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FILTRO DE TUTORIAIS:
Objetivo:
O objetivo deste e dos demais tutoriais é de ensinar você a criar um sistema para controle básico para uma oficina mecânica, este sistema ira permitir que você cadastre seus clientes, fornecedores, peças entre outros, o mesmo terá mais de seis formulários sendo que será bem útil, podendo ser usada tanto para uso pessoal como profissional.Neste tutorial iremos começar a criar a primeira interface gráfica que será para fazer o cadastro de veículos.
Pré-requisito:
Para você poder acompanhar o desenvolvimento deste tutorial, será necessário ter conhecimento no mínimo do “Curso Básico de Excel e os Tutoriais Utilizando Editor do Visual Basic do Excel Parte 1 e Parte2”.
NOTA: A partir deste sistema, irei oferecer serviços de acessória em desenvolvimento de sistemas em Excel, portanto, se você quiser adaptar ou criar um sistema conforme sua necessidade, entre em contato comigo através do e-mail: erico_2223@yahoo.com.br.
Você deve primeiro criar uma pasta com o nome “Oficina” e salvar em qualquer lugar no seu computador, quanto a planilha que iremos começar a desenvolver o sistema daremos o nome “oficina.xls”. Feito isso podemos iniciar o desenvolvimento do formulário. Abaixo a tela principal do sistema, através da mesma você vai poder ter acesso a todos os formulários.
Tela 001
A primeira interface gráfica que iremos desenvolver será para cadastro básico de veículos, utilizaremos os seguintes objetos e depois iremos ajustar suas propriedades.
01 Formulário
02Frame (Moldura)
11 Label
08 TextBox
05 Botões
Definido quais objetos utilizaremos vamos ajustar suas propriedades da seguinte maneira:
Formulário:
Name para CADASTRO_VEICULOS
Caption para CADASTRO DE VEICULOS
Height para 428
Width para 336
Frames
Frame 01
Caption para DADOS BASICOS
Height para 246
Widht para 312
Frame 01
Caption para COMANDOS
Height para 90
Widht para 312
Label:
Label01
Caption para CADASTRO DE VEICULOS
Height para 18
Widht para 210
Label02
Caption para COD
Height para 12
Widht para 30
Label03
Caption para NOME
Height para 12
Widht para 30
Label04
Caption para MARCA
Height para 12
Widht para 60
Label05
Caption para PLACA
Height para 12
Widht para 42
Label06
Caption para COR
Height para 12
Widht para 48
Label07
Caption para ANO
Height para 12
Widht para 42
Label8
Caption para OBS
Height para 12
Widht para 30
Label9
Caption para REGISTRO NO BANCO
Height para 12
Widht para 96
Label10
Name para LABEL_N
Caption para N
Height para 12
Widht para 24
Botões:
Botão Cadastrar
Name para CAD
Caption para CADASTRAR
Height para 20
Width para 60
Botão Pesquisar
Name para PESQ
Caption para PESQUISAR
Height para 20
Width para 60
Botão Editar
Name para EDIT
Caption para EDITAR
Height para 20
Width para 60
Botão Apagar
Name para APAG
Caption para APAGAR
Height para 20
Width para 60
Botão Fechar
Name para FECH
Caption para FECHAR
Height para 20
Width para 60
TextBox:
Textobox 01
Name para CODIGO
Height para 16
Width para 72
Textobox 02
Name para NOME
Height para 16
Width para 156
Textobox 03
Name para MARCA
Height para 16
Width para 156
Textobox 04
Name para PLACA
Height para 16
Width para 156
Textobox 05
Name para COR
Height para 16
Width para 72
Textobox 06
Name para ANO
Height para 16
Width para 72
Visible para FALSE
Textobox 07
Name para OBS
Height para 54
Width para 156
Textobox 08
Name para TEXT_CODF
Height para 16
Width para 36
Visible para FALSE
Já definimos as propriedades iremos inserir os objetos, para facilitar o desenvolvimento do aplicativo vou mostrar através das telas, primeiro insira o formulário e altere suas propriedades, conforme já definimos acima, devendo ficar conforme a tela abaixo:
Tela 001 (Formulário com suas alterações definidas)
Agora iremos inserir os frames, note que a inserção dos objetos, procuro seguir uma seqüência lógica:
Tela 002
Vamos inserir as label, as mesmas irão identificar os nomes dos campos:
Tela 003 (Label modificada)
Vamos inserir as caixas de texto :
Tela 004
Vamos inserir os botões:
Tela 006
Note que o designer é bem objetivo, siga esta seqüência de inserção de objetos, assim ficar mais fácil para o seu aprendizado. No próximo tutorial irei ensinar a criar o banco de dados e a fazer a codificação para esta interface.
Neste tutorial expliquei o objetivo do sistema para oficina, mostrei a interface gráfica principal que Dara acesso a todos os formulários e começamos a criar o formulário para cadastramento de veículos, definindo os objetos, seus nomes e suas propriedades. Mostrei através das telas como deve ficar a interface pronta com cada objeto inserido, tudo de forma simples e objetiva, na próxima parte do tutorial daremos continuidade no desenlvovimento do aplicativo. Bons estudos e até a próxima parte.
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