NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!
UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI
FILTRO DE TUTORIAIS:
Esta é a primeira parte de uma série de tutoriais sobre a certificação MCSA.NET e MCSD.NET com VB.NET. Vamos começar abordando os fundamentos da programação com VB.NET, após vamos passar a estudar o conteúdo de cada prova para a certificação começando com a 70-315.
Como estamos lidando com a preparação para uma prova o material será um pouco diferenciado do conteúdo de um tutorial comum, sempre teremos questionários para que você possa avaliar o entendimento de cada assunto. Procure dominar cada assunto antes de passar para o próximo. Publicarei também alguns simulados que o ajudarão a ter mais segurança para a prova tendo uma idéia das questões que são cobradas na mesma, darei também dicas sobre as revisões, pontos importantes e macetes para guardar os conteúdos sempre que julgar necessário, além disso, vou procurar fazer sempre uma ligação entre os assuntos para ajudar na revisão.
Para acompanhar o curso é necessário ter instalado o Visual Studio.NET na sua maquina.
A plataforma .NET de forma resumida é um ambiente de desenvolvimento integrado com gerenciamento de dados e estrutura de servidores para Web. Além disso a plataforma .NET oferece uma serie de serviços como .NET Framework, ASP.NET, Web Services, Windows Form, ADO.NET. Vamos ver todos eles em detalhes durante todo o curso para a cerificação MSCD.NET.
A principio vamos conhecer um pouco o ambiente de trabalho do Visual Studio, estou usando a versão 2003, mas os exemplos podem ser feitos em versões anteriores.
O Visual Studio .NET é a ferramenta oficial de desenvolvimento da Microsoft para a plataforma .NET. Ele possui um ambiente integrado de desenvolvimento com editor de código fonte, compilador, depurador e mais uma série de utilitários que o ajudam em todas as fases do projeto, como editores de XML, arquivos XSD, arquivos binários, utilitários para visualizar servidores de banco de dados, eventos do sistema, etc.
A primeira vista o ambiente é familiar ao Visual Studio 6 da Microsoft, o mesmo ambiente pode ser usado para o desenvolvimento de qualquer linguagem com suporte para a plataforma .NET.
O Visual Studio .NET permite criar diversos tipos de aplicativos em diversas linguagens, incluindo aplicativos para o Windows, WEB, Bibliotecas, Serviços Windows, Projetos de Instalação e aplicativos para dispositivos portáteis.
Ele é capaz de abrir projetos criados para o Visual Studio 6, convertendo o projeto para o Visual Studio .NET e o código VB, sinalizando no editor e através de comentários os possíveis problemas. Atenção neste ponto porque a compatibilidade não é total.
1 – Entre no Visual Studio.
Você pode entrar no Visual Studio.NET através do menu Iniciar / Programas / Microsoft Visual Studio .NET / Microsoft Visual Studio .NET , sinta-se a vontade para criar qualquer atalho para ele.
Este é o ambiente integrado do Visual Studio .NET, ele apresenta no centro uma página web inicial com uma lista dos projetos abertos recentemente.
O Visual Studio .NET possuiu diversas barras de ferramentas, é possível escolher quais serão exibidas.
2 – Clique em View e selecione Toolbars.
Você vai ver a lista das barras de ferramentas disponíveis. Cada uma delas pode ser destacada e colocada sobre o documento que esta sendo editado para facilitar o seu uso.
Além das barras de ferramentas existem muitas janelas de edição, iremos agora examinar algumas destas janelas.
O Solution Explorer permite gerenciar os projetos e arquivos que estamos trabalhando. Podemos reunir vários projetos em uma única solução, ela relaciona logicamente os projetos, permite que eles compartilhem opções de compilação e que sejam estabelecidas dependências entre os projetos. Cada projeto lista os arquivos que devem ser usados para compilar o mesmo e possui suas próprias opções de compilação.
O ToolBox contém componentes para serem colocados sobre superfície de trabalho como formulários e componentes. Os componentes são separados em páginas que facilitam a organização. As páginas são exibidas conforme o projeto que esta sendo criado, por exemplo para um projeto web ela exibe a pagina web forms, já para uma aplicação Windows ela exibe a página Windows Forms. Você pode alterar as configurações das paginas adicionando componentes criados por você ou por terceiros.
O Server Explorer permite acesso a recursos do servidor que normalmente exigiriam ferramentas separadas, aqui você tem os mesmos recursos do SQL Server Enterpriser Manager por exemplo, sem precisar ter o Enterpriser Manager instalado na sua maquina. Inclui também acesso aos eventos do sistema, filas de mensagem, contadores de performance e serviços. Em resumo ele permite que você execute diversas tarefas necessárias ao desenvolvimento de software sem ter que sair do ambiente do Visual Studio .NET. O Server Explorer permite acesso não apenas aos recursos do computador local, mas a qualquer servidor da rede a qual você pertence.
Uma das mais importantes janelas é a Properties, ela exibe as propriedades por categoria ou em ordem alfabética. Propriedades complexas como Font podem ser fechadas e abertas exibindo sub-propriedades. Outra característica importante é que as propriedades alteradas em relação a original são exibidas em negrito. A opção Reset disponível com um clique com o botão direito do mouse sobre a propriedade permite que ela volte ao valor original. A linha inferior mostra uma descrição da propriedade.
Os editores de código fonte tem várias características com as quais os programadores já estão acostumados, como cores sensíveis a sintaxe, tabulação automática, numeração de linhas, margens e formatação do código. Um novo recurso é a possibilidade de fechar e abrir blocos de código. De forma a facilitar a leitura ocultando detalhes que não interessam no momento.
O IntelliSense lista possíveis comandos e completa o que você esta digitando aumentando bastante a produtividade e diminuindo os erros de programação. Ele exibe também informações de auxilio em uma caixa amarela relacionados ao elemento que esta sendo sugerido.
O Visual Studio .NET possui também sofisticados recursos de depuração, incluindo breakpoints condicionais, execução passo-a-passo, visualização de variáveis e expressões, alteração dos valores de variáveis, visualização da pilha de execução, threads, dll carregadas, memória, disassembly de instruções 80x86 e registradores da CPU. Importante: esses recursos só estão disponíveis enquanto o programa estiver rodando em modo de depuração.
Veja o Visual Studio em modo de depuração parado em um breakpoint, observe na parte inferior janelas para exibir valores que mostram a pilha da CPU e a lista de breakpoints.
Podemos conhecer um pouco a ferramenta que iremos usar durante o curso. Todas as ferramentas utilizadas serão amplamente exploradas e utilizadas no decorrer do curso todo. O objetivo deste primeiro tutorial é apenas familiarizar os novos programadores e aqueles que estão migrando para a plataforma .NET com o ambiente de programação do Visual Studio .NET.
Um sugestão, explore o ambiente do Visual Studio, sua opções forma de organizar as janelas etc.
Confira todos os artigos de Certificações .NET:
Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434
Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208
Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2024 ®
LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO
DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI