NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!
UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI
FILTRO DE TUTORIAIS:
Objetivo:
O objetivo deste tutorial é de ensinar você a criar um banco de dados para biblioteca, que sera de uso pessoal, para isso iremos utilizar o Access que é um programa para criar banco de dados, mas que nos posibilita a criar algumas outras funções como formulários, através do mesmo para a criação deste aplicativo iremos aprender a criar tabelas, fazer consultas e criar formulários e muito mais, iremos começar a estudar as etapas para se criar um banco de dados depois iremos criar tabelas e definir o nomes dos campos.
Pré-requisito:
Para você poder acompanhar o desenvolvimento deste tutorial, será necessário ter conhecimento no mínimo do “Curso Básico Básico de Informática”.
Para começar a desenvolver um banco de dados é preciso analisar algumas etapas necessárias para que o mesmo possa ser criado e funcione de forma correta, as etapas são as seguintes:
- Identificação das tarefas;
- Fazer um fluxograma das tarefas;
- Identificação dos elementos dos dados;
- Organização de dados;
- Interface grafica;
- Elaboração aplicativo;
- Testar;
Vou apenas dar uma rapida explicação sobre cada uma dessas etapas para que você possa compreende-las, já que iremos seguir cada algumas delas,tendo envista que o aplicativo que iremos desenvolver é bem simples,mas de grande utilidade.
- Identificação das Tarefas:
Quase sempre quando vamos desenvolver um aplicativo temos uma idéia do que o mesmo faça, por exemplo, neste sistema de biblioteca, iremos criar um fomulário que vai nos mostrar os nomes dos livros, este é um exemplo do que já estamos definindo para o aplicativo. Aqui sempre empregamos um tempo que iremos aproveitar de uma forma muito objetiva, e também definiremos as principais tarefas que nosso aplicativo desenvolva.
- Fazer um fluxograma das tarefas:
Aqui nesta parte devemos dividir as tarefas principais em grupos principais e depois colocar dentro destes grupos as tarefas que realmente precisam ser realizadas.Com isso vai facilitar em muito o desenvolvimento do banco de dados.
- Indentificação dos Elementos dos Dados:
Após desenvolvermos as listas das tarefas, esta pode ser considerada uma das etapas mais importantes, onde nesta devemos relacionas os dados de cada tarefa e as modificações que irão ser realizadas nos dados.
- Organização dos Dados:
Depois que acabamos estas etapas anteriores, devemos organizar os dados quase sempre pelo assunto e distribuir os mesmos nas tabelas e consultas do banco de dados.
Interface Grafica:
Após definirmos as estruturas das tabelas necessárias podemos elaborar os formulários, ma começarmos ter uma idéia de como ira ficar oaplicativo visualmente.
-Eleboração do Aplicativo:
Nesta parte começamos a elaboração do aplicativo para desenvolver todas as tarefas definadas nas etapas anteriores, como elaborar menus, botões entre outros:
- Testar:
Na medida em que vamos terminando o desenvolvimento de alguma parte do aplicatico começar a testar, para ver o seu funcionamento para testarmos o fluxo do programa.
Agora vamos começar analisar o nosso aplicativo que vai ser uma biblioteca simples de uso pessoal, então, iremos definir o que este aplicativo vai posibilitar a realizar.
A principio o mesmo vai posibilitar duas funções principais, as quais serão: Cadastrar e Pesquisar Livros, dentro desta duas funções iremos dividir o nosso aplicativo em subfunções, ou seja, começaremos a definir quais tabelas devem ser criadas e quais campos podemos utilizar em cada uma delas.
Vamos começar a pensar da seguinte forma, teremos que criar uma tabela, na qual iremos dar o nome de “LIVROS” para cadastrar os livros e definir os nomes dos campos.
Os nomes dos campos que utilizaremos referente ao cadastro do livros serão os seguintes:
Codigo do Livro, Titulo do livro, Nome do Autor, Nome da Editora, Data Lançamento, Assunto e Resumo
Mas, iremos preencher os campos assunto, autor e editora de forma relacionada, ou seja, vamos criar para cada um desses campos uma tabela. Com isso vai facilitar a entrada de dados, da seguinte forma:
Sem a criação dessas tabelas toda a vez que divermos que dar entrada com registros, teriamos que preencher os digitar os registros.
Com a criação da tabelas utilizaremos uma função do access chamada referência, sendo assim, iremos escrever apenas quando tivermos que cadastrar o assunto, autor e editora pela primeira vez, ou quando os nomes destes campos não estiverem cadastrados nas tabelas, não se preocupe, quando começarmos a desenvolver o aplicativo na prática você ira entender melhor esta parte.
Sendo assim, vamos criar as tabelas com os seguintes nomes:
Assunto;
Autor;
Editora;
Livros;
Agora vamos definir para cada tabela os nomes dos campos:
Tabela Assunto:
Codigo assunto, assunto
Tabela Autor:
Codigo autor, nome
Tabela Editora:
Codigo autor, editora
Tabela Livros:
Codigo livro, titulo, autor, editora, editora, data, assunto, resumo.
Agora irei ensinar como criar cada uma dessas tabelas, primeiramente crie uma pasta com o nome biblioteca dentro da pasta meus documentos do seu computador, depois abra o access e crie um novo banco de dados em branco e salve o mesmos com o nome de “biblioteca” .
Iremos criar as tabelas utilizando o modo estrutura, vamos começar pela tabela assunto, para isso ao clicar sobre o modo estrura vai aparecer uma janela onde devemos inserir os nomes dos campos e definir as formtações dos mesmos, acompanhe os procedimentos través das telas baixos:
Tela 001 (Clique sobre o modulo estrutura)
Tela 002
Obs: Na tela acima você deve digitar os nomes dos campos e tipos de campos conforme é mostrado na tela abaixo , depois você deve clicar em salvar, dê o nome para esta tabela assuntos, clique em ok, será perguntado se você deseja criar chaves primarias clique em sim.
Tela 003 (Insira o nome da tabela)
Tela 004 (Clique em sim para criar a chave primaria)
Feito isso será criada a primeira tabela:
Tela 005 (Foi criada a chave primaria)
Tela 006 (Tabela Criada)
Agora para a criação das demais tabelas pasta fazer o mesmo procedimentos, irei mostrar como devem ficar cada um das tabelas que faltam ser criadas:
Tabela Autor:
Tela 007
Tabela Editora:
Tela 008
Tabela Livros:
Codigo livro, titulo, autor, editora, editora, data, assunto, resumo.
Tela 009
Ensinei sobre as etapas que devem ser seguidas para a elaboração de um banco de dados, e tambem como criar as tabelas e a definir os nomes dos campos para as mesmas,. Sendo que a primeira tabela assuntos ensinei a criar passo a passo, e as demais mostrei através das tela como as mesma deveriam ficar, tudo de uma forma simples e objetiva, na próxima parte do tutorial daremos continuidade no desenvolvimento deste aplicativo. Bons estudos e até a próxima parte.
Confira todas as partes deste tutorial:
CURSO PROFISSIONALIZANTE DE INFORMÁTICA |
São 68 Cursos -
3440 Vídeo Aulas - 396:07 horas |
Domine Todos os Recursos de Informática Exigidos pelo Mercado de Trabalho, Através de Exemplos Práticos, Completos e Úteis, Detalhadamente Explicados - Passo a Passo |
Para Todos os Detalhes, Acesse:
https://juliobattisti.com.br/informatica-curso-completo-1v.asp |
Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434
Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208
Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2024 ®
LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO
DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI