NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisInformatizando sua Empresa com Excel : Desenvolvbiblioteca003
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


Access- Desenvolvimento Biblioteca. Parte 3

 

Objetivo:

 

O objetivo deste tutorial é de continuar  a criar um banco de dados para  biblioteca, vamos aprender a criar relacionamento de forma direta entre as tabelas e  uma consulta na tabela Livros onde iremos mostrar todos os campos e selecionar todos os registros da mesma utilizando o assitente do access, e ainda mostrar  uma pesquisa com os campos nome do autor e editora utilizando as tabela autor e livros em conjunto.

 

Pré-requisito:

 

Para você poder acompanhar o desenvolvimento deste tutorial, será necessário ter conhecimento no mínimo do “Curso Básico Básico de Informática” Parte1 e Parte 2 deste tutorial.

 

Irei explicar de forma direta o relacionamento das tabelas que utilizaremos, nos prximos tutorias ire abordar mais sobre relacionamento, tendo em vista que quase sempre teremos que faze-lo.

 

Na tela do access clique no icone relacionamentos, vai ser aberta uma janela para efetuarmos os relacionamentos, os mesmo servem para inteligar um campo ao outro, mas os mesmo tem que ter a mesma origem, ou seja, se um campo for numero o outro deve ser tambemm, no nosso caso vamos fazer um relacionameto um para muitos, o lado um é onde normalmente iremos digitar uma única vez, por exemplo na tabela assunto, vamos escrever uma vez Informática, já na tabela livros vamos escrever varias vezes a palavra informática.

 

Tela 001

 

Nesta próima tela ira apracer as quatro tabelas, para fazermos o relacionamento vamos interligar primeiramente a tabela assunto com o campo codigo do assunto  com codigo do assunto da  tabela livros, para isso possione o mouse sobre o campo da tabela assuntos e arraste até em cima do codigo assunto da tabela livros, no momento que você soltar será aberta uma nova janela para editar o relacionamento marque a opção impor intregridade referencial e clique em criar.

 

Tela 002

 

Tela 003

 

Agora você deve fazer o mesmo processo para as tabelas editora interligando codigo editora com o codigo editora na tabela livros e o mesmo com o campo codigo autor  tabela autor para a tabela livros os relacionamentos devem ficar iguais ao que é mostrado na tela abaixo.

 

Tela 004

 

Começaremos a fazer consulta usando como referência  uma tabela por vez,ou seja, assim vai facilitar o seu aprendizado. Irei mostrar como criar uma consulta utilizando o assistente primeiro, depois criaremos através do modo estrutura.

 

Vamos efetuar uma pesquisa na qual selecionaremos todos os campos da tabela  livros, para isso no access clique o objetos consulta.

 

Tela 005

 

Note que o access oferece duas opções para a criação de consultas, Criando consulta no modo estrutura e Criar consulta usando assistente, iremos utilizar essa, clique duas vezes sobre a mesma, será aberta uma janela com um Assitente de consulta simples.

 

Tela 006

 

Nesta podemos selecionar uma tabela ou até mesmo uma consulta, poderiamos fazer uma consulta com base em outra, no nosso caso vamos selecionar a tabela livros.

 

Tela 007

 

No momento que selecionamos a tabela livros, será mostrado os campos disponiveis que a mesma possui, no lado esquerdo da janela.

 

Tela 008

 

No lado direito selecionamos os campos que desejamos mostrar na pesquisa, no nosso caso iremos mostrar todos, então,, clique nas duas setas, fazendo isso iremos transferir todos os campos de uma só vez.

 

Tela 009

 

Sempre iremos clicando no botão avançar até concluir, nesta próxima tela você pode selecionar em detalhe ou resumo, no nosso caso iremos deixar em detalhes.

 

Tela 010

 

Na próxima tela sera para concluir a consulta onde devemos dar um nome a mesma, iremos deixar o nome sugerido pelo access que é Livros Consulta , depois basta clicar no botão concluir, e será criada e aberta a jenal de consulta selecionado dos os registros contido na tabela livros.

 

Tela 011

 

Tela 012

 

Veja que na tabela acima o autor “José” aparece duas vezes, através da edtora Paulista, então poderiamos fazer uma pesquisa para mostrar os nomes dos autores e suas respectivas editoras, so que voc~e deve estar se perguntado mas isso eu já sei, sim sabe, mas o que quero  mostrar é que iremos pegar o nome do autor da tabelas autores e aditora esta da tabela livros, com isso você vai aprender a selecionar campos de tabelas diferentes utilizando o assitente. Então, clique no assitente, selecione a tabela autor e nesta o campo nome.

 

Tela 013

 

Agora selecione  iremos selecionar a tabela livros e nela o campo codigo editora, com isso estamos utilizando campos de duas tabelas.

 

Tela 014

 

Agora é so ir clicando no botão avançar até chegar a última tela onde você deve escolher o nome para a consulta deixe o mesmo nome Autor consulta sugerido pelo access, veja como vai ficar a consulta.

 

Tela 015

 

Conclusão:

 

Ensinei passo a passo como criar consultas utilizando o assitente do access na tabela livros e também utiliando a tabela autor, tudo de uma forma simples e objetiva, na próxima parte do tutorial daremos continuidade na criação de consultas. Bons estudos e até a próxima parte.

 


Confira todas as partes deste tutorial:

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2019 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI