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FILTRO DE TUTORIAIS:


Criando Aplicativo Para Biblioteca Escolar - Parte 2

 

Objetivo:

 

O objetivo deste tutorial é desenvolver um aplicativo para informatizar uma biblioteca escolar, nesta parte vamos dar continuar o desenvolvimento da interface gráfica. Vamos criar a interface de cadastramento de professores, vou mostrar de forma simples e objetiva para sua melhor compreensão.

 

Pré-requisito:

 

Para você poder acompanhar o desenvolvimento deste tutorial, será necessário ter conhecimento no mínimo do “Curso Básico de Excel e os Tutoriais Utilizando Editor do Visual Basic do Excel Parte 1 e Parte2”.

  

Nota:

 

Na maioria das vezes vou apenas mostrar quais objetos devem ser inseridos e como devem ficar suas propriedades, sendo assim, para saber como inserir e modificar as propriedades destes objetos consulte os Tutoriais Utilizando Editor do Visual Basic do Excel Parte 1 e Parte 2.Também vamos ir fazendo a análise juntamente com o desenvolvimento do aplicativo,sendo assim,ao longo do desenvolvimento posso modificar alguma parte do aplicativo,ou seja,por exemplo o nome de um objeto, entre outros.

 

Na nossa biblioteca vamos começar disponibilizando 3 tipos de cadastros serão eles: Cadastro de Professores,Alunos e o Cadastro de livros.

 

Vamos começar a desenvolver o cadastro de professores,para isso a vamos definir primeiro os nomes e a quantidade de objetos, bem como definir suas propriedades, que utilizaremos para a criação desta interface.

 

Vamos Utilizar os seguintes objetos:

  • 01 Formulário
  • 11 Label
  • 01 Imagem
  • 08 Textbox
  • 03 Frame (Moldura)
  • 01 Msflexgrid(Grade)
  • 05 CommandButton

Estes serão os todos os objetos que utilizaremos para a criação do cadastro de professores,agora vamos definir suas propriedades:

 

FORMULÁRIO: Você deve modificar as propriedades da seguinte forma:

  • Name para Cadastro_Professores
  • Caption para Cadastro Professores
  • Height para 356,25
  • Widht para 408  

LABEL: As 11 label você deve modificar propriedades da seguinte forma:

  • Label 01 Caption para Cadastro de Professores
  • Font Verdana,Negrito Itálico,Tamanho 16
  • Forecolor para Azul
  • Height para 24
  • Widht para 270
  • Label 02 Caption para Nome
  • Forecolor para Azul
  • Height para 12
  • Widht para 30
  • Label 03 Caption para Endereço
  • Forecolor para Azul
  • Height para 12
  • Widht para 48
  • Label 04 Caption para Bairro
  • Forecolor para Azul
  • Height para 12
  • Widht para 48
  • Label 05 Caption para Tel.Celular
  • Forecolor para Azul
  • Height para 12
  • Widht para 66
  • Label 06 Caption para Codigo
  • Forecolor para Azul
  • Height para 12
  • Widht para 36
  • Label 07 Caption para Nro
  • Forecolor para Azul
  • Height para 12
  • Widht para 24
  • Label 08 Caption para Cep
  • Forecolor para Azul
  • Height para 12
  • Widht para 24
  • Label 09 Caption para Tel.Residêncial
  • Forecolor para Azul
  • Height para 12
  • Widht para 72
  • Label 10 Caption para Registros
  • Forecolor para Azul
  • Height para 12
  • Widht para 48
  • Label 11 Caption Permanece o mesmo
  • Forecolor para Azul
  • Height para 12
  • Widht para 48

IMAGEM: Este objeto iremos modificar suas propriedades.

  • Height para 42
  • Widht para 72

TEXTBOX: Vamos mudar as propriedades dos 08 Textbox:

  • TextBox 01 name para Text_nome
  • Height para 15,75
  • Widht para 114
  • Textbox 02 name para Text_endereco
  • height para 15,75
  • widht para 102
  • TextBox 03 name para Text_bairro
  • Height para 15,75
  • Widht para 102
  • TextBox 04 name para Text_celular
  • Height para 15,75
  • Widht para 84
  • TextBox 05 name para Text_codigo
  • Height para 15,75
  • Widht para 24
  • TextBox 06 name para Text_Nro
  • Height para 15,75
  • Widht para 29,95
  • TextBox 07 name para Text_Cep
  • Height para 15,75
  • Widht para 60
  • TextBox 08 name para Text_residencia
  • Height para 15,75
  • Widht para 60

FRAME(Moldura): Vamos modificar as propriedades da seguinte maneira:

  • Frame 01 Caption para dados pessoais.
  • Forecolor para Azul
  • Height para 96
  • Widht para 384
  • Frame 02 Caption para Filtro nome
  • Forecolor para Azul
  • Height para 66
  • Widht para 222
  • Frame 03 Caption para Comandos
  • Forecolor para Azul
  • Height para 48
  • Widht para 318

MSFLEXGRID: Este objeto iremos modificar sua propriedade.

  • Fixedcols de 1 para 0

COMMANDBUTTON: Vamos modificar as propriedades da seguinte forma:

  • CommandButton 01 Name para Command_Cadastrar
  • Caption para Cadastrar
  • Height para 18
  • Widht para 66
  • Forecolor para Azul
  • CommandButton 02 Name para Command_Pesquisar
  • Caption para Pesquisar
  • Height para 18
  • Widht para 66
  • Forecolor para Azul
  • CommandButton 03 Name para Editar
  • Caption para Editar
  • Height para 18
  • Widht para 66
  • Forecolor para Azul
  • CommandButton 04 Name para Command_Apagar
  • Caption para Apagar
  • Height para 18
  • Widht para 66
  • Forecolor para Azul
  • CommandButton 05 Name para Command_Voltar
  • Caption para Voltar
  • Height para 18
  • Widht para 66
  • Forecolor para Azul

Definidas os nome e as propriedades dos objetos vamos começar a criar a interface gráfica do cadastro de professores,você deve criar este formulário dentro do projeto existente,ou seja, no mesmo projeto onde esta a interface gráfica principal da biblioteca.Vou apenas mostrar as telas com os objetos antes e depois de serem modificadas suas propriedades.

 

Tela 001 (Formulário sem modificação de suas propriedades,o mesmo deve estar dentro do projeto existente)

 

Tela 002 (Formulário após ter feito as modificações em suas propriedades)

 

Vamos inserir os Frame(Moldura).

 

Tela 003 (Frame inserido )

 

Tela 004 (Frames após ter feito as alterações em suas propriedades)

 

Vamos inserir as 11 label:

 

Tela 005 (Label inseridas)

 

Tela 006 (Label devem ficar assim como é mostrado na tela acima após modificar suas propriedades)

 

Vamos inserir os 08 TextBox no formulário.

 

Tela 007 (TextBox Inseridos sem ter alterados suas propriedades)

 

Tela 008 (TextBox após ter modificado suas propriedades)

 

Vamos inserir o objeto Imagem.

 

Tela 009 (Objeto imagem inserido)

 

Tela 010 ( Imagem após ter modificado sua propriedade)

 

Vamos inserir agora a Msflegrid.

 

Tela 011 (Msflexgrid inserida dentro do frame)

 

Tela 012 (Msflexgrid depois de modificar suas propriedades)

 

Agora por ultimo vamos inserir os CommandButton no formulário.

 

Tela 013 (CommandButton inseridos)

 

Tela 014 (CommandButton após ter feito as alterações em suas propriedades)

 

Terminamos de criar a interface gráfica de cadastramento de professores, nas telas acima você deve ajustar os objetos para que os mesmos fiquem igual a esta última tela(014). No tutorial parte1 falei que iria ensinar a criar esta tela de cadastramento de professores e mais a de alunos e livros,mas decidi ensinar uma por uma para que o estudo não fique prolongado,ou seja, vamos por parte para que tenhamos uma melhor compreensão do estudo.

 

Conclusão:

 

Neste tutorial definimos quais os objetos que iríamos utilizar na criação da interface gráfica amigável do cadastramento de professores, bem como definimos e modificamos as propriedades dos objetos,também ensinei quais os objetos você deveria inserir primeiro,demonstrado através das telas para uma melhor sua compreensão, na próxima parte do aplicativo irei ensinar a criar a interface de cadastramento de professores, alunos.Bons estudos e até a próxima parte.


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