NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisInformatizando sua Empresa com Excel : Desenvolvbiblioteca006
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


Access- Desenvolvimento Biblioteca. Parte 6

 

Objetivo:

 

O objetivo deste tutorial é de continuar a criar um banco de dados para  biblioteca, vamos aprender a criar formulario utilizando o modo estrutura do access para inserir registros nas tabelas.

 

Pré-requisito:

 

Para você poder acompanhar o desenvolvimento deste tutorial, será necessário ter conhecimento no mínimo do “Curso Básico Básico de Informática” Parte1 e Parte 2 , Parte 3,  Parte4 e Parte 5 deste tutorial.

 

Vamos criar fomulário usando o modo estrutura do access  irei ensinar a passo a passo a criação , vamos inteligar com a tabela autor.

 

Abra o projeto biblioteca na janela do lado esquerdo do access clique em fomulários, será aberta uma janela com duas opções, em nosso caso vamos clicar na primeira:

 

Criar formulário no modo estrutura – Neste temos que inserir os objetos e campos dentro do formulário.

 

Criar formulário usando assistente – Neste o assistente se encarrega de inserir automaticamente os campos e registros definidos por nós no formulário.

 

Tela 001

 

Clicando na segunda opção será aberta a janela abaixo onde iremos inserir os campos da tabela autor no formulário, para isso vamos  utilizar a janela de propriedades e a barra de ferramentas, se a barra de ferramentas não estiver aparecendo, cclique no menu exbir barra de ferramentas.

 

Tela 002

 

Vamos inserir uma label com o seguinte titulo: CADASTRO DE AUTORES, na caixa de ferramentas clique no rotulo “Aa” e depois sobre o formulário, devendo escrever o nome do titulo.

 

Tela 003

 

Vamos aumentar um pouco a altura e largura do formulário, para isso possicione o cursosr do mouse no canto inferior direito do formulário e arraste, nã iremos aumentar muito, apenas o sufuciente para inserir os campos.

 

Tela 003

 

Agora iremos inserir os campos da tabela autor, note que por termos seleciona um rotulo a caixa de propriedades esta com nome rotulo, temos que selecionar as propriedades do formulário, para isso na mesma clique na seta e selecione formulário.

 

Tela 004

 

Agora vamos clicar na propriedades dados, na mesma vamos selecionar a origem do registro, que nesta caso vai ser a tabela autor.

 

Tela 005

 

Vai aparecer uma janela com os campos da tabela autor, nesta iremos selecionar os dois e arrastar para dentro do formulário.

 

Tela 005 (Selecionado os Campos)

 

Tela 006

 

Fazendo assim, os campos já estarão vinculados com a tabela, agora iremos inserir  2 botões para navegar, 2 para inserir e 01 para apagar os  registros da tabela autor. Na caixa de ferramentas você deve estar com o controle “Assitente” selecionado, o mesmo fica posicionado ao lado da Seta de seleção, siga  os procedimentos.

 

Vamos criar os botões de navegação com a função de ir para o regitros anterior e depois para o próximo. Clique no botão de comando e depois sobre o formulário.

 

Tela 007

 

- Assim que você clicar sobre o formulário vai ser aberta a janela de assitente de botão, a mesma possibilita que criamos varias funções ao botão, dentro de categoria vamos escolher navegação de registros e dentro de ações vamos selecionar  “ir para o registro anterior” e depois clique no botão avançar.

 

Tela 008

 

Nesta próxima janela podemos usar texto ou figura para identificar o botão vamos usar figura “ir para anterior 2” depois clique em avançar, na tela seguinte podemos definir um nome para o botão, vamos inseri o nome “voltar” e depois clique em concluir.

 

Tela 009

 

Tela 010

 

Tela 011

 

Agora para inserir o botão para  próximo registro é quase o mesmo procedimento, basta na categoria navegação selecionar a ação “Ir para o Próximo registro”, coloque o nome do mesmo “Ir”.

 

Vamos criar um botão para inserir novos registros, clique no botão de comando e depois sobre o formulário, na na janela de assistente, seleciona dentro de categoria a opção Operações de registros e a ação “Adincionar Novo Registro”.

 

Tela 012

 

Nas proxima tela não iremos fazer alterações, clique em avançar, na última vamos inserir o nome “Adicionar” ao botão e depois clique em concluir.

 

Tela 013

 

Agora para criar o botão salvar você deve seguir quase todos os procedimentos para a criação do botão adicionar, só que na hora de escolher a ação adicionar registro, você deve  selecionar “salvar registros” o mesmo ocorre para a criação do botão excluir, você deverá selecionar a ação “excluir registros”, depois salve este formulário com o nome “Adicionar_autores” o mesmos devem ficar conforme a tela abaixo:

 

Tela 014

 

OBS: Para testar o formulário  clique no menu exibir modo estrutura.

 

Agora para criar os fomulários para as demais tabelas é so seguir os mesmo procedimentos descritos neste tutorial.

 

Conclusão:

 

Ensinei passo a passo como criar formulário usando o modo estrutura interligando com  tabela autor e a inserir botões de navegação e operacões de registros tudo de uma forma simples e objetiva, na próxima parte do tutorial daremos continuidade ao desenvolvimento do aplicativo. Bons estudos e até a próxima parte.

 


Confira todas as partes deste tutorial:

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2019 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI