NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisHerbertgois : Memorizacao010
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


Curso Sobre a Memória

 

“O estudo em geral, a busca da verdade e da beleza são domínios em que nos é consentido ficar crianças toda a vida".

Albert Einstein

 

COMO FIXAR O QUE LÊ

 

Para fixar o que lê primeiramente você tem que estar disposto a ler.

 

Isso parece obvio, mas é um problema comum, se você não quer ler, se não esta disposto a fazê-lo, ai ficar distraído e não vai conseguir se concentrar, esse é portanto o primeiro ponto a se observar.

 

Em seguida, tenha, por exemplo, um lápis ao seu alcance e marque os parágrafos ou passagens mais importantes, as idéias-chave, as noções que deseja memorizar com precisão.

 

Assim que terminar a sua leitura, releia todos os parágrafos ou trechos marcados lateralmente ou sublinhados, feche o livro e tente reconstituí-los.

 

Se o conteúdo for longo, reveja todos os dias as partes marcadas na véspera, para consolidar, faça uma revisão semanal.

 

Se for necessário fixar um certo numero de idéias de maneira precisa e ordenada, poderá utilizar as tabelas de chamada ou método das localidades, você aprenderá estas técnicas em tutoriais futuros.

 

Deste modo você terá um conhecimento particular da obra lida, da qual terá também uma boa visão de conjunto.

 

COMO FIXAR O QUE DEVE ESTUDAR

 

Quando se tratar de estudar, sistematicamente, qualquer matéria, proceda da seguinte forma:

 

1 - Assegure-se de que compreende bem tudo o que lê.

 

Não passe a outro parágrafo antes de ter compreendido claramente o sentido do precedente.

 

2 - Tenha a intenção de fixar o que estuda.

 

É sempre o mesmo principio. Primeiramente, é necessário querer, realmente, para poder.

 

3 - Interesse-se pelo que deve estudar.

 

Não se contente com ler. Reflita nos resultados que poderão advir desse estudo. Pense nas aplicações ou no proveito prático que dele poderá extrair posteriormente.

 

4 - Não estude muito de uma vez.

 

É inútil fazer um enorme esforço para aprender muito de uma só vez.

 

Se se fatigar, a sua capacidade de assimilação diminue muito. É, pois, pura perda de energia (normalmente sem resultados práticos).

 

Estudando uma quantidade confortável de matéria de cada vez, aprenderá sem esforço.

 

Se precisa aprender 120 versos, faça 4 sessões de estudo de 30 versos, de 20 minutos cada, por exemplo. E não uma única sessão de duas horas para aprender tudo de uma só vez.

 

5 - Não decomponha muito o que aprender.

 

Não se trata de noção oposta à transmitida no item anterior. Apenas quero deixar claro que você deve se preocupar também em não perder a noção de conjunto.

 

Sse tiver 30 versos a aprender, se torna necessário não fracionar demais, por exemplo, não estude 2 versos de cada vez, divida o estudo em 3 grupos de 10 versos, por exemplo.

 

Se não fizer isso poderá perderá a noção de conjunto e terá mais tarde dificuldade em reencontrar o encadeamento entre os versos.

 

6 - Procure estudar sempre no mesmo horário.

 

Estudando, diariamente, no mesmo horário, o seu cérebro vai se habituar a registrar ou captar nesta hora. Torna-se uma espécie de reflexo condicionado que gera pré-disposição para o estudo.

 

Assim você aprenderá mais rapidamente e com menos esforço.

 

À noite, antes de dormir, é um ótimo momento para o estudo. Do mesmo modo, também, de manhã, ao despertar, é um momento excelente.

 

7 - Faça revisões com freqüência.

 

Recapitule varias vezes o que aprendeu. Reveja três, quatro, cinco vezes as mesmas coisas, recorrendo, para isso as anotações, sublinhados ou notas tomadas acerca da matéria assimilada.

 

É no fim das 24 horas seguintes ao seu estudo que você tem maiores probabilidades de esquecimento.

 

Não deixe, pois, passar mais de 24 horas antes de uma revisão. Mas não reveja antes de 5 ou 6 horas após a primeira leitura (Lei de Jost.)

 

PARA APRENDER MELHOR UM TEXTO DIFICIL

 

Para fixar melhor o sentido de um texto que lhe parece difícil tente o método seguinte:

 

Leia atentamente, cada frase e escreva-a a sua maneira, no seu estilo, de um modo mais simples, mesmo que seja mais “diluída”, isto é, mesmo que o respectivo sentido seja menos intenso, ou, ate ligeiramente diferente.

 

Quando reler seu próprio texto, ficará espantado como o assunto tornou-se familiar e de muito fácil assimilação.

 

Este método pode ser usado pelos pais que queiram, por exemplo, auxiliar os filhos a compreender melhor um poema difícil. Embora os jovens retenham com relativa facilidade coisas que não entendem bem, o jovem ao reescrever em palavras simples uma poesia difícil ele tirara melhor partido da sua capacidade de memorização.

 

Isto é obviamente aplicável também, a qualquer trecho em prosa, de autores “poucos acessíveis”.

 

EXERCICIO Nº 35

 

Pegue um livro instrutivo ou um artigo de revista de caráter documentário.

 

Leia-o durante dez ou quinze minutos (lápis na mão) procedendo como foi indicado no tutorial.

 

Quando a sua leitura terminar, releia as passagens marcadas e sublinhadas.

 

Verificará que esta leitura lhe deixou uma impressão muito mais durável que numerosas leituras empreendidas anteriormente.

 

EXERCICIO Nº 36

 

Tente lembrar-se de nome de pelo menos seis dos seus colegas de infância, com quem mantinha relações entre os 5 e 10 anos.

 

Conclusão:

 

Para concluir eu gostaria de relembrar que para fixar o que lê você deve:

 

1 – Estar disposto a ler, para melhorar a concentração.

 

2 – Marcar com as palavras-chave, frases e trechos importantes, tenha sempre em mão um lápis e um caderno caso não queira ou não possa fazer anotações no próprio livro.

 

3 – Sempre releia os pontos marcados após a leitura, isso vai ajudar muito a fixar o conteúdo. Estes também são de grande valia para futuras revisões.

 

Com relação ao estudo não esqueça de:

 

1 – Compreender tudo o que lê, tenha em mão um dicionário, não passe a frente se não compreender o conteúdo. Se o material em questão for muito difícil de compreensão procure um outro que introduza ao assunto. Isso é muito comum com livros técnicos, alguns são bem difíceis de assimilar, nestes casos você pode pegar um livro, por exemplo, que introduza o assunto de forma a ajudá-lo na compreensão do material proposto ao seu estudo.

 

2 – Tenha a intenção de fixar o que estuda antes de começar a fazê-lo, isso parece inútil mas não o é, antes do estudo tenha consciência de que precisa fixar o conteúdo do mesmo, isso vai informar o cérebro que o conteúdo proposto é importante pra você.

 

3 – Reflita sobre o material estudado. Pense a respeito dele, como aplicá-lo no seu dia-a-dia ou nas tarefas propostas, isso ajuda o cérebro a fazer associações e fixa ainda melhor o conteúdo.

 

4 – Decomponha seu estudo em partes. Um tempo muito grande de estudo não ajuda na memorização. Nunca fique mais de uma hora seguida estudando, você pode, por exemplo, a cada 50 minutos de estudo fazer uma pausa de 10 minutos.

 

5 – Fique atento para não perder a visão de conjunto do conteúdo do seu estudo. Isso acontece quando você decompõe demais o seu estudo. Fique atento quando isso.

 

6 – Procure estudar sempre no mesmo horário. Isso ajuda muito nos estudos. É como programar seu cérebro a estar pronto para o estudo sempre naquele horário. Quando você começa o estudo o seu rendimento começa baixo, vai erguendo até atingir o nível ideal e depois de um tempo vai diminuindo. Quando você estuda sempre no mesmo horário o tempo inicial é bem mais curto, ou seja, você fica mais tempo na linha ideal de rendimento.

 

7 – Revisões. Nunca esqueça delas. Se você não rever não vai memorizar. Para as revisões procure utilizar palavras-chave e anotações para que as mesmas sejam mais produtivas.

 

Quando for estudar um texto difícil procure após ler escreva as frases com suas palavras. Isso pode não parecer útil, mas faça o teste e vai notar como a compreensão é melhorada.

 


Confira todos os artigos de Memorização:

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

 
 

Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2024 ®

LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO

DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI