NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!
UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI
FILTRO DE TUTORIAIS:
“Universidades podem dar graus, reis podem conferir títulos; mas nenhum dos dois, nem mais ninguém pode dar conhecimento por diploma".
Knox, M. A.
Para se ter êxito em matemática, é necessário primeiro conhecer bem os teoremas e as formulas.
A resolução dos problemas faz intervir a inteligência, o raciocínio, a intuição, mas estas faculdades nada valem se não conhecer a fundo o “programa”, a matéria teórica de que a parte pratica se alimenta.
Uma vez mais, a memória deve estar a serviço da inteligência, senão esta revela-se impotente.
A GEOMETRIA
Para aprender geometria é necessário em primeiro lugar compreendê-la. Consequentemente, o estudo de qualquer lição pressupõe a compreensão completa da matéria. Se notar lacunas no entendimento da matéria, em geral, não fique constrangido: comece por pegar seu primeiro livro de geometria.
Faça, para seu uso, um caderno de geometria resumindo cada teorema através de uma ou duas figuras e algumas formulas.
Deve conhecer os teoremas o suficiente para reconhecê-los a partir das figuras e a lembrar-se, então, da demonstração respectiva.
Com o apoio deste caderno você pode aplicar o método cumulativo-repetitivo para ter todo o seu programa de memória, as ordens. Assim os problemas serão mais fáceis, você mesmo var verificar isso.
Para resolver um problema de geometria tente o método seguinte:
Faça a lista escrita de tudo o que aparece na figura. Em seguida, em faze da lista, você notará as propriedades que derivam destas primeiras verificações. Rapidamente, a solução do problema aparecerá.
Quer se trate da demonstração de teoremas ou de problemas a resolver, são frequentemente, os mesmos princípios que entram em jogo.
Aprenda bem a colocar em relevo estes princípios.
Deve, por exemplo, demonstrar a igualdade de dois segmentos de reta que pertencem a uma certa figura.
Existem nove probabilidades em dez de que o método a utilizar seja o seguinte:
Vai procurar fazer entrar estes segmentos em dois triângulos e, de seguida demonstrará que tais triângulos são iguais. Sendo os três lados iguais entre si, terá demonstrado a igualdade dos segmentos dados. Do mesmo modo, quando se trate de demonstrar a igualdade de dois triângulos, há fortes hipóteses de que venha a empregar um dos métodos seguintes:
1 – conduzir uma determinada paralela que fará aparecer ângulos alternos-internos ou ângulos correspondentes.
2 – encontrar ou formar ângulos iguais.
Repito: a resolução de problemas é fácil, a partir do momento em que se domina bem a matéria e quando se fizeram os exercícios de aplicação de cada lição.
A ALGEBRA
Aqui, também os problemas são muito fáceis desde se conheça a matéria a fundo.
Há alunos que são maus em álgebra, apenas porque não sabem a base da matéria e desconhecem que os conhecimentos estão relacionados, embora hierarquizados, ordenados e organizados.
Os teoremas sobre frações e as operações sobre as frações algébricas, por exemplo, devem ser absolutamente conhecidos de cor.
Do mesmo modo os famosos “produtos notáveis”:
» (a + b)²
» (a – b)²
» (a + b) . (a – b)
É necessário reconhecer estes produtos quaquer seja a ordem dos fatores:
(a + b)² = a² + b² + 2ab
Mas, é necessário que também os reconheça por exemplo sob a forma:
a² + b² = (a + b)² - 2ab
Aprenda também a reconhece-los quando os elementos não se encontrarem representados por “a” e “b”.
Mais uma vez, aconselho fazer uso de um caderno especial para o estudo da Álgebra que terá tudo o que deve conhecer de cor e que estudará pelo método cumulativo-repetitivo.
O conteúdo deste caderno poderá ser, em síntese, todo o programa da parte teórica, acumulando por exemplo, com alguns enunciados de exercícios em que notou dificuldades mais serias.
Em matemática, o erro corrente é contar-se demasiado com a inteligência e raciocínio, não se importando com a memória.
E que a matemática, apesar de ter apoio principal na inteligência, na intuição, tem de recorrer sempre a conhecimentos anteriores, já adquiridos: ai, precisamente se localiza a necessidade da intervenção da memória.
O CALCULO MENTAL
Um excelente exercício para se habituar a “brincar” com os algarismos é a pratica do calculo mental.
Você não calcula mentalmente com mais freqüência, provavelmente por não ter habito. Existem numerosas operações de calculo mental que poderá dominar completamente e com eficácia.
Em primeiro lugar a adição:
Se deve adicionar 235 + 661, não ponha a adição por escrito.
Faça-a de cabeça. Para tanto, não se torna obrigatório proceder como por escrito, isto é, partindo dos algarismos da direita para a esquerda. É necessário partir da esquerda para a direita assim:
200 + 600 = 800
30 + 60 = 90, 890
5 + 1 = 6, 896
Total: 896
Quando há “transportes” (das unidades para as dezenas, por exemplo) é necessário te-los em conta:
375 + 248
300 + 200 = 500
70 + 40 = 110, 610
5 + 8 = 13
Seja finalmente:
610 + 13 = 623
Alias, vê-se muito rapidamente que os algarismos seguintes vão provocar um transporte e pode-se, diretamente, imputá-los as unidades superiores (que são adicionadas antes).
Exemplo:
562 + 275
Embora nos preparemos para adicionar 500 + 200, vê-se imediatamente que 6 + 7 provocara “transporte”. Calculamos, então, mentalmente da seguinte forma:
500 + 200, 700 + 100, 800
60 + 70, 30 (ao invés de 130)
2 + 5, 7
Total = 837
É preciso também se habituar a multiplicar por dois qualquer numero dado sem fazer a operação.
Para isso, procederá como na adição, no método que acabo de ensinar, isto é, cada vez que vir da direita um algarismo superior ou igual a 5, considerará um “transporte” de 1 no produto do numero precedente.
Exemplo:
32.761 x 2
Comece da esquerda para a direita, e escreva:
6 – depois no momento de escrever 4, verifica a presença de um 7, escreve, portanto 5 em vez de 4.
65 – de novo se apercebe de um 6, em vez de 4, que resulta de 2 vezes 7 = 14, escreverá, novamente 5.
65.522 – em vez de 2 vezes 2, 4, considerará 5 visto que tem um cinco ao lado.
Total = 65.522.504
Uma vez adquirido o treino necessário, progredirá rapidamente e com menos risco se proceder desta maneira.
É também necessário saber multiplicar, mentalmente, por 25.
Não ignora, provavelmente, que basta para isso multiplica por 100 ( o que se faz juntando dois zeros ao numero ou recuando a virgula e depois dividir por 4, ou 2 divisões sucessivas por 2:
12 x 75 dá 1200 : 4, ou seja, instantaneamente, 300
70x 25 dá 7000 : 4, ou seja, instantaneamente, 1750
62 x 25 da 6200 : 4, ou seja, instantaneamente, 1550
Para multiplicar por 5 procederá de forma idêntica, multiplicando por 10 e dividindo por 2.
186 x 5 = metade de 1890 ou seja, 930.
É muito mais rápido que começar 5x6, 30 e etc.
2834 x 5 = metade de 28.340, ou seja 14.170.
Habitue-se portanto ao calculo mental e verificará que lhe dará maior facilidade em todos os ramos da matemática. E na vida pratica o calculo mental vai lhe ajudar em muitos serviços. Ele facilita bastante a memorização de algarismos.
Confira todos os artigos de Memorização:
Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434
Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208
Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2024 ®
LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO
DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI