NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisInformatizando sua Empresa com Excel : Desenvolvbiblioteca005
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


Access- Desenvolvimento Biblioteca. Parte 5

 

Objetivo:

 

O objetivo deste tutorial é de continuar a criar um banco de dados para  biblioteca, vamos aprender a criar formularios utilizando o assistente do access para inserir registros as tabelas e criar formulários interligados com consultas.

 

Pré-requisito:

 

Para você poder acompanhar o desenvolvimento deste tutorial, será necessário ter conhecimento no mínimo do “Curso Básico Básico de Informática” Parte1 e Parte 2 , Parte 3, e  Parte4 deste tutorial.

 

Vamos criar fomulários usando o assistente do access para as 04 tabelas do nosso banco,  para inserir registros no mesmo, ou seja, toda a vez que tivermos que inserir registros nas tabelas não precisamos abrir as mesmas.

 

Abra o projeto biblioteca na janela do lado esquerdo do access clique em fomulários, será aberta uma janela com duas opções, em nosso caso vamos clicar na segunda:

 

Criar formulário no modo estrutura – Neste temos que inserir os objetos e campos dentro do formulário.

 

Criar formulário usando assistente – Neste o assistente se encarrega de inserir automaticamente os campos e registros definidos por nós no formulário.

 

Tela 001

 

O primeiro formulário que iremos criar vai ser  para tabela assunto, então, clicando na segunda opção será aberta a janela de assitente de formulário, na mesma tem um campo combobox que irá aparecer o nome das tabela e consultas existentes no banco de dados, e logo abaixo mostrando os campos disponíveis na tabela, podendo assim nós definirmos quais campos gostariamos que aparece no formulário .

 

Tela 002

 

Vamos selecionar todos os campos, basta clicar nas duas setas que estão apontando para o lado direito, com isso todos os campos serão incluido em uma única vez.

 

Tela 003

 

Clique no botão avançar na próxima janela podemos escolher layout para o formulário, o access disponibiliza alguns, vamos utilizar o justificado, você pode testa-los todos os outros quando criar algum aplicativo.

 

Tela 004

 

Na próxima tela que ira aparecer podemos escolher o estilo do formulário, serve para aspecto de designer do mesmo, vamos selecionar “Internacional”, depois clique em avançar.

 

Tela 005

 

Na tela seguinte poderemos escolher o nome para o formulário, o access já disponibiliza um nome como exemplo, vamos deixar o nome sugerido pelo mesmo, clique em concluir, para o formulário ser criado.

 

Tela 006

 

Tela 007

 

Note que aprece os registro porque eu já havia inserido na tabela, bem abaixo no formulário temos uma barra de navegação, onde temos o numero de registros que estão na tabela, note que são 3 e a posição do resgitro atual, note que esta na posição 1, para navegar entre os registros clique para < para voltar registro anterior de cada vez  ou > para ir ao próximo registro.

 

Clique |< para voltar direto ao primeiro registro ou >| para ir ao ultimo, para inserir registros clique >* insira os registros e salve a tabela.

 

Vou mostrar na tela abaixo, quando você clica no botão para inserir registros, note que o codigo não precisamos digitar porque e mesmo é auto numérico, apenas o assunto.

 

Tela 008

 

Agora você deve seguir estes mesmo passos para criar aos formulários para as tabelas autor, editora e  livros.

 

Para criar um formulário interligado com uma consulta o procedimento é quase o mesmo, a diferença é que em vez de selecionarmos uma tabela, iremos selecionar uma consulta. Irei mostrar a criação de um formulário com interligação a uma consulta_nome que ensinei a criar nos tutoriais anteriores.

 

Como o procedimento é quase o mesmo, irei mostrar todo procedimento através das telas, e fazendo algum comentário caso seja necessário.

 

- Selecionamos a consulta_nome e todos os campos da mesma.

 

Tela 009

 

-Selecionamos o layout.

 

Tela 010

 

-Selecionamos o estilo.

 

Tela 011

 

-Definimos o nome e clicamos em concluir.

 

Tela 012

 

Tela 013

 

Conclusão:

 

Ensinei passo a passo como criar formulário para tabela assunto e também como criar um formulário interligado em uma consulta, tudo de uma forma simples e objetiva, na próxima parte do tutorial daremos continuidade ao desenvolvimento do aplicativo.

 

Bons estudos e até a próxima parte.

 


Confira todas as partes deste tutorial:

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2019 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI