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Tudo sobre Empreendedorismo– 3ª Parte

Segredos de uma Franquia

Seguindo com a série de Tutorias sobre Empreendedorimo, onde serão vistos vários tópicos sobre o tema “empreender”. Nestas séries serão abordados assuntos tais como: você aprenderá definições de termos, técnicas de empreender, resumos de dados de atividades, melhores ramos do mercado, como montar um negócio e principais dúvidas sobre assuntos voltados ao empreendedorismo. Você aprenderá desde saber o que é ser empreendedor até a criação de empresas.

O que é uma franquia ?

Este tutorial procura informar as noções e definições básicas sobre a franquia. No entanto, este material não tem finalidade de ser única fonte de informações sobre este tema mercantil, busque procurar consultorias públicas ou particulares e órgãos competentes para melhor auxiliar sua jornada e lhe ajudar a ter um melhor conceito e absorção mais rápida sobre o assunto relacionado a franquias. Aqui serão destacados apenas pontos fundamentais para que você possa situar-se ao assunto em questão, sabendo alguns princípios sobre este tema “Franquia”.

Antes de se decidir por uma franquia, seja ela de qual empresa for, é necessário que o empreendedor tenha a noção exata do que se trata uma franquia, e domine todos os aspectos que cercam este tema para que, de posse destas informações preliminares, tenha condições de tomar as decisões acertadas, evitando uma frustração futura em seu negócio.

Franquia é definida como uma espécie ou modalidade de negócio mercantil/comercial, que envolve a revenda ou distribuição de produtos ou serviços de uma determinada empresa, mediante acerto contratual pré-estabelecido, entre a empresa e o futuro franqueado. É bom ressaltar que é de vital importância, para bom andamento dos negócios que seja realmente assinado um contrato, para evitar problemas futuros relacionados a atendimento de clientes, ganhos e etc.

No Brasil a lei 8.955 de 14/02/1994, é a responsável por respaldar, dar rumos, nortear regras dar legalidade ao tema franquia.

O sistema de franquia é um método de expansão e crescimento das empresas e é utilizada por aquelas que detêm know how, ou seja, experiência, uma marca reconhecida nacional ou internacionalmente, uma marca forte no mercado e histórico de grande sucesso em vendas de um certo serviço ou produto.

Uma franquia envolve: transferência de marca, consultoria operacional, repasse de tecnologia bem como concessão de produtos e serviços.

Enfim, franquia é uma espécie de “união matrimonial empresarial” entre a pessoa e a empresa ou franqueador e o franqueado, onde ambos trabalham no intuito de obter sucesso financeiro e destaque no mercado empresarial. Segundo órgãos que regulamentam a área, franquia é: “Sistema onde alguém (Franqueador) autoriza um terceiro (Franqueado) a explorar os direitos de uso da marca, os direitos de distribuição de produtos e/ou serviços em um mercado definido e os direitos de utilizar um sistema de operação e gestão de um negócio de sucesso.”

O sistema de franquia é um excelente negócio para expansão de uma empresa e minimiza o risco de toda atividade empresarial. Apesar de todas as taxas que envolvem uma franquia, ela é mais segura e rentável, por se tratar de algo de qualidade e testado no mercado.

Na caso da opção pelo fator franquia os caminhos para o futuro empresário serão facilitados, reduzindo os riscos empresariais, ao contrário daqueles que abrem seu negócio em modalidade tradicional. É claro que a franquia não é garantia de sucesso se o empresário não tiver qualidades pessoais e um “tino comercial”, além é claro de franquias possuirem suas limitações no que tange a produtos e crescimento horizontal. Algumas pessoas nascem com aptidões para empresários, outras ainda tem que passar pelo processo de aprendizagem para poder se tornar uma pessoa de sucesso. Assim é necessário que esta se qualifique em cursos de capacitação para um desenvolvimento empresarial de qualidade, obtendo como resultado, uma gestão de franquia vencedora.

Cuidados Iniciais

Ao iniciar o processo de pensamento sobre ser dono de uma franquia, tenha em mente o seguinte: deve ter todas as informações sobre tudo e sobre todos os aspectos que diz respeito à MARCA da empresa a ser efetuado o contrato de franquia, pois o mesmo se não for bem analisado, pode ter o fim não muito agradável ao futuro empresário. Assim, preste muita atenção nos mínimos detalhes para que se tenha um bom desempenho no futuro.

O candidato a franqueado deve procurar a entidade que regulamente a área de franquias no Brasil e obter auxílio nas questões mais abrangentes de uma franquia, ficando assim respaldado se ele realmente está preparado para entrar neste tipo de negócio.

Alguns dos problemas maiores estão relacionados às taxas cobradas pelas empresas para abrir uma franquia. Então é de grande importância, desde o início, estar ciente dos custos financeiros, pois as franquias geralmente exigem pagamentos de taxas de franquia, royalties e publicidade do negócio, aos quais os valores variam muito de franqueador para franqueador.

Tomada estas primeiras precauções, é necessário que o futuro empresário/franqueado, tenha foco e visão de mercado, para se gerenciar no sentido de descobrir onde surgem as grandes oportunidades de franquias. Selecione sempre as franquias que se aproxima de seu perfil empresarial.

É de grande importância conhecer outras pessoas que já trabalham com franquias e obter informações gerais sobre o andamento dos negócios e o mercado. Também é vital conhecer as regras escritas do negócio, detalhes organizacionais, como treinamentos oferecidos e unidades de teste. Esta busca sobre informações sempre deve ser feita junto aos órgãos competentes que são responsáveis pelo sistema de franquia.

Um dos principais fatores que não pode ser esquecido: submeta o contrato de franquia a um bom advogado, se possível de sua confiança, antes de assiná-lo, para obter um aval preciso das leis regentes.

Cuidado com as franquias que não cobram taxas.

Pontos Diferenciais entre Franquia e Negócios Tradicionais

É necessário que o futuro empresário ou empreendedor tenha em mente as diferenças existentes entre uma franquia em um negócio tradicional, comparando suas vantagens e desvantagens. Os tópicos aqui apresentados são bases e parâmetros de caminhos a seguir, sendo sempre necessário a consulta aos órgãos competentes para um melhor desempenho dos resultados, bem como ter uma ampla compreensão de detalhes técnicos.

Alguns Diferenciais entre Franquia x Negócio Tradicional

1 – Financeira

Negócio Independente:

* Total liberdade financeira para o empresário, porém há um grande grau de risco no negócio.

* Para um melhor desempenho inicial em questões financeiras, é necessário fazer uma consultoria em administração de finanças.

* O futuro empresário deverá fazer testes nas formas de administração que melhor se encaixe em sua empresa.

Franquia:

* Já fornece consultoria em administração financeira, pois para empresa que irá franquear é imperioso o sucesso do franqueado.

* A consultoria da franquia é testada no mercado, é claro dependendo do tipo.

* O custo da consultoria é muito inferior.

* A liberdade é limitada, porém o risco também é menor. 

2 – Administração de Recursos Humanos

Negócio Independente:

* Para um melhor desempenho inicial em questões de pessoal, é necessário fazer uma consultoria em administração de pessoas.

* O futuro empresário deverá fazer testes nas formas de administração de pessoal que melhor se encaixe em sua empresa.

* O custo da consultoria é superior ao da franquia.

* A formação de preços dos produtos/serviços vai depender de sua experiência ou consultoria externa realizada, aumentando os riscos do negócio.

Franquia:

* O custo da consultoria é menor que o negócio independente.

* Fornece consultoria para pesquisa de mercado nos seguintes temas: concorrentes, fornecedores, publicidade, planejamento e marketing direto, isto é claro dependendo do tipo de franquia.

* Oferece ao futuro empresário uma MARCA testada e aprovada pelo mercado.

* Apoio na formação de preços e comercialização de produtos/serviços, dependendo do tipo de franquia.

* Suporte no estudo de capitalização de potenciais clientes no mercado, dependendo no tipo de franquia que foi acordado.

3 – Máquinas, Equipamentos e Suprimentos

Negócio Independente:

* É necessário para um melhor desempenho de resultados, contratar uma consultoria externa, ou fazer uma pesquisa apurada e bem elaborada para adquirir suprimentos, dependendo do tipo de franquia a ser desenvolvida, tendo como base que o futuro empresário é responsável integral por esta consultoria.

* O custo na consultoria externa é bem alto com relação à franquia.

* É necessário fazer testes em suprimentos e buscar custos de suprimentos, máquinas e equipamentos.

* O futuro empresário tem total liberdade para selecionar e adquirir os suprimentos, é claro correndo os riscos oriundos desta liberdade.

Franquia:

* A consultoria da franquia é testada no mercado, sempre dependendo do tipo de franquia a ser realizada.

* O custo desta consultoria é inferior ao do negócio tradicional.

* Conforme já observado a liberdade do franqueado é limitada, porém os riscos no mercado são reduzidos por se tratar de algo já existente e aceito pelo mercado.

* A compra é efetuada por volume, reduzindo drasticamente o custo unitário.

* A empresa franqueadora fornece consultoria para especificar material, equipamentos e máquinas, bem como melhor forma de administrar a relação comercial com fornecedores.

Alguns tipos de franquias

Os tipos de franquias podem ser agrupadas por tópicos centrais, definindo melhor as formas de negócios em sistema de franquia que podem vir a ser consolidada pelo futuro empresário ou franqueado.

As franquias podem ser assim segmentadas:

1 – Por ganhos:

* Distribuidor

Tipo de franquia onde os ganhos estão baseados em produtos/serviços. Não existem taxas de direitos autorais ou royalties e não é cobrada nenhuma taxa inicial de franquia.

* Genuína

Tipo de franquia considerada autêntica ou pura e ocorre com maior freqüência nas áreas de serviços e alimentos, com taxas de franquia e direitos autorais sobre a rentabilidade do negócio. Neste tipo de franquia a empresa ou franqueador não se enquadra como o fornecedor de serviço ou produto e não tem nenhuma remuneração sobre fornecimento terceirizado.

2 – Por distribuição em regiões

* Franquia unitária

Espécie de franquia onde a empresa franqueadora empresta ou cede o direto de implantar e operar ao franqueado. É exigido exclusividade, pois caso o futuro franqueado deseje ter um mix ou outro tipo de franquia, o mesmo deverá consultar a empresa franqueadora. Podemos citar este tipo: Casas lotéricas.

* Franquia diversa ou múltipla

Espécie de franquia que permite ao empresário ou futuro franqueado desenvolver a crescer sua rede local ou em sua região de outras franquias únicas. Detalhe: Há um controle rigoroso neste tipo de franquia, para que a empresa não perca foco de cliente e publico consumidor.

3 – Por tipo de negócio

* Franquia de conversão

É o tipo de franquia onde a experiência em negócios e investimentos do franqueado são focados e transferidos para o franqueador, em um mesmo ramo de atividade. O empresário transfere e cede sua tecnologia de negócio para o franqueador, em algo que podemos definir “troca de experiências”, onde cada um contribui com seus respectivos sucessos.

* Franquia individual

Este tipo de franquia é mais comumente usada, pois ela não divide espaço com outros tipos de negócios, ou seja, ela é imperiosa no local onde é implementada. Ela se estabelece em um ponto comercial específico e é totalmente independente do ramo de negócio já estabelecido anteriormente.

* Franquia Combinada

Espécie de franquia que admite várias franquias em um só franqueado, em um mesmo ponto comercial. As unidades comercias são parecidas, podendo ser em uma linha complementar de serviços ou produtos. Busca uma melhor rentabilidade e um melhor posicionamento no mercado através de sua integração de atividades.

* Franquia Shop in Shop

Espécie de franquia individual que pode ter seu funcionamento em um quiosque, carrinho, uma pequena loja, um pequeno stand em shopcenter. Podemos exemplificar este tipo de franquia: quiosques em shoppings ou mesmo pequenas lojas em grandes shoppings.

Lembre-se: antes de iniciar sua franquia consulte os órgãos regulamentadores e tenha sucesso.

Até a próxima.


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