NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisJorgeasantos : Informaticaconcursos023
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


Informática para Concursos– 23ª parte

Conhecimentos Básicos de Microinformática – Dispositivos de entrada Parte II

Nesta vigésima - terceira parte segue com a série de tópicos sobre noções básicas de informática, bem como definições sobre o mundo tecnológico. Serão abordados diversos assuntos tais como: computação, microinformática, noções de redes de computadores, componentes básicos dos computadores, funções dos componentes, noções de sistema operacional Windows, serviços de Internet, instalação física dos computadores, mais alguns temas que são abordados quase sempre na maioria das provas em concursos que são realizados em todo o Brasil. Você aprenderá desde saber o que é um computador até meios de transmissão de dados e redes de computadores.

Nesta 23ª parte, serão visto informações sobre entrada de dados nos computadores. Veremos suas características, funções, formas de uso, aplicabilidade e também visualização do tipo de hardware que está sendo informado. Todos os nomes aqui citados, relacionados às marcas têm seus direitos reservados.

INPUT DEVICE (DISPOSITIVOS DE ENTRADA) – Parte II

O hardware de entrada, responsável pela inserção de dados nos computadores, podem ser definidos como input device (Periféricos de entrada ou Dispositivos de Entrada ou mesmo pode ser chamados de Unidades de entrada).

A função do Input Device é levar dados ou entrar com os dados a CPU em uma forma que seja utilizável e aproveitável ao computador.

INPUT DEVICE – Mouse, Joystick e Scanner

Conforme tutorial anterior, 22ª parte, no qual foi iniciado o assunto de dispositivos de entrada de dados nos computador, daremos continuidade ao tema.

-  Mouse

É um dispositivo de entrada de dados usado em sua grande maioria em ambientes com características gráficas, ou seja, para o usuário que trabalha com sistemas operacionais em plataforma de linha de comando (por exemplo Unix), o mouse não é muito utilizado.

Este dispositivo é equipado com um ou mais botões de controle, alojado em um revestimento de plástico que se encaixa na palma da mão.

Quando o mouse é movido, seus movimentos são transmitidos para um cursor, que aparece na tela do computador em forma de ponteiro.

Veja uma forma semelhante como o ponteiro aparece. Geralmente o ponteiro aparecece na cor branca, porém figura abaixo é  para ilustrar a forma aproximada do que é um ponteiro, observe que a seta está apontando para algo.

As funções dos botões de um mouse padrão:

a) 01 clique no botão esquerdo (no modelo padrão), este comando seleciona algo.

b) Duplo clique no botão esquerdo (no modelo padrão), este comando executa algo.

c) 01 Clique no botão direito (no modelo padrão), este comando cria um atalho.

Observe a figura abaixo de um mouse padrão:

Alguns Tipos de mouses:

a) O mouse Trackball

É uma espécie de mouse que possui uma esfera na parte superior, onde pode ser movimentar o ponteiro do mouse. Veja a ilustração:

b) Mouse Touch Pad

Espécie de mouse que é sensível ao toque.

c) Mouse para deficientes

Este tipo de mouse é dispositivo que atendem as necessidades dos portadores de deficiência física.

d) Existem ainda, outros tipos de mouse e o mouse sem fio.

- Joystick

Também pode ser chamado de botão de controle, bastão ou alavanca.

Trata-se de um dispositivo para controlar o cursor e que é usado em grandes proporções em jogos eletrônicos, bem como em pequenas proporções em aplicações profissionais.

Esse dispositivo de entrada possui uma alavanca que, quando em movimento, gera dados analógicos que correspondem às coordenadas em X e Y.

Além disto, este dispositivo possui botões que pode ser usados como os botões do mouse.

Observe a figura abaixo de um Joystick:

- Scanner

Também pode ser chamado de digitalizador de imagens.

É um capturador de imagens em formas gráficas e de texto. Este tipo de equipamento permite a inserção de dados para o computador do usuário, através de um sensor que emite uma luz, e tem a função de interpretar os caracteres feitos um documento qualquer.

O processo de leitura do scanner se dá em padrões óticos, através de uma fotoelétrica (componente eletrônico que é sensível à presença de luz).

Os dispositivos de entrada (Input Device) Scanner pode ser divididos de acordo com algumas características:

a) 3d Scanner

Chamado de Scanner de 03 dimensões. Esse dispositivo faz a captura de imagens em suas três dimensões: LARGURA, COMPRIMENTO, PROFUNDIDADE.

Este tipo de dispositivo é encontrado em vários formatos, porém vale observar que este não se trata de um scanner em formas e funções normais.

b) Hand Scanner

Chamado de scanner de mão. Para que se efetue a captura de imagem com este tipo de scanner é necessário que passe o scanner em cima do desenho ou texto que se deseja transportar, este é transportado para a memória do computador.

Observe a figura:

c) Drum Scanner

Neste tipo de scanner a folha que será digitalizada é girada em torno do cabeçote de digitalização.

Este tipo de scanner é conhecido também como, “Scanner de tambor”.

Este tipo de dispositivo é encontrado em vários formatos, porém vale observar que este não se trata de um scanner em formas e funções normais.

Observe a figura:

d) Page Scan

Conhecido também como scanner de página.

Neste dispositivo é colocado o desenho ou o texto em uma bandeja vertical, e o mesmo se encarrega de tracionar para seu interior, transportando os dados para o computador.

Existem no mercado, vários modelos, abaixo é mostrado um exemplo.

Observe a figura:

e) Flatbed Scanner

Chamado também de scanner de mesa.

Para que se efetue a captura de imagens, é colocado o texto ou a imagem no scanner e os dados são copiados para a memória do computador e posteriormente gravados no HD da estação de trabalho.

Este tipo de scanner é mais comumente usado pela maioria dos usuários de computador.

Observe a figura:

Nos próximos tutoriais serão vistos mais assuntos relacionados à informática para concursos.

Até a próxima.


Confira todos os artigos de Informática para Concursos:

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

 
 

Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2024 ®

LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO

DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI