esquerdo do Botão de Comando)
Concluída esta parte de análise da agenda , vamos aprender a criar um Banco de Dados e dentro deste criaremos uma tabela para a agenda. Este banco de dados será a própria planilha do excel.
Para criar um banco de dados a partir de uma planilha o procedimento é bem simples, mas vamos ter que começar analisando o Banco a ser criado.
O Banco de dados de uma planilha do excel pode ser inserido até 65.536 registros porque esta é a quantidade de linhas que uma planilha possui e podemos inserir até 256 campos, porque é a quantidade de colunas de uma planilha.
Antes de seguir os procedimentos para criar o Banco de dados, vamos definir o nome deste, o qual será “BDAGENDA” e cada plan vai ser uma tabela do banco de dados, ou seja, a Plan1,vai ser a tabela onde vamos inserir todos campos , estes campos o quais já estão definidos na parte de análise, sendo assim vamos dar um nome para a tabela que será chamada de “”Agenda”. Veja todos os procedimento nas telas abaixo:
Primeiro: Abra o uma planilha do excel e salve com o nome do nosso Bando de Dados, que acabei de citar acima.
Tela 002 ( Abra planilha e salve com o nome BDAGENDA)
Segundo: Na planilha vamos modificar o nome de Plan1 para o nome Agenda, a qual começaremos a chamar de tabela agenda. Toda vês que se referimos ao nome tabela seria a mesma coisa que estivéssemos nos referindo a plan1, o que também vai ser para o banco de dados, só que o Banco de Dados se refere a planilha. Veja O Procedimento na tela abaixo.
Tela 003 ( Note na planilha que alteramos o nome que anteriormente era de Plan1 para agenda)
Terceiro: Colocaremos os nomes de todos campos que vamos utilizar (Nome da Pessoa, Endereço, Cidade, Bairro, Estado, Cep, Telefone Celular, Telefone Residencial, Telefone Comercial ,Outros e Anotação) em cada uma das colunas começando pela coluna A, B, C e assim sucessivamente. Iremos modificar cada campo da seguinte forma: o campo NOME DA PESSOA, vamos colocar na tabela como NOME, os campos ENDEREÇO, CIDADE, BAIRRO, ESTADO E CEP incluiremos os mesmos campos.
Já os campos TELEFONE CELULAR mudaremos para CELULAR, o campo TELEFONE RESIDENCIAL para RESIDENCIAL, o Campo TELEFONE COMERCIAL para COMERCIAL, o campo OUTROS e o Campo ANOTAÇÃO não iremos modificar.
Esta modifição serve para quando codificarmos o aplicativo tornar o acesso a estes campos mais fácil. Importante ressaltar é que os campos devem estar escritos de preferência em maiúsculo e em negrito e com uma cor diferente , porque ele servirá como cabeçalho . Veja o procedimento abaixo na a planilha de como deve ficar.
Vamos Inserir os campos na tabela, você vai notar que na tela abaixo não vai parecer todos campos, motivo a quantidade, então irei mostrar todos os campos em duas telas:
Tela 004 ( Nesta tela aparece até o campo Residencial)
Tela 005 (Aqui nesta tela aparece o restante dos campos)
Quarto: Na tabela agenda onde está escrito o nome dos campos, vai ser o cabeçalho e com isso tem que ficar com uma cor diferente, isso deve ocorrer porque quando tivermos acessando o banco de dados é preciso identificar os campos abaixo do cabeçalho.Veja como deve ficar a planilha na tela abaixo:
Tela 006: (Agora sim o nosso cabeçalho esta pronto)
Quinto: Feito a cabeçalho, é preciso formatar todos os campos da cada coluna da planilha do excel, para quando for entrar texto a coluna do excel deve receber somente texto, assim deve ser feito com os campos onde receberá números, datas.
Vamos formatar os campos NOME,ENDEREÇO,CIDADE,BAIRRO e ESTADO, com a formatação de entrada somente de texto, quanto as campos CEP, CELULAR, RESIDENCIAL, COMERCIAL e OUTRO formataremos para entrada somente de números e o campo ANOTAÇÃO iremos formatar como geral, porque como se trata de uma anotação podemos inseri números ou caracteres, para isso vou ensinar apenas como formatar o campo NOME, campo CELULAR e o campo ANOTAÇÃO, depois você deve fazer o procedimento para os demais campos seguindo a ordem de formatação que descrita acima.
Começaremos pelo Campo NOME selecionamos toda a coluna, depois com a coluna selecionada clicamos com o botão direito do mouse e clicamos em formatar células a partir janela que aparecerá a qual tem o nome Formatar Células escolhemos a opção número e categoria texto e clicamos no botão ok,Veja todo o procedimento passo a passo nas telas abaixo:
Tela: 007 (Selecionamos toda a coluna, que contem o campo nome para poder formatar)
Tela 008 (Clicamos em Formatar Células)
Tela 009 ( Agora selecionamos a opção número)
Tela 010 (Dentro da opção número selecionamos a categoria texto e clicamos em ok para concluir a alteração)
Pronto, acabamos de formatar o campo NOME, agora você deve fazer o procedimento igual para os demais campos que necessitam desta formatação de entrada de texto.
Vamos formatar o campo CELULAR, vou mostrar somente as telas a partir da categoria número, para você chegar até esta tela da categoria, você deve consultar o procedimento descrito nas telas 007, 008, 009 e 010 sendo que nesta tela a indição é para clicar na categoria texto, e agora iremos clicar na categoria número e vamos também selecionar onde diz: Números Negativos, os primeiros números positivos, feito esta etapa devemos confirmar a alteração clicando no botão ok .Veja na tela abaixo.
Tela: 011 (Selecionamos o campo número para fazer a formatação e clicamos nos primeiros números positivos)
Formataremos agora o campo ANOTAÇÃO, também vou mostrar somente a partir da tela da categoria geral, para você chegar até esta tela desta categoria também deverá consultar as telas 007,008,009 e 010 sendo que nesta tela 010 a indição é para clicar na categoria texto, mas nos iremos clicar na primeira categoria que aparece que é exatamente a que necessitamos,categoria geral, feito esta etapa devemos confirmar a alteração clicando no botão ok.
Tela: 012 (Selecionamos categoria geral e clicamos no botão ok para concluir a formatação)
Terminamos esta parte de análise do tutorial, agora temos a noção do funcionamento da agenda telefônica. Na próxima parte iremos criar a interface gráfica da agenda e provavelmente iremos codifica-la.
Nesta primeira parte do tutorial, mostrei como fazer a análise da agenda , criar o banco de dados,criar uma tabela, inserir os campos e formatá-los, aprendemos a utilizar mais um controle da caixa de ferramentas que também utilizaremos para desenvolver a agenda telefônica, tudo mostrado passo a passo com acompanhamento de telas. Bom estudo e até a próxima parte.
Confira todas as partes deste tutorial:
CURSO PROFISSIONALIZANTE DE INFORMÁTICA |
São 68 Cursos -
3440 Vídeo Aulas - 396:07 horas |
Domine Todos os Recursos de Informática Exigidos pelo Mercado de Trabalho, Através de Exemplos Práticos, Completos e Úteis, Detalhadamente Explicados - Passo a Passo |
Para Todos os Detalhes, Acesse:
https://juliobattisti.com.br/informatica-curso-completo-1v.asp |
Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434
Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208
Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2024 ®
LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO
DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI