NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!
UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI
FILTRO DE TUTORIAIS:
ASP.NET é a evolução do ASP, até então tecnologia da Microsoft para a criação de paginas na web dinâmicas.
O ASP.NET traz muitos novos recursos a criação de paginas dinâmicas, em comparação ao ASP. Resolvendo antigos problemas de performance e principalmente de produtividade e manutenção no código.
Agora desenvolver aplicações para a web é mais semelhante a desenvolver aplicações para windows. O principal componente de uma aplicação web é conhecido como web form, que é uma pagina que será visualizada em um browser.
Uma aplicação web é composta de vários web forms, que são paginas dinâmicas que podem acessar recursos do servidor.
Já que o ASP.NET faz parte do .NET framework você tem acesso a todos os recursos do mesmo e pode desenvolver em qualquer linguagem suportada.
Com o ASP.NET você pode criar também Web Services, que são aplicações disponíveis na internet que não são visualizadas pelo browser.
Conceitos básicos de ASP.NET
1 – Entre no Visual Studio 2003, no menu File, aponte em New, e clique em Project. (Ou clique Ctrl+Shift+N).
2 – No painel Project Type, clique em Visual Basic .
3 – No painel Templates ao invés de Windows Application clique em ASP.NET Web Application.
4 – No campo Location, deixe como esta e clique em OK.
Nossa aplicação é criada.
Localize a janela Solution Explorer. Se ela não estiver disponível, selecione Solution Explorer no menu View.
Estes são os arquivos criados automaticamente pelo Visual Studio quando sua aplicação foi criada.
» AssemblyInfo.vb – contém informações relacionadas ao assembly da sua aplicação, algumas informações são: versão, autor, titulo, descrição, etc...
» Global.asax – ele arquivo é o primeiro a ser executado sempre que a aplicação inicia. Contém eventos que precisam ser executados sempre que qualquer pagina da aplicação seja executada. Nem sempre o usamos em nossas aplicações.
» Styles.css – é um arquivo de folha de estilo. Esses arquivos são usados para formatar a aparência da sua aplicação de forma centralizada, como fontes, cores, etc. Você pode ter vários arquivos destes em sua aplicação ou até mesmo não ter nenhum, ele é mais relacionado a parte de design da aplicação. Não vamos abordar ele neste curso porque geralmente modificações neste arquivo ficam por encargo dos web designers, mas você pode aprender a usado pesquisando sobre CSS.
» Web.config – este é o arquivo de configuração da sua aplicação. Esta no formato XML.
» WebForm1.aspx – ele arquivo é um web form, onde você vai criar suas paginas que posteriormente serão acessadas pelos navegadores dos clientes. Note que este arquivo tem extensão aspx. É isso que indica ao servidor que ele é um arquivo dinâmico do tipo asp.net fazendo que o mesmo se encarregue de processar o arquivo corretamente.
Trataremos em detalhes todos estes arquivos durante o curso com esse dos arquivos de folha de estilo, que como eu disse são relacionados a parte de design.
5 – Ainda na janela Solution Explorer clique no botão Show all files.
Alguns arquivos que estavam ocultos ao nosso projeto vão aparecer.
6 – Expanda as guias como na figura abaixo:
O arquivo WebForm1.aspx.vb é o arquivo que vai armazenar todo o código de programação do nosso Web Form.
Em uma aplicação ASP.NET é sempre recomendado que o código esteja em um arquivo separado do que terá o código html. Isso torna muito mais fácil a manutenção posteriormente e facilita o trabalho tanto dos programadores quanto dos designers.
A pasta bin terá o arquivo dll relacionado ao seu projeto quando compilado. Quando você executar sua aplicação todo o código armazenado nos arquivos com estensão .vb serão compilados em um arquivo de dll. Para sua aplicação funcionar não será necessário fazer o upload dos arquivos .vb para o servidor, apenas os arquivos da pasta bin. Isso o ajuda a manter sua propriedade intelectual também, já que apenas quem tiver os arquivos fonte da aplicação terá acesso ao código.
Vamos continuar trabalhando neste exemplo neste tutoriais, apenas para finalizar quero que você pelo Explorer do Windows mesmo localize a pasta: C:\Inetpub\wwwroot\WebApplication1
Ai estão todos os arquivos relacionados a nossa aplicação.
O arquivo com extensão .vbproj é o arquivo do projeto. Ele contem informações sobre os arquivos relacionados ao mesmo.
Você pode ter vários projetos em uma mesma aplicação, para isso você tem um arquivo com extensão .sln que armazena informações sobre cada projeto em sua aplicação.
Uma solução pode ter um projeto de web site e um outro projeto de web service, por exemplo. Pode ter até mais projetos.
O arquivo da solução com extensão .sln deve estar na sua pasta Meus documentos\Visual Studio Projects\WebApplication1
Eu geralmente copio o arquivo que esta nesta pasta para a mesma que esta o arquivo do projeto. Isso facilita a localização. Você pode fazer isso também.
Resumindo uma solução é usada para agrupar um ou mais projetos. Se você criar um projeto diretamente como fizemos sem antes criar a solução o Visual Studio vai criar a solução automaticamente com o mesmo nome do projeto, ou seja WebApplication1 no nosso caso.
Novamente no Solution Explorer repare que acima de tudo vem a solução, e logo baixo o projeto. No nosso caso ambos tem o mesmo nome.
Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434
Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208
Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2025 ®
LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO
DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI