NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisJorgeasantos : Informaticaconcursos024
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


Informática para Concursos– 24ª parte

Conhecimentos Básicos de Microinformática – Dispositivos de entrada  Parte III

Neste tutorial segue com a série de tópicos sobre noções básicas de informática, bem como definições sobre o mundo tecnológico. Serão abordados diversos assuntos tais como: computação, microinformática, noções de redes de computadores, componentes básicos dos computadores, funções dos componentes, noções de sistema operacional Windows, serviços de Internet, instalação física dos computadores, mais alguns temas que são abordados quase sempre na maioria das provas em concursos que são realizados em todo o Brasil. Você aprenderá desde saber o que é um computador até meios de transmissão de dados e redes de computadores.

Nesta 24ª parte, serão visto informações sobre entrada de dados nos computadores. Veremos suas características, funções, formas de uso, aplicabilidade e também visualização do tipo de hardware que está sendo informado. Todos os nomes aqui citados, relacionados às marcas têm seus direitos reservados.

INPUT DEVICE (DISPOSITIVOS DE SAÍDA) – Parte III

O hardware de entrada, responsável pela inserção de dados nos computadores, podem ser definidos como input device (Periféricos de entrada ou Dispositivos de Entrada ou mesmo pode ser chamados de Unidades de entrada).

A função do Input Device é levar dados ou entrar com os dados a CPU em uma forma que seja utilizável e aproveitável ao computador.

INPUT DEVICE – Monitor, Impressoras

Conforme tutoriais anteriores, 23ª parte, e outras tutorias que já foi abordado o assunto de dispositivos de entrada de dados nos computador, daremos continuidade ao tema, agora com visualização dos dispositivos e demais informações técnicas de configurações no windows.

-  Monitor

É um dispositivo de considerado também um dispositivo (device), porém este é de saída de dados. É semelhante ao vídeo de um aparelho de televisão (hoje muitos usuários já assistem televisão através do monitor de alguns microcomputadores).

O monitor geralmente produz o que está sendo digitado no teclado, porém pode mostrar, também, resultados de cálculos, utilitários, aplicativos diversos, mensagens e outros, é claro sobre o gerenciamento de programas.

A imagem acima é de um monitor comum de 14” polegadas, hoje em dia o que se usa mais são monitores de 15” polegadas e 17” polegadas que veremos a imagem logo a seguir.

Alguns pontos mais comuns e importantes a serem considerados em termos de monitores são:

- Resolução:

Também se pode chamar de resolução a “qualidade da imagem” que o monitor pode ter.

Na opção do painel de controle do windows, opção “aparências e temas”, conforme figura abaixo:

Após, entrar na opção do painel de controle pode-se configurar as resoluções dos monitores, conforme placa de vídeo do sistema e também conforme capacidade do monitor.

Observe abaixo, um exemplo de configuração de um monitor de 15”, com determinada placa de vídeo:

- Cores disponíveis: Quanto maior for o número de pontos (pixels), melhor ficará a imagem. Quanto menor o número de pontos, melhor fica a definição.

- Tamanho: A dimensão de uma tela é medida em polegadas. Este tamanho é medido da diagonal entre os cantos opostos do monitor. Conforme já informado, os monitores de maior utilização sãos que estão entre 14” e 17”.

Existem vários tipos e formatos de monitores, ficando o gosto a critério do usuário, observe abaixo 03 exemplos de monitores:

Monitor de 17”

Monitor de 15”

Monitor de 14”

- Dot Pitch: é a distância entre cada ponto luminoso na tela. È importante lembrar que as imagens dos monitores são formadas por milhares de pontinhos.

- Placa controladora: A placa controladora de vídeo gerencia a exibição dos dados que vão para a tela do monitor. A grande parte destas controladoras já vem com 1Mb de memória. Conforme figura anterior, nas propriedades do vídeo, podemos ter vários tipos de placas controladoras.

Impressoras (Dispositivo de saída)

As impressoras podem ser usadas para vários fins de impressão (documentos, relatórios, cartas, figuras e etc.). É usada para imprimir informações que estão contidas na memória do computador ou armazenadas em meios secundários.

As impressoras mais usadas são:

- Matricial: Trabalham sobre a matriz de agulhas que pressionam uma fita tintada sobre papel. A velocidade á calculada em cps (caracteres por segundo). É muito utilizado em grandes empresas, os quais as impressões não precisam de qualidade mais sim de rapidez.

As impressoras matriciais podem ser, por exemplo, de: 09 agulhas, 16 agulhas, 24 agulhas, esta características varia conforme o “carro de impressão” da mesma.

Estas impressoras também podem ter características de 80 colunas e de 136 colunas, conforme necessidade do usuário. Os termos 80/136 colunas referem-se a resumidamente ao tipo de papel mais estreito ou mais largo.

- Jato de tinta: Pode ser definido como periférico de impressão que usa a tecnologia de deposição por jato de tinta para fixar o documento na mídia a ser impressa.

Estas impressoras são as mais vendidas, pois ao invés de usar agulhas e fita como as impressoras matriciais, as impressoras jato de tinta trabalham ejetando gotículas de tinta sobre papel, conseguindo uma boa qualidade de impressão. O baixo custo também, em determinadas impressoras, pode ser considerado na hora de trabalhar com este tipo de equipamento.

Veja abaixo, alguns tipos de impressoras jatos de tinta:

- Laser: Trata-se uma impressora que utiliza a tecnologia laser para fixar o documento na mídia a ser impressa. Alta qualidade e velocidade de impressão são as marcas fundamentais deste tipo de equipamento.

As impressoras podem imprimir tanto em colorido como em preto e branco e tem por velocidade o termo PPM (página por minuto) em padrão DPI (que é a medida da resolução da imagem de uma impressora ou monitor) e significa “dots per inch” ou pontos por polegada.

Existem hoje no mercado vários tipos de impressoras a laser, veja abaixo algumas:

Nos próximos tutoriais serão vistos mais assuntos relacionados à informática para concursos.

Até a próxima.


Confira todos os artigos de Informática para Concursos:

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

 
 

Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2024 ®

LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO

DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI