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FILTRO DE TUTORIAIS:


Programação VBA. Parte 2

 

Objetivo:

 

O objetivo deste tutorial é continuar aprender sobre o editor de visual basic do Excel, neste iremos conhecer a caixa de ferramentas e a inserir um formulário, a mesma possui vários objetos que utilizaremos freqüentemente no desenvolvimento de sistemas. Mostrando sempre através de telas para facilitar o seu aprendizado.

 

Pré-requisito:

 

Para você poder acompanhar o desenvolvimento deste tutorial, será necessário ter conhecimento no mínimo de informática e Parte 1 deste tutorial.

 

NOTA: A partir deste sistema, irei oferecer serviços de acessória em desenvolvimento de sistemas em Excel, portanto, se você quiser adaptar ou criar um sistema conforme sua necessidade, entre em contato comigo através do e-mail: erico_2223@yahoo.com.br.

 

Para que possamos visualizar a caixa de ferramentas teremos que estar com algum objeto ativado, então, irei ensinar a inserir um objeto que neste caso será um formulário, o processo é simples e prático. Clique no menu inserir Userform.

 

Tela 001

 

Agora para visualizarmos a caixa de ferramentas, clique sobre o menu “exibir” e depois em caixa de ferramentas.

 

Tela 002

 

Pronto, foi inserida a caixa de ferramentas, agora iremos conhecer os principais objetos da mesma, sempre se da direita para esquerda, irei usar números como referencia, ou seja, a seta será o objeto numero 1, a letra A será 2 e assim sucessivamente.

 

Objeto 1 –Ferramenta de marcação representado pela seta: Esta  utilizaremos para manipular os objetos, como dimensionar a largura do formulário, entre outros.

 

Objeto 2 – Label representada pela letra A: Esta utilizaremos quase sempre para identificar um campo ou usar como uma variável. Para inserir qualquer objeto basta selecioná-lo e clicar sobre o formulário.

 

Objeto 3 – Caixa de texto representado pela letra ab|:  Esta utilizaremos para inserir dados, como por exemplo, senha e login.

 

Objeto 4 – Caixa de combinação: Esta utilizaremos quase sempre para disponibilizar  algumas opções que os usuários poderão selecionar, digamos que você tenha uma lista de três nomes, Ana, Paula e Diene num acesso via login e você acessa este com algum deste nomes, então você não ira precisar digitar nenhum, apenas selecionar o que deseja.

 

Objeto 5 – Caixa de listagem : Esta utilizaremos quando quisermos fazer o mesmo processo, que expliquei na caixa de combinação, a diferença que esta ira disponibilizar os nomes em forma de listas. Também podemos utilizaras para mostrar vários registros do banco de dados.

 

Objeto 6 Caixa de seleção: Esta utilizaremos quando oferecemos ao usuário uma lista de opções que o mesmo poderá escolher. Um exemplo é quando criamos um e-mail em algum provedor, este pergunta quais interesses temos em determinada área para receber e-mails, então, você poderá escolher varias entre as que o mesmo disponibiliza.

 

Objeto 7 Botão de opção: Este tem função parecida com a caixa de seleção a diferença é que podemos apenas marcar uma opção de cada vez, um exemplo é fazer um formulário onde usuário poderá selecionar como resposta sim ou não.

 

Objeto 9 Moldura:  Este utilizaremos para  dar um designer mais moderno ao formulário ou para separar certos dados.

 

Objeto 10 Botão de comando: Este utilizaremos para que através do mesmo determinar alguma função.

 

Objeto 11 Multi-página: Esta utilizaremos sempre dentro do formulário onde podemos separar os dados.

 

Objeto 14 Imagem:  Este utilizaremos para quando quisermos inserir uma imagem ao formulário.

 

Conhecido as  principais ferramentas, irei mostrar como inseri-la no formulário o processo é bem simples, vamos inseri como exemplo uma label, para isso selecione a mesma na caixa de ferramentas e clique sobre o formulário.

 

Tela 003

 

O processo é o mesmo para as demais ferramentas, para inserir uma caixa de texto selecione a mesma e clique sobre o formulário.

 

Tela 004

 

Bom agora que já conhecemos e sabes inserir os objetos, teremos que aprender sobre suas propriedades é através destas que iremos inserir cor, alterar fonte, tamanho entre outros. Vamos começar pela Label, insira uma label no formulário com a mesma selecionada ative a janela de propriedades, irei mostrar as principais:

 

Tela 005

 

Propriedade Name:  Através desta poderemos modificar o nome da label, será útil para a hora que formos programar o código. Irei mostrar um exemplo de coma alterar esta propriedade, as demais irei apenas explicar a função de cada propriedade.

 

Na janela de propriedade, bem no inicio esta escrito Label1, apague este nome e insira outros, em nosso caso iremos digitar “teste”.

 

Tela 006

 

Backcolor:  Esta utilizamos para modificar a cor de fundo do objeto, que neste caso é a Label.

 

Tela 007

 

Caption:  Esta utilizamos para modificar o nome da label, ou seja, o nome que estamos visualizando, neste vamos colocar o nome teste também.

 

Tela 008

 

No próximo tutorial começaremos a identificar mais propriedades da Label.

 

Conclusão:

 

Neste tutorial mostrei como inseri um formulário, a ativar a caixa e conhecer algumas das suas principais ferramentas mostrado através de telas sua aparências com as propriedades modificadas, tudo de forma simples e objetiva, na próxima parte do tutorial continuaremos nosso aprendizado. Bons estudos e até a próxima parte.

 

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