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Tudo sobre Empreendedorismo– 6ª Parte

Encontre as Oportunidades

 

Seguindo com a série de tutorias sobre Empreendedorimo, onde serão vistos vários tópicos sobre o tema “empreender”. Nestas séries serão abordados assuntos tais como: definições de termos, técnicas de empreender, resumos de dados de atividades, melhores ramos do mercado, como montar um negócio e principais dúvidas sobre assuntos voltados ao empreendedorismo. Você aprenderá desde saber o que é ser empreendedor até a criação de empresas.

Encontre as Oportunidades

Este tutorial procura informar noções de como estar atento para as oportunidades existentes no mercado e segurá-las, fazendo uso da mesma para ter o crescimento financeiro desejado, bem como se estabelecer no mercado.

A pessoa que necessita montar sua própria empresa se sente com mais coragem, quando vê o mercado propício ao desenvolvimento ou mesmo uma tendência de negócio que surge e que muitas pessoas estejam ganhando dinheiro. Mais como saber qual é? Como ter certeza do correto empreendimento? Como saber encontrar a oportunidade adequada para os negócios?

Este material não tem finalidade de ser única fonte de informações sobre este tema tão abrangente no mundo de quem está começando seus negócios. Aqui serão destacados apenas alguns pontos fundamentais para que você possa situar-se ao assunto referido.

Para que encontrar uma Oportunidade de negócio?

Saber encontrar uma oportunidade de negócio rentável é fundamental para se ter sucesso e assim saber aproveitá-las, levando sempre em consideração as mudanças constantes no mercado empresarial e também às mudanças do mercado consumidor.

Buscar estar sempre bem informando com relação às mudanças do mundo empresarial é sempre interessante para o futuro empreendedor, pois assim suas metas, objetivos e resultados terão melhores performances.

Você sabe a importância de se abrir uma empresa?

A abertura de uma empresa representa muita mais de que uma empresa focada em resultados financeiros aos seus investidores ou dono, vai muito, além disto, gerando para o país receita, empregos e benefícios para com o todo.

Por outro quando uma empresa fecha as portas, seja qual for e que tamanho tenha, gera para o país e para sociedade um retrocesso na evolução econômico-social, pois gera desemprego, diminui as receitas para o país poder investir em diversas áreas em benefício da sociedade.

As empresas fecham as portas por diversos fatores que não se podem precisar quais sejam especificamente.

Podemos citar alguns fatores:

  • Falta de planejamento do negócio
  • Inexperiência em administração
  • Capital de giro insuficiente
  • Alta carga de tributação
  • Percepção desfocada de nicho de mercado
  • Planejamento de vendas mal elaborado
  • Dificuldade de atender as necessidades dos clientes
  • Não gerência de resultados junto aos concorrentes

Todos estes fatores, com tantos outros que podem contribuir para o fechamento das empresas, fazem com que inúmeras empresas desapareçam do mercado.

O que é uma Oportunidade de negócio

Uma idéia de negócio somente vira oportunidade de negócio quando esta visa atender as necessidades de um nicho de clientes de um determinado setor da sociedade, ou seja, é necessário haver a necessidade de se ter grandes e potencias clientes para o produto, assim para que a idéia de negócio vire de fato uma oportunidade de negócio é preciso ter um produto que se “precise” dele.

Em uma oportunidade há o que se chama “prazo de validade de idéias”, ou seja, uma idéia e produtos desenvolvidos para a data de hoje, daqui há 02 ou 03 anos, por exemplo, não surtirá efeito nenhum, caso a mesma não acompanhe as mudanças de mercado e dos consumidores potenciais.

È necessário que o empreendimento esteja atento às mudanças, e fique preparado para futuras mudanças que se façam necessárias para adequação do produto ao mercado.

O empreendedor precisa estar de “olhos abertos” a tudo o que acontece em volta de sua idéia e de seus produtos, não deixando que seus produtos/serviços fiquem desatualizados, assim o futuro empresário tem que ter uma postura ativa e receptiva as mudanças.

Desta forma podemos dizer que uma empresa somente permanece no mercado ou mesmo é inserida no mesmo, se estiver aberta às oportunidades de negócio.

Colocando a postura ativa em prática, o empreendedor deve ser participativo em eventos relacionados à sua área de atuação, buscando informação em feiras, workshops, ler livros e revistas que diz respeito a sua área de atuação, fazer cursos de capacitação na área, procurar dialogar, se possível, com os donos de empresas de seus concorrentes. Deve também, entender o mercado atual e suas tendências, além de ter um amplo diálogo com os fornecedores e empregados.

Este tipo de personalidade ativa não se constrói de um dia para o outro, ela é modelada ao longo do tempo e com os aprendizados diários no mercado empresarial. Muitos futuros empreendedores pensam que já tem que ter esta característica em sua formação, mais isto como informado é absorvido com o tempo.

 

Um exemplo prático de idéia que virou uma oportunidade

  • Tele-hamburguer – Entrega em domicílio

Hoje este ramo de negócio é muito comum nas pequenas, médias e grandes cidades, porém há tempos atrás isto não funcionava desta forma.

Alguém teve esta idéia e mudou, de certa forma, a maneira dos consumidores se relacionarem com este tipo de mercado.

O fato é que antes deste serviço funcionar nos moldes atuais, como era tratado este mercado:

A pessoa ia até uma lanchonete que tivesse hambúrguer em seu cardápio, no sistema La Carte, fazia seu pedido, se acomodava nas cadeiras, esperava o tempo necessário para se fazer o hambúrguer, comia, pagava a conta e saía do estabelecimento.

Uma pessoa observou que com as épocas mudando muito rapidamente, as pessoas não tinham tempo para esperar e muitas delas andavam cada vez mais “sem tempo”.

Muitos clientes tinham telefone, e se tivessem uma opção de pedir algo para que fosse entregue no conforto do seu lar, sem elas terem de se deslocar, seria uma ótima saída para se ter algo chegando à porta de sua casa comodamente.

Desta forma então, surgiu os chamados “Tele-Hamburguer” ou “Disk-Hamburguer”. Uma atividade que era uma idéia e virou “oportunidade” usada até hoje, por vários empresários deste ramo.

Mais ou menos, a função de “idéia” que vire “oportunidade”, funciona desta forma, ou seja, se exploradas na época certa e corretamente viram grandes fontes de rendimentos.

Aproveitando o “aproveitado”

As empresas se utilizam de técnicas de explorar oportunidades que já foram usadas em outros empreendimentos. Até mesmo na hora de abrir seus negócios, muitos empreendedores recorrem a usar de oportunidades já utilizadas no mercado, porém com novos atrativos e agregações de valores, pois um produto já conhecido no mercado, sem estes quesitos diferenciais não se destaca e por conseqüencia suas vendas serão baixas.

Alguns passos para se descobrir uma idéia em potencial

Há sempre algo novo e diferente para ser realizado, veja alguns temas que pode ser colocados em pauta na criação de uma oportunidade de negócio:

  • verificação de necessidades por área de consumidores próximos ao empreendimento
  • identificar uma área responsável pelo chamado “piloto” para ser o ponto de avaliação do produto no mercado
  • realizar pesquisas junto aos clientes em potencial
  • procurar entender os hábitos e costumes do nicho de mercado a ser explorado

Assim, com estes simples direcionamentos, pode-se ter uma redução do nível de riscos referentes ao negócio.

Tópicos abrangentes sobre oportunidades

Diante de algumas questões que podem envolver as oportunidades de negócios, podemos citar alguns itens que é vital para que o empreendedor tenha melhor compreensão deste assunto:

  • Real desejo de atuar no ramo proposto
  • A oportunidade proposta condiz com as expectativas de lucros
  • Qual o capital necessário para se investir no empreendimento e se o empreendimento tem capacidade para suportar tais valores
  • A ação de abrir o empreendimento está sendo tomada no tempo correto
  • O empreendimento terá alguma vantagem ao entrar no mercado consumidor
  • Há uma necessidade em potencial no mercado para os produtos/serviços a serem oferecidos pela empresa/empreendimento
  • Qual o nicho de mercado que o produto/serviço irá atuar
  • Existem concorrentes para o produto ofertado e caso positivo, qual o nível de concorrência em relação ao oferecido
  • Existem algum aspecto específico que deve ser considerado
  • Os produtos/serviços oferecidos pelo empreendimento acrescentam valores aos consumidores

Estes tópicos devem ser abordados pelo empreendedor, a fim de ter resposta a todas elas, além de mais alguns itens que devem ser considerados, para que se tenha total certeza do empreendimento a ser realizado e da oportunidade criada.

O ciclo da permanência no mercado após abrir o empreendimento

Depois de escolhido a idéia, transformando-a em oportunidade de negócios, existe basicamente um ciclo de processos, que pode ser aplicado a todo tipo de negócio, veja:

  1. Total atenção no ambiente o qual o empreendimento está envolvido
  2. Atenção às mudanças no mercado consumidor, estando ciente que pode ser criado novos ambientes em relação a produtos/serviços
  3. Diversidades de idéias
  4. Estar “antenado” com outras oportunidades
  5. Obter o maior número de informações referentes a oportunidades existentes
  6. Planejamento de todas as etapas do empreendimento em função das idéias apresentadas
  7. Executar o planejamento sem promover desvios de processos, a não ser por força de adaptação de mercado
  8. Gerência de resultados, fazendo análise comparativa para que se tenha tomada de decisão
  9. Manter equipe com capacidade de absorção a mudanças e, acima de tudo, mantê-las sempre que possível em treinamentos.
  10. Manter os recursos financeiros em sintonia de resultados

Este ciclo de informações deve ser mantido, não precisamente na ordem apresentada, mais buscando seguir de forma a se ter uma permanência no mercado empresarial.

Recapitulando os fundamentos

- Para uma empresa abrir e permanecer no mercado, precisa estar atenta às oportunidades que estão a sua volta e saber aproveitá-las de forma a ter destaque no cenário inserido.

- A oportunidade de negócio precisa ser bem definida em sua implantação, para que seja investido o capital inicial referente.

- Os empreendedores e seus colaboradores devem se ajudar mutuamente no intuito de otimizar os processos de encontrar novas oportunidades.

- No atual cenário econômico, as transformações são velozes e constantes e os produtos/serviços tendem a ficar obsoletos rapidamente.

- O processo produtivo de um empreendimento depende basicamente do que foi projetado pelo empreendedor e de seus clientes em potencial.

Lembre-se: O sucesso de uma “idéia” que vire “oportunidade” de negócio depende do planejamento realizado, se este for bem idealizado, os resultados serão visíveis.

Nos próximos tutoriais serão abordados mais assuntos relacionados ao tema empreendimento.

Até a próxima.


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