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Tudo sobre Empreendedorismo– 5ª Parte

Plano Básico de Empreendimento

Seguindo com a série de tutorias sobre Empreendedorimo, onde serão vistos vários tópicos sobre o tema “empreender”. Nestas séries serão abordados assuntos tais como: definições de termos, técnicas de empreender, resumos de dados de atividades, melhores ramos do mercado, como montar um negócio e principais dúvidas sobre assuntos voltados ao empreendedorismo. Você aprenderá desde saber o que é ser empreendedor até a criação de empresas.

Plano Básico para seu Negócio

Este tutorial procura informar as noções e definições básicas sobre como realizar um plano básico de negócios, buscando uma melhor performance para iniciar seu empreendimento ou mesmo colocar em sua empresa caminhos a percorrer em circunstâncias adequadas a realidade. Este material não tem finalidade de ser única fonte de informações sobre este tema mercantil, busque livros técnicos sobre o assunto e na área abordada, para melhor auxiliar sua jornada e assim se tenha um melhor conceito e absorção mais rápida sobre o assunto relacionado a planos de empreendimentos. Aqui serão destacados apenas pontos fundamentais para que você possa situar-se ao assunto em questão, sabendo alguns princípios sobre este denominado “planejamento”.

Para que serve um plano de Empreendimento ?

Muitos futuros empreendedores ou empresários já atuantes no ramo, não têm a mínima definição ou mesmo nem sabem por onde começar a desenvolver um plano de empreendimento. Esta tarefa em muitos casos se torna árdua e complicada, caso o proponente não tenha as noções iniciais sobre o assunto.

As vantagens de se ter um plano de empreendimento visando um gerenciamento adequado, pode estabelecer um planejamento de qualidade, podendo ter um previsão dos resultados de sua empresa ou o empreendimento a ser realizado, pois você terá bases concretas de dados referentes as vendas, clientes, comercialização, concorrência entre outros dados.

Gerenciando um bom plano de empreendimento fica fácil identificar eventuais riscos sobre a comercialização de produtos e/ou serviços, fazendo uma identificação mais apurada dos pontos potencias fracos e pontos potencias fortes (PPF- e PPF+), tentando com um bom plano de empreendimento evitar os PPF- (Pontos Potenciais Fracos).

Realizando um plano de empreendimento eficaz e adequado as necessidades da empresa ou futuro empreendimento, fica possível gerenciar estratégias de marketing para os produtos/serviços ofertados, otimizando e maximizando os resultados esperados, tendo uma visão abrangente sobre o mercado atuante e tirando o máximo de resultados dos processos desenvolvidos.

Muitos futuros empreendedores ainda não cultivam este pensamento de “planejamento”, no entanto é necessário que isto aconteça para que os resultados venham com mais solidez.

Cabe observar que nos últimos tempos alguns têm atentado para esta cultura de planejar e tem obtidos resultados positivos, tendo maior destaque no cenário mercantil. As empresas têm buscado cada vez mais ter planejamento e segui-los. Muitas pessoas que desejam abrir seu próprio negócio estão buscando fazer um pré-planejamento, utilizando esta ferramenta para saber se o novo empreendimento é viável ao mercado ou se precisam sofrer mudanças para se adequar as necessidades do nicho de mercado ao quais os produtos/serviços estão inseridos.

O Plano de empreendimento também pode servir de um ótimo cartão de visitas para Órgãos que por ventura venham ser parceiros ou financiadores do projeto a ser desenvolvido.

Veja uma simples da relação de interessados:

  • Fornecedores dos produtos ou matérias primas
  • Os sócios
  • Os bancos que serão investidores
  • Possíveis intermediários
  • Profissionais de marketing
  • Pessoas com potencial talento
  • Futuros investidores
  • Financeiras
  • Acima de tudo os clientes

Mas o que é um Plano de Empreendimento?

È definido como um conjunto de documentos elaborados pelos projetores ou o dono do empreendimento, e nele se descreve todo seu empreendimento.

Um bom plano de empreendimento deve ter partes bem definidas para que haja uma compreensão mais clara dos objetivos.

O tamanho do Plano de empreendimento depende do tamanho da empresa a ser aberta ou mesmo do negócio proposto, bem como também depende dos elaboradores, pois uma pessoa com mais experiência e melhor capacidade técnica irá desempenhar melhor este papel de estrategista e planejador da futura empresa ou da empresa já no mercado. Um plano para uma empresa de pequeno porte pode conter entre 07-10 páginas, já uma empresa de grande porte, o número de páginas varia muito, mais provavelmente ultrapassa em muito o número de páginas para uma pequena empresa.

Para se finalizar um Plano de Empreendimento ou Planejamento de Negócios deverão, obrigatoriamente, haver muitas revisões e adaptações até se alcançar um formato final com a “cara” da organização, pois é importante que este planejamento esteja voltado e centrado em atingir o público alvo dos produtos/serviços da empresa.

Não há nenhum padrão pré-determinado de elaboração para se confeccionar um plano de empreendimento, mais este deve ter partes bem definida, para que não haja percalços na execução. Estas partes do planejamento são feitas com a finalidade de facilitar o entendimento dos executores e devem ter uma seqüência de ação logicamente definida, que faça que qualquer leitor entenda de forma adequada a plano, mostrando como seu empreendimento será organizado, os objetivos dos serviços e produtos e da empresa em si, o mercado atuante, o posicionamento financeiro e planos estratégicos de marketing.

O modelo de apresentação proposto neste tutorial foi baseado em pesquisas e estudos feitos por profissionais de renome no mercado de estratégias e planejamento de empreendimentos e negócios e tem como finalidade auxiliar na elaboração, não sendo única fonte de recursos para este tema. Em muitos casos deve-ser fazer adaptações para se encaixar ao perfil da empresa, servindo apenas como guia de idéias e modelos.

Plano de Empreendimento e possível modelação

Um plano de empreendimento, como informado anteriormente é feito com partes integrantes em um formato de seqüência lógica, permitindo um conhecimento geral do negócio de forma redigida e em páginas resumidas ao máximo, sendo o tamanho conforme grandeza da empresa ou empreendimento.

Segue uma possível seqüência de etapas e sua descrição resumida:

* Frente do Projeto ou Capa do Plano

Esta apesar de não ser de total importância dentro de um plano de empreendimento, deve se tomar o cuidado necessário pois é a primeira parte que todos ao pegarem o plano irão observar, e deve ser elaborada de forma clara e direta.

* Índice

Este deve ter as partes integrantes do plano de empreendimento proposto, e o local em página onde se encontra.

* Mini Escopo

Neste espaço o leitor irá tomar a decisão de ler ou não ler o plano de empreendimento proposto. Este texto deve ser redigido de forma clara e com atenção redobrada, sendo sua revisão feita muitas vezes, no intuito de haver o mínimo de falha ou mesmo sem te-las. Este escopo deve ter um resumo das informações centrais que estão inseridas em seu plano de empreendimento.

Este deve ser direcionado ao mercado alvo da sua empresa, explicando qual o objetivo do plano em função do cliente.

Este pequeno escopo poderá ser a última parte a ser elaborada do plano de empreendimento, porque ela está relacionada com todas as outras partes do pré-projeto, de forma que somente podemos descrevê-los após desenvolvidos.

* Descrição do empreendimento/empresa

Descrever o funcionamento da organização, o histórico, o nome social do empreendimento (razão social), a estrutura organizacional de forma explicativa, o crescimento financeiro da empresa ou mesmo investimentos a serem realizados para se ter o empreendimento.

* Pesquisa de atuação de mercado

Neste tema serão feitos as devidas análises do mercado a ser inserido os produtos/serviços comercializados. Será apontado o conhecimento do cliente final da empresa, sua respectiva segmentação, faixas etárias, capacidade financeira, disposição de compra, potenciais clientes, expansividade, expressão de marca comercial.

* Ofertas de serviços/produtos

Aqui são descritos os produtos e serviços ao qual a empresa irá trabalhar. De forma descritiva elabora resumo de todas as aplicabilidades e mercado consumidor dos produtos ou serviços. Onde é produzido, como são adquiridas matérias primas, principais fornecedores, se há alguma tecnologia avançada envolvida no processo de elaboração e, claro, apontar os clientes em potencial.

* Estratégia de mOParketing

Nesta parte é descrito a forma de venda do produto/serviço e como obter novos clientes, manter os conquistados e alternativas de aumentar o mercado de clientes. Deverá ser analisada a capacidade comercial do produto/serviço, vantagens e diferenças com relação aos concorrentes, planos de elaboração de preços, gerenciamento de vendas, principais formas de distribuição no mercado e planos de publicidade.

* Gerenciamento financeiro

Resumo das seções integrantes do planejamento de empreendimento em formas contábeis, com projeções futuras de forma a se obter a necessidade de capital inicial e de giro.

Fazer um fluxo de caixa do futuro empreendimento ou da empresa atuante no mínimo de 02 anos, de forma a se ter projeções de ganhos e prejuízos, podendo também achar o ponto de equilíbrio, que é a compatibilidade entre gastos e lucros.

Neste ponto também é de grande importância obter o tempo médio para se ter retorno do capital investido ao abrir o empreendimento ou mesmo do investimento realizado na empresa que já se encontra no mercado. Para isto é necessário fazer uma evolução, baseado em projeções de vendas, do crescimento da lucratividade mensal, semestral, anual.

Existe tamanho ideal para seu plano de empreendimento?

Esta resposta é fácil de obter. NÃO! E sem mais suposições.

É certo que não há padrões de tamanhos para as empresas, pois este é elaborado conforme necessidade de cada organização.

O fator importante neste quesito é atender de forma clara as necessidades da clientela a ser conquistada, fazendo com que seu público alvo entenda seu plano de empreendimento.

A elaboração do plano de empreendimento deverá ser direcionada as pessoas que irão ler o mesmo, pois o foco deverá ser o leitor, de forma que se for uma Instituição de fomento, o ressaltado será o capital necessário para abrir o empreendimento, onde cada recurso será alocado e prazo de retorno do capital.

Caso o leitor seja um futuro parceiro, deverá ser visto a pesquisa de mercado e as possíveis lucratividades do empreendimento, pois como toda empresa mercantil, este deve visar os lucros, sem os quais o projeto pode vir a não ter resultados e sair do cenário empresarial.

Resumindo a quantidade de páginas elaboradas está diretamente liga com as pessoas que irão ler o mesmo.

Porém como já há no mercado plano de empreendimentos desenvolvidos, podem-se destacar os principais e seus possíveis tamanhos, veja :

* Modelo de Operações: entre 07 a 10 páginas, tendo sua variação de páginas de empresa para empresa, sendo este número apenas base. Este tipo é usado internamente dentro das empresas ou no planejamento do futuro empreendimento. È usado por pessoas em cargos estratégicos. É excelente para direcionar os esforços da equipe focando resultados. Frisando de forma clara: seu tamanho é totalmente flutuante.

* Modelo compactado: pode ter de 12 a 15 páginas. Este tipo de planejamento de empreendimento ou de negócios é elaborado com o objetivo fornecer informações resumidas para um possível investidor, visando destacar os pontos potencias da empresa, é claro de forma a demonstrar para o investidor que é melhor ele investir na organização. Estes pontos potencias são frisados contendo informações específicas requisitadas pelo solicitante.

* Modelo integral: Este é tipo de plano de empreendimento chamando de “completo”. È realizado quando da abertura do negócio/empreendimento ou quando se faz necessário captar recursos no mercado, mostrando de forma ampla e integral o empreendimento. Este planejamento de empreendimento pode ter entre 20 e 50 páginas, variando sempre conforme tamanho do empreendimento ou do negócio proposto.

Lembre-se: antes de iniciar sua empresa consulte os órgãos regulamentadores e tenha sucesso.

Até a próxima.


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