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FILTRO DE TUTORIAIS:
Objetivo:
O objetivo deste tutorial é continuar aprender sobre o editor de visual basic do Excel, neste iremos conhecer a as propriedades dos controles e a criar alguns códigos de programação. Mostrando sempre através de telas para facilitar o seu aprendizado.
Pré-requisito:
Para você poder acompanhar o desenvolvimento deste tutorial, será necessário ter conhecimento no mínimo de informática e Parte 1, Parte 2 e Parte 3 deste tutorial.
NOTA: A partir deste sistema, irei oferecer serviços de acessória em desenvolvimento de sistemas em Excel, portanto, se você quiser adaptar ou criar um sistema conforme sua necessidade, entre em contato comigo através do e-mail: erico_2223@yahoo.com.br.
Vamos começar a conhecer as propriedades do objeto Label, irei mostrar as principais, sendo que as propriedades dos outros objetos são quase iguais, as que forem diferentes irei mostrar quando criamos algum exercício que seja preciso utilizar:
Propriedades Label:
Irei mostrar passo a passo a modificar a mesma, as demais propriedades deste e dos demais objetos o procedimento é o mesmo.
No editor de visual basic insira um formulário, clique no botão inseri userform, depois a label, selecione a mesma na caixa de ferramentas e de um clique sobre o formulário.
Tela 001
Agora vamos ativar a janela de propriedades selecione a label se mesma não tiver, clique no menu exibir janela de propriedades.
Tela 002
Vamos conhecer suas principais propriedades.
Name: Esta é para substituir o nome Label1, usamos quase sempre para fazer referência de códigos a mesma.
Backcolor: Esta é para modificar a cor de fundo.
Bordercolor: Esta é para trocar a cor da borda.
Caption: Esta é para modificar o nome Label 1 visualmente, ou seja, este é o nome que aparece no formulário.
Enable: Esta é quando selecionada false não é permitido modificar o nome da label
Font: Esta é para modificar a fonte, tamanho e estilo.
Forecolor: Esta é para modificar a cor da fonte.
Height: Esta é para modificar a altura da label.
Visible: Esta quando selecionado false, não ira mostra a label durante a execução do aplicativo.
Width: Esta é para definir a largura.
Agora que você já conhece as principais propriedades da Label, irei ensinar a modificar conforme exemplo abaixo.
Insira uma label no formulário, onde iremos modificar as suas propriedades da seguinte forma:
Caption para MODIFICANDO AS PROPRIEDADES
Height para 20
Width para 138
Com a label selecionada, a janela de propriedades clique em caption apague o nome e insira o que definimos:
Tela 003
Agora selecione a propriedade height e altere conforme a nosso definição logo acima:
Tela 004
Por último vamos alterar a propriedade widht conforme a definição logo acima.
Tela 005
Conhecendo as principais propriedades da label e sabendo os processos para modificá-las, lembrando que as propriedades dos demais objetos, são quase as mesma e iremos aprendendo conforme nosso estudo.portanto, iremos criar um pequeno código.
O objeto deste código é clicar num botão e aparecer a seguinte frase: “Estou aprendendo a programar vba”. Então no formulário os objetos que precisaremos é de um formulário e um botão, insira os mesmos. Feito isso, iremos modificar a propriedade Caption de commandbutton1 para Mensagem e name para botão.
Selecione o botão e através da propriedade caption e faça a alteração:
Tela 006
Modificada as propriedades, vamos ativar a janela de código do botão, para isso clique no menú exibir código fonte.
Tela 007
Dentro do código do botão, cada objeto dentro da janela de código existe um determinado evento, neste caso vai ser o evento clic, que ocorre sempre quando o botão for clicado, mas o que interessa é a criação do código neste momento.
Sempre quando quiser que aparece uma mensagem digitamos o seguinte código:
Iniciamos com.
MSGBOX “Estou aprendendo a programar vba”
Dentro das aspas duplas escrevemos a mensagem.
Tela 008
Agora basta voltar a exibir o formulário, para isso no menú exibir clique em objeto.
Tela 009
Agora inicie o aplicativo no menu executar e clique no botão para visualizar a mensagem.
Tela 010
Neste tutorial mostrei as principais propriedades do objeto label, lembrando que os demais objetos tem suas propriedades em alguns casos iguais, assim iremos conhecendo as demais ao longo dos tutoriais, também ensinei como inserir um formulário a label, além de criamos o primeiro código, para a elaboração de uma mensagem, tudo de forma simples e objetiva, na próxima parte do tutorial continuaremos nosso aprendizado. Bons estudos e até a próxima parte.
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